»
»
»
Collie

GUIA DE RAÇAS
Collie

Neste guia você vai encontrar:

Inteligente, carinhoso e leal

CBKC - Grupo 1

Conheça esse cãozinho escocês belo, brincalhão e muito companheiro!

Informações Gerais

Um cachorro super gracioso e famoso nas telonas, o Collie é elegante e conhecido por sua habilidade de pastoreio, além da famosa personagem Lessie. Ele possui uma pelagem muito marcante, além de seu conhecido focinho alongado.

Nosso peludo é originário da Escócia, mas acredita-se que o cãozinho foi trazido até o país pelos romanos. É um pet que, apesar de sua beleza, é muito ativo e acostumado com o trabalho. Portanto, é prestativo e muito carinhoso.

Condição física

Assim como as demais raças de cães pastores, o Collie é muito inteligente. Portanto, ele necessita de constante estímulo físico e mental. Longas caminhadas e algumas brincadeiras durante o dia são super bem-vindas para garantir o bem-estar do peludinho.

Como estão acostumados a trabalhar com pessoas, os peludinhos necessitam de companhia humana e atenção. São ótimos cães de alerta, mas também irão te seguir pela casa com o rabo abanando! E para garantir o bem estar do pet de pelos longos, não deixe de escová-lo diariamente, evitando o surgimento de nós.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Collie

Média de Altura

Média de altura do Collie

Média de Peso

Média de peso do Collie

Nível de Fofura

Nível de fofura do Collie

Características

Adaptabilidade

Nível de afeição

Bom para
apartamento

Tendência de latir

Amigável com
gatos

Amigável com
crianças

Amigável com
cães

Necessidade de
exercícios

Espaço necessário

Tosa

Problemas de saúde

Iteligência

Gosto por
brincadeiras

Queda de pelo

Necessidade social

Amigável com
estranhos

Territorialista

Facilidade de
treinamento

Cão de guarda

Tolerância ao frio

Tolerância ao calor

Rações para Collie

Destaques e curiosidades

Assim como as demais raças de cãezinhos, o Collie é um peludinho cheio de características individuais. Conheça algumas delas abaixo e saibs um pouco mais sobre esse pet! Fica difícil não se apaixonar por um animalzinho tão fofo. Acompanhe!

O Collie é um cachorro muito conhecido por seus longos pelos densos e de colorações diferentes. Entretanto, muitos não conhecem, mas é possível encontrarmos cãezinhos dessa raça com o pelo curto. A diferença entre os pets é somente o comprimento da pelagem.

O cachorro Collie se tornou super famoso mundialmente com o livro A Força do Coração (1938), de Eric Knight, em que a personagem principal, Lassie, é uma cadelinha da raça. Posteriormente, a obra se tornou um filme em 1943 e foi regravado em 2005.

Durante a segunda metade do século 19, a rainha Vitória da Escócia, uma grande amante de cães, gerou um grande impacto duradouro na história dos pets dessa raça. Seu entusiasmo pela raça causou sua forte popularização na época, transformando o cão de pastoreio em um pet nobre.

Collie guia raças

História do Collie

Origem

O registro escrito do cão Collie surgiu por volta de 1800, quando a rainha Vitoria, citada anteriormente, “descobriu” a raça. Entretanto, dizem que os ancestrais desse peludinho chegaram na Escócia cerca de dois mil anos antes da rainha, trazidos pelos romanos durante a conquista da Grã-Bretanha.

Cruzamentos

Ao longo dos séculos, o rebanho dos ancestrais da raça Collie cruzou com outros cães locais, gerando os pets que conhecemos hoje. Além disso, é possível que cães de pelos longos e curtos apareçam em uma mesma ninhada.

Trabalhos

Dizem que o nome “Collie” é derivado do termo útil em gaélico. E, realmente, essa raça foi muito útil para seus humanos. Além do trabalho de pastoreio, os cãezinhos cuidavam dos bois, eram cães de guarda e puxavam carroças.

Padrões

Em 1886, foi fundado o Collie Club of America, reconhecido pela AKC. Posteriormente, diversos clubes surgiram em diferentes nações por amantes da raça de todo o mundo.

Collie  veterinário guia raças

Características físicas

De acordo com os padrões oficiais da raça no guia técnico da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o Collie possui características de médio porte, sendo belo, amistoso, companheiro. Além disso, esse pet pode ser encontrado em diversas cores, como preto, areia, tricolor, azul-merle, branco e castanho.

Sua cabeça possui figura cuneiforme, com contorno suave. Além disso, seu crânio é plano, e seu focinho, arredondado. Outra característica marcante é o seu tronco, ligeiramente longo em comparação à sua altura.

Conheça rações para Collie

Personalidade

Um pet super doce, o Collie é um excelente amigo para toda a família. Uma ótima companhia para crianças pequenas, o peludão é carinhoso e cheio de energia para gastar de forma divertida. Além disso, ele convive bem com outros cães e demais espécies de animais.

Outro ponto marcante na personalidade do Collie é sua inteligência e instinto de proteção. Além de ser facilmente adestrado, é comum vermos o peludo brincando com crianças. Porém, quando deixados sozinhos, esses pets podem se mostrar ótimos escavadores e mastigadores.

Convivência

O Collie é um cãozinho extremamente sociável. Pode conviver tranquilamente com demais animaizinhos na casa e aceita facilmente estranhos. Esse pet protege e vigia quem ama, além de gostar de se divertir com sua família.

Entretanto, é muito difícil encontrarmos um Collie tímido. A maioria dos cãezinhos dessa raça é extrovertida e possui um temperamento suave. Portanto, para adestrá-lo é necessário pulso firme e gentil.

Socialização

De acordo com a American Kennel Club, uma das mais importantes associações cinológicas internacionais, o Collie necessita de muita atenção e carinho. Afinal, durante toda a sua história, o pet foi rodeado de companhia humana.

Além disso, é importante manter os cuidados relacionados aos seus pelos. Outro ponto importante é o constante estímulo de sua inteligência. Brincadeiras que envolvem lógica são ótimos exercícios para esses pets.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Os pelos do Collie de pelagem longa necessitam de constantes cuidados. Garanta a escovação diária para evitar nós e retirar pelos soltos do corpo do seu amigão. Além disso, não deixe de garantir a tosa necessária desse cachorrinho.

Escovação dos Pelos do Collie

Higiene

Para garantir o bem-estar do seu amigo peludão, não deixe de utilizar produtos específicos para sua raça ou tipo de pelo. Eles auxiliam não só na beleza de sua pelagem, mas também em sua saúde. Dessa forma, você diminui as chances de o pet sofrer com alguma doença.

É normal que nossos amigos caninos gastem suas unhas no dia a dia durante caminhas e brincadeiras. Porém, caso isso não ocorra, não deixe de levá-lo a um local que ofereça serviço especializado para apará-las. Assim, você evita acidentes, como o peludo acabar se arranhando

Mantenha os dentinhos do seu cachorro sempre saudáveis. Afinal, eles garantem uma boa alimentação e até mesmo diversão para os pets que gostam de roer seus brinquedos. Portanto, é preciso escovar os dentes do seu filho de quatro patas frequentemente.

Cuidados com a saúde do Collie

Segundo o AKC, a Collie Health Foundation investiu muitos dólares em pesquisas para solucionar problemas de saúde da raça. Um deles é uma doença ocular hereditária, que pode levar a perda de visão. Por isso, filhotes de 6 até 8 semanas necessitam realizar um exame oftalmológico.

Outro problema de saúde que os Collies podem sofrer é uma alergia à medicação, conhecida como mutação MDR1. Além disso, pets entre 12 e 14 anos normalmente são saudáveis. No entanto, é indicado questionar o local onde você irá adotar seu peludo sobre as condições de saúde do animalzinho.

Cuidados Collie

Higiene e Limpeza para Collie

Alimentação

Para que seu Collie tenha uma saúde de qualidade, o cuidado fundamental é sua alimentação. Portanto, busque sempre oferecer uma ração específica para o porte físico do seu bichinho, atendendo também à sua idade e condições de saúde.

Em caso de dúvidas, consulte um médico-veterinário. Ele poderá dizer se o alimento é ou não ideal ao pet. Isso a partir de informações individuais do seu peludinho, como possíveis alergias a ingredientes, estilo de vida e outros fatores.

Acompanhamento

Como dito anteriormente, é muito importante manter um acompanhamento constante do seu peludo com um médico-veterinário. Assim, você garante os melhores cuidados para seu melhor amigo canino, além de um excelente tratamento de qualquer problema de saúde que ele venha sofrer.

E não se esqueça que check-ups e exames de rotina são essenciais. Dessa forma, você previne possíveis doenças do peludo ou oferece um tratamento de qualidade o mais cedo o possível.

Filhotes

Se você pretende agregar um Collie filhote a família, é preciso conhecer bem esse pequenino. Os bebês dessa raça são muito brincalhões e exigem atenção humana constante. Portanto, é o pet ideal para crianças!

Além disso, ele possui muita energia para gastar. Mais que os adultos! Portanto, uma ou duas caminhadas por dia podem não ser o suficiente para os bebês caninos. Sendo assim, caso possua uma rotina um tanto corrida para mais passeios, não deixe de brincar bastante com o pequeno!

Dicas de adestramento

Os Collies são cães extremamente inteligentes. E, como a maioria dos cães pastores, ele pode não se dar muito bem sem adestramento. Portanto, é preciso atenção especial e muito carinho durante seu treinamento. Afinal, eles são muito agitados, mas possuem temperamento suave.

Não há truques específicos para o Collie, mas a dica é apostar em brincadeiras que envolvem lógica. Assim, você estimula a inteligência do seu pet, um fator muito marcante nessa raça.

Aqui na Petz você encontra tudo para seu Collie!

Para garantir itens que ofereçam o melhor cuidado para seu amigo Collie, confira nosso catálogo! Afinal, só aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você garante diversos produtos por condições super especiais. Aproveite sua visita e economize adquirindo o melhor para seu peludo!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Collie

Ração Premier Seleção Natural para Cães Filhotes
Ração Premier Seleção Natural para Cães Filhotes
Comprar
Brinquedo Chalesco Para Cães Lagosta Vinil Vermelho
Brinquedo Chalesco Para Cães Lagosta Vinil Vermelho
Comprar
Bolinha LCM Cravinho - Cores Sortidas
Bolinha LCM Cravinho - Cores Sortidas
Comprar
Comedouro Chalesco para Cães e Gatos 1,5lt Azul
Comedouro Chalesco para Cães e Gatos 1,5lt Azul
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças