»
»
»
Jack Russell Terrier

GUIA DE RAÇAS
Jack Russell Terrier

Neste guia você vai encontrar:

O mascarado favorito

CBKC - Grupo 03

Enérgico e… enérgico!

Todo mundo adora ter aquele amigo que, para qualquer lugar que você chame, ele fala “vamos”. No mundo canino, esse amigo que topa tudo existe e se chama Jack Russell Terrier. O cãozinho dessa raça não para um instante, estando sempre ligado no 330v — não é nem o 220v — e adora tutores com energia semelhante.

O nome Terrier entrega muito sobre as características da raça. Exímio caçador, esse cãozinho adora investigar qualquer buraco que encontrar pela frente e é extremamente independente. Quando se interessa por algo, só para após conseguir conquistar. Já deu para ver que limite não é muito sua praia.

Condição física

Com cara e jeito de cachorro levado, o Jack Russell Terrier é daqueles cãezinhos que chegam para mudar completamente o ambiente da casa — e sempre para melhor. Agora, o grande desafio é saber se você irá conseguir acompanhar a condição física desse animalzinho.

Se você mora em apartamento e está pensando em adotar um pet desse, prepare-se para correria por todos os lados da casa e passeios todos os dias. Agora, se você oferecer um quintalzão para ele se aventurar com segurança, a alegria do pet estará garantida!

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Jack Russell Terrier

Média de Altura

Média de altura do Jack Russell Terrier

Média de Peso

Média de peso do Jack Russell Terrier

Nível de Fofura

Nível de fofura do Jack Russell Terrier

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

Amigável?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Jack Russell Terrier

Destaques e curiosidades

A raça possui muitas semelhanças com outras, já estrelou filmes de sucesso no cinema e possui um talento, no mínimo, diferente para um cachorro. Ficou curioso? Então, veja só todos os destaques e curiosidades sobre o Jack Russell Terrier.

No filme de 1994, estrelado por Jim Carrey, o bancário Stanley Ipkiss, quando utilizava a máscara que possuía o espírito do deus Loki, se transformava e ganhava superpoderes. Ao seu lado, sempre estava o seu fiel companheiro, Milo, um cãozinho da raça Jack Russell Terrier.

Muitas pessoas confundem Jack Russell Terrier com Parson Russell Terrier, como se eles fossem os mesmos cachorros. Porém, na verdade, são cãezinhos com nomes e características físicas um pouco diferente. Outro que é muito confundido, também pelas semelhanças físicas, é o Terrier Brasileiro, mais conhecido como Fox Paulistinha.

Extremamente popular na Austrália, esse cachorro parece ter desenvolvido uma característica comum de um animal da Ilha: os saltos de Canguru. Especialistas dizem que os saltos do Jack Russell podem superar em até 5 vezes o seu tamanho — que geralmente não ultrapassa os 30 cm.

Jack Russell Terrier guia raças

História

Origem

Assim como muitos outros Terriers, o Jack Russell surgiu na Inglaterra, no final do século 20. O “criador” da raça, um reverendo inglês chamado John “Jack” Russell, era apaixonado por caçar raposas e passou a criar seus cães para serem exímios caçadores.

Ancestralidade

Para que desse certo, John passou a cruzar algumas raças do mesmo grupo, como o Old English White Terrier e o Terrier Preto e Dourado. Porém, à época, o criador também utilizava muito o Fox Terrier, por isso existe essa proximidade entre as duas raças.

Caçadores

No início, o Jack Russell não era utilizado para a caça, pois acreditava-se que, por conta das pernas curtas, ele não seria eficiente. Mas, mais tarde, perceberam que as perninhas desse pet eram ótimas para entrar em locais pouco penetráveis e, a partir daí, foi muito utilizado como caçador.

Reconhecimento

Apesar de seu criador ser um dos fundadores do Kennel Club britânico, o Jack Russell não teve o seu devido reconhecimento logo de início, muito por conta da confusão que era feita com o Parson Russell. Porém, em 1990, a raça foi oficialmente reconhecida.

Jack Russell Terrier veterinário guia raças

Características físicas

Como prova das misturas de seus ancestrais, o Jack Russell Terrier traz como uma de suas principais características físicas as cores dos seus pelos, que podem ser branco e marrom, branco e preto ou um misto dessas três cores.

O mais comum é ter boa parte do corpo coberto com pelos brancos e detalhes nessas outras duas cores em regiões específicas, como a face, algumas partes do dorso e até mesmo no rabinho.

Conheça rações para Jack Russell Terrier

Personalidade

O Jack Russell é um cãozinho de personalidade única. O seu espírito enérgico, sem dúvida, é sua marca registrada, além disso, ele sempre se mostra muito carinhoso e fiel aos seus tutores. Tudo que ele quer em troca é essa fidelidade e amor de volta.

Mas não tente deixá-lo o tempo inteiro em seu colo. Afinal, esses pets gostam mesmo é de correr e brincar com os seus tutores, e vão sempre querer gastar toda a energia deles ao lado de quem eles tanto amam.

Convivência

A convivência do seu Jack Russell Terrier não será um problema, a não ser que ele estranhe a pessoa. Para que fique tudo bem na família, é importante que o pet seja adestrado desde o momento em que chegar no novo ambiente, mesmo que ainda seja filhote.

Essa recomendação é a mesma para uma boa convivência com cachorros de outras raças ou outros animais de estimação que você tenha em casa, procure sempre ensiná-los a conviver juntos e assim não terá nenhum problema.

Socialização

Além do já citado adestramento, é extremamente importante não deixar seu pet muito tempo sozinho. Cachorros como o Jack Russell Terrier adoram estar junto do tutor e, por isso, sempre se esforça para tê-lo por perto.

Até por isso, ao ficar muito tempo sozinho em casa, o pet pode apresentar mudanças no comportamento, podendo até ser menos enérgico do que ele normalmente é. Porém, mesmo que você fique o dia inteiro fora, ao chegar em casa, procure passar um tempo com o seu companheiro de quatro patas.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Por ter pelo curto e liso, os tutores não terão muito trabalho com a escovação. O recomendado é que seja feito apenas uma vez por semana para retirar sujeiras e pelos mortos que estejam acumulados no corpo do pet.

Com os banhos não é diferente. Procure levá-lo ao Pet Shop apenas uma vez por mês para o banho. Caso opte por fazer esse serviço em casa, use apenas produtos específicos para cachorros e, de preferência, para aqueles de pelos curtos e lisos.

Escovação dos Pelos do Jack Russell Terrier

Higiene

Se com o banho os tutores não terão muito trabalho, é fundamental ter atenção às orelhas. Verifique constantemente e higienize sempre que necessário para retirar excesso de cera nos ouvidinhos. Portanto, após o banho, não se esqueça de secar bem a pelagem e orelhas do pet, dessa forma, você evita a proliferação de bactérias transmissoras de doenças indesejadas.

O tártaro é um dos principais problemas que afetam quase todos os pets. Para evitar que isso aconteça com seu amiguinho, procure escovar seus dentes, no mínimo, semanalmente.

Como já dissemos, esse pet é um exímio caçador e adora explorar espaços curiosos. Para evitar estragos dentro de casa e prevenir que o pet se machuque, cortar as unhas, periodicamente, pode ser a solução.

Cuidados com a saúde do Jack Russell Terrier

O cachorro da raça Jack Russel se mostra extremamente saudável ao longo da vida. Porém, como acontece com qualquer outra raça, pode apresentar alguns probleminhas genéticos com o passar dos anos. Por isso, é fundamental ficar de olho em alterações físicas e de comportamento.

A mais comum é a luxação patelar, problema que afeta o ligamento das patas do pet e que é muito comum em cachorros de patas curtas, como o Jack Russell. Para tratar desse problema, o acompanhamento do médico-veterinário é essencial, pois só ele poderá medir o grau de intensidade e receitar o melhor tratamento.

Outros probleminhas são os distúrbios oculares, sendo os mais comuns a catarata e o glaucoma. Caso perceba alguma alteração, leve-o ao especialista. A surdez congênita também pode aparecer e você deve ficar de olho nos sintomas desde filhote.

Cuidados Jack Russell Terrier

Higiene e Limpeza para Jack Russell Terrier

Alimentação

Quando pensamos em um animal feliz e saudável, a escolha pela alimentação ideal é um dos processos mais cautelosos que os tutores devem ter. Isso, porque com inúmeras opções de rações no mercado, fica realmente complicado escolher a melhor.

Mas, para que o seu pet fique satisfeito e nutritivo, escolha sempre marcas reconhecidas, como as parceiras aqui em nosso Pet Shop on-line. Elas oferecem alimentos específicos para a raça de cachorro Jack Russell, porte e idade do animal, o que contribui muito para uma dieta saudável.

Acompanhamento

Depois de ver todos os cuidados que devemos ter com a saúde desse pet, nada melhor do que ter um médico-veterinário de confiança para tratar de todos os problemas do animal e fazer o acompanhamento correto, concorda?

O especialista será responsável por dar todas as recomendações precisas em relação aos problemas de saúde, e também ajudará a montar uma dieta nutritiva e balanceada que irá garantir o bem-estar do cãozinho.

Filhotes

Filhotes

Se está nos seus planos adotar filhotes de Jack Russell Terrier, prepare-se para mudar completamente o ambiente da casa. Como já dissemos, essa não é uma raça calma, e os primeiros sinais de inquietação são vistos com o pet ainda pequeno.

Mas, também é um ótimo momento para que você inicie a educação do cãozinho enquanto ele é filhote. Além, claro, de ter a possibilidade de passar mais tempo com um cachorro tão amável e carinhoso como o Jack Russell, você também o ensinará a se comportar bem.

Dicas de adestramento

Por ser uma raça extremamente enérgica, é necessário que o tutor adestre o seu cãozinho para que consiga controlá-lo. Procure por serviços desenvolvidos especialmente para a raça e que podem ser aplicados em casa, ou contrate profissionais em adestramento — mas sempre esteja por perto.

Lembre-se, é importante não realizar comandos simples e lentos. Se o pet ficar desinteressado e entediado com os métodos de adestramento aplicados, será muito complicado educá-lo. Procure utilizar comandos com ânimo e bom humor.

Encontre produtos para Jack Russell Terrier aqui na Petz

Agora que você já sabe tudo sobre a raça Jack Russell Terrier, chegou o momento de preparar tudo para receber o pet ou melhorar ainda mais o dia a dia dele em casa, certo? Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, é possível encontrar itens essenciais para o cãozinho, com preços imperdíveis. Aproveite!

Produtos mais comprados para os Jack Russell Terrier

Ração Premier Ambientes Internos Light para Cães Adultos Sabor Frango e Salmão
Ração Premier Ambientes Internos Light para Cães Adultos Sabor Frango e Salmão
Comprar
Ração Royal Canin Mini - Cães Filhotes
Ração Royal Canin Mini - Cães Filhotes
Comprar
Ração Royal Canin Mini 8+ Cães Adultos
Ração Royal Canin Mini 8+ Cães Adultos
Comprar
Clicker Adestramento Chalesco para Cães
Clicker Adestramento Chalesco para Cães
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças