»
»
»
Elkhound Norueguês

GUIA DE RAÇAS
Elkhound Norueguês

Neste guia você vai encontrar:

Corajoso, forte e protetor

CBKC - Grupo 5

Um cãozinho com sangue dos antigos vikings!

Informações Gerais

Quem disse que cães valentes não podem ser sentimentais? O Elkhound Norueguês, por exemplo, é um peludo extremamente aventureiro e destemido, com o espírito de um verdadeiro viking. Entretanto, também é conhecido como um companheiro fiel e acolhedor.

Por conta da imponência transmitida por este pet, algumas pessoas podem considerá-lo sério e focado em tempo integral. Porém, o Elkhound Cinza também é divertido e carinhoso. A seguir, confira as principais informações sobre a raça.

Condição física

O Elkhound Norueguês foi um cãozinho, durante muitos anos, submetido a atividades de caça. Por isso, a raça desenvolveu certo gosto por ambientes amplos e abertos, então vive bem em casas com quintais cercados.

Entretanto, o peludo pode se adaptar a apartamentos, basta levá-lo para caminhar na rua pelo menos uma vez ao dia. Vale dizer que, em geral, o pet prefere regiões de clima mais frio, suportando até mesmo nevascas intensas.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Elkhound Norueguês

Média de Altura

Média de altura do Elkhound Norueguês

Média de Peso

Média de peso do Elkhound Norueguês

Nível de Fofura

Nível de fofura do Elkhound Norueguês

Características

Requer atenção

Vive bem em
apartamento

É afetuoso

Gosta de gatos

Gosta de cães

Gosta de crianças

Precisa de exercícios

É saudável

É inteligente

É brincalhão

É sociável

Solta pelo

É fácil de treinar

Gosta de estranhos

É friorento

Rações para Elkhound Norueguês

Destaques e curiosidades

Este cachorro norueguês chama atenção pela aparência (similar à de um lobo) e também pela capacidade de demonstrar afeto. Sendo assim, para conferir mais curiosidades e informações importantes sobre os cuidados com a raça, não deixe de ler os tópicos a seguir!

A origem do Elkhound Norueguês está diretamente ligada à caça. Em tempos antigos, o animal era utilizado por caçadores de alces, ursos e outros animais selvagens de grande porte. Inclusive, “Elkhound” significa, em inglês, “cão caçador de alce”.

O passado do Elkhound também está fortemente conectado aos antigos vikings que habitavam a região da Escandinávia. Estudos apontam que os animais eram muito respeitados por esses povos, uma vez que eles são mencionados em lendas e em outros registros históricos.

O Elkhound Norueguês é considerado um dos cãezinhos mais antigos do mundo. Pesquisas arqueológicas descobriram um esqueleto muito similar ao do animal com ferramentas vikings que datam o ano de 5.000 a.C.

Elkhound Norueguês guia raças

História do Elkhound Norueguês

Origem

O Elkhound surgiu há muitos milênios, na Noruega. Registros apontam que o peludo navegou com antigos povos vikings que invadiram a Europa. A princípio, o cachorro era criado para a caça — principalmente de alces — e outras tarefas, como guarda e proteção de rebanhos.

Ancestrais

Pesquisadores divergem sobre a ancestralidade de cães do grupo Spitz (família do Elkhound Norueguês). Entretanto, sabe-se que eles são cães bem antigos e com características similares às de lobos. Assim, os peludos podem ter surgido a partir do cruzamento entre as primeiras raças de cachorros domesticadas e lobos.

Migração

É bem provável que o Elkhound tenha estado entre os navegadores vikings que invadiram a Europa entre os séculos VIII e X. A raça se popularizou bastante na região da Escandinávia, onde exercia diversas funções. Hoje, a maior parte dos exemplares se encontram em regiões de clima frio.

Reconhecimento

O Elkhound Norueguês foi oficialmente reconhecido pela Federação Cinológica Internacional no dia 3 de abril de 1996. O padrão oficial da raça foi publicado em 9 de agosto de 1999.

Elkhound Norueguês  veterinário guia raças

Características físicas

O Elkhound Norueguês é um cachorro de porte médio, com características que se assemelham muito às de lobos selvagens (um traço bem marcante em cães do grupo Spitz). Assim, ele tem estrutura forte, compacta e preparada para terrenos acidentados.

Outra característica marcante do Elkhound é a cauda enrolada para cima. Além disso, o pelo é espesso e faz ele suporte baixas temperaturas. As cores normalmente são: cinza-azulado escuro, cinza-claro, avermelhado e fulvo-avermelhado.

Conheça rações para Elkhound Norueguês

Personalidade

Por mais que o Elkhound tenha sido originalmente criado para caçar outros animais, hoje em dia, ele é um excelente cachorro de companhia. Isso se deve ao fato de o peludo ser fiel à sua família e ser muito dedicado a cuidar de quem ama.

Entretanto, isso não significa que o cãozinho aceita ser submetido a uma relação pet-tutor, ou seja, ele gosta de ser enxergado e tratado como igual. Assim, não espere agrados espontâneos. Por outro lado, você sempre pode contar com um amigo leal e carinhoso.

Convivência

Conviver com um Elkhound é ter um grande companheiro em tempo integral. Por mais que seja inteligente, o pet precisa de pulso firme para não se comportar de forma obstinada. Afinal, essa é uma raça muito determinada, que pode demonstrar certo senso de independência.

Além disso, vale dizer que o bichinho é conhecido por latir bastante diante de situações incomuns, sejam positivas, sejam negativas. No geral, tutores com mais experiência conseguem lidar melhor com o pet.

Socialização

Por mais que tenha um senso de alerta aguçado, o Elkhound não costuma ser agressivo. Assim, ele pode ser um tanto quanto reservado perto de estranhos, além de recebê-los com alguns latidos.

Já o convívio com crianças da família e outros cães pode ser bem pacífico. Atente-se apenas para animais de pequeno porte que podem aguçar os instintos de caçador do peludo, como gatos, roedores e outros. Procure socializar o bichinho com estranhos e outros animais desde cedo para evitar problemas futuros.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Este cachorro peludo deve ser escovado diariamente. Dessa forma, você remove a pelagem morta, evita nós e o acúmulo de sujeira nos pelos do seu amigo de quatro patas.

Escovação dos Pelos do Elkhound Norueguês

Higiene

Por ter uma camada de pelos bem grossa, o Elkhound não precisa tomar banhos frequentemente, porque os pelos repelem boa parte da sujeira. Assim, dê banho no cãozinho somente quando for extremamente necessário. Cuide apenas para as orelhas do peludo estarem sempre bem higienizadas.

As unhas do seu mascote devem ser aparadas rotineiramente para prevenir rachaduras que causam incômodos e podem até infeccionar. Portanto, leve-o ao veterinário para fazer esse procedimento com um profissional.

Os dentes do seu cachorro precisam ser escovados todos os dias. Para isso, utilize pastas e escovas especiais para os peludos. Essa prática diminui a quantidade de tártaros acumulados nos dentes do pet e evita o surgimento de outros problemas relacionados à higiene bucal.

Cuidados com a saúde do Elkhound Norueguês

O Elkhound é um cão saudável, que tem expectativa de vida consideravelmente alta em comparação com a de outros cães de mesmo porte. Algumas doenças que podem surgir ao longo da vida do peludo são: hipotireoidismo, cistos sebáceos, atrofia progressiva de retina, câncer e problemas cardíacos.

Cuidados Elkhound Norueguês

Higiene e Limpeza para Elkhound Norueguês

Alimentação

A dieta do seu cãozinho deve ser equilibrada e conter todos os nutrientes essenciais para o porte, a idade e outras condições físicas dele. Por isso, o ideal é oferecer uma ração premium ou superpremium adequada para a raça do peludo. Não se esqueça de porcionar a quantidade diária de comida em diferentes refeições.

Além disso, é muito importante oferecer água limpa e fresca ao cachorro, pois a hidratação do bichinho é fundamental para o bem-estar. Petiscos estão liberados entre uma refeição e outra, porém lembre-se de consultar um veterinário para saber quais são permitidos.

Acompanhamento

O acompanhamento veterinário deve ser constante na vida do seu peludo. Afinal, somente um profissional pode realizar exames de rotina para saber se está tudo bem com ele. Dessa forma, caso detecte algum problema, o tratamento adequado acontece de forma rápida e segura.

As visitas ao veterinário também são importantes para tirar dúvidas sobre a rotina do bichinho. Você pode consultar o especialista sobre a quantidade ideal de comida para oferecer ao pet ou até mesmo sobre o calendário de vacinas e vermífugos.

Filhotes

Às vezes, quando somos crianças, tudo à nossa volta parece grande e assustador, não é verdade? O mesmo acontece com nossos pets. Filhotes de cachorro estão em fase de desenvolvimento, aprendendo coisas novas a cada dia que passa. Por isso, é importante se dedicar muito aos bichinhos durante esse período.

Prepare a casa, reserve tempo na sua agenda e espere se divertir muito com as bolinhas de pelo! Lembre-se de ser paciente e oferecer todo o suporte necessário. Afinal, só assim os pequenos aprenderão a diferenciar o certo do errado.

Dicas de adestramento

O Elkhound não é dos cães mais fáceis de treinar. Por mais que seja muito inteligente, ele gosta de tomar as próprias decisões. Por isso, precisa de pulso firme para não achar que está no controle da casa. Então, lembre-se de tratá-lo como um igual, não como alguém que está abaixo do seu comando.

De maneira geral, este pet não é muito conhecido pela capacidade de seguir comandos. No entanto, ele pode ser treinado para seguir algumas regras cotidianas e normas da sua casa. Para isso, você precisa ser muito paciente e incentivar o bichinho da maneira correta.

Seu Elkhound bem-cuidado com os itens oferecidos pela Petz!

Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre o Elkhound Norueguês. Para cuidar do peludo, não deixe de contar com os artigos disponíveis em nosso catálogo. Então, aproveite que está por aqui, no Pet Shop on-line da Petz, e garanta tudo que seu mascote precisa!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Elkhound Norueguês

Biscoito Pedigree Biscrok Mini para Cães Adultos de Raças Pequenas
Biscoito Pedigree Biscrok Mini para Cães Adultos de Raças Pequenas
Comprar
Escada ou Rampa Tubline Rosa
Escada ou Rampa Tubline Rosa
Comprar
Brinquedo Lilopety Mini Frisbee Flexível Vermelho para Cães
Brinquedo Lilopety Mini Frisbee Flexível Vermelho para Cães
Comprar
Caneca Dosadora Lilopety Fumê 250ml
Caneca Dosadora Lilopety Fumê 250ml
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças