»
»
»
Cavalier King Charles Spaniel

GUIA DE RAÇAS
Cavalier King Charles Spaniel

Neste guia você vai encontrar:

Amigável e destemido!

CBKC - Grupo 9

Esse cãozinho estará ao seu lado na alegria e na tristeza.

O Cavalier King Charles Spaniel é um cãozinho extremamente fofo e grudento. Sim, ele é muito fiel e apegado ao seu tutor! Adora ter toda a atenção do mundo dedicada a ele, incluindo ficar horas e horas deitado no colo.

Mas esse é apenas um aperitivo de tudo que você irá descobrir sobre essa querida raça. Ficou curioso? Quer saber mais? Então, confira este guia completo sobre esse cãozinho. Depois de ler tudo, a gente duvida que você não vá querer adotar um!

Condição física

O cãozinho dessa raça é bem enérgico e vai querer sempre a sua companhia. Apesar de ser bem alerta, o lugar favorito dele é no colo do tutor. Por isso, para que não fique com excesso de peso, é indicado que faça caminhadas diárias para que ele gaste toda a sua energia.

Mas tenha atenção! Muito destemido, esse cãozinho acredita ser capaz de fazer tudo, em qualquer lugar. Com um instinto de caçador, ele é curioso e adora encontrar um local novo e inusitado para explorar.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Cavalier King Charles Spaniel

Média de Altura

Média de altura do Cavalier King Charles Spaniel

Média de Peso

Média de peso do Cavalier King Charles Spaniel

Nível de Fofura

Nível de fofura do Cavalier King Charles Spaniel

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

tres muito?

tres de gatos?

tres de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Cavalier King Charles Spaniel

Destaques e curiosidades

O Spaniel não é lá uma raça de curiosidades tão excêntricas em sua história. Mas, assim como qualquer outra, possui seus destaques. Veja, a seguir, algumas informações relevantes que carrega desde a sua origem.

Cavalier King Charles Spaniel. Sem dúvida, é o maior nome de uma raça para um cachorro tão pequeno, não é? Seu nome se deve a duas homenagens, uma feita à Charles B Stuart, criador da raça, e outra aos reis Charles I e Charles II, que amavam a companhia desses pequenos.

É claro que com todo esse charme, a raça não poderia ficar de fora das telinhas. A Elizabeth Taylor, cadelinha da personagem Charlotte York, marcou presença no seriado Sex in the City. Se você também era fã, vai se lembrar!

Diversas celebridades são tutores de Cavaliers, citaremos algumas: Courteney Cox, a Mônica, do seriado Friends, a também atriz Jennifer Love Hewitt, o ex-presidente norte-americano Ronald Reagan, Cláudia Jimenez e Miguel Falabella.

Cavalier King Charles Spaniel guia raças

A história do Cavalier King Charles Spaniel

Origem

O próprio nome da raça e o seu contexto histórico dá dicas sobre a origem desse amável cãozinho, o Reino Unido. Presente na corte europeia no século XVII, o Spaniel ganhou reconhecimento e popularidade, inicialmente, com a rainha Maria I, da Escócia e com os reis Charles I e II, da Inglaterra.

King Charles

A influência dos reis ingleses, principalmente Charles II, foi tão grande que, a partir daquele momento, o Cavalier ganhou “King Charles Spaniel” em seu nome. O amor do rei fez com que ele emitisse um decreto que permitia a presença de seus cãezinhos em lugares públicos, inclusive no parlamento.

Pós rei Charles

Após a morte do rei Charles II e o fim do seu mandato, em 1685, a popularidade da raça diminuiu. À época, outras raças de cães pequenos, como o Pug, começaram a se tornar a preferência da nova realeza. Porém, mais tarde, os Cavalier Spaniel voltaram a se popularizar em diversos outros países.

Reconhecimento

Depois de muitas tentativas por parte de entusiastas da raça, o Kennel Club resolver reconhecer o Cavalier King Charles Spaniel como uma raça distinta em 1945. Já no American Kennel Club (AKC), o reconhecimento foi mais tardio, apenas em 1995, 43 anos depois do primeiro cão da raça chegar aos EUA.

Variações dos cães spaniels

O surgimento da raça se deve ao fato de que tutores da época buscavam uma variedade menor dos cães Spaniels já existentes. Para que isso ocorresse, houve o cruzamento desses pets com raças chinesas de porte pequeno, como o próprio Pug.

Até chegar ao que conhecemos hoje como Cavalier King Charles Spaniel, houve diversas mudanças nos padrões da raça. Essas modificações foram cruciais para a demora de reconhecimento dos principais clubes de cinofilia.

Cavalier King Charles Spaniel veterinário guia raças

Características físicas

É possível reconhecer um King Charles de longe e o principal motivo é a pelagem. Longa, sedosa e com leves ondulações apenas. Outra característica marcante é a franja, sempre abundante e linda.

Existem quatro variações de cores: preto e castanho, rubi, blenheim (marcas em castanho com o fundo branco pérola) e tricolor (preto, branco e algumas marcações em castanho). Os olhos são sempre grandes, redondos e escuros. Orelhas longas e marcadas com franjas abundantes.

Conheça rações para Cavalier King Charles Spaniel

Personalidade

Não vai precisar de muito tempo para você perceber o quão amável é o Charles Spaniel. Brincalhão, pegajoso, curioso e extremamente apaixonado pela família, essa raça, sem dúvida alguma, está entre as mais dóceis.

Mas, todo esse apego deve ser controlado, para não criar dependência. Cheio de energia, ele precisa gastá-la, por isso, procure sempre levá-lo diariamente para passeios, assim, ele não fica entediado em casa.

Convivência

Como já dissemos, o King Charles é totalmente família e a convivência com outras pessoas será o menor dos problemas. Até mesmo as visitas, caso receba muitas, serão tratadas como os melhores amigos deste cãozinho.

Porém, um cuidado importante é caso precise deixar ele sozinho. Tão ligado à presença humana, a solidão pode deixá-lo tristes e entediado. Então, procure sempre uma companhia para o seu companheiro, ou, pelo menos, algo que o distraia por bastante tempo.

Socialização

Independentemente do apego que esse cãozinho possui com outras pessoas, a socialização é algo que precisa ser trabalhada desde quando o cachorro Cavalier ainda for filhote e está se habituando ao novo ambiente.

Por isso, procure educar o cãozinho e trabalhar a socialização desde o início, principalmente com outros pets. Não que ele vá estranhar, ou algo do tipo. Aliás, não há dúvida de que ele irá conquistar outros amiguinhos, mas toda precaução é válida, concorda?

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

A escovação dos pelos do pet vai exigir uma atenção especial por parte de você, tutor. Por ser fino, longo e liso, serão necessárias escovações com maior frequência. Procure fazer ao menos três vezes por semana.

Utilize sempre uma escova específica para esse tipo de pelagem, se estiver com dúvida, converse com um médico-veterinário. Uma aparada nos pelos deve ser feita com frequência na região dos olhos e, com certa periodicidade, em todo o corpo.

Escovação dos Pelos do Cavalier King Charles Spaniel

Higiene

O principal cuidado com a higiene do pet, como comentamos acima, é com a escovação frequente dos pelinhos. Já os banhos podem demorar um tempo maior, então, procure banhá-lo uma vez por mês.

Atente-se em sempre escolher shampoos específicos para cachorros e de acordo com os pelos do seu animal. Além do banho, outro ponto importante na higiene do pet é o cuidado com as orelhinhas, que devem ser limpas semanalmente para evitar infecções.

Muito comum na maioria das raças, o Cavalier Spaniel também possui propensão a ter problemas na região dentária, como o tártaro. Para evitar que isso aconteça, crie uma rotina de escovação dos dentinhos.

É sempre importante estar atento ao tamanho das unhas do seu cãozinho. Quanto maior ela ficar, a probabilidade para ele se machucar ao se coçar também cresce. Porém, não corte muito para que não machuque a pele do pet.

Cuidados com a saúde do Cavalier King Charles Spaniel

O Charles Spaniel se mostra uma raça de cachorro bem saudável. Mas, assim como ocorre com outras raças, o pet pode sofrer com algumas predisposições clínicas. Uma delas é a displasia do quadril, que acompanha diversos cãezinhos da raça.

Já o pet na fase sênior pode sofrer com um sopro no coração, uma doença que pode ser diagnosticada caso o seu companheiro tenha muita tosse, cansaço e língua roxa. Por esse motivo, é indicado o uso de uma guia peitoral em vez da coleira.

Cuidados Cavalier King Charles Spaniel

Higiene e Limpeza para Cavalier King Charles Spaniel

Alimentação

Oferecer uma boa alimentação para o cãozinho é essencial para garantir um desenvolvimento saudável e equilibrado. Para isso, procure sempre pelas melhores e mais saborosas rações disponíveis.

Entre tantas opções, escolha a que mais esteja relacionada ao porte, raça e idade do seu animal. Com uma boa ração, desde cedo, a probabilidade de evitar possíveis problemas de saúde são imensas.

Acompanhamento

O médico-veterinário será o responsável por realizar todo o acompanhamento clínico do seu King Charles Cavalier, desde o primeiro dia. Portanto, escolha um de confiança e procure marcar visitas periodicamente para saber mais sobre a saúde do seu amiguinho.

Filhotes

Filhotes

Você vai conhecer toda a energia desse cãozinho com ele ainda filhote. Desde os primeiros dias em casa, o pet se mostra extremamente ativo e adora brincar com todos ao seu redor, já se mostrando muito apegado à família.

Se está nos seus planos adotar um Cavalier King Charles Spaniel filhote, atente-se para todas as necessidades durante as primeiras semanas. Faça toda a vacinação necessária e realize exames médicos com o especialista de confiança. Assim, o pet terá uma vida feliz e longa!

Dicas de adestramento

O Dr. Stanley Coren, em seu livro A Inteligência dos Cães, elaborou, com a parceria de juízes especializados em provas de obediência, uma classificação de inteligência com 79 raças caninas.

Nesse ranking, o King Cavalier aparece na 44ª posição. De acordo com o autor, nesta posição estão raças extremamente inteligentes ao trabalho, mas com obediência intermediária. Por isso, é importante se dedicar com o processo de educação do pet desde cedo.

Para adestrá-lo, procure realizar, com o pet ainda filhote, alguns comandos mais simples, como jogar um objeto ou dar ordens. Sempre que ele corresponder aos truques, procure premiá-lo com algum mimo, como petiscos.

Agora, caso o cãozinho se mostre desobediente, procure a ajuda de profissionais. Porém, é sempre importante estar ao lado do especialista em adestramento para que, na ausência dele, o pet veja você como um líder e obedeça as ordens.

Produtos para Cavalier King Charles Spaniel é só aqui na Petz!

Gostou de conhecer tudo sobre o Cavalier King Charles Spaniel? Com todas essas dicas e informações, o dia a dia com o seu companheiro ficará muito melhor. Então, encontre aqui em nosso Pet Shop on-line os melhores produtos para o bem-estar do seu pet!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Cavalier King Charles Spaniel

Ração Guabi Natural para Cães Adultos de Porte Mini e Pequeno Peru e Aveia Light 2,5kg
Ração Guabi Natural para Cães Adultos de Porte Mini e Pequeno Peru e Aveia Light 2,5kg
Comprar
Ração Úmida Magnus Para Cães de Pequeno Porte Adultos Sabor Carne ao Molho - 85g
Ração Úmida Magnus Para Cães de Pequeno Porte Adultos Sabor Carne ao Molho - 85g
Comprar
Shampoo Pelo e Derme Vetnil Hipoalergênico
Shampoo Pelo e Derme Vetnil Hipoalergênico
Comprar
Fralda Dog's Care Ecofralda para Cães Machos 12 Unidades
Fralda Dog's Care Ecofralda para Cães Machos 12 Unidades
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças