»
»
»
Affenpinscher

GUIA DE RAÇAS
Affenpinscher

Neste guia você vai encontrar:

Charmoso, confiante e destemido

CBKC - Grupo 2

Um cão bastante divertido, corajoso e leal!

Informações Gerais

Um cão bastante brincalhão que adora se divertir e receber carinho: esse é o Affenpinscher! A aparência dele é exuberante e totalmente exótica, o que o diferencia de todas as outras raças. Esse cachorro está sempre alerta e pronto para estar com os tutores no que for preciso!

Na França, o cão Affenpinscher é conhecido como “diabinho bigodudo”, mas isso não é por causa do seu comportamento, e sim pela aparência bagunçada. Ele gosta de uma agitação, porém não o tempo todo. O cachorrinho também adora ficar deitado no colo do seu tutor por horas, apenas sendo acariciado.

Condição física

O cachorro Affenpinscher é destemido, por isso é fácil encontrá-lo pulando em sofás, camas ou lugares altos. Seu objetivo é sempre estar no topo para enxergar e observar tudo ao seu redor com mais clareza.

Mesmo com toda essa disposição, é uma raça considerada moderadamente ativa. Nesse caso, precisa de pouco exercício diário. Brincadeiras com o tutor dentro de casa ou uma caminhada por dia já são o suficiente. É um ótimo cão para viver em apartamento, pois se adapta muito bem a ambientes menores.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Affenpinscher

Média de Altura

Média de altura do Affenpinscher

Média de Peso

Média de peso do Affenpinscher

Nível de Fofura

Nível de fofura do Affenpinscher

Características

Adaptabilidade

Nível de afeição

Bom para
apartamento

Tendência de latir

Amigável com gatos

Amigável com
crianças

Amigável com cães

Necessidades de
exercícios

Espaço Necessário

Tosa

Problemas de Saúde

Inteligência

Gosto por
brincadeiras

Queda de pelo

Necessidade Social

Amigável com
estranhos

Territorialista

Facilidade de
treinamento

Cão de guarda

Tolerância ao frio

Tolerância ao calor

Rações para Affenpinscher

Destaques e curiosidades

A raça Affenpinscher se tornou a favorita para quem quer adotar um cãozinho de colo, pequeno, mas destemido como um grandão. A aparência desse cachorro é o que mais chama a atenção nele. Vamos descobrir mais sobre o doguinho diferenciado!

No século XIX, o Affenpinscher foi criado em um tamanho menor, como se fosse uma miniatura. Essa ideia surgiu para que as senhoras da época pudessem carregar seus cães no colo em todos os lugares. Isso era feito com a mistura dessa raça com Pinschers e Pugs.

O Affenpinscher já aparecia nas xilogravuras de Albrecht Durer, em meados de 1400. Na mesma época, a raça foi retratada nas pinturas de Van Eyck. Algum tempo depois, em 1890, Pierre-Auguste Renoir também pintava o Affenpinscher em suas obras.

Em uma competição nos Estados Unidos, chamada Westminster Kennel Club Dog Show, um pequeno Affenpinscher liderou o pódio durante o evento. Seu nome era Banana Joe.

Affenpinscher guia raças

História do Affenpinscher

Origem

De origem Alemã, o Affenpinscher foi criado para caçar roedores. Inicialmente, era treinado para acabar com as pragas nos estábulos, mas, depois, foi levado para dentro de casa, para exterminá-las da cozinha. Sua aparência é bastante comparada a de um macaco, inclusive, seu nome significa “cão macaco”.

Ancestrais e descendentes

Sua descendência vem do Pinscher Alemão de pelo duro. Já os cães Griffon de Bruxelas e Schnauzer Miniatura tem influência do Affenpinscher em suas origens. Incrível, não é?

Migração

Munique era a cidade em que a raça mais se desenvolvia na Alemanha. Logo, ela se tornou conhecida e popular na França. A Primeira Guerra Mundial interrompeu a expansão do Affenpinscher nos Estados Unidos, que só foi retomada em 1920, até a Segunda Guerra. Apenas em 1950 as pessoas passaram a se interessar por ela na América do Norte.

Reconhecimento

Apesar da Segunda Guerra Mundial atrapalhar pela segunda vez a expansão da raça, o Pinscher macaco conquistou o seu registro no American Kennel Club em 1936.

Affenpinscher  veterinário guia raças

Características físicas

O Zwergaffenpinscher, como também é conhecido o Affenpinscher, é um cão do grupo toy. Isso porque ele é de pequeno porte, com até 30 cm, pesando cerca de 6 kg. As fêmeas podem ser mais longas que os machos. As pernas da raça são fortes e não tão próximas, o que proporciona uma marcha mais suave.

A cabeça é proporcional ao corpo, e a aparência facial é incomum: os olhos são grandes e escuros, e a mandíbula inferior, junto ao lábio, é destacada e sobressaltada. As orelhas ficam escondidas no meio da pelagem abundante, bem plantadas no topo do crânio. Tudo isso justifica a semelhança com macacos.

Conheça rações para Affenpinscher

Personalidade

O cachorro Affenpinscher é muito gentil, alerta, curioso e carinhoso. Adora brincar e se divertir com a família. Por falar nas pessoas com quem mora, ele vai tentar ser o maior protetor dos tutores, um esforçado cão de guarda.

Ele é uma ótima companhia em todos os momentos. Quando precisa ficar quieto, saberá se comportar. O que não pode ser feito é deixá-lo muito tempo sozinho, pois ele pode ficar triste. São raras as vezes em que o Affenpinscher pode se sentir impaciente e incomodado.

Convivência

Morar com o Affenpinscher tende a ser muito tranquilo. Ele só vai exigir algum tempo do dia para poder ter uma companhia para brincar. No mais, poderá ficar quietinho, apenas ao lado do seu tutor.

Ter um cão dessa raça em casa é saber que, ao chegar no lar, será bem recebido, pois este será um momento especial. O cachorro fará uma grande festa ao recepcionar o tutor e dará muito carinho a ele.

Socialização

O Affenpinscher é um pouco territorialista, e isso pode trazer conflitos com outros cães. Além disso, o cachorro macaco não se importa com seu pequeno tamanho, enfrentando outros dogs sem medo.

A socialização desde filhote é importante para que ele saiba dividir espaço e faça amizade mais facilmente. Ele pode não ser uma boa opção para ambientes em que há crianças, pois esse cãozinho não é dos mais sociáveis com os pequenos e suas brincadeiras.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

O pelo do Affenpinscher é duro, grosso, curto e bastante cheio. Seu diferencial é que é considerado hipoalergênico, ou seja, ideal para quem sofre com alergia aos pelos

A pelagem apesar de bagunçada, também precisa de cuidados. Para isso, a escovação deve ser feita uma ou duas vezes na semana. Primeiro, deve ser usado uma escova lisa e, depois, um pente de metal. Para desembaraçar nós , o ideal é utilizar os dedos.

Escovação dos Pelos do Affenpinscher

Higiene

Não há uma frequência específica para os banhos, eles podem ser dados mensalmente, junto a higiene básica, como escovar os dentes e aparar as unhas. O mais importante é cuidar dos pelos e mantê-los saudáveis. O corte pode ser feito a cada seis meses, pois a pelagem demora para crescer.

As unhas do Affenpinscher devem ser cortadas uma ou duas vezes por mês. É importante observar o crescimento para não as deixar muito grandes, o que pode incomodar o cão. Quando for fazer o corte, não as deixe muito curtas, pois podem causar dor ao pet.

Para manter a boca do cão saudável, o ideal é fazer a escovação todos os dias. Mas como isso exige tempo, pode ser que os tutores não possam realizar a atividade diariamente. Então, fazê-la uma vez por semana, com os produtos corretos, já ajuda a evitar o tártaro e as bactérias.

Cuidados com a saúde do Affenpinscher

A raça é saudável, mas, por ser pequena e ter o focinho curto, pode ser que alguns Affenpinschers tenham problemas respiratórios. Ademais, os tutores devem estar atentos às doenças cardíacas, oftalmológicas e à patela.

Cuidados Affenpinscher

Higiene e Limpeza para Affenpinscher

Alimentação

Não há muito segredo para uma alimentação ideal para o Affenpinscher. É claro que apenas o médico-veterinário pode indicar a dieta adequada para ele. O importante é oferecer comidinhas que sejam apropriadas para a idade do seu pet e o peso dele.

A quantidade das porções devem ser recomendadas pelo especialista, para evitar que o amigão peludo coma muito ou pouco. Não esqueça de sempre deixar água limpa e fresca disponível para seu Affenpinscher se hidratar.

Acompanhamento

É muito importante levar seu cachorro regularmente ao médico-veterinário. Assim, seu pet fica mais seguro e tem mais bem-estar, pois, caso ele tenha qualquer doença, será mais fácil identificar e definir o tratamento ideal e com maior eficácia

No mais, as vacinas também completam o bem-estar do cãozinho. Com elas, ele fica saudável e protegido, livre de várias doenças. Então, com a ajuda do especialista é essencial manter a caderneta de vacinação sempre atualizada!

Filhotes

O Affenpinscher filhote nasce bem pequeno, chegando a caber na palma da mão. Receber um deles em casa requer uma mudança na rotina e no ambiente. Prepare um cantinho para seu cão e adapte os horários para dar toda a atenção que ele precisa.

Nessa fase, ele é bastante ativo e gosta de brincar. A partir dessa idade, o treinamento é importante para evitar que o cão se torne teimoso e indisciplinado. Os tutores precisam estar prontos para educá-lo com paciência.

Dicas de adestramento

Esse cão é ousado, corajoso, não tem medo de enfrentar alturas e outros cachorros maiores. O treinamento de obediência deve ser o primeiro para acostumar o Affenpinscher a entender o que é certo e errado. É preciso paciência, pois ele tende a ser teimoso e mais independente.

Para facilitar o treinamento, o tutor pode apostar em atividades dinâmicas e divertidas para entreter o cão. Os exercícios devem ser mais curtos, pelo menos, ocorrendo uma vez por dia, pois, se forem longos, podem deixar o Affenpinscher entediado.

A Petz tem tudo que seu Affenpinscher precisa!

Garantir produtos de qualidade para seu Affenpinscher não é difícil. Basta conferir nosso catálogo completo, aqui no Pet Shop on-line da Petz e aproveitar a variedade de itens. Além disso, aqui, você tem muita facilidade para realizar a compra com preços arrasadores. Aproveite!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Affenpinscher

Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Comprar
Ração Úmida Royal Canin Sachê para Cães Mini Adulto 85g
Ração Úmida Royal Canin Sachê para Cães Mini Adulto 85g
Comprar
Shampoo Cortishamp Agener União 125ml
Shampoo Cortishamp Agener União 125ml
Comprar
Allermyl Shampoo Virbac Glico
Allermyl Shampoo Virbac Glico
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças