»
»
»
Labrador

GUIA DE RAÇAS
Labrador

Neste guia você vai encontrar:

Espontaneidade e diversão em quatro patas

CBKC - Grupo 08

São cães obedientes, fiéis e de excelentes faro e agilidade

O cachorro Labrador é irresistível para quem ama animais. Uma raça muito simpática, que ama agradar seus companheiros humanos e fazer a alegria da casa. Além de fiel, se bem treinado, pode dar um excelente suporte a pessoas com necessidades especiais e deficientes físicos.

Além do temperamento, sua aparência também é encantadora! O Labrador chocolate é muito conhecido, mas a raça também pode ter cores amarelo e preto. Seus olhos demonstram que estão realmente sempre atentos e ativos.

Certamente, a principal característica dessa raça é a sua paixão por água e ausência de agressividade ou timidez. É o cão perfeito para quem tem um quintal espaçoso em casa, porque ele ama brincar e correr.

Condição física

O Labrador Retriever é um excelente nadador, pois possui membrana interdigital em suas patas, o que torna o nado mais rápido. Sua pelagem é um pouco oleosa, o que o mantém aquecido e o ajuda a flutuar e a se secar. O focinho desse cão também é bem desenvolvido e por isso possui um olfato excelente.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Labrador

Média de Altura

Média de altura do Labrador

Média de Peso

Média de peso do Labrador

Nível de Fofura

Nível de fofura do Labrador

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Labrador

Destaques e curiosidades

Antes de ter um Labrador em casa é importante ter em mente que esse é um cão muito enérgico e corajoso, capaz de pular em águas frias sem pensar duas vezes! Entretanto é extremamente fiel, doce, agradável e equilibrado.

A estrutura corpórea do Labrador o torna um excelente nadador, além de poder chegar a 20 km/h em uma corrida! Por essa vigorosidade, é versátil para diversas atividades! É um perfeito companheiro e se sai muito bem em competições. Ótimo em caças, farejamento, busca e salvamento, e ainda é um dos mais recomendados para terapias.

Suas características conquistaram até mesmo o conde de Malmesbury, quando chegou à Inglaterra, e o auxiliava em caças pelos pântanos que cercavam a nobre residência. Mais recentemente, em 1997, um filhote de Labrador de cor chocolate chegou a Bill Clinton. Buddy foi o primeiro dessa raça a morar na Casa Branca!

O Labrador já era uma das raças favoritas de quem gosta de cachorro, mas ficou ainda mais popular com o lançamento do filme “Marley e Eu”, que conta a história de uma família que adota um filhotinho indisciplinado, porém muito amável e divertido.

Labrador guia raças

A História do Labrador

Origem

Pescadores de bacalhau contavam com a ajuda do Labrador Retriever para recuperar os peixes que escapavam da rede. Acredita-se que seu nome venha justamente dessa função: “labrador” significa “trabalhador” em espanhol.

Migração

Por volta de 1820, visitantes se encantaram pela raça e o levaram para a Inglaterra. Por sorte, foi o que salvou a espécie, que ficou extinta em 1880 em Terra Nova, Canadá, devido a restrições e impostos governamentais.

Ofícios

Por terem um olfato bem aguçado e serem muito velozes, eram utilizados também para caçar em pântanos. Atualmente é comum encontrá-los como ajudantes em trabalhos policiais, em terapias e dando assistência a deficientes.

Reconhecimento

O Kennel Club inglês oficializou a raça em 1903 e 14 anos depois o American Kennel Club fez o mesmo, registrando-o como cão mais popular logo após a 2ª Guerra Mundial, em 1991.

Os descendentes do Labrador

A raça é descendente do “Cão de Saint-Jones”, habitante da ilha de Terra Nova, no Canadá, durante o século 18. A partir de cruzamentos com Pointer, Setter, Spaniel e outros perdigueiros, os criadores de Labradores aperfeiçoaram as suas características de olfato aguçado e velocidade.

Labrador guia raças

Características físicas

O Labrador Retriever possui uma estrutura bem forte, com ombros longos e oblíquos, joelhos bem angulados, jarretes descidos e patinhas arredondadas. Sua cabeça é larga, o focinho também, seu maxilar e dentes são fortes, com uma perfeita mordedura em tesoura, seus olhos podem ser marrons ou avelã e transmitem sua inteligência e bom temperamento.

Além disso, a espécie possui o rabinho muito grosso na base, afinando gradualmente até a ponta, que parece ser arredondado. A pelagem é curta, densa, sem ser ondulada e sem franjas.

Conheça rações para Labrador

Personalidade

Labradores são muito carinhosos, mas também acumulam muita energia facilmente. Por isso, é recomendado que pratique exercícios físicos, como corrida e natação, e brincadeiras agitadas, para manter a tranquilidade do seu melhor amigo de quatro patas!

Convivência

Geralmente, cães Labradores são muito astutos, por isso captam treinamentos de forma rápida, e são bem disciplinados, sendo capazes de realizar trabalhos mais delicados e minuciosos, como guia para cegos ou como cães farejadores.

Socialização

Labradores latem pouco e nunca são agressivos, fatores que os fazem muito parceiros de crianças e companheiros encantadores. Em geral, eles são muito doces, mas esse lado ficará ainda mais evidente se forem treinados desde cedo.

É importante lembrar que o processo de adestramento não deve ser coercitivo, apenas firme. Se as aulas forem regulares, rapidamente seu cãozinho aprenderá a controlar melhor seus impulsos vibrantes e a socialização com outros animais e pequenos companheiros humanos será cada vez melhor.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Apesar de serem curtos, os pelos dos Labradores são trocados muitas vezes ao ano. Por isso é importante rasquear seu pet todos os dias com escovinhas específicas para essa espécie de pelagem. Elas ajudam a remover os pelos mortos e soltos sem que o pet fique incomodado. Aqui mesmo, no Pet Shop on-line da Petz, você encontra as escovas.

Para habituar o Labrador Retriever a esse processo de escovação, é aconselhável que faça desde filhote, sempre com muito carinho e nunca associando a prática a uma punição, assim tudo será mais agradável e fácil!

Escovação dos Pelos do Labrador

Higiene

Os cuidados com os pelos do Labrador não são difíceis, como pudemos ver acima, principalmente porque não é necessário fazer tosas. Entretanto, como a raça Labrador ama água, nadar em piscinas, por exemplo, pode deixar resíduos na pele que devem ser removidos em um banho de água doce.

Tirando situações como essa e caso seu cachorro brinque em um local sujo, os banhos podem ser dados a cada dois meses, aproximadamente. Isso os manterá com uma boa aparência, cheirosos e com pele e pelos bem saudáveis. Mas, antes, converse com seu veterinário para entender melhor a rotina de banhos da raça.

Como infecções de ouvido são comuns em Labradores, é importante que limpe a região após banhos e mergulhos. Semanalmente também é aconselhado que verifique as orelhinhas e aproveite para limpá-las com produtos específicos, sempre evitando o canal auditivo. Caso haja vermelhidão ou um odor ruim, procure um médico veterinário.

A boca é uma área bem sensível nos animais e pode esconder tártaro e bactérias, extremamente prejudiciais para a sua saúde. No caso dos Labradores, é recomendado que escove seus dentes ao menos duas ou três vezes na semana ou, se possível, todos os dias para prevenir probleminhas na gengiva e mau hálito.

Cuidados com a saúde do Labrador

Independentemente da raça do cachorro, as características morfológicas podem ser causadoras de doenças. O Labrador Retriever possui predisposição à displasia coxofemoral e de cotovelo, catarata, atrofia progressiva de retina e miopatia da cauda.

Mas não se preocupe! Levando seu amigão com frequência a consultas veterinárias e seguindo rigorosamente as recomendações, seu cãozinho seguirá saudável, disposto e alegre.

Escovação dos Pelos do Labrador

Alimentação

Como os Labradores são muito ativos, é essencial oferecer uma alimentação bem nutritiva, balanceada e saudável, assim ele não perde mais energia que o normal e se mantém bem disposto! Entretanto, não é recomendado o oferecimento de comidas que nós costumamos comer, a não ser que sejam frutas e legumes recomendados por um especialista.

O ideal é escolher uma ração formulada especialmente para o porte, idade, condição física e hábitos do seu cãozinho para que os níveis de vitamina, nutrientes e sais minerais sejam proporcionais às necessidades dele, principalmente caso ele esteja com algum probleminha de saúde. Confira as opções que a Petz disponibiliza!

Acompanhamento

Antes de escolher o alimento para seu pet, é essencial que converse com um veterinário. Ele avaliará todas essas características do seu peludo e indicará a melhor opção e a quantidade ideal. E não se esqueça de fazer consultas periódicas.

Além da ração, os pets amam serem presenteados com algum petisco. É uma excelente maneira de demonstrar ainda mais nosso carinho e também pode ajudar no processo de adestramento. Encontre aqui as opções mais deliciosas!

Higiene e Limpeza para Labrador

Filhotes

Filhotes

Chegou a hora de saber tudo sobre Labrador filhote! A raça normalmente tem ninhadas de seis a oito filhotes, que ficam com os criadores até cerca de oito semanas de vida. A partir disso, o temperamento dos pets já está mais equilibrado e o treinamento na casa da nova família ficará mais fácil.

Até três anos de idade, os Labradores geralmente são bem agitados e, na tentativa de encontrar distrações, podem acabar mordendo móveis e rasgando meias e qualquer acessório que tenha em casa. Por isso, é importante que tenha atividades agitadas com seu filhotinho para ajudá-lo a gastar essa energia.

Dicas de adestramento

Apesar de agitados, os Labradores são muito espertos! A raça ocupa o 7º lugar no ranking de inteligência canina, que inclui 79 raças, e foi criado pelo norte americanos Dr. Stanley Coren e juízes especialistas em provas de obediência.

O adestramento é importante para que os Labradores possam controlar melhor toda essa energia que carregam e sobretudo porque, como amam água, devem aprender a pular e se divertirem em piscinas e lagos só após a permissão e acompanhamento de seus tutores. Isso é importante para manter a segurança dos pets.

Mesmo que tenha escolhido um adestrador, é imprescindível que acompanhe de perto as etapas, para criar um laço mais forte com o peludo. Não se esqueça que cada pet possui um tempo de aprendizado e um temperamento que devem ser respeitados!

Tudo para Labrador você encontra na Petz

Agora que já sabe tudo sobre Labrador, encontre tudo o que ele precisa no Pet Shop on-line da Petz! Assim ele terá uma excelente qualidade de vida, saúde, conforto e bem-estar. Nosso catálogo oferece uma incrível variedade de artigos das marcas mais reconhecidas no mercado pet a preços arrasadores. Venha conferir!

E para ficar ainda melhor, toda a sua compra feita em nosso site chegará rapidinho na sua casa, ou seja, você não precisa sair de perto do seu companheiro peludo para poder oferecer ótimo produtos a ele. Aproveite!

Produtos mais comprados para o Labrador

tapete higiênico supersecão petz
Ração Royal Canin Labrador - Cães Adultos - 12kg
Comprar
Bravecto petz
Ração Royal Canin Labrador - Cães Filhotes - 12kg
Comprar
Royal Canin petz
Ração Premier Raças Específicas Labrador para Cães Adultos - 12kg
Comprar
Pedigree Dentastix Petz
Ração Premier Raças Específicas Labrador para Cães Filhotes - 12kg
Comprar

Raças relacionadas

Pesquisa - Qual o seu pet?

Nome:
E-mail:
Cachorro
Gato
Outros