»
»
»
Old English Sheepdog

GUIA DE RAÇAS
Old English Sheepdog

Neste guia você vai encontrar:

Inteligente e amigável

CBKC - Grupo 1

Conheça um cão esperto, dócil e confiável!

Informações Gerais

Bastante conhecido por seu senso de humor sem igual e aparições em filmes e programas de televisão, o Old English Sheepdog é um cão que encanta facilmente qualquer pessoa. A raça tem conquistado cada vez mais famílias com sua aparência fofinha e jeitinho dócil.

Chamado também de Bobtail, esse peludo faz parte do grupo de cães pastores. Porém, é um pet que se adapta muito bem à vida comum, como um animal de companhia. Quer saber mais? Acompanhe o guia completo sobre a raça aqui, na Petz!

Condição física

O cão Old English Sheepdog é ágil e brincalhão. Certamente, é um pet que gosta de explorar e se divertir bastante. Portanto, o tutor que considera adotar um animal dessa raça deve ter em mente que se trata de um peludo ativo enérgico.

O recomendável é incluir na rotina dele a prática de exercícios físicos de 20 a 40 minutos por dia. Além disso, seu grande porte é facilmente reconhecido, mesmo que o tamanho da pelagem o faça parecer bem maior.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Old English Sheepdog

Média de Altura

Média de altura do Old English Sheepdog

Média de Peso

Média de peso do Old English Sheepdog

Nível de Fofura

Nível de fofura do Old English Sheepdog

Características

Adaptabilidade

Nível de afeição

Bom para
apartamento

Tendência de latir

Amigável com gatos

Amigável com
crianças

Amigável com cães

Necessidades de
exercícios

Espaço Necessário

Tosa

Problemas de Saúde

Inteligência

Gosto por
brincadeiras

Queda de pelo

Necessidade Social

Amigável com
estranhos

Territorialista

Facilidade de
treinamento

Cão de guarda

Tolerância ao frio

Tolerância ao calor

Rações para Old English Sheepdog

Destaques e curiosidades

Como toda raça de cachorro, o Bobtail reserva curiosidades e fatos interessantes. Um exemplo divertido é que o Sheepdog inglês ficou bastante popular no Brasil com a personagem Priscila, do programa infantil TV Colosso, transmitido durante a década de 1990.

Além de conquistar a televisão brasileira, esse cachorro cheio de pelos ficou muito famoso em todo o mundo pelas aparições em filmes americanos. Um dos personagens mais queridos é Max, o cão do Príncipe Eric em A Pequena Sereia, da Disney.

Além do nome oficial, que pode ser traduzido para “velho cão pastor inglês”, a raça é conhecida pelo apelido Bobtail, que significa “cauda cortada”. Isso porque os antigos criadores cortavam parte do rabo do animal para gastar menos com a manutenção. Felizmente, hoje essa prática é proibida.

Segundo o American Kennel Club (AKC), uma das principais associações cinológicas do mundo, o nosso querido Old English Sheepdog corre perigo de extinção. O número de registros da raça teve uma queda de 67% quando comparado com o mesmo período há 20 anos.

Old English Sheepdog guia raças

História do Old English Sheepdog

Origem

Como o próprio nome indica, a raça de cachorro Old English Sheepdog é natural da Inglaterra, mais precisamente no oeste do país. No entanto, o título de pastor gera algumas controvérsias. Há indicações de que, na verdade, ele era utilizado no transporte de gado por estradas rurais.

Padrões

Assim como acontece com outras raças, o processo de obtenção do Bobtail foi feito pelo cruzamento de diferentes cães. Não se sabe ao certo quais eram essas raças, mas a padronização do peludinho foi feita por Welshman Freeman Lloyd, especialista em ovinos e cães pastores no fim do século XIX.

Migração

Foi nessa mesma época que esse cãozinho começou a ganhar projeção fora do Reino Unido, tendo como ponto alto a migração dele para os Estados Unidos. Entretanto, sua popularização demorou algumas décadas para acontecer. Por volta de 1900, apenas cinco famílias americanas tinham um cão desses em casa.

Reconhecimento

O American Kennel Club reconheceu o cachorro da raça Sheepdog em 1885. O clube americano de criadores e entusiastas da raça foi fundado em 1904. Já a Federação Cinológica Internacional só aceitou o animal em sua base definitiva em 1963, época em que o peludo já era bastante comum nos EUA.

Old English Sheepdog  veterinário guia raças

Características físicas

A raça de cachorro Sheepdog tem traços marcantes, com a aparência forte e robusta, além do corpo musculoso e bastante peludo. Nosso amigo de quatro patas possui a cabeça grande, com expressão ativa. As orelhinhas são de tamanho pequeno e ficam postadas para o lado.

Aliás, a pelagem é uma característica que costuma atrair a atenção das pessoas, já que é cheia e com diferentes cores e marcações. O mesmo vale para a cauda, que é peluda e naturalmente portada.

Conheça rações para Old English Sheepdog

Personalidade

Os padrões oficiais da raça descrevem um Old English Sheepdog de personalidade dócil e bem-humorada. Contudo, ele também apresenta traços como coragem e independência que são equilibrados com comportamentos como curiosidade e confiança.

Cabe destacar que não se trata de um cachorro tímido ou arisco, mas que também não apresenta agressividade. Sinais de desconfiança ou nervosismo só aparecem se forem provocados. Por isso, é importante manter uma convivência harmoniosa entre o pet e a família.

Convivência

Por falar em convivência, é importante deixar claro certas manias do animal. Mesmo não se tratando de um cão de guarda, ele pode adotar um instinto protetor da casa e da família. Aliás, ele vive bem em apartamentos, mas pode ser barulhento e destrutivo se não for exercitado física e mentalmente todos os dias.

Outro ponto válido é a independência do animal. Ele pode ter um gênio forte e precisar de bastante paciência e disciplina do tutor para guiá-lo pelo caminho certo. As aulas de socialização desde quando o Old English Sheepdog é filhote fazem toda a diferença.

Socialização

Como todo cãozinho, nosso peludão Sheepdog precisa passar pela socialização desde cedo para assimilar bem questões como a boa convivência com pessoas e animais. No geral, ele não se dá muito bem com outros cachorros machos no mesmo ambiente.

Já a relação com crianças é saudável e tranquila, desde que supervisionada por um adulto (como acontece com outras raças). Uma recomendação importante é trabalhar com fatores como a reação dele aos momentos de ausência, e jamais deixá-lo sozinho por longos períodos, pois ele se apega bastante ao tutor.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Certamente, os cuidados com os pelos são alguns dos principais desafios para quem possui um Old English como cachorro de estimação. A pelagem dele requer atenção especial do tutor várias vezes ao longo do mês, incluindo serviço profissional em determinadas épocas.

A escovação do pelo deve ser feita de duas a três vezes por semana. O ideal é utilizar sempre um pente e rasqueadeira adequado para o tipo de pelagem do animal. No Pet Shop on-line da Petz, você pode encontrar opções apropriadas para o peludinho!

Escovação dos Pelos do Old English Sheepdog

Higiene

Além de escovar e pentear os pelos, o tutor do Bobtail precisa banhá-lo a cada seis ou oito semanas. Vale ressaltar que o animal precisa de cuidados especiais com a limpeza de pele, por isso, o uso de shampoos deve ser bem avaliado. Uma boa dica é consultar com o veterinário qual o produto certo para as características do seu companheiro.

Por se tratar de um cachorro bastante ativo e interessado por atividades físicas, o Bobtail costuma ter suas unhas aparadas de forma natural. Entretanto, se isso não acontecer, o tutor deve cortá-las manualmente. Existem alicates apropriados para essa tarefa, bem como serviços especializados em unidades físicas da Petz!

A higiene de outras áreas, como das orelhinhas e dos dentes, é fundamental. Verifique o ouvido do peludo regularmente e limpe sempre que necessário. Os dentes devem ser escovados de acordo com as orientações do médico-veterinário, com uma escovinha e produto dental adequados para a raça.

Cuidados com a saúde do Old English Sheepdog

Ao ver o Sheepdog de tamanho grande, muitos tutores se confundem e impõem uma rotina de exercícios inadequada ao animal. Para que ele não fique sobrecarregado (ou sedentário), defina os hábitos de atividade física junto ao veterinário.

De modo geral, esse peludo tem boa saúde. Mesmo assim, os clubes oficiais da raça indicam a realização de exames de rotina específicos, como a avaliação de quadril, da tireoide e consultas com o oftalmologista.

Cuidados Old English Sheepdog

Higiene e Limpeza para Old English Sheepdog

Alimentação

Alguns cães da raça tendem a ficar acima do peso. Portanto, observe sempre o consumo da porção ideal de alimentos. Além disso, o tutor precisa oferecer rações alinhadas às necessidades nutricionais do bichinho.

Uma recomendação importante é incluir a ração para cachorro apropriada de acordo com a avaliação do médico-veterinário. Geralmente, a dieta é definida com base no porte, na idade e nos hábitos de atividade física do peludo.

Acompanhamento

Você já deve ter reparado na importância do veterinário em diversos cuidados com o Bobtail, não é mesmo? A participação do especialista na vida do pet faz toda a diferença e acontece por meio de consultas de rotina, ou seja, o acompanhamento de saúde.

Com os check-ups em dia, você garante mais qualidade de vida e alegria ao bichinho. Além do mais, o tutor pode implementar as visitas ao veterinário ainda na fase filhote do Old English Sheepdog. Assim, ele se adapta desde cedo aos atendimentos.

Filhotes

Decidiu incluir um filhote de Sheepdog na família? Antes de adotar o seu novo amiguinho, lembre-se de adaptar a sua rotina às necessidades do pet. O mesmo vale para o ambiente que ele vai ficar, que deve ser acessível e seguro contra acidentes e fugas.

Vale lembrar que o Sheepdog filhote ainda vai precisar de cuidados de saúde específicos dessa idade. Uma delas é a atenção especial às vacinações e vermifugações. Mantenha essas precauções em dia e seu amigo vai crescer sempre saudável!

Dicas de adestramento

A treinabilidade desse cachorro pode ser um desafio, já que se trata de um pet independente. Porém, é sempre bom lembrar que ele é ativo, inteligente e curioso, o que pode ser muito útil na hora de adestrá-lo.

Segundo o AKC, a melhor forma de fixar os aprendizados desse cãozinho é criar atividades novas e divertidas. Ele pode ficar entediado com exercícios repetitivos e robóticos. Além disso, comece com as aulas ainda durante a fase filhote do peludinho.

Encontre tudo para seu Old English Sheepdog na Petz!

No Pet Shop on-line Petz você tem o guia completo sobre o Old English Sheepdog e ainda conta com um catálogo repleto de produtos para a raça. Aproveite nossa variedade de rações, brinquedos, medicamentos e diversos outros itens a preços imperdíveis!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Old English Sheepdog

Antipulgas e Carrapatos Bravecto MSD para Cães de 20Kg a 40Kg
Antipulgas e Carrapatos Bravecto MSD para Cães de 20Kg a 40Kg
Comprar
Cama Pawise para Cães Square Azul
Cama Pawise para Cães Square Azul
Comprar
Brinquedo de Pelúcia Jambo Cachorro Verde
Brinquedo de Pelúcia Jambo Cachorro Verde
Comprar
Biscoito Premier Cookie para Cães Filhotes 250g
Biscoito Premier Cookie para Cães Filhotes 250g
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças