»
»
»
Bichon Frisé

GUIA DE RAÇAS
Bichon Frisé

Neste guia você vai encontrar:

Um cãozinho bastante alegre e brincalhão

CBKC - Grupo 9

Esse cachorro de pequeno porte também é um ótimo companheiro

O Bichon Frisé encanta a todos com sua estatura pequena e jeito meigo. Ele é um daqueles cães super companheiros e que amam estar ao lado da sua família humana. Além de charmoso, também adora ser o centro das atenções e receber muito carinho!

Mas, não pense que esse é um pet para ficar em casa! Assim como outros cãezinhos, ele também necessita de atividades físicas e ama estar livre em espaços abertos com seu tutor. Por isso, é realmente um ótimo cão de companhia para todas as horas!

Condição física

O Bichon Frisé é uma raça de cachorro enérgica e que adora estar em movimento. E como já dissemos, esse pet irá amar toda atividade, principalmente se for para junto do tutor. Além disso, esse fofo cãozinho também adora brincadeiras.

Esse pet possui um corpo retangular, com dorso mais comprido em relação a sua altura e, mesmo aparentando ser sossegado quando se trata de atividades físicas, saiba que, na verdade, esse cãozinho é bastante brincalhão e agitado.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do bichon-frise

Média de Altura

Média de altura do bichon-frise

Média de Peso

Média de peso do bichon-frise

Nível de Fofura

Nível de fofura do bichon-frise

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Bichon Frisé

Destaques e curiosidades

Você sabia? O cãozinho Bichon Frisé e o Poodle são bem semelhantes, principalmente quando se trata do estilo de pelagem. Ambos possuem um padrão com pelinhos macios cobertos por camadas sedosas e crespas.

A raça conquistou tutores nobres e fez sucesso entre famílias reais da Espanha, Inglaterra e França. O Rei Henrique II, por exemplo, possuía um exemplar. Além e antes dele, o Rei Francisco I da França, também se encantou pelo pet.

Como já citado, o Rei Henrique II da França foi um dos tutores nobres dos cãezinhos dessa raça. Seu amor pelo Bichon Frisé era tanto, que algumas lendas apontam que o monarca andava com um exemplar em uma cesta.

Primeiramente conhecidos como Barbichons, os cãezinhos dessa raça foram separados em quatro variações. Entre elas o Bichon Frisé, que antigamente era chamado de Teneriffe. Outras raças da família dos Barbichons são: Maltês, Bolonhês e Havanês.

Bichon Frisé guia raças

A história do Bichon Frisé

Origem

Não se sabe muito sobre a origem da raça Bichon Frisé, mas, estima-se que esse fofo cãozinho surgiu na Europa ainda no século 16 e era bastante parecido com Barbet em miniatura. Também supõe-se que ele tenha raízes por toda a extensão do Mediterrâneo.

Imigração

De acordo com a CBKC, o Bichon Frisé foi levado da Itália para a França, durante o período do Renascimento, onde se popularizou. Antes de chegar ao país, porém, esse simpático cãozinho atravessou o oceano e viajou por todo o mundo como mercadoria no comércio.

Extinção

A raça era muito popular na Bélgica e na França, principalmente durante o governo de Napoleão III. Porém, quase entrou em extinção após as guerras mundiais. Graças aos admiradores belgas e franceses, a raça sobreviveu e foi reconhecida oficialmente.

Reconhecimento

Após voltarem a fazer sucesso entre os franceses, depois da Primeira Guerra Mundial, exemplares de Bichon Frisé foram levados para os Estados Unidos, em 1956. Contudo, apenas 19 anos depois, em 1975, o American Kennel Club reconheceu a raça.

bichon-frise veterinário guia raças

Características físicas

Ninguém pode negar o quanto o Bichon Frisé é charmoso, com sua pelagem branquinha e cacheada e seu porte pequeno. Esse é um daqueles cachorros que chama a atenção por onde passa com seu encanto!

Para completar, seus pequenos olhinhos em tonalidade escura também se destacam. Além disso, conta com um pescoço longo e orelhinhas que se diferenciam dos Poodles pela largura e tamanho. Sua cauda curvada acima do dorso também é outra característica marcante desse pet.

Conheça rações para bichon frisé

Personalidade

O Bichon Frisé tem uma personalidade bem fácil de lidar. Ele é um ótimo cão de companhia e fácil de agradar. Não é comum ver o Bichon Frisé latindo. Mas, lembre-se de que ele não tolera a solidão, por isso, não o deixe sozinho por muito tempo.

É dócil e muito inteligente e corresponde muito bem a treinamentos. Para completar, costuma se apegar fácil a sua família humana e ama longos momentos de afeto com o tutor.

Convivência

Já deu para perceber que o bichinho não é um cão de estimação difícil de lidar. Ele é sociável e adora brincadeiras. O Bichon Frisé tem um temperamento que encanta e agrada a todos. Por isso, fica impossível resistir a esse pet.

Não é à toa que a raça é considerada uma das mais calmas do mundo animal. Ela interage bem com outros pets domésticos e crianças. Além disso, o pet também costuma se dar bem com estranhos.

Socialização

Como já citamos, o Bichon Frisé é daqueles cãezinhos que ama estar próximo de quem gosta. Portanto, evite deixá-lo sozinho em casa durante muito tempo. Esse cachorro também é ideal para famílias com crianças pequenas e não vê problemas em receber visitas.

Ele ama ser o centro das atenções e vai adorar ter mais pessoas para agradá-lo. Porém, vale ressaltar que, como com todo animalzinho de estimação, é necessário adestrá-lo desde pequeno para evitar problemas comportamentais.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Os belos pelinhos do Bichon Frisé dão um pouco de trabalho. Para conservá-los sempre bem penteados e brilhantes, é necessário penteá-los a cada dois dias. Além de cuidar para que estejam sempre bem hidratados.

Segundo algumas recomendações, o ideal é penteá-lo também antes do banho. Dessa forma, você evita que se formem nós que prejudicam a vitalidade da pelagem. Por fim, faça a remoção dos pelos mortos duas vezes por semana.

Escovação dos Pelos do bichon-frise

Higiene

Como é um pet muito especial, esse cãozinho necessita de atenção redobrada quando se trata de higiene. É necessário dar banho pelo menos uma vez por mês e hidratar bem a sua pelagem.

Para isso, crie uma rotina de higienização para seu bichinho e utilize apenas produtos indicados pelo especialista. Para facilitar, na Petz, você encontra shampoos e condicionadores com preços especiais.

Como um pet que adora brincar e estar sempre em movimento, nada pode incomodá-lo. Por isso, corte suas unhas sempre que necessário e evite deixá-las grande para não incomodar ou machucar seu amiguinho.

Esse é outro ponto fundamental para a saúde do seu cachorro Bichon Frisé! Procure fazer a higienização regular dos dentinhos e evite que tártaro e outras doenças bucais se manifestem. Para isso, utilize escovas e pastas de dentes adequadas para cãezinhos.

Cuidados com a saúde do Bichon Frisé

Já deu para notar que tanto o Bichon Frisé filhote como o adulto necessitam de alguns cuidados essenciais para seu bem-estar e vitalidade. Por isso, esteja sempre atento quanto aos pelinhos desse pet e leve-o regularmente para banho e tosa.

As orelhinhas do Bichon Frisé também precisam de uma atenção especial. Por isso fique de olho no acúmulo de sujeirinhas e limpe sempre. Por fim, é fundamental estar atento a outros probleminhas, como doenças oculares, como a catarata. Além de problemas em membros, como a luxação da patela.

Cuidados bichon-frise

Higiene e Limpeza para Bichon Frisé

Alimentação

É fundamental oferecer refeições adequadas de acordo com o porte e nível de atividade física do seu companheiro canino. Com o Bichon Frisé não é diferente! Fique atento quanto a quantidade de ração oferecida e siga sempre a orientação do médico-veterinário sobre o alimento e suplementos alimentares ideais para o pet.

Acompanhamento

Todo bom tutor já sabe o quanto é fundamental levar seu cãozinho ao médico-veterinário com frequência. Assim, ele poderá acompanhar a saúde do amiguinho de quatro patas, prevenir doenças e realizar exames sempre que necessário.

Além disso, o especialista poderá fazer a indicação de vermífugos e parasitários adequados para seu bichinho de estimação. Para completar, saiba que o acompanhamento também é uma ótima forma de manter a cartela de vacinação do pet completa!

Filhotes

Filhotes

Ao adotar um filhote Bichon Frisé, é preciso atenção redobrada, afinal, esse é um pet delicado e que gosta de receber um carinho especial. Por isso, faça as adaptações necessárias no lar para recebê-lo da melhor maneira e evitar grandes problemas.

Aproveite que esse não é um cãozinho difícil de adestrar e comece treiná-lo logo cedo! Desde o primeiro dia, é possível ensinar lições para ele. Uma dica fundamental, é contar com a ajuda de um profissional e até mesmo de petisquinhos nas horas de ensinar as atividades para o pequeno.

Dicas de adestramento

Muito inteligente e ótimo companheiro para sua família humana, o Bichon Frisé pode ser o cãozinho ideal para famílias com outros pets domésticos e crianças pequenas. Ele é fofo e divertido, e possui uma pelagem elegante e encantadora. O cãozinho também adora momentos de afeto com o tutor e atividade ao ar livre.

Aproveite esse lado brincalhão e inteligente do Bichon Frisé para adestrá-lo desde filhote. Para isso, você pode utilizar brinquedos e acessórios que estimulem seus movimentos. Além deles, os petiscos e snacks também ajudam a agradá-lo ao responder seus comandos de voz.

Encontre produtos para Bichon Frisé aqui na Petz!

Viu só como esse encantador e divertido cãozinho pode ser um ótimo companheiro para sua família? Então, aproveite as condições imperdíveis do Pet Shop on-line da Petz e encontre produtos como ração, acessórios, medicamentos e muito mais para seu Bichon Frisé!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Bichon Frisé

Ração Premier Duo Ambientes Internos para Cães Adultos de Raças Pequenas Sabor Cordeiro e Peru
Ração Premier Duo Ambientes Internos para Cães Adultos de Raças Pequenas Sabor Cordeiro e Peru
Comprar
Ração Hills Science Diet Raças Pequenas e Miniatura Para Cães Adultos De 7 A 10 Anos
Ração Hills Science Diet Raças Pequenas e Miniatura Para Cães Adultos De 7 A 10 Anos
Comprar
Spray Avert Noxxi Shine Hair para Cães e Gatos - 200ml
Spray Avert Noxxi Shine Hair para Cães e Gatos - 200ml
Comprar
Shampoo Cloresten Agener União
Shampoo Cloresten Agener União
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças