»
»
»
Komodor

GUIA DE RAÇAS
Komodor

Neste guia você vai encontrar:

Um ótimo cão de guarda e muito corajoso

CBKC - Grupo 01

O pet de grande porte é conhecido por sua pelagem grossa e longa

Carinhosamente apelidado de “esfregão”, o cachorro Komondor é uma excelente opção para quem busca um companheiro fiel. Além disso, esse pet de grande porte é conhecido por sua coragem utilizada para proteger a casa e seus tutores.

Ótimo cão de guarda, o cão Komondor está entre as raças de cachorros mais conhecidas do mundo. Seja pela pelagem extensa ou personalidade forte, ele conquista os humanos com lealdade e um comportamento, bastante agradável.

Condição física

De grande porte, o cachorro Komondor possui um corpo robusto, coberto por pelos volumosos, que escondem o comprimento do tronco. Essa parte costuma ser um pouco maior que a altura da cernelha. Além disso, com perfil destemido, a raça está sempre posicionada para vigiar e proteger seu lar.

Isso sem falar que esse cachorro de raça grande adora estar em movimento, principalmente, durante à noite. Apesar de toda a musculatura, o cãozinho possui passos largos, leves e ágeis. Tanto que, em muitas situações, nem é possível escutar a aproximação do pet.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Komodor

Média de Altura

Média de altura do Komodor

Média de Peso

Média de peso do Komodor

Nível de Fofura

Nível de fofura do Komodor

Características

Adaptabilidade

Nível de aceitação

Bom para
apartamento

Tendência de latir

Amigavél com gatos

Amigavél com
crianças

Amigavél com cães

Tolerância ao calor

Necessidade de
exercício

Espaço Necessário

Tosa

Problemas de saúde

Inteligência

Gosto por
brincadeiras

Queda de pêlo

Tolerância ao frio

Necessidade Social

Amigável com
estranhos

Territorialista

Facilidade de
treinamento

Facilidade de
treinamento

Cão de guarda

Rações para Komodor

Destaques e curiosidades

Por causa da sua pelagem grossa e extensa, o Komondor é considerado o cachorro com os pelos mais pesados do mundo canino. Seu manto pode ter até 2 mil divisões e pesar 6 kg.

Apesar de estar entre as raças de cachorro grande, o Komondor cão era facilmente confundido com ovelhas, tudo porque sua pelagem foi desenvolvida para dar essa impressão.

Com a personalidade de um excelente guardião, o cão da raça Komondor era utilizado nos campos da Hungria para defender rebanhos. Portanto, estava sempre bem posicionado para defender as ovelhas de predadores.

Um cãozinho da raça Komondor conquistou o coração de Mark Zuckerberg, criador e dono do Facebook. O pet recebeu o nome de Beast, estando sempre presente em registros compartilhados pelo programador e empresário americano.

Komodor guia raças

História do Komodor

Origem

Pouco se sabe sobre a história concreta dessa raça. No entanto, segundo registros, ela surgiu na Hungria. Durante muitos séculos, o Komondor era o rei do mundo canino no país, sendo bastante utilizado no campo para proteger rebanhos.

Antepassados

De acordo com grupos de registros, o cachorro Komondor descende de cães pastores da Ásia. Dessa forma, acredita-se que seus antepassados foram levados à Hungria pelo grupo dos antigos Magiares.

Hungria

A American Kennel Club afirma que o Komondor chegou à Hungria há mais de mil anos, levado pelos Magiares nômades, que viajaram até o país. Ainda segundo o clube, a raça é líder entre os cães pastores húngaros.

Proteção

Além do instinto protetor, esse cachorro grande utiliza de sua pelagem grossa para se autoproteger, seja de condições climáticas extremas ou ataque de predadores com dentes bastante afiados.

Komodor veterinário guia raças

Características físicas

Com certeza, a pelagem do Komondor é sua característica mais marcante. No entanto, seu porte grande e robusto também merece atenção. Aliás, não à toa, o pet consegue assustar predadores com o dobro do seu tamanho, tudo graças ao seu maxilar musculoso e forte.

Inclusive, os dentes formam mordedura em tesoura, essencial para o ataque. Por falar nisso, quando o cãozinho está se preparando para atacar, ele consegue pegar a vítima de surpresa, graças à sua movimentação leve e moderada. Tudo é feito com passos mais amplos e excelente cobertura do solo.

Conheça rações para Komodor

Personalidade

Bastante calma e atenta, a personalidade do Komondor carrega traços do seu passado como cão de guarda. Isso porque ele está sempre pronto para defender sua família humana e proteger o lar em qualquer situação.

No entanto, não é um cãozinho que gosta de ficar sem companhia por muito tempo. Além disso, está sempre desconfiado e alerta. Com uma personalidade forte, ele se destaca por sua inteligência e instinto de vigilante.

Convivência

Como citado, o Komondor tem uma personalidade forte e dominante. Por isso, a convivência requer cuidados especiais. Saiba que o pet não é muito agitado durante o dia e prefere o período da noite para explorar os cômodos da casa.

Além disso, com seu passado como cão de guarda, nos campos de rebanho, ele tem certa dificuldade em conviver nas grandes cidades. Portanto, o ideal é que os tutores reservem sempre horários do dia para levá-lo para passear. O recomendado é optar por parques e campos ao ar livre.

Socialização

O Komondor tende a amadurecer somente depois dos três anos. Nesses casos, seu comportamento não será o mesmo de um cãozinho adulto de outras raças. Então, o tutor precisa começar o adestramento do pet quanto antes, para ensiná-lo a se comportar com estranhos.

Afinal, seu instinto protetor tende a ver a presença de estranhos e outros bichos de estimação como ameaça. Por isso, é essencial que o tutor imponha certa autoridade sobre o comportamento do pet. Dessa forma, fica mais fácil ensiná-lo a respeitar outros bichos, adultos e crianças.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Com o corpo inteiro coberto por pelos grossos e extensos, o Komondor necessita de atenção redobrada quando se trata do cuidado com sua pelagem marfim. No entanto, não é necessário escová-la. O mais indicado é lavá-la regularmente com shampoo diluído.

Também é essencial secar a pelagem, apertando-a com toalhas, para tirar toda a umidade. Complete o trabalho com o auxílio do secador. Caso o pelo do pet fique molhado ou acumule excessos, ele pode começar a cheirar mal.

Escovação dos Pelos do Komodor

Higiene

Para garantir que o pet esteja sempre com a saúde em dia e livre de qualquer problema, é essencial cuidar da higiene dele. A primeira dica é que os tutores se atentem bem à higienização dos pelos em todas suas camadas, seja na cobertura rústica ou no subpelo mais fino.

Além disso, é possível limpar a pelagem mais curta de áreas como bochecha, orelhas, pescoço e outros membros com o auxílio de lenços umedecidos. Dessa forma, é mais fácil proporcionar o máximo conforto e bem-estar na rotina do cãozinho.

Além dos cuidados com a pelagem do Komondor, é importante que os tutores mantenham as unhas do pet sempre bem aparadas. Essa é uma excelente forma de evitar que ele se machuque ou prejudique pessoas e superfícies da casa.

Outra parte importante dos cuidados diários com o pet é em relação à higiene bucal. O mais indicado é que os tutores façam a escovação dos dentes de duas a três vezes por semana. Para isso, basta utilizar dedeiras, escovas e pastas de dentes especiais para cãezinhos.

Cuidados com a saúde do Komodor

Como um cão de grande porte, o Komondor está propício a desenvolver alguns problemas nas articulações. Por isso, é essencial que os tutores fiquem atentos aos cuidados relacionados às alterações dermatológicas e ortopédicas, como displasia coxofemoral e osteodistrofia hipertrófica.

Cuidados Komodor

Higiene e Limpeza para Komodor

Alimentação

Quando preparar a dieta do seu cãozinho, lembre-se de que é fundamental oferecer alimentos adequados. Por isso, consulte o médico-veterinário e encontre a ração ideal para a nutrição completa do pet. O especialista também poderá indicar a quantidade e a frequência da refeição.

O Komondor precisa de muito cuidado com a alimentação, pois alguns alimentos e rações podem fazer mal a pele e a pelagem dele. Além disso, mesmo sendo bastante grande, ele não precisa comer muito e, talvez, até pule refeições por falta de apetite.

Acompanhamento

A melhor maneira de garantir que seu Komondor esteja sempre saudável é fazendo o acompanhamento com o médico-veterinário de sua confiança. Mantenha-o dentro de uma rotina de consultas e faça exames regularmente. Assim, fica mais fácil prevenir problemas de saúde.

Além disso, com o auxílio do especialista, é possível manter a cartela de vacinação e vermífugos do cãozinho em dia. Lembre-se de levá-lo para realizar exames periódicos, desde filhote até uma idade mais avançada.

Filhotes

Filhotes

Como um cãozinho de personalidade forte e muito inteligente, o Komondor filhote tende a ser calmo e independente. Então, o tutor que escolher adotar esse amiguinho pode ficar tranquilo quanto à educação dele. Basta que inicie o adestramento quanto antes.

Isso porque, mesmo que sejam sossegados no começo, esses cãezinhos demoram para amadurecer e tendem a ser resistentes quanto à socialização, principalmente, com humanos e outros animais domésticos. Portanto, aproveite a pouca idade dele e leve-o para passear em lugares com movimento.

Dicas de adestramento

Bastante inteligente, não é difícil adestrar um cãozinho da raça Komondor. No entanto, é imprescindível que os tutores estejam atentos ao comportamento do pet. Afinal, ele pode ser um pouco resistente aos comandos de voz. Por isso, o indicado é começar o adestramento quando filhote.

Para ensinar tarefas básicas sem maiores problemas, o mais indicado é adquirir acessórios e brinquedos interativos. Dessa forma, eles vão estimular seu Komondor a obedecer aos comandos. Além disso, a cada tarefa realizada, agrade seu amiguinho com petiscos nutritivos.

Adote seu Komondor e tenha sempre a ajuda da Petz!

Viu só como é fácil se encantar por um cãozinho Komondor? Então, adote o seu e aproveite as condições imperdíveis, aqui, do Pet Shop on-line da Petz, para adquirir os melhores produtos para esse amigão. Confira!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Komodor

Ração Premier Fórmula para Cães Filhotes de Raças Grandes Sabor Frango - 15kg
Ração Premier Fórmula para Cães Filhotes de Raças Grandes Sabor Frango - 15kg
Comprar
Ração Royal Canin Maxi 8+ Cães Adultos - 15kg
Ração Royal Canin Maxi 8+ Cães Adultos - 15kg
Comprar
Shampoo Labyes Skin Soldier para Cães e Gatos 220ml
Shampoo Labyes Skin Soldier para Cães e Gatos 220ml
Comprar
Super Secão Tapete Higiênico para Cachorro - 38 unidades
Super Secão Tapete Higiênico para Cachorro - 38 unidades
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças