»
»
»
Bernese

GUIA DE RAÇAS
Bernese

Neste guia você vai encontrar:

Excelente cão de guarda e companheiro

CBKC - Grupo 2

Esse cãozinho de porte médio também é bem ágil e forte

É impossível resistir ao charme e beleza do Bernese! Conhecido como Boiadeiro de Berna, o cãozinho que parece estar sorrindo quando deixa a língua de fora, também é um ótimo companheiro e ama aproveitar longos momentos de lazer junto da sua família humana.

O pet possui um passado como cão de guarda nos campos da Suíça, portanto, faz o possível para manter seu lar e tutores sempre protegidos. Ele é bem dócil, mas, quando se trata de defender as pessoas próximas o cachorro Bernese é bastante corajoso!

Condição física

A raça de cachorro Bernese possui um porte mais confiante e de vigia. Isso porque, seu corpo é bem definido, forte e musculoso. O pet lida bem com baixas temperaturas e costuma ser resistente na hora de realizar tarefas.

O cachorro Bernese precisa de cerca de meia hora de exercício todos os dias. Por isso, leve-o para desfrutar de longas caminhadas ao ar livre e faça com que gaste toda sua energia enquanto brinca e corre na companhia dos tutores. .

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Bernese

Média de Altura

Média de altura do Bernese

Média de Peso

Média de peso do Bernese

Nível de Fofura

Nível de fofura do Bernese

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Bernese

Destaques e curiosidades

O pet da raça Bernese é uma das quatro variações de cachorros das montanhas da Suíça. Mesmo que tenha uma coloração tripla bem semelhante, o Boiadeiro de Berna se diferencia com sua pelagem longa e sedosa.

O pet surgiu com o objetivo de trabalhar como cão de guarda, tração e de rebanho nos campos de Berna. E ganhou o nome de Durrbachler por conta dos Alpes de Durrbach, local onde viviam muitos exemplares da raça.

O Boiadeiro Bernês é nativo dos pré-alpes da região rural da cidade de Berna, na Suíça. Apesar de, atualmente, ser popularmente chamado de Boiadeiro de Berna, em sua terra natal, ele é o Berner Sennenhund.

Originário de áreas frias da Europa, o Bernese também é bastante musculoso e conta com pelos grossos. Por isso, possui bastante resistência ao frio e encara exercícios ao ar livre até mesmo nas baixas temperaturas.

Bernese guia raças

A história do Bernese

Origem

Como já citamos, o Bernese é um cachorro natural dos alpes rurais do interior da Suíça. E, é uma das quatro variações de cães de montanha do país. Os exemplares da raça como conhecemos hoje surgiu por volta de 1900.

Trabalhadores

Criado nos campos agrícolas de laticínios de Berna, o pet era bastante utilizado em tração de gado, para proteger a região de possíveis predadores e, claro, como um fiel companheiro dos camponeses no trabalho diário.

Exposições

Entre os anos de 1902, 1904 e de 1907, alguns cãezinhos da raça Bernese foram apresentados em exposições caninas. A partir de então, os tutores desses pets criaram o Clube Suíço de Durrbach para promover a criação dos cachorros.

Reconhecimento

Em 1926, o Bernese foi importado para os Estados Unidos por um fazendeiro do Kansas que escolheu um par de exemplares da raça. Cerca de 11 anos depois, por volta de 1937, a American Kennel Club registrou seu primeiro cãozinho Berner.

bernese veterinário guia raças

Características físicas

Que o Bernese é um cachorro super charmoso você já sabe, agora será que conhece suas características mais profundas? Para começar, saiba que o pet apresenta crânio ligeiramente arredondado muito bem definido e apenas um pouco marcado.

O cachorro também possui um trono mediano de comprimento longo e largo. Ele adora exercícios, por isso, tem o corpo bem definido e musculoso. Por fim, esse cãozinho exibe movimentos livres e com passadas em linha reta que aparentam certa altivez.

Conheça rações para Bernese

Personalidade

Não é difícil lidar com o Bernese! Afinal, esse é um cãozinho bastante inteligente e ágil. Ele age como um leal companheiro e costuma proteger pessoas próximas com toda a coragem do mundo. Porém, também costuma ser dócil e atencioso com os que estão a sua volta.

Uma das poucas exigências do pet, é não deixá-lo sozinho em ambientes pequenos. Ele gosta de estar sempre ao ar livre e caminhando, por isso, não gosta de ficar longe do tutor. Ainda mais se for em lugares fechados.

Convivência

Agora você já sabe que o Bernese tem tamanho e personalidade de um cãozinho para casas com quintal onde ele possa de exercitar. Por isso, não é indicado que ele vá para apartamento e lugares onde estará sozinho por muito tempo.

Além disso, é um pet que anuncia a chegada de visitas com latidos mais contidos. Porém, não precisa se preocupar! Ele lida super bem com crianças e demonstra ser paciente em relação aos pequenos.

Socialização

Você não terá grandes problemas na hora de se socializar com seu cãozinho Bernese. Isso, porque ele se adapta bem a novos lugares e é bem fácil de conviver. Esse também é um pet gentil e que convive bem com outros animais e crianças.

O Bernese é muito inteligente, portanto, você não terá dificuldade em treiná-lo para tarefas mais simples. A única restrição é quanto deixá-lo em ambientes fechados e sem companhia por muito tempo. Isso pode fazer com que ele desenvolva uma personalidade mais agressiva e estressada.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Com belos pelos, o Bernese é capaz de causar inveja no mundo canino! Sua pelagem dupla é longa, sedosa e tricolor e com subpelo lanoso. Eles podem ser lisos ou ligeiramente ondulados com a tonalidade de preto intenso, com manchas castanho avermelhadas e brancas na parte frontal do pet.

Para mantê-los sempre saudáveis e bem cuidados, é essencial que o tutor faça a escovação cerca de duas ou três vezes por semana. Dessa forma, ajuda a remover os pelos soltos e evita a formação de nós e emaranhados.

Escovação dos Pelos do Bernese

Higiene

Para garantir o bem-estar do seu fiel companheiro, é extremamente importante oferecer uma rotina regular de higienização e cuidados com a saúde do Bernese. Para isso, visite o médico-veterinário com certa frequência e realize exames periódicos.

Além disso, proporcione banhos e limpeza completa para o pet. Você vai precisar da ajuda de especialistas para aparar a pelagem do cãozinho. Por fim, a rotina de higienização também é fundamental para mantê-los longe de bactérias transmissoras de doenças.

Não é só com o banho e escovação da pelagem que os tutores precisam estar atentos. O tamanho das unhas também interferem no bem-estar e podem gerar incômodos e problemas na rotina do seu amiguinho. Portanto, apare-as regularmente.

A saúde bucal do cãozinho Bernese também é outra tarefa importante no dia a dia de pets e tutores. É fundamental que você faça a higienização dos dentes dele regularmente. Dessa forma, evita a formação de tártaros e outras doenças desagradáveis.

Cuidados com a saúde do Bernese

O Bernese não apresenta disposição a doenças e tende a levar uma vida super saudável quando cuidado com carinho e atenção que merece. Mas, assim como com outros pets, é essencial que o tutor esteja atento a sintomas de problemas.

Portanto, o mais indicado manter uma atenção redobrada para qualquer alteração na personalidade do seu amiguinho. Além disso, consulte o médico-veterinário de confiança com frequência e siga suas orientações quanto ao cuidado com o bem-estar do pet.

Cuidados Bernese

Higiene e Limpeza para Bernese

Alimentação

Para oferecer uma dieta completa e balanceada ao Bernese, consulte o médico-veterinário e se atente a suas recomendações para o alimento e porção diária adequada ao porte e necessidades nutricionais do cãozinho. Por fim, somente o especialista será capaz de indicar o uso de suplementos alimentares.

Acompanhamento

Visite o médico-veterinário de sua confiança regularmente e fique atento quanto aos cuidados com seu pet. Assim, fica mais fácil mantê-lo mais seguro e saudável. Essa também é uma excelente forma de fazer com que a cartela de vacinação do cãozinho fique completa.

Mas, os benefícios não acabam por aí! Somente com o acompanhamento do especialista seu amiguinho terá um tratamento eficiente e qualificado contra vermes e parasitas. Essa é uma excelente forma de mantê-lo o mais saudável possível e com soluções adequadas.

Filhotes

Filhotes

Quando adotar um filhote de Bernese lembre-se de que alguns cuidados são essenciais para a adaptação. Super afetuoso com o tutor e um excelente protetor para sua família humana, esse cãozinho necessita de atenção redobrada nos primeiros dias de casa nova.

Você não terá problemas para treiná-lo, principalmente tarefas básicos, como onde fazer suas necessidades. Mas, para isso, é importante criar um vínculo com o pet. Portanto, passeie com o Bernese filhote diariamente e aproveite a pouca idade para iniciar o adestramento sem grandes dificuldades.

Dicas de adestramento

Como visto, o Bernese adora passar o tempo na companhia do tutor e, de preferência, em ambientes abertos onde tenha espaço para circular livremente. Ele também costuma ser super protetor e carinhoso com pessoas próximas. Mas, não tolera ficar sozinho e em lugares pequenos.

Aproveite a personalidade e inteligência do Bernese para adestrá-lo de forma descontraída. Para isso, utilize acessórios e brinquedos que o estimulem a corresponder aos comandos de forma positiva. Outra dica é presenteá-lo com petiscos a cada tarefa comprida. Porém, não exagere!

Encontre produtos para Bernese Petz!

Agora que você já conhece tudo sobre a personalidade e as características do Bernese, é só aproveitar as condições imperdíveis do Pet Shop on-line da Petz e encontrar os melhores produtos para seu cãozinho. Confira!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Bernese

Ração Golden Mega para Cães Adultos de Raças Grandes Sabor Frango e Arroz - 15kg
Ração Golden Mega para Cães Adultos de Raças Grandes Sabor Frango e Arroz - 15kg
Comprar
Ração Hills Science Diet Manutenção Saudável Raças Grandes Para Cães Adultos Com Mais De 1 Ano - 15kg
Ração Hills Science Diet Manutenção Saudável Raças Grandes Para Cães Adultos Com Mais De 1 Ano - 15kg
Comprar
Rasqueadeira Chalesco Para Cães e Gatos Prática
Rasqueadeira Chalesco Para Cães e Gatos Prática
Comprar
Tapete Higiênico Super Secão Max para Cães 30 unidades
Tapete Higiênico Super Secão Max para Cães 30 unidades
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças