»
»
»
Basset Hound

GUIA DE RAÇAS
Basset Hound

Neste guia você vai encontrar:

Um cachorro que vai muito além da aparência

CBKC - Grupo 06

Bem humorados, sociáveis e com um faro incrível: apaixone-se por esses cãezinhos

Um dos motivos por trás dos tutores adotarem cãezinhos, é o fato de ver no pet um companheiro durante o dia a dia para ele e toda a família. Perfeito para esses casos, o cachorro Basset Hound se tornou popular justamente por toda a sua tranquilidade, companheirismo e bom humor.

O Basset Hound é um cãozinho que não pode ser julgado pela aparência. Com orelhas longas e olhar cabisbaixo, quem vê pensa que ele é um animal triste. Porém, quem conhece, sabe que por trás de sua fisionomia, há um pet parceiro e amigável com todos.

Condição física

Cachorros da raça Basset Hound são preguiçosos e adoram ficar no colo ou deitado em sua caminha durante um longo tempo. No entanto, é necessário que o tutor realize exercícios leves com o animal — sempre de coleira — para que ele não tenha sobrepeso.

Se não for possível o passeio todos os dias, ao menos tenha um espaço destinado para ele se divertir. Exímios vigilantes, esses cãezinhos adoram farejar, portanto, estimular essa característica do animal pode ser ótimo para o físico e a mente dele.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Basset Hound

Média de Altura

Média de altura do Basset Hound

Média de Peso

Média de peso do Basset Hound

Nível de Fofura

Nível de fofura do Basset Hound

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Basset Hound

Destaques e curiosidades

Para quem está pensando em contar com um na família, espere um excelente companheiro e também um cachorro que não gosta de ficar sozinho. Portanto, se a presença em casa não for o forte do tutor, pense em ter também um companheiro para o seu amigão.

Apenas o Cão de Santo Humberto ou Bloodhound possui um faro tão aguçado como o do Basset Hound. E todo esse talento não deve ser desperdiçado pelo tutor. Sempre que possível, instigue os dons de farejamento do seu companheiro com diversas brincadeiras e desafios.

O Basset Hound não é uma raça agressiva. No entanto, são cachorros teimosos e lentos, exigindo uma paciência maior do tutor. Esses cãezinhos também não costumam latir com frequência, mas, ao farejar e se interessar por algo, é provável ouvir seu alto latido devido a empolgação.

O Basset Hound nunca foi protagonista nas telinhas. Porém, quem tem uma boa memória e adora desenhos, vai lembrar da aparição de um pet da raça no desenho Tom and Jerry, no papel Droopy, um cãozinho branco de cabelo alaranjado e voz lenta — fazendo alusão ao andar lento do animal.

Basset Hound guia raças

A História do Basset Hound

Origem

Assim como diversas outras raças, a origem do Basset Hound não é tão simples. Especialistas apontam a França como o país de origem do animal por conta da menção em um livro ilustrado sobre caça em 1585. No entanto, o cãozinho que conhecemos atualmente é originário da Grã-Bretanha e tem o dedo de Everett Millais.

Migração

Millais trouxe da França o Basset Hound e após alguns experimentos, como inseminação artificial, surgiram os primeiros cães puros dessa “nova” raça, que resultou em cachorros maiores que os da raça francesa. Millais ficou conhecido como o “pai da raça” em solo britânico.

Surgimento do nome

A palavra Basset provém do francês “bas”, que significa baixo. Isso porque, apesar de comprido, os cachorros da raça possuem patas curtas e não ultrapassam 40 centímetros de altura.

Pouco conhecido

Apesar de toda a popularidade no mundo e diversas características positivas que o Basset Hound possui, aqui no Brasil a raça ainda não figura entre as mais populares. Portanto, dificilmente você verá muitos cachorrinhos desse por aí.

Familiares

O Basset Hound é uma raça que faz parte do grupo de raças sabujas, ou hound, que signifca cães de caça. Portanto, sua origem de “cão de caça anão” está ligada a outras raças do grupo, como o Basset Artesiano Normando, ou Basset Azul da Gasconha.

No entanto, o Basset Hound possui características próximas a de outras raças, como o Bloodhound (por conta do seu faro) ou o Dachshund (devido as perninhas curtas e o corpo comprido).

Basset Hound guia raças

Características físicas

A raça de cachorro Basset Hound, de porte médio, possui muitas características únicas. Além de ser o segundo melhor cão farejador do mundo, cachorros dessa raça possuem patas curtas. No entanto, não imagine um cachorro de pequeno porte. Além de compridos, eles podem chegar a quase 30 quilos — peso semelhante a de pets de porte grande.

Ao olhar bem para um Hound, é comum enxergar algumas rugas na testa e em volta dos olhos. O focinho preto é grande e bem aberto, facilitando o farejamento do cão. Os olhos cabisbaixos e as tradicionais orelhas longas e caídas dão a ele um aspecto sempre triste — o que não passa nem perto desses cachorros.

Conheça rações para Basset Hound

Personalidade

O Basset Hound é o típico cãozinho boa-praça. Adora fazer amizades com todos, inclusive outros cachorros e até mesmo outros animais, como gatos. Os pets dessa raça também são uma excelente opção para tutores que têm crianças em casa, por conta da sua personalidade amigável.

Sim, esse cãozinhos são ótimos amigos. Extremamente afetuosos, eles nunca serão agressivos, principalmente com seus tutores e também não demonstram timidez com a presença de visitas. Além disso, adoram ficar no colo por horas — o que nem sempre é possível devido ao peso do animal.

Convivência

Conviver com um Basset Hound será a tarefa mais fácil para todos da casa. Conforme falamos na personalidade desse pet, eles são amorosos até mesmo com outros animais, algo não muito comum em diversas outras raças.

Assim, eles são cachorrinhos que adoram companhia e detestam ficar sozinhos. Portanto, se for deixar o seu animal muito tempo só durante o dia, é recomendável que realize um treinamento para que ele não fique solitário nestes momentos ou até mesmo arrume um parceiro de bagunça para ele.

Socialização

Os Bassets são uma das principais escolhas para famílias que possuem crianças em casa, justamente por seu um cãozinho extremamente sociável. Porém, apesar de todo o seu carinho, é recomendável que o tutor realize um treinamento com o seu companheiro desde filhote, para que ele cresça ainda mais sociável.

E se a sua casa recebe muitas visitas, fique tranquilo, esses cachorrinhos vão roubar a cena ao abordar de patas abertas todos os seus visitantes. Para ele, quanto mais pessoas em casa melhor e quanto menos, pior.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos e orelhas

Quem tem um cachorro Basset Hound em casa, sabe que os pelos do cachorro possuem um cheiro único. Alguns tutores até gostam do cheiro, mas outros implicam e evitam a qualquer custo. Se você for o segundo tipo de tutor, o banho é a melhor solução — mas saiba que o cheiro nunca sairá completamente e os banhos devem ser feitos com produtos específicos.

Inclusive, os banhos devem ser feitos, no mínimo, a cada 15 dias em cachorros dessa raça. Já a escovação dos pelos, para evitar a queda, é recomendada semanalmente. Utilize escovas específicas para o estilo de pelo do cachorro, que é curto e macio.

Já as longas e caídas orelhas dos Bassets necessitam de um cuidado mais especial. Semanalmente procure higienizar a região, com muito cuidado. Se tiver dúvidas, consulte um médico-veterinário e ele irá ensinar a melhor forma de limpeza.

Preocupe-se também em realizar a higiene na região da face, ao redor da boca e das rugas, pois cachorros da raça costumam babar e é importante a limpeza para evitar bactérias nessa região do seu companheiro.

Escovação dos Pelos do Basset Hound

Higiene

Além dos cuidados na pele e a região das orelhas, outro cuidados são importantes para garantir uma boa higiene ao seu companheiro. Ao comprar produtos como shampoos, certifique-se de que, de fato, aquele é um produto para cachorros a fim de evitar irritações na pele do animal.

As unhas e os dentes também fazem parte do processo de higienização do seu Basset Hound. Com as unhas, corte-as sempre que perceber o tamanho além do ideal para evitar que o pet se machuque. E com os dentes, para não acumular tártaro, realize a limpeza junto com o banho.

Diferente de outras raças, os pelos dos Bassets não são o melhor cobertor para protegê-los do frio. Para não deixar que seu companheiro passe frio, escolha roupinhas que manterão ele aquecido e confortável durante as temperaturas mais baixas.

Cuidados com a saúde do Basset Hound

Infelizmente, assim como nós, nossos cãezinhos também estão sujeitos a doenças. Cabe ao tutor se atentar ao comportamento do seu companheiro para levá-lo ao médico-veterinário caso perceba qualquer ação fora do comum.

No caso do Basset Hound, eles tendem a ter glaucoma, podendo causar cegueira no pet; trombofilia, uma espécie de trombose nos cachorros e infecções na pele e pelagem, principalmente nas regiões das patas e dobras de pele.

Escovação dos Pelos do Basset Hound

Higiene e Limpeza para Basset Hound

Alimentação

Quando pensamos em adotar um cãozinho para a nossa família, não dá para deixar de lado a escolha pela ração ideal. Apesar de ter o tamanho de cachorros com porte pequeno e o peso de porte grande, o Basset Hound é uma raça de porte média, então escolha rações específicas para o porte dele.

Se atente também a idade recomendada de cada ração. Esses cãezinhos são considerados filhotes até completarem um ano de idade. Portanto, até os doze meses, alimente-o com rações para filhotes e após esse período, substitue por rações adultas. Ao chegar na fase sênior, escolha também a melhor opção de comida para o seu velhinho.

Acompanhamento

O Basset Hound é uma raça que pode desenvolver alguns problemas de saúde, conforme falamos. Justamente por isso, ter o acompanhamento de um médico-veterinário de sua confiança é essencial para que o pet cresça saudável e feliz.

E para evitar qualquer imprevisto com o seu companheiro, ao notar alguma estranheza de comportamento, leve-o para esse especialista. Assim, ele indicará o melhor tratamento a ser feito. Como nós, é necessário ter uma recomendação médica para a utilização de remédios em seu animal, portanto, não o medique por conta própria.

Filhotes

Filhotes

Como já citamos, os Bassets tendem a sofrer com a doença de glaucoma. Por conta disso, ao adquirir um Basset filhote, é indicado pesquisar se os pais desse pet tiveram a doença para iniciar os tratamentos desde cedo.

Já a disposição física do cachorro é maior quando ele ainda é filhote. As cores da pelagem, assim como adultos, são as mesmas: pode ser tricolor (branco, preto e marrom) ou bicolor (branco e preto ou caramelo e preto). Algumas outras combinações de cores são possíveis, como cinza ou fulvo, mas não é tão comum.

Dicas de adestramento

O Basset Hound é uma raça de cachorro bem teimosa. Por conta disso, o adestramento pode ser uma tarefa complicada para que o tutor faça sozinho. Para se ter uma ideia, de acordo com o ranking de inteligência canina desenvolvido pelo especialista norte-americano, Dr. Stanley Coren, a raça ocupa o 71º lugar entre 79 raças.

E por conta dessa dispersão e teimosia dos Bassets, é indicado a presença de um profissional em obediência canina para te orientar no processo de adestramento. Saiba que, apesar de contratar um profissional, é extremamente importante que o tutor sempre esteja junto para que o cachorro entenda que deve obedecer também o seu tutor.

Enxoval para Basset Hound

Mesmo que os Bassets sejam cachorros extremamente simples de agradar, ao receber um em casa, adquira todos os itens essenciais para um dia a dia saudável do pet com antecedência. Aqui, no Pet Shop on-line da Petz você encontra todos os acessórios indispensáveis com preços imperdíveis. Venha conferir!

Agora, se você ainda não possui um cãozinho desse, mas ficou encantando após todas essas informações, confira locais que possuem filhotes de Basset para adoção e transforme a vida desse cachorrinho para melhor, além de também transformar a sua.

Produtos mais comprados para o Basset Hound

Assento Tubline TransPet para Cães e Gatos Vermelho
Assento Tubline TransPet para Cães e Gatos Vermelho
Comprar
Cama Pawise para Cães Round Azul
Cama Pawise para Cães Round Azul
Comprar
Casa Idealdog para Cães Pop House Vermelho
Casa Idealdog para Cães Pop House Vermelho
Comprar
Ração Golden Fórmula Mini Bits Para Cães Filhotes Raças Pequenas Sabor Carne e Arroz
Ração Golden Fórmula Mini Bits Para Cães Filhotes Raças Pequenas Sabor Carne e Arroz
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças

Pesquisa - Qual o seu pet?

Nome:
E-mail:
Cachorro
Gato
Outros