»
»
»
Braco de Auvergne

GUIA DE RAÇAS
Braco de Auvergne

Neste guia você vai encontrar:

Focado, esperto e leal

CBKC - Grupo 7

Um grande companheiro para sua família!

Informações Gerais

O Braco de Auvergne, ou simplesmente Braco de Auvérnia, é uma raça de cachorro francês muito antiga. Criado para ser um reforço durante a caça, este pet se adaptou muito bem à vida de cão doméstico. Por isso, hoje em dia, ele é considerado um ótimo mascote para grandes famílias.

Muito inteligente e animado, o Braco de Auvergne está sempre disposto a aprender e também a se divertir. Essa raça cheia de qualidades incríveis é muito querida entre os amantes de cãezinhos. Assim, se quiser saber mais sobre o peludo, não deixe de ler todas as curiosidades que destacamos neste guia!

Condição física

O Braco de Auvergne apresenta porte atlético e bastante disposição para praticar exercícios físicos. Portanto, o ideal é entreter o bichinho com uma quantidade considerável de brincadeiras e outras atividades, como caminhadas e até mesmo esportes caninos.

Além disso, esse cachorro francês é um grande farejador. Sendo assim, é importante que ele tenha contato rotineiro com a natureza. Ao explorar ambientes externos, como praças, parques e até quintais, o pet pode aguçar os sentidos.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Braco de Auvergne

Média de Altura

Média de altura do Braco de Auvergne

Média de Peso

Média de peso do Braco de Auvergne

Nível de Fofura

Nível de fofura do Braco de Auvergne

Características

Para tutores de
primeira viagem

Energia

Inteligência

Facilidade de
adestramento

Como cão de guarda

Adpta-se bem à
vida em apartamento

Necessidade de
atividades físicas

Fica bem sozinho

Relacionamento com
a família

Relacionamento com
estranhos

Relacionamento com
crianças

Relacionamento com
outros cães

Olfato

Bagunceiro

Agilidade

Rações para Braco de Auvergne

Destaques e curiosidades

Em um primeiro momento de contato com o pet, o Braco de Auvergne pode até parecer bem sério e concentrado. Entretanto, esse peludo surpreende com todo o carisma e afeto. Sendo assim, para saber mais detalhes sobre ele, não deixe de conferir os tópicos a seguir!

Por ser um cachorro bem antigo, certas histórias estão atreladas ao surgimento do Braco de Auvergne. Algumas dizem que o pet foi criado na Idade Média, por cavaleiros templários, enquanto outras, que os cavaleiros de Malta teriam sido os responsáveis pela origem do bichinho.

O Braco de Auvergne era um cão muito apreciado para a caça. Afinal de contas, a audição e o olfato desse peludo são bastante apurados, por isso é um grande rastreador.

O Braco de Auvergne quase foi extinto após a Segunda Guerra Mundial. Felizmente, 20 exemplares da raça foram encontrados na França no fim desse confronto. A partir desses cãezinhos, foi possível dar continuidade na raça.

Braco de Auvergne
 guia raças

História do Braco de Auvergne

Origem

A origem do Braco de Auvergne é incerta. Entretanto, sabe-se que o cachorro existe há mais de 200 anos na França, tendo se popularizado na região da Auvérnia (daí vem o nome). O peludo era criado principalmente para a caça de aves.

Ancestrais

Como dito anteriormente, é difícil dizer como essa raça surgiu, mas o mais provável é que esse cãozinho seja descendente do Pointer Francês, ou Braco Francês. Trata-se de um cão bem antigo do país que deu origem a muitos outros Bracos.

Migração

Alguns relatos dizem que o Braco de Auvergne surgiu na Ilha de Malta, na Inglaterra, e só depois foi levado à França. O fato é que o cachorro ganhou seu reconhecimento na região montanhosa do Cantal, que fica localizada na Auvérnia.

Reconhecimento

A Federação Cinológica Internacional, ou FCI, reconheceu o Braque D’Auvergne como raça em 30 de junho de 1955. O padrão oficial foi emitido no dia 24 de março de 2003.

Braco de Auvergne
  veterinário guia raças

Características físicas

O Braco de Auvergne é um cachorro de porte médio, robusto, ágil e elegante. A cabeça é alongada, assim como o focinho e as orelhas. Esses detalhes fazem o pet ter sentidos como o olfato e a audição mais apurados.

Outra característica marcante do Braco de Auvergne são os pelos curtos, lisos e brilhantes. O padrão de cor mais comum para a raça é preto com manchas brancas. Em geral, a cabeça do bichinho costuma ser sempre mais escura, enquanto a pelagem do tronco e das patas é mais clara.

Conheça rações para Braco de Auvergne

Personalidade

Esse cãozinho é extremamente dedicado, inteligente e carinhoso. Por mais que goste de se manter ativo, ele costuma ser bem-comportado e respeitar os comandos do tutor. Além disso, é uma ótima companhia no dia a dia.

Caso você tenha dúvidas quanto ao temperamento do Braco de Auvergne, saiba que esse peludo é muito dócil e não costuma demonstrar agressividade. Por conta do DNA de caçador, o pet está sempre atento e ávido por explorar o ambiente.

Convivência

Conviver com o Braco de Auvergne pode ser muito prazeroso, porque o pet está sempre preocupado em demonstrar carinho e se fazer presente no dia a dia de quem ama. Além disso, ele é muito bem-humorado, ótimo para famílias que gostam de um pouco de agitação.

Lidar com o peludo costuma ser bem simples, afinal ele é obediente e não demanda muitos cuidados especiais. Outro ponto é que esse cachorro pode se adaptar bem à vida em apartamentos, desde que pratique exercícios ao ar livre pelo menos uma vez ao dia.

Socialização

O Braco de Auvergne não costuma lidar mal com estranhos. Porém, quanto mais houver momentos de socialização na rotina do peludo, melhor será. Você vai ver que o cãozinho consegue fazer novas amizades com certa facilidade.

Vale destacar também que a raça convive bem com outros animais, sejam eles outros cães, sejam até mesmo gatos. Por conta da personalidade divertida, o bichinho também gosta bastante de crianças.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

A pelagem do Braco de Auvergne é curta, fina e lisa, o que facilita bastante a escovação. Portanto, recomenda-se escovar os pelos do bichinho diariamente. Lembre-se de utilizar uma rasqueadeira apropriada para as características do pelo do seu mascote.

Escovação dos Pelos do Braco de Auvergne

Higiene

Diferentemente de nós, os cães não precisam tomar banho diariamente. Por isso, basta levar o seu amigão ao petshop a cada 15 ou 30 dias. Atente-se, porém, para as orelhas do peludo, que devem estar sempre limpinhas para evitar problemas de saúde, como otite.

As unhas desse lindo cachorro preto e branco devem estar sempre muito bem aparadas para evitar rachaduras e eventuais infecções. Então, utilize um cortador apropriado e, caso sinta dificuldade em realizar essa tarefa, peça ajuda de um veterinário.

Escove os dentes do seu Braco de Auvergne diariamente para prevenir o acúmulo de tártaros que podem ser prejudiciais para o bem-estar do pet. Para isso, utilize escova e creme dental apropriados para cachorros.

Cuidados com a saúde do Braco de Auvergne

Esse peludo geralmente é bem saudável, e a raça não apresenta grande predisposição a doenças genéticas. Porém, algumas enfermidades que podem afetar os bichinhos são: displasia da anca e hérnias umbilicais.

Cuidados Braco de Auvergne

Higiene e Limpeza para Braco de Auvergne

Alimentação

O seu pet precisa de um alimento de qualidade para estar sempre forte e saudável. Isso significa que você precisa oferecer uma ração que atenda todas as demandas do porte, da idade e de outras condições do Braco de Auvergne. Além disso, não se esqueça de disponibilizar água limpa e fresca ao peludo.

As refeições devem ser servidas de duas a três vezes por dia. Certifique-se que o bichinho não coma a mais ou a menos que a quantidade diária recomendada pelo veterinário ou pelo fabricante da ração.

Acompanhamento

Muitos tutores pensam que o acompanhamento veterinário deve ser feito apenas em caso de pets doentes. Na realidade, você deve marcar consultas com um especialista rotineiramente.

A partir de check-ups gerais, o veterinário pode identificar previamente eventuais problemas de saúde, iniciando o tratamento com antecedência. Aliás, um profissional qualificado pode aplicar todas as vacinas e os vermífugos essenciais.

Filhotes

Filhotes de cachorro podem ser bem animados e até mesmo desobedientes. Afinal, os pequenos ainda não aprenderam a discernir o certo do errado e estão conhecendo mais sobre o mundo a cada dia que passa. Portanto, seja paciente e auxilie o peludo a todo momento.

O Braco de Auvergne só é considerado adulto após um ano de idade. Portanto, durante os primeiros 12 meses de vida, espere se deparar com alguns objetos roídos e poças de xixi em locais inapropriados. Com o tempo, porém, seu amigo de quatro patas pode ser ensinado.

Dicas de adestramento

O Braco de Auvergne é um cãozinho muito inteligente e focado, que pode ser treinado com certa facilidade. Além disso, eles adoram agradar aos seus tutores, assim costumam demonstrar muita disposição a obedecer comandos.

O treino dos cães dessa raça consiste em explorar os sentidos aguçados do pet, como o olfato e a audição. Isso não quer dizer, porém, que o bichinho seja incapaz de aprender truques mais simples, como sentar e dar a patinha. Com os incentivos certos, o Braco de Auvergne pode surpreender bastante na hora do adestramento.

A Petz é o lugar ideal para encontrar tudo o que precisa para cuidar do seu Braco de Auvergne!

Sem dúvidas, o Braco de Auvergne é um cachorro cheio de qualidades. Gostou de saber mais sobre ele? Então, aproveite que está por aqui, no Pet Shop on-line da Petz, e garanta todos os artigos necessários para o bem-estar do seu animalzinho!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Braco de Auvergne

Bifinho Keldog para Cães Sabor Galinha Caipira - 60g
Bifinho Keldog para Cães Sabor Galinha Caipira - 60g
Comprar
Cobertor Bonito pra Cachorro Soft Floresta para Cães
Cobertor Bonito pra Cachorro Soft Floresta para Cães
Comprar
Cinto de Segurança Toh para Cães Scott
Cinto de Segurança Toh para Cães Scott
Comprar
Phisio Antiodor Virbac 100ml
Phisio Antiodor Virbac 100ml
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças