»
»
»
Yorkshire

GUIA DE RAÇAS
Yorkshire

Neste guia você vai encontrar:

Gigante em um corpo pequeno

CBKC - Grupo 03 (toys)

Os Yorks são cães agitados, sociáveis e apaixonados por seus tutores

É muito simples reconhecer o Yorkshire. De porte pequeno, pelagem longa e reta de cada lado, olhos escuros brilhantes, de tamanho médio com orelhas eretas pequenas e pontudas. Faz correria para todos os lados da casa e é muito enérgico. Com todas as características somadas, não restam dúvidas: você está diante — ou correndo atrás — de um Yorkshire Terrier.

Inquietos, a palavra preguiça não existe no dia a dia desses cãezinhos. Para eles, toda hora é hora de brincar, principalmente com o tutor, agindo como uma sombra e exigindo total atenção a todo momento. Sociáveis, os Yorkshires são amorosos e se incomodam quando passam muito tempo sozinhos. Pequenos, adoram explorar buracos atrás de novidades, fazendo valer suas origens de cães caçadores.

Condição física

Cachorros da raça Yorkshire são esportivos, apesar de serem uma das principais escolhas de moradores de apartamento. Portanto, mesmo com pouco espaço em casa, espere ter correria por todos os lados com um pequeno desses à solta.

Mesmo que se adaptem rápido e adorem ter um lar para chamar de seu, os Yorkshires preferem a companhia do seu tutor para um passeio na rua ou brincadeiras (como jogar a bolinha para eles buscarem) do que ficarem durante um longo tempo deitados no colo.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Yorkshire

Média de Altura

Média de altura do Yorkshire

Média de Peso

Média de peso do Yorkshire

Nível de Fofura

Nível de fofura do Yorkshire

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Destaques e curiosidades

Se ter um filhote de Yorkshire está nos seus planos, não espere que o cãozinho seja o guardião da sua casa. O pet está muito mais para companheiro e foi assim que ele se tornou popular entre os seus tutores em todo o mundo.

A fidelidade dos Yorks faz parte da sua personalidade. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cadela Smoky, da raça York, foi encontrada por um soldado norte-americano em uma trincheira. A partir dali, Bill Wynne, o soldado, se tornou o tutor da pequena Smoky e ela o acompanhou pela floresta na Papua Nova Guiné. Visitando diversos soldados feridos, Smoky se tornou um dos primeiros cães de terapia. Quando retornou ao Estados Unidos, além de todo o sucesso no país, a cadela ganhou uma estátua em Cleveland, Ohio.

A cadela Yorkie, Pasha, era um dos xodós da família Nixon, e costumava frequentar a Casa Branca durante o governo do ex-presidente norte-americano. Entre as celebridades, a cantora, dançarina e atriz estadunidense Britney Spears e as atrizes Audrey Hepburn e Joan Rivers também tiveram cãezinhos da raça.

Apesar de nunca ter aparecido como protagonista, o York já esteve presente nas telinhas em filmes, como: High School Musical 2, Entrando numa Fria Maior Ainda, Cinderela em Paris e Um Peixe chamado Wanda. A raça também é comparada ao personagem de Star Wars, Chewbacca, da espécie ficcional Wookie!

Yorkshire guia raças

A História do Yorkshire

Origem

Considerado “novo”, o Yorkshire surgiu no Reino Unido no século 19. Operários escoceses realizavam caças com um pequeno Terrier, conhecido como Clydesdale, às margens do rio Clyde.

Migração

Em solo inglês, os Terriers eram usados para caçar roedores e coelhos pelas suas habilidades em cavar buracos e a praticidade para entrar em pequenos espaços, mesmo sendo maiores dos Yorkshires conhecidos atualmente.

Pioneiro

Há relatos que na época, esses Terriers cruzaram com cães das raças Skye Terrier e Maltês até chegarem ao Yorkie que conhecemos atualmente. Em 1865, um cão chamado Huddersfield Ben foi considerado o fundador da raça Yorkshire Terrier.

Apelidos

Além do seu próprio nome, o cãozinho também é reconhecido, em todo mundo, como York, Yorkie e Terrier de Yorkshire. No Brasil, a raça se popularizou na década de 90.

Os descendentes dos Yorkshire Terrier

O Yorkshire possui a fama de ser um cachorro destemido. Mesmo pequeno, o cãozinho costuma enfrentar animais maiores do que ele sem parecer se importar com o perigo à frente. E toda essa coragem tem nome, ou melhor, sobrenome.

O extinto Paisley Terrier ou Clydesdale Terrier, foi o progenitor do nosso York. A raça, junto com outras como o Black and Tan Toy Terrier, era criada para caçar ratos e coelhos, prática comum à época.

Yorkshire veterinário guia raças

Características físicas

A principal característica do Yorkshire é, sem dúvida, sua pelagem longa e lisa. Dividida rigorosamente por uma risca que segue até o rabo, o pelo totalmente vertical pode se estender até começar arrastar no chão.

Os olhos de tamanho médio, escuros e brilhantes expressam um animal sempre atento com tudo ao seu redor. As orelhinhas pequenas e pontudas não são tão afastadas e possuem pouca pelagem se comparadas ao resto do corpo. O focinho, preto, é arredondado e pontudo. Em sua vida adulta, o cãozinho pode chegar de 20 cm até 22 cm e com o peso alternando entre 2 kg até 4 kg.

Conheça rações para Yorkshire

Personalidade

Descendente de “caçadores”, o Yorkie mantém suas características de forma adaptada. O cãozinho adora explorar os menores espaços dos ambientes que habita, podendo gerar uma bagunça na casa. Portanto, se sentir falta do seu companheiro por algum tempo, é provável que ele esteja aprontando.

Além disso, o pet é extremamente apegado ao tutor. Mas nem tente deixá-lo no seu colo apenas acariciando-o. Confiante e independente, o que os cãezinhos dessa raça gostam mesmo é de sair correndo por todos os lados na companhia do seu tutor!

Convivência

Devido à intensa ligação com a presença humana e sociabilização, os tutores devem se atentar caso precisem deixar o pet sozinho. A sua energia e alegria contagiam os familiares que convivem ao redor, tornando a casa em um ambiente muito mais divertido e, principalmente, agitado.

Apesar de amigáveis com humanos, cachorros da raça Yorkshire possuem certas dificuldades em conviver com outras raças ou animais de outras espécies, como gatos. No entanto, se houver um treinamento desde filhote com seu pet, ele poderá se adaptar melhor.

Socialização

Assim como outros pets, é recomendado que desde filhote haja uma socialização com humanos e, principalmente, outros pets. Não que isso seja um problema para o Yorkie, que adora pessoas, mas para que ele estimule seus sentidos e saiba conviver com outros animais, sendo gatos ou até mesmo outro cãezinhos.

Se você é uma pessoa que recebe muitas visitas em casa, não se preocupe, o seu pequeno não irá se assustar com novas pessoas. Aliás, é capaz que as visitas se assustem — no bom sentido — com a abordagem feliz e saltitante dos Yorks.

Com toda a sua fofura, as crianças também vão adorar ter um Yorkie como companheiro no dia a dia e vice-versa. No entanto, é importante que a criança saiba que o cãozinho gosta mesmo é de brincadeiras e correrias ao invés de deixá-lo no colo por muito tempo.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Talvez os pelos dos Yorkshires sejam sua principal característica física. Longo e de cor castanho dourado na cabeça, principalmente na região dos olhos, o tutor deve estar atento para que os pelos não cubram a visão do cãozinho.

É indicado escovação diária para que o pelo permaneça brilhante e sedoso. Para isso, você precisará utilizar acessórios que te ajudem na tarefa de manter a pelagem do pet saudável, mas sem incomodá-lo. E tudo isso você encontra aqui mesmo, no Pet Shop on-line da Petz!

Os itens, como escovinhas de pinos, irão te ajudar na escovação dos pelos de todo o corpo do pequeno. Mas, dê maior atenção nas regiões do pescoço, orelhas e parte interna das coxas, pois essas áreas formam bastante nós. E quando encontrar nós na pelagem, tente não cortar, procure desfazê-los com as mãos.

Filhotes de Yorkshire nascem com a pelagem praticamente toda preta e vão desenvolvendo sua cor castanha brilhante com o passar do tempo. Nos adultos, os pelos são mais escuros na raiz, clareando nas pontas.

Escovação dos Pelos do Yorkshire

Higiene

Além da escovação diárias dos pelos, são necessários outros cuidados para uma boa higiene do Yorkshire. O indicado para o cãozinho são apenas dois banhos mensais. Opte por shampoos específicos para cachorros, pois produtos de humanos possuem substâncias que podem prejudicar a saúde dos pets.

Mas, como todo cão tem suas especificades, é sempre indicado conversar com um veterinário de confiança para entender as características do pet e definir a quantidade de banhos realmente necessários de acordo com sua raça, tipo de pelagem etc.

Outros processos que são indicados para a higiene do cãozinho. Entre eles, a escovação dos pequenos dentinhos do York irá proteger a saúde bucal e mantê-lo livre de placas bacterianas e infecções. Além disso, se preocupe também em aparar as unhas, periodicamente, para que ele não se machuque ou se sinta incomodado.

Principalmente na vida adulta, quando os pelos já estão longos, não é necessário a utilização de roupinhas para esquentar o animal - os próprios pelos cumprem esse papel. No entanto, em épocas mais frias, é importante que o tutor capriche no cobertorzinho ideal para a proteção do pet.

Cuidados com a saúde do York

Problemas com saúde não são uma exclusividade de humanos, animais também possuem predisposições a doenças em algumas situações. No caso dos Yorkies, quando ainda filhotes, pode haver um retardamento no nascimento dos dentes permanentes, acarretando em infecções na gengiva do cãozinho.

Outros problemas podem atingir animais dessa raça, como a luxação patelar. Comum em cães menores, a doença é causada quando a patela não está alinhada e gera dificuldade para caminhar. Esse tipo de luxação possui quatro graus e pode ser necessária a realização de cirurgia para correção.

Além disso, o Colapso de Traqueia, também presente em cãezinhos dessa raça, provoca tosse crônica e seca. No tratamento pode ser necessária a intervenção de uma cirurgia ou apenas o uso com remédios. Por fim, o Yorkshire possui o sistema digestivo sensível.

Escovação dos Pelos do Yorkshire

Alimentação

Contar com um bichinho de estimação em casa é pensar, em primeiro lugar, na melhor ração para sua dieta. Com o Yorkshire não pode ser diferente. Extremamente elétricos, esses pets precisam de uma nutrição alimentar equilibrada para repor as energias gastas durante o dia e mantê-los saudáveis e, principalmente, longe de doenças.

Com parceiros que, assim como nós, amam os animais, as rações oferecidas são produzidas com ingredientes especiais e da melhor qualidade! Para saber qual a melhor ração para Yorkshire, pesquise aqui mesmo na Petz e escolha o melhor alimento para o seu parceiro.

Acompanhamento

A presença de um veterinário durante toda vida do seu pet é de extrema importância para se mantenha feliz e saudável. O profissional dará recomendações precisas em relação às características específicas do seu bichinho e montará uma dieta nutritiva e balanceada para o pequeno.

Portanto, sempre que perceber repetidamente alguma ação estranha no seu companheiro, visite o médico veterinário para que ele faça avaliações e indique, se necessário, alguma mudança na alimentação ou o uso de algum remedinho específico.

Filhotes

Filhotes

Por ter, tradicionalmente na vida adulta, os pelos azul escuro-aço, não se espante se o seu filhote estiver com a pelagem preta. É característico dos Yorks nascerem com pelos assim e, após um certo tempo, desenvolverem sua pelagem definitiva.

Até os doze meses, os cãezinhos dessa raça são considerados filhotes. Portanto, nessa fase, a alimentação deve ser específica para a idade. É recomendado consultar um médico veterinário para que ele indique a quantidade ideal diária de ração.

Além disso, fique atento ao porte do seu companheiro. Afinal, muitas vezes são oferecidos cãezinhos dessa raça como Yorkshire mini, indicando que ele seja menor que outros pets da raça. No entanto, a miniaturização do Yorkie (e de qualquer outra raça) pode resultar em alguns problemas de saúde no cãozinho.

Dicas de adestramento

O Yorkshire, além da fácil adaptação, também é reconhecido por sua inteligência. O cãozinho ocupa o 27º lugar no ranking de inteligência canina, que é composto por 79 raças. Desenvolvido pelo especialista norte-americano Dr. Stanley Coren com juízes americanos peritos em provas de obediência.

É indicado que o seu pet inicie um processo de adestramento desde filhote. Além de contar com a presença de um profissional nesse momento de aprendizado, também é de extrema importância a presença do próprio tutor no processo de adestramento para que o cãozinho crie a mesma ligação de obediência.

Por possuir uma forte ligação com o tutor e uma grande inteligência, o processo de adestramento do Yorkshire não será uma tarefa difícil. Na aprendizagem de truques como dar a patinha, rolar ou sentar, o tutor pode retribuir os ensinamentos com saborosos petiscos.

Produtos para Yorkshire você encontra aqui!

Por mais que esse pet possua uma fácil adaptação, para receber o Yorkie em casa, deixe o ambiente o mais propício possível para o pet. Adiante acessórios como o bebedouro e o comedouro, além da caminha ideal para excelentes noites de sono do cãozinho.

Outro item importante no dia a dia do seu companheiro são os tapetinhos higiênicos descartáveis. Para que o cãozinho faça suas necessidades fisiológicas sem interferir na limpeza da casa, essas fraldinhas são as melhores opções.

Na tentativa de gastar toda a energia acumulada nos Yorkies, brinquedinhos também são essenciais no dia a dia do cãozinho. Aqui em nosso Pet Shop on-line você irá encontrar todos esses artigos com extrema qualidade que irão divertir e proporcionar um convívio perfeito entre você e o seu pet. Confira!

Produtos mais comprados para o Yorkshire

tapete higiênico supersecão petz
Super Secão
Comprar
Bravecto petz
Bravecto
Comprar
Royal Canin petz
Royal Canin
Comprar
Pedigree Dentastix Petz
Petisco Pedigree
Comprar

Raças relacionadas

Pesquisa - Qual o seu pet?

Nome:
E-mail:
Cachorro
Gato
Outros