»
»
»
Dogue Alemão

GUIA DE RAÇAS
Dogue Alemão

Neste guia você vai encontrar:

Carinhoso e super companheiro

CBKC - Grupo 02

Esse cachorro de altura peculiar é amável e adora estar em família!

Quem vê o Dogue Alemão pela primeira vez fica impressionado com o porte nada comum. Mas o que ele tem altura, tem de companheirismo. Trata-se de um cão que tem muito bom humor e se apega facilmente à família.

O apreço pela presença constante do tutor é bastante perceptível. Portanto, quem pensa em adotar esse peludo, precisa dedicar tempo, pois ele sempre vai querer muita atenção. Além de dócil e de fácil trato, é um animal corajoso e autoconfiante. Não é à toa que seja tão popular!

Condição física

Cheio de energia, o cão Dogue Alemão exige muitas atividades diárias para manter a saúde sempre em ótimo estado. Portanto, os exercícios físicos são fundamentais. Caminhadas de duas a três vezes por dia, com percursos de pelo menos 2 km, fazem toda a diferença.

Toda essa disposição talvez possa assustar futuros tutores. Contudo, esse cachorro tem a natureza bastante calma e gentil, o que faz com que as atividades se tornem tarefas mais tranquilas de serem feitas.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Dogue Alemão

Média de Altura

Média de altura do Dogue Alemão

Média de Peso

Média de peso do Dogue Alemão

Nível de Fofura

Nível de fofura do Dogue Alemão

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Dogue Alemão

Destaques e curiosidades

Todo bichinho de estimação possui alguma peculiaridade. Com nosso companheiro gigante não poderia ser diferente, aliás, ele possui várias. Confira detalhes incríveis sobre o mundo dos Dogues!

Segundo o Guinness World Records, o detentor do título de cachorro mais alto pertencia a Zeus, que media 111,8 cm da pata aos ombros. Infelizmente, ele faleceu em 2014, com cinco anos de idade, em Otsego, nos Estados Unidos.

Muita gente nunca reparou na raça do Scooby-Doo, mas saiba que ele é um Dogue Alemão. O cão falante e medroso, mascote de um grupo de jovens metidos a detetives, é um dos personagens mais amados da televisão.

O cachorro dessa raça tem uma auto-percepção bem distinta de sua aparência real. Ele possui comportamentos de bichinhos menores, como querer pular no colo — mesmo que não tenha o tamanho para isso.

Dogue Alemão guia raças

A História do Dogue Alemão

Origem

As origens do Dogue Alemão gigante são um tanto controversas e os registros históricos datam de diferentes períodos desde a Idade Média. Seus ancestrais seguiram a linhagem dos Molossos da Antiguidade e dos extintos Bullenbeisser.

Cruzamentos

Após passar por vários cruzamentos com raças grandes voltadas para a caça, os Dogues foram, aos poucos, chegando às características atuais. Estima-se que a variedade que deu origem à esse cachorro era criada na Alemanha desde o fim do século 18.

Funções

Depois de muito tempo sendo usados somente para a caça, os cachorros dessa raça foram sendo aperfeiçoados até adquirirem um comportamento super amável. O faro não muito apurado e o tamanho enorme impediram que eles virassem cães policiais.

Reconhecimento

Em 1880, foi redigido o primeiro padrão oficial da raça, em uma exposição canina realizada em Berlim. O documento foi modificado algumas vezes ao longo do tempo e agora corresponde às exigências da Federação Internacional de Cinofilia.

Dogue Alemão veterinário guia raças

Características físicas

Por ser tão grande, o Dogue Alemão possui atributos físicos bem robustos. Trata-se de um cão super resistente e musculoso que possui o corpo longo, com a silhueta bem delineada e proporcional. As pernas são compridas e fortes, assim como as patas.

Com a cabeça sempre bem expressiva, ele tem orelhas caídas quando não está em estado de alerta. Os olhos são ovais e com tonalidade escura. No focinho, os lábios grossos são bastante aparentes.

Conheça rações para Dogue Alemão

Personalidade

Quem pensa em ter um colega canino dócil e amável, com certeza esse cão é uma opção perfeita. Ele é muito carinhoso e adora estar acompanhado pelo tutor e pela família.

Trata-se de um cachorro extrovertido e nada agressivo. Pode ser reservado com desconhecidos, mas acaba sendo conquistado sem muito esforço. Portanto, não serve como cão de guarda, mesmo sendo corajoso e cheio de autoconfiança.

Convivência

Ele se adapta muito bem a famílias com crianças. No entanto, é importante que a interação desse gigante com os pequenos sempre seja supervisionada, já que ele não percebe o próprio tamanho em relação aos humanos.

A convivência com outros animais de estimação também pode ser bem tranquila. Contudo, é importante que essa amizade seja incentivada desde filhote, e que haja muito cuidado em relação ao porte dele com os pets menores.

Socialização

Por ser tão calmo, ele também é um tanto silencioso e só costuma latir em situações específicas, como em brincadeiras ou momentos de alegria intensa.

Preocupação comum entre os tutores, o Dogue até pode ficar sozinho, porém, por pouco tempo. Além de preferir a companhia familiar, ele também vai acabar fazendo certa bagunça em momentos solitários, seja por irritação ou por brincadeiras inventadas por ele mesmo.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Os pelos do Dogue Alemão são bem curtinhos, espessos, lisos e brilhantes. A coloração é bastante variada, com tonalidades de preto, dourado escuro, tigrado e arlequim (com manchas pretas e brancas). Também é possível encontrar o Dogue Alemão azul, com marcas brancas no peito e nas patas.

A escovação precisa ser frequente para evitar acúmulo de pelinhos mortos, já que o cão perde muitos fios. Durante a primavera e o outono, as quedas podem se intensificar e os cuidados precisam ser feitos com intervalos ainda menores. Utilize uma luva de borracha ou escova de cerdas macias para manter o pelo e a pele saudáveis.

Escovação dos Pelos do Dogue Alemão

Higiene

Por ser um cachorro ativo, o Dogue Alemão precisa de cuidados importantes com a higiene. O banhos precisam ser dados regularmente, mesmo que possam ser uma tarefa um tanto difícil, tanto pelo tamanho do animal, como pelo comportamento, que mesmo quando adulto, ainda carrega traços infantis.

O uso de produtos adequados é uma precaução fundamental. Shampoos, condicionadores e outros cosméticos apropriados para a pelagem e pele fazem toda a diferença. Além de deixarem o pet mais limpinho e cheiroso, fazem bem à saúde dos pelinhos.

As unhas precisam ser aparadas de uma a duas vezes por mês. Contudo, caso elas estejam se desgastando naturalmente, o hábito pode ter intervalos maiores. Além disso, os cortes devem ser feitos com muito cuidado para não machucar as patas do animal.

Os dentes devem ser escovados três vezes por semana. A prática combate o surgimento de tártaro e proliferação de bactérias. Se regular, o hábito previne doenças bucais e complicações na gengiva, além de evitar o mau hálito.

Cuidados com a saúde do Dogue Alemão

Em geral, a raça é bastante saudável e resistente, por isso, não demanda grandes preocupações nesse sentido, principalmente se manter uma rotina adequada de exercícios físicos, alimentação balanceada e, claro, muito amor e carinho.

Mas, como qualquer outro cão, os Dogues estão sujeitos a alguns problemas genéticos de saúde. Complicações no quadril, como má formação e dores, podem acontecer e se agravarem com o tempo. Adversidades no estômago, nos ossos e ganho excessivo de peso também podem ocorrer. Em todo caso, o ideal é manter as consultas com o veterinário sempre em dia.

Escovação dos Pelos do Dogue Alemão

Higiene e Limpeza para Dogue Alemão

Encontre outras produtos de Higiene e Limpeza para seu pet!

Alimentação

O cuidado com a alimentação é fundamental. Portanto, a melhor maneira de evitar o sobrepeso e outros problemas é levar o animal para consultas regulares com o nutricionista. Ele pode indicar uma dieta específica com a melhor opção de ração e de petiscos.

Acompanhamento

Já deu para perceber o quando o papel do médico-veterinário é importante ao longo da vida desse cachorro, não é mesmo? O acompanhamento do profissional é essencial e deve ser feito ao longo da vida, para evitar enfermidades. Manter bons hábitos de exercícios e alimentação também são cruciais para a saúde do pet, além de tantos outros cuidados!

Filhotes

Filhotes

Além de serem super fofinhos e espertos, os filhotes demandam responsabilidades específicas para essa fase tão importante. É durante essa faixa etária que eles vão descobrir o mundo e aprender lições fundamentais.

Portanto, os tutores devem se atentar aos exercícios diários, com a frequência e o tempo das atividades indicados pelo veterinário. As refeições também são diferenciadas e devem ser recomendados pelo profissional, já que esse cão cresce de forma mais acelerada.

Antes de receber o Dogue Alemão filhote, o tutor deve adaptar o novo ambiente do animal, com proteção para acidentes em escadas ou com objetos inapropriados pela casa. Além disso, é preciso organizar muito bem a rotina, com atenção especial ao bichinho.

Dicas de adestramento

Como já foi dito, o Dogue Alemão é um cão mais sensível emocionalmente. Isso significa que o adestramento deve ser feito com muita paciência e doçura. Lembrando que o processo de treinamento deve começar ainda na infância.

Além do programa de adestramento recomendado por um profissional, a interação com o tutor também é essencial. Brincadeiras e atividades físicas que proporcionam novos ensinamentos fazem muita diferença.

A Petz tem tudo que seu Dogue Alemão precisa

Agora que você já sabe tudo sobre essa raça, não deixe de conferir os produtos incríveis que nós separamos para esse pet!

Só aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você encontra as melhores opções com preços imperdíveis. Aproveite!

Produtos mais comprados para o Dogue Alemão

Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Comprar
Ração Golden Fórmula Light para Cães Adultos - 15kg
Ração Golden Fórmula Light para Cães Adultos - 15kg
Comprar
Ração Premier Fórmula Senior para Cães Adultos de Raças Grandes Sabor Cordeiro - 15kg
Ração Premier Fórmula Senior para Cães Adultos de Raças Grandes Sabor Cordeiro - 15kg
Comprar
Ração Premier Fórmula para Cães Filhotes de Raças Grandes Sabor Frango - 15kg
Ração Premier Fórmula para Cães Filhotes de Raças Grandes Sabor Frango - 15kg
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças