»
»
»
Pastor Bergamasco

GUIA DE RAÇAS
Pastor Bergamasco

Neste guia você vai encontrar:

Fofo, atleta e companheiro

AKC - Grupo 1

Conheça mais sobre esse cão italiano super peludo, brincalhão e leal!

Informações Gerais

Muito conhecido por seus escorridos e volumosos pelos, o Pastor Bergamasco é um cãozinho bastante sociável. Ele é muito dedicado em agradar seus tutores, além de inteligente e trabalhador.

O peludo italiano recebe seu nome em associação à cidade de Bergamo, próxima a Milão. Esse pet é uma ótima opção de companhia para crianças por ser muito divertido e protetor. Além disso, conta com muitas curiosidades em sua história. Saiba mais!

Condição física

Semelhante aos demais cães pastores, esse peludinho possuía a função de guiar e proteger o rebanho. Por conta disso, sua inteligência é um grande destaque, assim como seu corpo musculoso.

Esse pet ainda possui três camadas de pelo diferentes por todo o seu corpo. Além disso, o excesso de pelos sobre os olhos era uma forma de proteção da vista nos dias mais frios e nevados.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Pastor Bergamasco

Média de Altura

Média de altura do Pastor Bergamasco

Média de Peso

Média de peso do Pastor Bergamasco

Nível de Fofura

Nível de fofura do Pastor Bergamasco

Características

Nivel de energia

Exercício

Humor

Afetividade

Adestramento

Cão de alerta

Cão de guarda

Cuidados

Outros cães

Clima frio

Clima quente

Espaço necessário

Crianças

Rações para Pastor Bergamasco

Destaques e curiosidades

Assim como outras raças de cãezinhos, o Pastor Bergamasco possui características próprias muito interessantes. Conheça já algumas curiosidades e características desse peludinho e se apaixone!

O cão Pastor Bergamasco era um grande sobrevivente dos ataques de lobos na região de Bergamo. Isso porque, ao morderem os pets, os lobos alcançavam somente a grande camada de pelos do cachorro, deixando seu corpo ileso.

O cãozinho da raça Pastor Bergamasco possui uma verdadeira cortina de cílios. Super longos, eles protegem o contato dos longos pelos do pet com seus olhos, garantindo seu bem-estar.

O Pastor Bergamasco é um cachorro com altíssima inteligência. Por conta disso, esse peludinho também foi um grande aliado da polícia durante muito tempo. Sua principal tarefa normalmente era como cão farejador e de resgate.

Pastor Bergamasco guia raças

História do Pastor Bergamasco

Origem

Não se sabe ao certo a época do surgimento da raça. Os primeiros registros desse cãozinho surgiram na região de Bergamo, na Itália. Além disso, o passado ainda mais distante do cachorro Pastor Bergamasco remonta a quase 7000 anos atrás, no território onde é atualmente conhecido por Irã.

Cruzamentos

Não se sabe ao certo quais são os ancestrais do Pastor Bergamasco. Entretanto, as autoridades da França acreditavam que o pet possui descendência do Briard, uma raça de Pastor Gaulês.

Trabalhos

Além do pastoreio e seu auxílio às autoridades, o cãozinho Bergamasco também é um ótimo cão de alerta. Por conta de sua audição extremamente apurada e sua boa percepção do ambiente, o pet é uma opção de confiança na recepção de visitantes em seu lar.

Padrões

O cão Pastor Bergamasco ganhou seu registro no Foundation Stock Service de 1997 até 2014, e conseguiu sua admissão na AKC Stud Book no ano de 2015. Já a aprovação em competições ocorreu de 1º de janeiro de 2011 até 31 de dezembro de 2014 na Classe Diversos.

Pastor Bergamasco  veterinário guia raças

Características físicas

De acordo com os padrões oficiais indicados no guia técnico da American Kennel Club (AKC) sobre a raça, o Pastor Bergamasco possui médio porte. Além disso, ele é encontrado em cores cinza, preto e detalhes beges ou marrons.

Ele é muito muscoloso, possui cauda grossa e cabeça grande. Possui três camadas super grossas de pelo que cobrem todo o seu corpo, incluindo a região dos olhos, que o protegia das baixas temperaturas e cegueira causada pela neve.

Conheça rações para Pastor Bergamasco

Personalidade

É um cão calmo e obediente. Poderoso, equilibrado e resiliente, o Pastor Bergamasco possui uma inteligência notável. Portanto, é indicado estimulá-la o máximo possível.

Além disso, são atletas por natureza e gostam muito de praticar exercícios. É sereno e destemido, sendo muito protetor com aqueles que ama. São doces, atentos e suaves, com comportamento muito carinhoso e obediente.

Convivência

Super divertido e leal, o Pastor Bergamasco pode ser uma companhia e tanto para crianças. Gosta de brincar e gastar a energia com atividades que envolvem a atividade física e lógica.

Além disso, ele é muito receptivo com visitas, mas pode ficar desconfiado ao notar qualquer tipo de risco para seus tutores. É muito obediente, protetor, e gosta de estar sempre acompanhando sua família de tutores

Socialização

De acordo com a American Kennel Club, os cães da raça Pastor Bergamasco são muito protetores. Portanto, eles necessitam da atenção e carinho constantes de algum de seus tutores.

Além disso, como dissemos anteriormente, é um ótimo cão de alerta, protegendo quem está ao seu redor do perigo. Isso acontece por conta de sua aguçada noção do que acontece à sua volta.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

O cuidado com os pelos do Pastor Bergamasco não é tão trabalhoso. Sendo assim, as camadas principais de pelo do cãozinho surgem a partir de um ano de idade. Após isso, é preciso levar seu amigão a um local especializado para tratar da camada mais grossa. Fora isso, não necessita de escovação.

Escovação dos Pelos do Pastor Bergamasco

Higiene

Para garantir o bem-estar e a saúde do seu amigo peludão, não deixe de utilizar produtos feitos especificamente para sua raça ou tipo de pelo. Além disso, é preciso saber que o pelo do Pastor Bergamasco não deve nunca ser tosado. Isso porque o pet possui fácil adaptação à temperatura.

Normalmente, os cãezinhos gastam suas unhas durante passeios e caminhadas em seu dia a dia. Caso isso não ocorra corretamente, você pode aparar as garras do peludinho com um cortador especial com o formato de sua unha.

Os dentes do peludinho precisam sempre estar bem cuidados! Afinal, eles são os principais agentes não só da alimentação do peludo, mas também de sua diversão. Portanto, utilize escova e pasta de dentes com fórmula especial para cães!

Cuidados com a saúde do Pastor Bergamasco

O Pastor Bergamasco não necessita de nenhum cuidado muito particular. Ele é um cãozinho muito resistente, e não se sabe de nenhum problema de saúde específico e/ou hereditário da raça.

Cuidados Pastor Bergamasco

Higiene e Limpeza para Pastor Bergamasco

Alimentação

A ração é um fator muito importante para seu peludinho. Ela precisa ser específica para o cãozinho, garantindo seu bem-estar, seus cuidados com saúde e sua reposição nutricional correta.

Caso você tenha alguma dúvida em relação à dieta do seu Pastor Bergamasco, consulte um médico-veterinário. Assim, o especialista poderá indicar qual o melhor alimento para seu filho de quatro patas, além de indicar a quantidade diária correta a ser oferecida.

Acompanhamento

Mesmo sendo um animalzinho muito resistente, o Pastor Bergamasco necessita de acompanhamento constante de um médico-veterinário. Assim, você garante que a saúde do peludão estará sempre nas melhores condições.

Além disso, check-ups são extremamente importantes para descobrir e prevenir problemas de saúde. Sendo assim, quanto antes for iniciado um tratamento, melhor será a qualidade de vida e recuperação do pet.

Filhotes

O filhote de Pastor Bergamasco necessita de cuidados constantes, como qualquer outro filhote. Sua alimentação deve ser adequada, garantindo um crescimento e desenvolvimento saudável e muito bem nutrido!

Além disso, a frequência de banhos do Pastor Bergamasco filhote deve ser menor em comparação com os adultos. Isso por conta de sua sensibilidade e seus pelos, que precisam de atenção e cuidado. Outro ponto importante é a vacinação e vermifugação desde cedo para garantir a longevidade do peludinho.

Dicas de adestramento

O Pastor Bergamasco é um cãozinho muito sociável e extremamente inteligente. Além disso, ele possui necessidade de agradar seu tutor. Com um pensamento de forma independente, o cãozinho se vê como um membro da família.

Não existem truques específicos para essa raça. Entretanto, por conta de sua inteligência, é importante dar ordens objetivas e claras, que façam sentido para o pet. Além disso, é recomendável iniciar seu adestramento e socialização logo cedo, desde filhote.

Garanta o melhor para o Pastor Bergamasco na Petz!

Pensando em agregar um Pastor Bergamasco a família? Encontre tudo o que precisa para ele aqui no Pet Shop on-line da Petz! São itens diversos com preços super especiais que tornarão a vida do seu cãozinho muito mais feliz. Aproveite sua visita e adquira já o melhor para seu filho de quatro patas!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Pastor Bergamasco

Cerveja Padaria Pet Cãolorado para Cães Sabor Frango 269ml
Cerveja Padaria Pet Cãolorado para Cães Sabor Frango 269ml
Comprar
Ração Golden Duo para Cães Adultos Sabor Salmão com Ervas e Cordeiro com Arroz - 15kg
Ração Golden Duo para Cães Adultos Sabor Salmão com Ervas e Cordeiro com Arroz - 15kg
Comprar
Brinquedo Chalesco Para Cães Bola Multicor
Brinquedo Chalesco Para Cães Bola Multicor
Comprar
Clicker Adestramento Chalesco para Cães
Clicker Adestramento Chalesco para Cães
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças