»
»
»
Airedale Terrier

GUIA DE RAÇAS
Airedale Terrier

Neste guia você vai encontrar:

Determinado, atleta e companheiro

CBKC - Grupo 3

Com “barba e bigode”, esse peludo tem tudo para conquistar sua família!

Informações Gerais

Não é à toa que muitos entusiastas do mundo canino chamam o Airedale Terrier de rei dos Terriers. Considerado o cão mais alto dentre as demais raças desse grupo, o pet também é muito inteligente, brincalhão e ativo.

Ele adora praticar esportes e atividades físicas. Sempre curioso, é um cão que pode tomar para si a posição de guarda da casa, mas que não esconde o apego pela família adotiva. Quer saber mais? Acompanhe o guia que preparamos sobre a raça!

Condição física

Prepare-se para conhecer um animal com verdadeira vocação para atleta. O cão Airedale Terrier é conhecido por seus altos níveis de energia. Por isso, você deve definir uma rotina de exercícios diários, com caminhadas e atividades esportivas regulares.

Além disso, é um cachorro que não dispensa brincadeiras. Quem possui quintal ou gramado em casa pode se deparar com alguns buracos ou objetos enterrados pelo pet. De todo modo, cada cãozinho tem uma personalidade própria, que pode ser trabalhada com a socialização.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Airedale Terrier

Média de Altura

Média de altura do Airedale Terrier

Média de Peso

Média de peso do Airedale Terrier

Nível de Fofura

Nível de fofura do Airedale Terrier

Características

Adaptabilidade

Nível de afeição

Bom para
apartamento

Tendência de latir

Amigável com gatos

Amigável com
crianças

Amigável com cães

Necessidades de
exercícios

Espaço Necessário

Tosa

Problemas de Saúde

Inteligência

Gosto por
brincadeiras

Queda de pelo

Necessidade Social

Amigável com
estranhos

Territorialista

Facilidade de
treinamento

Cão de guarda

Tolerância ao frio

Tolerância ao calor

Rações para Airedale Terrier

Destaques e curiosidades

Já deu para perceber que o cachorro Airedale Terrier é um bichinho encantador, né? Porém, as surpresas sobre a raça não param por aí. O pet também traz alguns fatos curiosos, que o tornam ainda mais interessante. Confira os destaques a seguir!

De acordo com um estudo do Stanley Coren, psicólogo e especialista em cães, o Airedale figura entre as 30 raças caninas mais inteligentes. Para chegar a esta conclusão, o pesquisador estudou centenas de espécies, até montar um ranking com 79 cães.

Cães da raça foram utilizados como ajudantes durante conflitos da Primeira Guerra Mundial. Os animais contribuíram para o resgate de vítimas da Cruz Vermelha, serviram de mensageiros e, até mesmo, portadores de alimentos para soldados europeus.

A escritora Margaret Marshall Saunders inspirou-se em um cachorrinho da raça Airedale Terrier para escrever o romance Beautiful Joe. Com base em fatos reais, a história traz a trajetória de um cão que sofreu maus tratos e influenciou a criação dos direitos dos animais.

Airedale Terrier
 guia raças

História do Airedale Terrier

Origem

De acordo com os registros históricos, o Airedale Terrier tem como local de origem o Vale do Aire, região pertencente ao condado de Iorque, no Norte da Inglaterra. Estima-se que os cruzamentos para obtenção da raça aconteceram nas primeiras décadas do século XIX.

Primos

Neste processo de cruzamentos, foram utilizadas diferentes raças. Entre elas, o Otterhound e os extintos Black e Tan Terrier. Também há indícios do uso do Terrier Irlandês e do Bedlington Terrier, além de cães pastores, que eram muito comuns naquela região.

Trabalhos

Como adiantamos há pouco, o Terrier de Aire foi utilizado como cão de resgate em conflitos. Ma, ele acumulava outras aptidões instintivas, como a caça de pequenos animais, o pastoreio em áreas rurais e, até mesmo, a função de cão policial.

Padrões

Assim como outras raças, nosso querido Airedale possui alguns padrões oficializados por entidades especializadas em cinologia. Ele foi reconhecido pelo American Kennel Club em 1888 e teve seu registro definitivo na base da Federação Cinológica Internacional em 1963.

Airedale Terrier
  veterinário guia raças

Características físicas

A aparência geral do Airedale lembra muito a dos demais Terriers, porém em uma versão mais alta e de corpo um pouco alongado. Os padrões oficiais descrevem um cão musculoso, razoavelmente compacto e com a cauda alta, geralmente apontada para cima.

Com feição esperta e ativa, nosso amigo de quatro patas costuma apresentar uma barbicha na ponta do focinho. As orelhas são triangulares e pequenas, postadas no alto da cabeça. Já os olhinhos são pequenos e cheios de expressão, capazes de encantar a qualquer um!

Conheça rações para Airedale Terrier

Personalidade

O Airedale Terrier tem personalidade forte. Características como independência e coragem são bastante comuns em cães dessa raça. Por isso, o tutor deve ter em mente que, ao adotar o pet, pode enfrentar certos desafios, como teimosia e obstinação, que devem ser trabalhados durante o processo de socialização.

Cabe acrescentar que ele é um cão que está sempre em alerta e assume naturalmente o posto de guardião da casa. Contudo, não é um animal agressivo e se apega facilmente a sua família adotiva.

Convivência

A convivência com essa raça costuma ser animada. Por se tratar de um cão cheio de energia, é importante que ele tenha uma rotina de atividades físicas diárias. Além disso, o tutor precisa estimular o cachorrinho mentalmente, com brinquedos interativos, por exemplo.

Essas atividades são essenciais, principalmente, para o cão que vive em apartamento ou casa pequena, sem um quintal à disposição. Ainda no contexto de convivência, não é recomendável deixar o animal sozinho por longos períodos, pois, isso pode deixá-lo ansioso.

Socialização

A relação desse cachorro com outros da mesma raça nem sempre é das melhores, mas ele lida bem com outras espécies. O instinto de caça e proteção pode ser maior em alguns bichinhos, por isso, a socialização deve ser adotada ainda com o Airedale Terrier filhote.

No geral, ele é tolerante com outros animais criados com ele. Normalmente, o Airedale se dá bem com crianças, porém, a interação dele com os pequenos deve ser sempre supervisionada por um adulto, assim como acontece com outros pets.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

O Airedale tem uma pelagem curta e fina, geralmente, com tons de preto e castanho. Na maioria dos casos, a manutenção é fácil, com uma escovação semanal. Dessa forma, o tutor mantém o pelo do animal bonito e bem cuidado.

Nessa escovação regular, é importante atentar-se a retirada de fios mortos, espalhados pelo corpo do animal, sempre utilizando uma rasqueadeira adequada para esse tipo de pelagem. Assim como acontece com outros Terriers, a queda ocasional de pelinhos é natural.

Escovação dos Pelos do Airedale Terrier

Higiene

Segundo o AKC, é recomendável oferecer um cuidado completo de higiene e beleza, com banho, escovação e tosa, três ou quatro vezes por ano. Além disso, o tutor deve manter os cuidados com a limpeza da casinha ou da caminha sempre em dia.

Com tanta energia para gastar, o Airedale costuma ter suas unhas desgastadas regularmente durante as atividades físicas. Caso isso não aconteça, lembre-se de apará-las com o alicate apropriado para cães ou solicitar um serviço profissional, como o da Petz!

A escovação dos dentes do seu amigo de quatro patas é fundamental. Com os devidos cuidados bucais, o peludo fica livre de complicações como o tártaro e o acúmulo de bactérias. O acompanhamento odontológico regular também é essencial.

Cuidados com a saúde do Airedale Terrier

De acordo com os clubes oficiais da raça, o cãozinho Airedale costuma ser saudável. No entanto, como todo pet, ele deve fazer exames preventivos específicos de saúde. Com a avaliação constante, é possível oferecer um tratamento mais rápido e eficaz, caso surja algum problema.

Entre os exames recomendados pelos especialistas ao Airedale Terrier para saúde preventiva estão a avaliação de quadril e os testes cardíacos. O acompanhamento do DNA para doença renal e as consultas com o oftalmologista também são importantes.

Cuidados Airedale Terrier

Higiene e Limpeza para Airedale Terrier

Alimentação

O nosso amigo Terrier não possui uma alimentação específica, sendo apenas preciso definir uma ração para cachorro adequada às necessidades nutricionais do animal. Para isso, leve o seu cão ao médico-veterinário e receba as orientações para a dieta ideal.

Um ponto importante a ser levado em conta é que alguns cães da raça Airedale tendem a ficar acima do peso. Portanto, adote hábitos saudáveis, procure observar o consumo de calorias e acompanhe o peso corporal do seu companheiro.

Acompanhamento

Com os check-ups regulares de saúde, você oferece uma vida mais saudável e tranquila para seu amigão. Aliás, o acompanhamento do animal pelo médico-veterinário deve ser implementado ainda na fase filhote para que ele se acostume a esse cuidado.

Não esqueça de levar o Terrier que você tem em casa para tomar todas as vacinas. Com a caderneta de imunizações atualizada, seu pet fica livre de diversas doenças. O mesmo vale para outros cuidados de rotina, como as vermifugações.

Filhotes

Ao adotar um filhote Airedale Terrier como novo integrante da família, lembre-se de adaptar o ambiente em que ele vai ficar contra fugas e acidentes. Além do mais, a casa deve ser atrativa ao animal, com caminhas, brinquedos e outros acessórios para que ele se sinta bem-recebido.

Também não se esqueça de fazer adaptações na sua rotina, sobretudo, durante os primeiros meses de vida do cachorrinho. Outra recomendação comum é integrá-lo às práticas de socialização e ao adestramento desde cedo!

Dicas de adestramento

Por conta do porte de raça e do temperamento, o adestramento do Airedale é essencial. O American Kennel Club indica práticas como o treinamento de obediência e comandos básicos, por exemplo, vir, sentar e ficar.

Uma dica importante é realizar sessões de adestramento variadas e com diferentes abordagens. Não se esqueça de que o Airedale Terrier é inteligente e esperto, portanto, pode ficar facilmente entediado com lições repetitivas demais.

A Petz tem tudo para Airedale Terrier de estimação!

Com todos esses detalhes, fica bem mais fácil cuidar de um Airedale Terrier, não é mesmo? Mas o melhor de tudo é que, aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você encontra todos os produtos que o peludinho da raça precisa. Conheça nosso catálogo e aproveite promoções imperdíveis!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Airedale Terrier

Antipulgas e Carrapatos Bravecto MSD para Cães de 20Kg a 40Kg
Antipulgas e Carrapatos Bravecto MSD para Cães de 20Kg a 40Kg
Comprar
Ração Premier Fórmula para Cães Adultos de Raças Médias Sabor Frango
Ração Premier Fórmula para Cães Adultos de Raças Médias Sabor Frango
Comprar
Biscoito Golden Cookie para Cães Adultos 400g
Biscoito Golden Cookie para Cães Adultos 400g
Comprar
Ração Úmida Happy Oldies Pet Delícia para Cães 320g
Ração Úmida Happy Oldies Pet Delícia para Cães 320g
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças