»
»
»
Cão de Castro Laboreiro

GUIA DE RAÇAS
Cão de Castro Laboreiro

Neste guia você vai encontrar:

Leal, calmo e trabalhador

CBKC - Grupo 2

Um cão para quem ama estar em família e não se cansa rapidamente

Informações Gerais

Vindo diretamente das terras de Portugal, o Cão de Castro Laboreiro é um bichinho conhecido por sua independência no trabalho. É um pet tão dedicado ao que é usado há várias gerações como cão de rebanho e de guarda, sempre alerta à missão que lhe foi dada.

Isso não significa, contudo, que é um cão perigoso ou mal-humorado — muito pelo contrário! Para que você conheça melhor essa raça tão amada, a Petz preparou um guia completo com todas as informações que você precisa saber antes de se apaixonar ainda mais por esses peludos. Confira!

Condição física

Esse cachorro português tem uma personalidade bastante calma, por isso, é bastante fácil de lidar quando está ao redor da família. No entanto, para mantê-lo feliz e com uma boa qualidade de vida, é importante que o pet sempre tenha algum tipo de “trabalho” para fazer.

Dessa maneira, é preciso buscar estímulos constantes, de forma que o pet saiba que está ajudando a família. Não é recomendado criar esse bichinho em pequenos espaços ou apartamentos, visto que ele é conhecido por ser um cachorro de áreas vastas.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Cão de Castro Laboreiro

Média de Altura

Média de altura do Cão de Castro Laboreiro

Média de Peso

Média de peso do Cão de Castro Laboreiro

Nível de Fofura

Nível de fofura do Cão de Castro Laboreiro

Características

Vive bem em
apartamento

Late muito

É afetuoso

Gosta de criancas

Gosta de estranhos

Gosta de outros pets

Precisa de exercícios

É sensível

Solta pelo

É brincalhão

É fácil de treinar

É friorento

É calorento

Fica bem sozinho

É inteligente

Rações para Cão de Castro Laboreiro

Destaques e curiosidades

Todas as raças de cachorro têm histórias incríveis para contar, e com nosso amado cachorro de pastoreio não seria diferente, não é mesmo? Por isso, aproveite esse momento e conheça algumas das curiosidades que envolvem esse pet!

Esse é um bichinho natural das terras lusófonas, mais especificamente de um vilarejo chamado Castro Laboreiro. Foi criado especialmente para trabalhar naquelas áreas, e é lá onde permanece sendo uma estrela para os moradores.

Esse cão de pastoreio não brinca em serviço! Ele é famoso por ter um ótimo condicionamento físico, que possibilita que fique o dia inteiro acompanhando o rebanho, mesmo em condições climáticas não tão favoráveis.

Todos os anos, é realizado o Concurso de Cães de Castro Laboreiro, a mais antiga competição do gênero em Portugal. O concurso existe desde a década de 50 e vem sendo uma tradição no país desde então.

Cão de Castro Laboreiro guia raças

História do Cão de Castro Laboreiro

Origem

O pet originou-se na região de Castro Laboreiro, em Portugal. Não se sabe ao certo em que ano a raça surgiu, mas acredita-se que ela é uma das mais antigas que nasceram na Península Ibérica.

Ancestrais

Não há registros que provem quais são os ancestrais desse cãozinho, contudo, existem históricos que conectam o pet ao Rafeiro do Alentejo, um mastim que também tem origem portuguesa.

Migração

Esse cãozinho ainda é típico apenas de Portugal, especialmente na área em que surgiu. Isso porque a área de Castro Laboreiro era bastante reclusa em relação a outros locais do país, o que dificultou a migração da raça.

Reconhecimento

Esse cachorro foi reconhecido pela primeira vez em 1935, pelo Clube Português de Canicultura, quando seu padrão também foi determinado. Em maio de 1955, foi reconhecido pela FCI. Também é reconhecido pelo UKC, dos Estados Unidos.

Cão de Castro Laboreiro  veterinário guia raças

Características físicas

Esse tipo de cão lembra bastante outros pets de raça Mastiff, com um corpo forte e robusto. É um pet de pescoço curto, com um maxilar bastante poderoso, que confere um ar severo ao amigo de quatro patas.

É um cachorro grande, com membros anteriores e posteriores bastante fortes. A pelagem do pet não costuma variar, sendo curta e multicolorida, variando entre preto, cinza e castanho. É muito comum que os pelos sejam tigrados.

Conheça rações para Cão de Castro Laboreiro

Personalidade

É muito comum que as pessoas imaginem um cachorro bravo quando ouvem que o Cão de Castro Laboreiro é um trabalhador de rebanho e um cão de guarda. No entanto, esse é um pet muito familiar, que tem uma personalidade calma e gentil.

Além disso, o bichinho adora agradar os tutores, sendo um amigo leal e confiável. É fácil de interagir e não exige muitos cuidados, visto que é bastante independente e gosta de fazer as coisas do jeito dele — e, geralmente, cumpre as responsabilidades com maestria!

Convivência

Ter um amigo de quatro patas como esse por perto significa que você tem um grande companheiro para dividir vários momentos! Ele adora estar em família e interagir com todos que dividem o mesmo lar que ele.

Mesmo assim, como é um cão muito independente, pode ser até um pouco teimoso, às vezes. Por isso, precisa de tutores que assumam dominância e saibam dar ordens de forma calma, para que o pet não se sinta acuado.

Socialização

É muito importante que a socialização de um Cão de Castro Laboreiro seja feita desde bem cedo, pois esse é um cão alerta que não se dá muito bem com estranhos ou outros pets.

Dessa maneira, a melhor forma de tranquilizar o amigo de quatro patas ao redor de pessoas e outros animais que ele não conhece é acostumando-o a essas situações desde bem novo, com a ajuda de um profissional preparado.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Quando o assunto é a escovação dos pelos do cachorro, esse pet não exige muitos cuidados. Como não possui subpelo, não costuma ter uma troca de pelagem muito significativa, então, uma boa escovação por semana é suficiente para retirar os pelos mortos do peludo.

Escovação dos Pelos do Cão de Castro Laboreiro

Higiene

Os banhos desse cachorro de rebanho vão variar muito, dependendo da quantidade de tempo que ele passa fora de casa, principalmente. Por isso, esteja atento aos hábitos do seu bichinho e leve-o quando necessário a um especialista de banho e tosa.

Cortar unha de cachorro é uma tarefa que não pode ser deixada de lado. Por isso, utilize as ferramentas corretas para manter as unhas do pet sempre aparadas, de modo que elas não façam barulho contra o chão quando o cachorro caminha.

A saúde bucal é muito importante para os bichinhos. Por isso, acostume o pet desde cedo à escovação dentária, com escova de dente e cremes dentais voltados para o cuidado dos bichinhos. O ideal é ter o hábito pelo menos uma vez ao dia.

Cuidados com a saúde do Cão de Castro Laboreiro

Essa é uma raça bastante saudável, que não tem problemas de saúde específicos. Algumas doenças que podem aparecer mais comumente são displasia na região dos ombros e do quadril, torção gástrica e entrópio e ectrópio.

Cuidados Cão de Castro Laboreiro

Higiene e Limpeza para Cão de Castro Laboreiro

Alimentação

Para criar a dieta ideal para o seu cachorro, observe a rotina que ele costuma levar e discuta-a com um médico-veterinário. O profissional poderá indicar a melhor alimentação para o pet, baseado em fatores importantes, como o dia a dia, a condição de saúde, a idade e o porte do bichinho.

Quando for escolher a ração a ser oferecida, sempre prefira os tipos Premium ou Superpremium. Assim, você estará garantindo o melhor da nutrição para o seu amigo de quatro patas.

Acompanhamento

As visitas ao médico-veterinário devem ser constantes, mesmo que o seu pet aparente estar 100% saudável. Um acompanhamento ideal não serve apenas para tratar doenças que estão incomodando, mas para identificar problemas e atuar neles desde cedo.

Além disso, outro cuidado que é importantíssimo para a saúde dos bichinhos e de toda a família é manter a caderneta de vacinação do pet sempre atualizada. Com esses cuidados, é muito mais fácil manter a melhor saúde do cachorro!

Filhotes

A chegada de um filhote de cachorro em casa muda a rotina de todos. Por isso, os membros da família devem estar preparados para os cuidados com o pequenino, desde adaptar os ambientes às diferenças no dia a dia.

É importante também respeitar o tempo de adaptação do pet e entender que ele pode demorar um pouco para se acostumar com o novo. Ter um espaço exclusivo para ele e contar com a ajuda de um profissional são dicas valiosas para esse período.

Dicas de adestramento

Como comentamos anteriormente, esse é um bichinho que adora agradar os tutores, no entanto, pode ser teimoso às vezes. Por isso, é fundamental que o adestramento seja feito com paciência, para que o pet possa aprender truques com mais facilidade!

Sendo um cão inteligente e que trabalha com pastoreio, atividades que envolvam movimento serão as favoritas do pet. Participe dos treinos para incentivar o bichinho a aprender cada vez mais e sempre utilize reforços positivos.

Tudo que o seu Cão de Castro Laboreiro precisa está na Petz!

Se você quer ter os melhores produtos na mão para cuidar do seu Cão de Castro Laboreiro, está no lugar certo! Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você tem um catálogo pet completo, com preços e condições imperdíveis. Aproveite!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Cão de Castro Laboreiro

Ração Royal Canin Maxi 8+ Cães Adultos - 15kg
Ração Royal Canin Maxi 8+ Cães Adultos - 15kg
Comprar
Ração Úmida GranPlus Gourmet Sachê para Cães Adultos Sabor Carne - 100g
Ração Úmida GranPlus Gourmet Sachê para Cães Adultos Sabor Carne - 100g
Comprar
Peitoral Nikita Ferplast para Cães Preto
Peitoral Nikita Ferplast para Cães Preto
Comprar
Cama Bonito pra Cachorro Europa Retangular Azul
Cama Bonito pra Cachorro Europa Retangular Azul
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças