»
»
»
Scottish Terrier

GUIA DE RAÇAS
Scottish Terrier

Neste guia você vai encontrar:

Independente, confiante e leal

CBKC - Grupo 3

Conheça um cão ativo, inteligente e super bonitinho!

Informações Gerais

Certamente, você já viu um Scottish Terrier por aí e ficou encantado com a beleza desse cãozinho, não é mesmo? Muito popular, essa raça de cachorro conquista a qualquer um e é facilmente reconhecível por suas perninhas curtas e barbicha sempre à mostra.

O Terrier Escocês é um cão de pequeno porte que não dispensa atividades físicas e brincadeiras. A personalidade dele é marcada por características como independência, certa teimosia e apego à família adotiva. Acompanhe o guia completo sobre a raça!

Condição física

Prepare-se para conhecer um cachorro que, definitivamente, não lida bem com uma vida sedentária. Por ser uma raça ativa, é um pet perfeito para tutores com uma rotina mais agitada, com disponibilidade para passeios e atividades físicas.

De natureza aventureira e com bastante energia para gastar, o cachorro Scottish Terrier se dá bem com desafios e esportes caninos, como o agility. Além disso, é importante oferecer práticas de exercícios que contribuam para a saúde mental do peludo.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Scottish Terrier

Média de Altura

Média de altura do Scottish Terrier

Média de Peso

Média de peso do Scottish Terrier

Nível de Fofura

Nível de fofura do Scottish Terrier

Características

Adaptabilidade

Nível de afeição

Bom para
apartamento

Tendência de latir

Amigável com gatos

Amigável com
crianças

Amigável com cães

Necessidades de
exercícios

Espaço Necessário

Tosa

Problemas de Saúde

Inteligência

Gosto por
brincadeiras

Queda de pelo

Necessidade Social

Amigável com
estranhos

Territorialista

Facilidade de
treinamento

Cão de guarda

Tolerância ao frio

Tolerância ao calor

Rações para Scottish Terrier

Destaques e curiosidades

Já deu para notar que o cão Scottish Terrier é um pet encantador e superlegal, né? Mas, além de toda a fofura, esse peludo possui algumas curiosidades, assim como outras raças. São fatos interessantes de sua história e características marcantes.

Esse belo cãozinho já foi o animal de estimação de diferentes presidentes americanos, como Dwight D. Eisenhower e George W. Bush. De todo modo, o mais famoso deles foi Fala, pet de Franklin D. Roosevelt, que acompanhava o político em eventos oficiais.

Se você ama personagens caninos do Cinema, com certeza, vai lembrar do Joca, um dos cães no filme A Dama e o Vagabundo, da Disney. Pois, saiba que ele é um Terrier Escocês e também aparece em 101 Dálmatas, outra animação de sucesso!

Além de arrasar nas telonas, essa raça é uma das mais premiadas em competições e apresentações caninas. O pet já ganhou o Westminster Kennel Club Dog Show nove vezes, e a cadela Knopa foi a vencedora do Crufts, considerado o maior show canino do mundo.

Scottish Terrier guia raças

História do Scottish Terrier

Origem

Como o próprio nome indica, nosso amigo de quatro patas é natural da Escócia, mais precisamente das Terras Altas, no Norte do país. Desenvolvido para caçar animais pequenos, como ratos, raposas e texugos, ele é considerado por alguns especialistas como a variedade mais antiga da raça canina nativa da Grã-Bretanha.

Migração

O processo de migração do cãozinho demorou um bom tempo para acontecer. As primeiras importações do animal para os Estados Unidos ocorreram no fim do século XIX. O pico de popularidade do nosso querido Terrier foi entre as décadas de 1930 e 1940. Atualmente, ele pode ser encontrado em diferentes partes do mundo.

Clubes

Assim como acontece com as demais raças de cachorro, o Terrier Escocês possui criadores e entusiastas espalhados pelo mundo. Desse modo, ele conta com clubes oficiais, como o Scottish Terrier Club, formado em 1882, e o Scottish Terrier Club of America, fundado em 1900.

Reconhecimento

Os primeiros padrões da raça foram definidos um ano antes da criação do clube dedicado a ela. Em 1884, o cão foi reconhecido pelo American Kennel Club, uma instituição importante no mundo da cinologia. A oficialização pela Federação Cinológica Internacional aconteceu em 1954.

Scottish Terrier  veterinário guia raças

Características físicas

O cão Terrier Escocês é famoso por características como as pernas curtas e o corpo compacto. A cabeça dele é longa, em proporção ao tamanho do corpo. As orelhinhas são triangulares, pontudas e costumam ficar sempre apontadas para cima.

A cauda também chama a atenção por permanecer sempre ereta e chegar a mesma altura das orelhas. Os padrões de cor da raça são preto, que o é mais comum, trigo ou tigrado em diferentes tonalidades. Contudo, também é possível encontrar o Scottish Terrier branco.

Conheça rações para Scottish Terrier

Personalidade

Os padrões oficiais da raça de cachorro Scottish Terrier, definidos pela Federação Cinológica Internacional, descrevem o pet como leal e fiel. Isso porque ele se apega facilmente à família e gosta de estar sempre na companhia do tutor.

De todo modo, essas características são equilibradas com uma personalidade independente e reservada. Como se trata de uma raça criada para servir como cão de guarda, esse cachorro também é corajoso e bastante inteligente. Porém, é difícil encontrar um Scottish Terrier de temperamento agressivo.

Convivência

Pensa em ter um cãozinho escocês como novo integrante da família? Pois, saiba que ele é um bom pet para se ter em apartamento, desde que tenha uma rotina de saídas para caminhar e praticar atividades físicas. Certamente, o peludo pode tomar para si o papel de guarda, por isso, os latidos podem servir de aviso caso perceba algo estranho.

De todo modo, o pet não é indicado para famílias com crianças pequenas e tutores impacientes, já que ele pode ser teimoso e não acatar ordens facilmente. A convivência com outros animais também pode ser problemática, principalmente, com os bichinhos menores, que afloram seu instinto de caça.

Socialização

Para que esses probleminhas de obstinação do Scottish Terrier sejam trabalhados, é importante contar com um processo de socialização. Contudo, é necessária muita paciência e carinho do tutor para que ele consiga superar certos instintos.

O que facilita o processo é a inteligência da raça. Os peludos do tipo respondem muito bem a tons vocais e entendem sinais como descontentamento a partir da voz do tutor. Por isso, a persistência e o uso de recompensas por bom comportamento fazem toda a diferença.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

O pelo do cachorro Scottish Terrier possui duas camadas, uma externa, que é mais rígida, e um subpelo macio e denso. Portanto, o tutor deve se lembrar de desembaraçar a pelagem dele, ao menos, uma vez por mês.

As escovações para a retirada de fios soltos e penteados pode ser feita semanalmente, sempre com um pente apropriado para esse tipo de pelo. Também há indicações de tosas em um cronograma de seis a oito semanas ou sob a orientação de um veterinário.

Escovação dos Pelos do Scottish Terrier

Higiene

Outros cuidados são fundamentais, como banhos periódicos, sempre utilizando shampoos adequados para o tipo de pelagem da raça. Além disso, o tutor precisa verificar regularmente as orelhinhas do animal e mantê-las limpinhas.

Por se tratar de um cachorro bastante ativo e brincalhão, as unhas do Scottish Terrier costumam se desgastar naturalmente. Contudo, se isso não acontecer, o tutor pode apará-las em casa ou solicitar o cuidado a um serviço profissional, como o da Petz.

A limpeza dos dentes evita vários probleminhas como o surgimento de tártaro na boca do pet. Portanto, é importante manter uma rotina diária de escovações, com escova e produtos de higiene apropriados para o bichinho, bem como check-ups odontológicos regularmente.

Cuidados com a saúde do Scottish Terrier

De modo geral, o cãozinho dessa raça tem uma boa saúde. Entretanto, como todo peludo, ele possui predisposição a algumas doenças. Por isso, os clubes de criadores da raça indicam a realização de avaliações periódicas com o médico-veterinário.

São exames como o teste de DNA para a doença de Von Willebrand e a avaliação da patela. Há, ainda, precauções como hábitos saudáveis, que envolvem boa alimentação e práticas de passeios ou esportes caninos — exceto a natação, já que suas características não permitem que ele nade bem.

Cuidados Scottish Terrier

Higiene e Limpeza para Scottish Terrier

Alimentação

A qualidade de vida desse peludinho tem forte relação com seus hábitos alimentares. Por essa razão, é essencial que o tutor defina a forma de nutrição mais adequada ao pet de acordo com as orientações do veterinário.

Cabe destacar que práticas como oferecer guloseimas e comida humana aos cães são perigosas. Portanto, opte sempre por uma ração para cachorro alinhada às necessidades nutricionais do pet, bem como verificar a classificação de porte e idade para consumo do alimento.

Acompanhamento

Como já destacamos, uma vida saudável faz toda a diferença. Contudo, isso não dispensa a realização de check-ups de rotina do animal com o médico-veterinário. Com essas consultas, é possível diagnosticar possíveis problemas de saúde e tratá-los rapidamente.

Uma boa recomendação é que o tutor adote o hábito de frequentar o consultório desde a fase do Terrier Escocês filhote. Assim, o cão se adapta mais facilmente às idas ao veterinário e tem um desenvolvimento mais saudável e feliz.

Filhotes

É recomendável tomar algumas precauções ao receber um filhote de Scottish Terrier como novo morador da casa. Adapte o ambiente contra possíveis acidentes e fugas, além de definir um cantinho confortável para descanso e outro limpinho para as refeições.

Nessa idade, o animal também precisa de cuidados mais intensos com vacinação e vermifugação. Ao manter a caderneta de imunização dele em dia, o tutor evita doenças e garante mais qualidade de vida ao peludinho.

Dicas de adestramento

A treinabilidade do Terrier Escocês não é das mais fáceis. Vale lembrar que esse cão é independente e esperto, por isso, é provável que se desinteresse pelo adestramento se não tiver atividades novas e instigantes.

Segundo o American Kennel Club, as sessões de adestramento não devem demorar mais de 15 minutos. Além do mais, é importante ser criativo nas lições e sempre recompensar o pet se elas forem realizadas corretamente.

Encontre tudo para seu Scottish Terrier, aqui, na Petz!

Só o Pet Shop on-line Petz traz um guia completo sobre o Scottish Terrier e ainda conta com um catálogo repleto de novidades para a raça. Aproveite nossa variedade e preços imperdíveis!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Scottish Terrier

Ração Premier Fórmula para Cães Adultos de Raças Pequenas Sabor Frango
Ração Premier Fórmula para Cães Adultos de Raças Pequenas Sabor Frango
Comprar
Cama M1 Urban Puppy para Cães Microfibra Lisa Marinho
Cama M1 Urban Puppy para Cães Microfibra Lisa Marinho
Comprar
Brinquedo Chalesco Para Cães Bola para Ração - Cores Sortidas
Brinquedo Chalesco Para Cães Bola para Ração - Cores Sortidas
Comprar
Antipulgas e Carrapatos Bravecto Transdermal MSD para Cães 4,5 a 10kg
Antipulgas e Carrapatos Bravecto Transdermal MSD para Cães 4,5 a 10kg
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças