»
»
»
lebrel-irlandes

GUIA DE RAÇAS
lebrel-irlandes

Neste guia você vai encontrar:

Gentil, amoroso e corajoso!

CBKC - Grupo 10

Um cão de caça que dentro de casa é muito carinhoso!

Informações Gerais

Imagine um cão tão grande a ponto de ser do tamanho de uma pessoa adulta. Imaginou? Esse é o Lébrel Irlandês. Sua altura é a característica mais marcante para quem o vê pela primeira vez.

Mas todo esse tamanho não o transforma em um cachorro bravo, pelo contrário. Em casa, o cão Lébrel Irlandês é extremamente dócil e companheiro de seus tutores. Sem deixar as características de caça de lado, ele está sempre alerta para qualquer situação de defesa.

Condição física

Ao adotar um cachorro Lébrel Irlandês, é preciso levar em consideração o seu tamanho. Isso porque ele é muito espaço e precisa de um lugar amplo para viver confortavelmente, sem esbarrar nas coisas e derrubar tudo. Um quintal é importante para os exercícios diários, mas o cão prefere ficar dentro de casa.

Na hora de se exercitar, ele precisa de um espaço murado para não fugir ou perseguir outros pets. Os exercícios podem ser feitos duas vezes ao dia, fora do horário que antecede ou logo depois das refeições. Correr ou fazer uma caminhada de 20 minutos já é o suficiente para o cachorro.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do lebrel-irlandes

Média de Altura

Média de altura do lebrel-irlandes

Média de Peso

Média de peso do lebrel-irlandes

Nível de Fofura

Nível de fofura do lebrel-irlandes

Características

Adaptabilidade

Nível de afeição

Bom para
apartamento

Tendência de latir

Amigável com
gatos

Necessidade de
exercícios

Espaço necessário

Tosa

Problemas de saúde

Iteligência

Necessidade social

Amigável com
estranhos

Territorialista

Facilidade de
treinamento

Cão de guarda

Rações para lebrel-irlandes

Destaques e curiosidades

Um cão tão antigo e com características tão marcantes é cheio de fatos interessantes sobre sua história. Vamos descobrir algumas dessas curiosidades importantes sobre a vida da raça Lébrel Irlandês!

O Lébrel Irlandês era especialista na caça de lobos na região em que vivia. No entanto, com o desaparecimento de suas presas, o cão quase foi extinto. George Augustus Graham procurou esses cachorros por todo o país e conseguiu restaurar a raça cruzando-os com vários cães, como o Galgo Escocês

Ser um cão da realeza não era algo apenas simbólico. A legislação da Irlanda permitia apenas que reis e nobres fossem tutores do Lébrel Irlandês. Por isso, ter um cachorro da raça estava diretamente ligado ao prestígio na sociedade da época.

Em 391 D.C, o Galgo Irlandês, como também é conhecido, chegou à Roma de presente para o cônsul Quintus Aurelius. Na verdade, não foi apenas um cão, mas sete deles. O romano escreveu na época que toda Roma ficou maravilhada com a raça!

lebrel-irlandes guia raças

História do lebrel-irlandes

Origem

A raça Lébrel Irlandês é bastante antiga. Há registros desse cão já no ano de 391 D.C, como dito anteriormente. Nesse período, ele já estava estabelecido na Irlanda. A partir do século 15, o dog se tornou um cão de caça em seu país de origem, por causa do aparecimento de lobos na região em que vivia.

Ancestrais

O Lébrel Irlandês nasceu da mistura de grandes cães indígenas da Grã-Bretanha junto a cachorros de caça do Oriente Médio. Em meados de 1800, no restabelecimento da raça, participaram da nova miscigenação, além do Galgo Escocês, o Dogue Alemão, o Lobo Tibetano e o Borzoi.

Migração

No século 1 começou uma grande exportação do cão para presentear outros países. O Lébrel também foi usado no cruzamento com outros cães para criar novas raças, como o Deerhound Escocês. Inglaterra, Espanha, França, Suécia, Índia e outros lugares receberam o cachorro até meados do século 17.

Reconhecimento

O Kennel Club Irlandês determinou uma classe para o Lébrel no ano de 1878, criando um grupo para a raça. O reconhecimento pelo American Kennel Club aconteceu em 1897 e pelo United Kennel Club em 1921.

lebrel-irlandes  veterinário guia raças

Características físicas

Ele com certeza é um cão de grande porte que impressiona por ter o tamanho de uma pessoa adulta. É bastante musculoso, com um corpo bem definido e uma movimentação elegante. Sua média de altura é de 81 a 86 cm, com um visual imponente, marcado por costelas elevadas.

O pescoço é bem estruturado, longo e forte, carregando a cabeça ligeiramente comprida. O focinho é um pouco pontudo, seus olhos são pequenos, bem como as orelhas, que são levemente rosadas.

Conheça rações para lebrel-irlandes

Personalidade

O Lébrel Irlandês é um cão extremamente companheiro, então, ter um desses em casa é saber que você nunca estará sozinho. Seu coração é muito nobre e sua personalidade é de um cão muito gentil e amigável.

Mas não se esqueça de que ele também tem alguns traços de caçador oriundos do seu passado. Por isso, durante um passeio ao ar livre, é importante ficar atento aos outros bichinhos que estão no local. É normal que o Galgo Irlandês queira perseguir alguns deles.

Convivência

Já deu para perceber que ser grande é, literalmente, a maior característica da raça, não é? Pensando nisso, conviver com um cão imenso exige alguns critérios na casa, como ter bastante espaço. Mesmo não tendo uma rotina de exercícios exigentes, seu Lébrel Irlandês quer se movimentar de forma confortável.

Por isso, escolha um lar com um lugar aberto para seu cão poder correr e brincar quando quiser. Dessa forma, ele não ficará desconfortável e estressado. No mais, não há problemas para morar com ele. Tome cuidado apenas nos dias mais quentes, pois ele prefere tempo frio.

Socialização

O adestramento é fundamental para o Lébrel Irlandês. Isso porque seu tutor precisa ser rígido com ele desde filhote, para que se adapte às regras de convivência e socialização com pessoas e animais.

Em geral, ele se dá muito bem com outros cães de raças diferentes. Já com gatos e pessoas estranhas, o relacionamento deve ser construído aos poucos. Para as crianças, o tamanho do cachorro pode prejudicar as brincadeiras, mas ele não oferece nenhum tipo de risco comportamental a elas.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

O pelo do Lébrel Irlandês é bastante áspero e duro. É a pelagem que ajuda o cão a suportar baixas temperaturas. Na região da sobrancelha, olhos e barbas, os fios são longos e bagunçados. As cores aceitas pelo padrão da raça são: branco, cinza, vermelho, preto, tigrado e fulvo.

A escovação deve ser feita uma ou duas vezes por semana, principalmente para remover pelos mortos. Caso prefira, leve seu pet a um centro especializado, como a Petz, para que a tosa seja feita profissionalmente. Nesse caso, o corte é realizado de forma especial. A pelagem em excesso das orelhas precisa ser cortada também.

Escovação dos Pelos do lebrel-irlandes

Higiene

Só de imaginar um banho em um cão tão grande, o tutor já fica um pouco perdido, não é mesmo? Mas, calma, não fique aflito, pois o Lébrel Irlandês não precisa de uma higiene tão rigorosa.
A menos que ele tenha pulado na lama, tenha feito algo que envolva sujeira ou esteja com odor desagradável dois banhos por ano são suficientes. Use produtos específicos para cães e prepare tudo da melhor forma possível para o pet.

As unhas em tamanho excessivo podem causar dor e muito desconforto ao seu peludo. Além disso, ele pode danificar objetos e móveis de sua casa. Por isso, realize o corte uma ou duas vezes por mês, de acordo com o crescimento delas.

Para evitar doenças bucais, como mau hálito e tártaro, é importante escovar os dentes do seu cão. No mínimo duas vezes por semana é preciso realizar a higiene nos dentinhos do seu amigão.

Cuidados com a saúde do lebrel-irlandes

Por ser de grande porte e com um peito profundo, o inchaço abdominal pode ser uma doença do seu peludo. Por isso, evitar exercícios antes ou logo em seguida a refeição é fundamental. Ademais, exames cardíacos, ortopédicos, oftalmológicos e sanguíneos precisam ser feitos com regularidade.

Cuidados lebrel-irlandes

Higiene e Limpeza para lebrel-irlandes

Alimentação

É imprescindível oferecer somente rações indicadas para o porte do seu peludo para que ele tenha todos os nutrientes necessários. Além disso, em cada fase da vida, escolha alimentos direcionados para a idade do cachorro.

As quantidades de cada refeição podem variar de acordo com as características do seu cão, como a rotina de exercícios e o peso atual. Por isso, converse com o veterinário para saber o que é melhor para o pet.

Acompanhamento

As visitas ao médico-veterinário fazem toda diferença no dia a dia do seu cãozinho. É o profissional que pode indicar a melhor dieta, os melhores exercícios, fazer exames periódicos e ajudar a manter o bem-estar do pet.

Além disso, é com o acompanhamento que você pode garantir a vacinação correta do seu cachorro. Todas as vacinas são dadas no tempo certo e protegem seu peludo e sua família de várias doenças.

Filhotes

O filhote de Lébrel Irlandês tem um temperamento agitado e, algumas vezes, destrutivo. Dessa forma, é fundamental adestrá-lo desde o início para que ele se adapte aos ensinamentos diários. Aproveite para socializá-lo nessa fase também.

Um Lébrel Irlandês filhote costuma atingir a maturidade e passar para a fase adulta por volta dos 18 a 24 meses de vida. Até chegar nessa idade, deixe seu cão brincar, se divertir, descobrir e aproveitar o ambiente em que vai viver. Claro, sempre sob supervisão do tutor.

Dicas de adestramento

Como já foi reforçado anteriormente, é fundamental iniciar os treinamentos desde cedo para que seu Lébrel não tenha maus comportamentos. Evite deixá-lo sozinho e permita que tenha acesso à diversas brincadeiras ao longo do dia.

Para educá-lo é preciso um pouco de paciência e rigidez. Ele aprende muito rápido, mas pode ser um pouco teimoso. Se o tutor estiver participando dos treinamentos, os resultados serão ainda mais rápidos.

Produtos para o enorme Lébrel Irlandês estão na Petz!

Depois de conhecer várias informações sobre esse gigante, que tal dar uma olhada em todos os produtos indicados para ele? Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você encontra tudo que seu Lébrel Irlandês precisa com ótimos preços. Aproveite!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O lebrel-irlandes

Ração Pedigree Carne e Vegetais Para Cães Adultos Raças Médias e Grandes
Ração Pedigree Carne e Vegetais Para Cães Adultos Raças Médias e Grandes
Comprar
Ração Guabi GranPlus Choice Frango e Carne para Cães Adultos - 15kg
Ração Guabi GranPlus Choice Frango e Carne para Cães Adultos - 15kg
Comprar
Rasqueadeira Chalesco Super Clean Para Cães e Gatos
Rasqueadeira Chalesco Super Clean Para Cães e Gatos
Comprar
Perfume Baby Pet Society para Cães e Gatos 50ml
Perfume Baby Pet Society para Cães e Gatos 50ml
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças