»
»
»
Rottweiler

GUIA DE RAÇAS
Rottweiler

Neste guia você vai encontrar:

Intimidador e um excelente guardião

CBKC - Grupo 02

Robustos e protetores, eles também são amigáveis, quando bem educados

Quem vê cara, não vê coração. Se pudéssemos resumir o cachorro Rottweiler em uma frase, seria essa. E a explicação é simples: esses cãezinhos, quando bem educados, são muito mais que uma feição nervosa de um, já característico, cachorro protetor.

Exímios guardiões, os Rottweilers são usados, por grande parte dos seus tutores, para proteger o ambiente, seja ele qual for. E cumpre esse papel como nenhum outro cachorro. Porém, aos que preferem educá-los desde muito cedo com muito amor, terá um cãozinho que retribui todo esse carinho.

Condição física

Desenvolvidos para o trabalho, os cães dessa raça são extremamente ativos e territorialistas. Por isso, é comum vê-los como guias policiais, exímio competidores, excelente guardiões e qualquer outro serviço que seja designado para eles.

Devido ao seu tamanho, tendem a comer muito. Portanto, cabe ao tutor delimitar a quantidade ideal de ração e realizar passeios diários com o seu cachorro para evitar o sobrepeso. Atividades que exijam inteligência irão melhor desenvolver todo o potencial do pet, além de evitar que ele fique no tédio.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Rottweiler

Média de Altura

Média de altura do Rottweiler

Média de Peso

Média de peso do Rottweiler

Nível de Fofura

Nível de fofura do Rottweiler

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Rottweiler

Destaques e curiosidades

Além da feição séria, o Rottweiler possui uma força incrível. Para se ter ideia, a sua mordedura é mais forte que a de cães reconhecidos por sua força, como o Pastor Alemão e o Pitbull. Especialistas apontam o tamanho da cabeça como chave para a força, quanto maior, mais forte será a mordida.

A raça Rottweiler está entre as 10 mais populares no Brasil. O que não é exclusividade nossa, já que a raça também é popular na Europa e nos Estados Unidos. Mas, por mais que ainda esteja no top 10, a raça já foi muito mais popular entre os brasileiros.

Um cão chamado Jake, de apenas dois anos, em um passeio rotineiro com a sua tutora, ouviu barulhos estranhos em um matagal e, lá, encontrou uma mulher sendo coagida por um homem. Jake expulsou o agressor e protegeu a vítima e sua tutora até a chegada da polícia. Em reconhecimento pela sua bravura, Jake ganhou uma medalha da polícia local.

Will Smith é um grande fã de cachorros da raça. O ator possui, atualmente, cinco Rottweilers na família e, quem o acompanha nas redes sociais, já deve ter notado quão lindos e grandes são os pets.

Rottweiler guia raças

A História do Rottweiler

Origem

Assim como acontece com outras raças, há controvérsias em relação a origem do Rottweiler. Oriundo da Alemanha, para alguns especialistas, eles são descendentes do Boiadeiro da Baviera. A outra teoria, é de que a raça surgiu após o cruzamento do Mastim com o Pastor Alemão.

Origem do nome

A origem do nome do animal foi devido a popularidade que a raça ganhou na cidade de Rottweil, na Alemanha. Lá, uma cidade reconhecida por ser um grande pólo de açougueiros, o cachorro era chamado de Rottweiler metzgerhund (cão açougueiro), por ser utilizado para puxar os carrinhos de carnes.

Cão de guerra

Antes da Primeira Guerra Mundial, o Rottweiler já era utilizado para proteger o exército alemão. No entanto, com o estopim das duas Grande Guerras, ele foi novamente utilizado pelos militares para o trabalho. Porém, apenas 21 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1966, a raça foi definitivamente reconhecida.

Cão pastoreiro

Ligado ao trabalho desde sempre, o Rottweiler também ficou conhecido por ser um excelente cão pastoreiro. Por conta da sua força, os fazendeiros utilizavam o cachorro para controlar e pastorear os rebanhos de gado na Alemanha.

Os descendentes do Rottweiler

A utilização de cães pastores de ovelha sempre foi muito comum na Grã-Bretanha, resultando na reprodução de diferentes raças para a função. Entretanto, a maioria dos cachorros eram difíceis de serem adestrados e faziam muito barulho ou atacavam as criações. Essa dificuldade fez com que os fazendeiros da região buscassem frequentemente por cães com habilidades mais adaptadas.

Em 1873 foi realizado o primeiro campeonato de cães pastores, com o intuito de encontrar a raça ideal. O cãozinho Hemp se destacou na disputa pela facilidade em intimidar as ovelhas sem precisar latir ou mordê-las. Como resultado, em pouco tempo, começaram a aparecer vários descendentes.

Rottweiler guia raças

Características físicas

Basta olhar para um Rottweiler para perceber suas principais características. Robustos, são cães extremamente ágeis, potentes e resistentes. Sua região facial é mais larga do que arredondada, com focinho grande e preto. Sua arcada dentária é composta por 42 dentes e uma força incrível.

A pelagem do Rottweiler é formada por pelo e uma cobertura de subpelo. Esse segundo é de comprimento médio, denso, áspero e assentado. Já o pelo, é mais longo na região posterior. A cor do cão é sempre preta com algumas marcações na cor castanho.

Conheça rações para Rottweiler

Personalidade

A personalidade dos Rottweilers está diretamente ligada a educação que ele recebe. Caso seja criado para o trabalho de guardião feroz, ele será exatamente assim. Ouvindo qualquer barulho estranho, tentará proteger o território e seu tutor.

Agora, se educado desde muito cedo a estar próximo de outras pessoas e cachorros, ele jamais irá atacá-los. Além disso, eles também são excelentes cães de companhia, amorosos e muito apegados aos seus tutores, alguns tendem até a ser meio desengonçados.

Convivência

Como já dissemos, tudo que envolve o seu companheiro irá depender diretamente da educação dada a ele. Os Rottweilers são como crianças, se baseiam naquilo que escutam, observam e convivem. Portanto, a convivência do cãozinho dependerá unicamente das escolhas feitas pelos tutores.

Para quem acha que eles não se dão bem com crianças, isso não é verdade. Aqueles que, desde cedo, estão em contato com os pequenos, vão se dar muito bem com eles, mesmo os cãezinhos mais sérios.

Socialização

É difícil imaginar um Rottweiler brincando com um felino pelo quintal, concorda? Mas acredite, é possível. Quando criados juntos desde pequenos, os pets podem se dar muito bem durante toda a vida. Agora, se você já tem um cão adulto e decide ter um bichano em casa, é importante iniciar alguns cuidados de adestramento.

Na 9º posição no ranking de inteligência canina feito pelo Dr. Stanley Coren, o Rottweiler está entre as raças mais inteligentes do mundo e irá obedecer sem dar muito trabalho. Esse adestramento é essencial para ter um pet sociável em casa.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Com a sua característica pelagem dupla, os pelos dos cães Rottweilers caem durante o ano inteiro, na maioria do tempo, de forma moderada. Para evitar que sua casa fique cheia de pelos, é recomendado escovar seu companheiro diariamente, ou, no mínimo, dia sim e dia não.

Para facilitar, utilize produtos específicos para a pelagem do Rottweiler, incluindo escovinhas desenvolvidas para o estilo de pelos deles. Aqui, na Petz, você conta com os melhores produtos de higiene e beleza que irão manter os pelos do seu companheiro lindos e brilhosos.

Escovação dos Pelos do Rottweiler

Higiene

É muito comum que cães dessa raça fiquem em ambientes externos, muito por conta do seu tamanho e, outras vezes, pela sua vocação ao trabalho. Por conta disso, cuidar da higiene dele é extremamente importante e deve ser acompanhada de perto pelos tutores.

A infestação por parte de parasitas, por exemplo, pode ser um problema. Além disso, periodicamente, de acordo com o que foi indicado pelo veterinário, dê banhos no animal. Lembre-se: utilize sempre produtos específicos para cachorros, de preferência, para pelagens curtas e escuras.

O principal problema na região da boca da maioria das raças é o tártaro. Para evitar que ele apareça no seu Rottweiler, é importante se preocupar com a escovação dos dentes para manter uma boa saúde bucal. Lembre-se sempre de utilizar produtos específicos para cachorros.

Como já mencionamos, é um cão muito ativo. Portanto, é muito importante que, periodicamente, o tutor corte as unhas do animal. Isso porque, quando muito grandes, elas podem acabar prendendo em alguns locais ou o próprio pet pode acabar se machucando ao se coçar.

Cuidados com a saúde do Rottweiler

Os Rottweilers são animais extremamente saudáveis. Porém, assim como outras raças, eles possuem algumas predisposições a doenças que devem ser acompanhadas de perto pelos tutores e por um médico-veterinário.

Entre os principais problemas, estão: displasia no quadril, que costuma aparecer com maior frequência conforme eles vão envelhecendo; displasia no cotovelo, que é causada por uma má formação deste membro; problemas genéticos no coração, entre outros. Caso perceba algo estranho com o seu pet, leve-o para uma consulta.

Escovação dos Pelos do Rottweiler

Higiene e Limpeza para Rottweiler

Alimentação

Assim como qualquer outro cachorro, não há nada melhor do que oferecer rações específicas para a raça, porte e idade dos nossos companheiros. Seguindo essa dica inicial, os tutores irão proporcionar excelentes refeições diárias e uma maior perspectiva de vida ao pet, além de evitar doenças.

Outra dica importante quanto a melhor ração para Rottweiler, é a quantidade de alimento que deve ser servida. Essa porção varia de acordo com o tamanho, idade e disposição física do animal, portanto, cabe ao tutor conversar com um médico-veterinário para que ele indique a quantidade adequada.

Acompanhamento

Além de auxiliar nas dúvidas sobre a alimentação do seu Rottweiler, é fundamental contar com o acompanhamento de um médico-veterinário de sua confiança durante toda a vida do seu companheiro. Isso significa que os tutores não devem levar os pets para a clínica veterinária só quando perceberem um problema aparente, mas sim periodicamente.

Assim, além de tratar, os especialistas podem ajudar a prevenir novas doenças no seu amigão, realizando exames quando necessário. Seguindo todas essas dicas, o bem-estar do seu animal será garantido.

Filhotes

Filhotes

Está pensando em adotar um filhote de Rottweiler? Não perca tempo. Mas, antes, se atente em alguns cuidados importantes para que as adaptações do animal com o novo lar e a nova família sejam feitos adequadamente.

Um primeiro cuidado é levá-lo para tomar todas as vacinas corretamente e, desde cedo, escolha uma ração para Rottweiler filhote ou específicas para o porte. Assim, o desenvolvimento do pequeno será feito corretamente. E, por fim, inicie a educação do seu Rottweiler desde o primeiro dia em casa.

Dicas de adestramento

Muitos tutores perguntam como adestrar um Rottweiler, por conta da sua fama de nervoso. No entanto, como já dissemos, apesar da cara de bravo, o comportamento raivoso dos Rottweilers está diretamente ligado a educação que ele recebe em casa. Portanto, cabe aos tutores iniciarem o adestramento e a socialização do filhote desde a chegada do pet.

Para ajudar nessa tarefa, os tutores podem utilizar truques que ensinam comandos de obediência aos cãezinhos, como jogar um objeto para ele buscar. O uso de petiscos pode ser um grande aliado, agraciando-o quando fizer o que foi pedido. Porém, é importante saber dosar a quantidade para não resultar em sobrepeso ao animal.

Encontre produtos para Rottweiler aqui na Petz

Após saber tudo sobre Rottweiler, chegou a hora de preparar o ambiente para receber o novo membro da família, concorda? Ou, caso já tenha um cãozinho dessa raça, esse é o momento de mudar os velhos e maus hábitos.

Seja qual for a sua necessidade com o seu companheiro, saiba que aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você encontra todos os produtos essenciais, desde itens de higiene e beleza, até as melhores rações. E sabe a grande vantagem em contar com nossos produtos? Aqui, nós nos preocupamos com quem mais merece amor: os pets. Confira!

Produtos mais comprados para o Rottweiler

Ração Royal Canin Rottweiler - Cães Adultos - 12kg
Ração Royal Canin Rottweiler - Cães Adultos - 12kg
Comprar
Ração para Rottweiler Filhote Royal Canin - 12kg
Ração para Rottweiler Filhote Royal Canin - 12kg
Comprar
Shampoo Sanol Dog para Cães de Pelos Escuros
Shampoo Sanol Dog para Cães de Pelos Escuros
Comprar
Shampoo Petbrilho Para Cães Pelos Escuros
Shampoo Petbrilho Para Cães Pelos Escuros
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças