»
»
»
Cesky Fousek

GUIA DE RAÇAS
Cesky Fousek

Neste guia você vai encontrar:

Leal, amigável e calmo

CBKC - Grupo 7

Um grande caçador para qualquer aventura!

Informações Gerais

Originário de terras tchecas, o Cesky Fousek é um cachorro que pode não ser muito conhecido ao redor do mundo, mas com certeza deixa sua marca por onde passa. Com um talento para a caça único, foi muito usado durante toda a sua existência como um bom companheiro para diversas aventuras.

Apesar desse instinto de caçador, não é necessário se preocupar: esse é um cão muito amigável e brincalhão, que adora passar um tempo com a família. Quer conhecer mais sobre esse amigo de quatro patas? É só continuar a leitura! A Petz te conta tudo o que você precisa saber.

Condição física

Esse cachorro, também chamado de Griffon de Caça Checo, é um pet cheio de energia e que adora fazer o trabalho que lhe é dado. Por isso, se você tiver um companheiro desse em casa, é importante fazer exercícios com ele para que possa gastar sua energia de forma saudável.

Por causa da energia e tamanho que esse bichinho apresenta, é melhor criá-lo em uma casa do que em um apartamento. Isso porque ele precisa de bastante espaço para poder praticar as atividades — quanto maior o local, melhor!

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Cesky Fousek

Média de Altura

Média de altura do Cesky Fousek

Média de Peso

Média de peso do Cesky Fousek

Nível de Fofura

Nível de fofura do Cesky Fousek

Características

Vive bem em
apartamento

Late muito

É afetuoso

Gosta de crianças

Gosta de estranhos

Gosta de outro pets

Precisa de exercícios

É sensível

Solta pelo

É brincalhão

É fácil de treinar

É friorento

É calorento

Fica bem sozinho

É inteligente

Rações para Cesky Fousek

Destaques e curiosidades

Cachorros são animais fantásticos, que podem ter mais histórias para contar do que nós, tutores, imaginamos. Quer descobrir o que essa raça de cachorro tcheca guarda? Aproveite as curiosidades que nós separamos!

Por causa dos talentos para a caça que esse cãozinho tem, ele é comumente chamado de “cão de caça supremo”. Isso porque faz de tudo para alcançar a presa e não desiste nunca!

Durante as duas Grandes Guerras, esses pets sofreram muito para se manter e não puderam ser reconhecidos como representantes de uma raça oficial por um bom tempo. A raça só conseguiu prosperar novamente devido aos esforços de cuidadores dedicados a ela.

Acredita-se que ancestrais desse cãozinho foram presenteados a Christian Ludwig, um marquês de Brandemburgo-Schwedt, parte da nobreza alemã. A prática de enviar cachorros caçadores como presentes era comum na época.

Cesky Fousek guia raças

História do Cesky Fousek

Origem

Não se conhece a origem certa do Cesky Fousek. No entanto, acredita-se que a raça foi criada por volta dos anos 1870 e 1880, sendo que a primeira exibição de um pet em competições oficiais é datada em 1887.

Ancestrais

Como mencionamos anteriormente, acredita-se que os ancestrais da raça em outros cachorros de caça, mas não se sabe ao certo quais. Uma das raças que pode ter sido usada para a criação dos primeiros representantes do cão tcheco foi a Otterhound.

Migração

O primeiro Cesky Fousek a oficialmente ir aos Estados Unidos era chamado Gero, em 1964. Acredita-se, contudo, que já havia representantes da raça no país desde o século XIX, mas eram registrados sob outro nome.

Reconhecimento

Por causa das dificuldades que a raça passou, ela demorou certo tempo para ser oficialmente reconhecida por um kennel club. Hoje em dia, possui o reconhecimento do FCI, que foi registrado em 1963.

Cesky Fousek  veterinário guia raças

Características físicas

Esse é um cão de porte médio, com uma aparência esbelta e nobre, característica da raça. O maxilar é forte e bem desenhado, enquanto os olhos são bastante amigáveis, em forma de amêndoas.

No entanto, o traço que mais chama atenção e difere o cachorro é a pelagem, pois ele é um cachorro de pelo duro e com “bigode”. Normalmente, esse pet vem nas colorações ruão escuro, marrom ou marrom com marcações pelo corpo.

Conheça rações para Cesky Fousek

Personalidade

Muitas pessoas pensam em um cão bravo, solitário e mal-encarado quando pensam em um cão de caça. No entanto, nenhuma dessas palavras descreve o amigável Cesky Fousek! Esse é um bichinho que adora interagir com as pessoas, especialmente os membros de sua família.

Como um bom trabalhador, é um pet bastante inteligente e está sempre pronto para uma nova aventura com seus tutores. Por isso, se você está procurando um amigo de quatro patas que seja amável e companheiro, essa raça pode ser a ideal.

Convivência

Como mencionamos acima, esses amiguinhos adoram estar em família, podendo até ser um pouco pegajosos de vez em quando. Por isso, ao conviver com esse pet, é importante ter isso em mente.

Eles amam todos os membros da família igualmente e estão sempre concentrados em agradar às pessoas ao redor. Eles também precisam de exercícios físicos regulares, então esteja sempre pronto para uma diversão ao ar livre!

Socialização

Esse é um cachorro amigável, mas o trabalho de socialização deve começar desde cedo, assim como com qualquer outra raça. Isso porque esses pets, apesar de não serem bravos, podem ser tímidos e até mesmo se sentirem acuados na presença de estranhos.

Dessa forma, é fundamental acostumá-los desde cedo a conviver com outras pessoas, crianças e pets. Assim, eles terão muito mais facilidade em expressar a doçura que são!

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Esses bichinhos possuem três camadas de pelo: o pelo, o subpelo e o pelo de guarda. Apesar disso, é um cachorro que não solta pelo, então a escovação não precisa ser tão frequente — uma vez por semana é o suficiente para livrá-lo da pelagem morta.

Escovação dos Pelos do Cesky Fousek

Higiene

Por conta do tipo de pelagem que esse bichinho tem, os banhos só são recomendados quando necessário. Por isso, prefira banhos com uma menor frequência ou quando o bichinho está sujo.

É fundamental cortar as unhas do pet regularmente, evitando que elas fiquem longas demais e machuquem-no ao caminhar. Utilize os acessórios corretos e tome cuidado. Se necessário, procure um especialista.

É muito importante manter a higiene bucal do pet. Por isso, faça a escovação dental do cachorro todos os dias ou, pelo menos, de três a quatro vezes por semana. Assim, é mais fácil manter a saúde bucal do bichinho.

Cuidados com a saúde do Cesky Fousek

Não existem doenças que são inatas da raça. No entanto, algumas podem aparecer com mais facilidade, como a displasia do quadril, a atrofia progressiva da retina e hipotireoidismo.

Cuidados Cesky Fousek

Higiene e Limpeza para Cesky Fousek

Alimentação

Um dos cuidados fundamentais com a saúde do seu amigo de quatro patas é a dieta que ele tem. Por isso, sempre converse com um médico-veterinário para criar a rotina alimentar do pet e, caso queira fazer qualquer mudança nela, consulte o profissional novamente.

Para assegurar uma boa alimentação, sempre dê preferência aos alimentos com qualidade Premium e Super Premium. Essas rações têm ingredientes selecionados que oferecem melhor nutrição e absorção dos benefícios.

Acompanhamento

Outro dos cuidados com a saúde do cachorro que não pode faltar é a visita regular ao médico-veterinário. Apenas com o acompanhamento com um profissional é possível ter uma noção de como anda a saúde do pet e entender se cuidados extras são necessários.

Além disso, outra forma de prevenir algumas doenças graves é por meio da vacinação do seu amigo de quatro patas. Dessa forma, você protege a saúde não só do cão, mas de toda a família.

Filhotes

Um novo membro na família significa que toda a rotina da casa vai mudar, e não é diferente com a chegada de um pequeno Cesky Fousek! Por isso, é importante que todas as pessoas que irão conviver com o bichinho estejam preparadas para essa linda novidade.

Além disso, um filhote de cachorro pode ser bastante enérgico e animado. Certifique-se de que todos os locais estejam bem protegidos e que não exista risco para o pet no ambiente. Criar um cantinho especial para o cãozinho é uma boa ideia para acostumá-lo com o novo lar.

Dicas de adestramento

Essa é uma raça fácil de se adestrar, porque é inteligente e gosta de agradar aos tutores. Sempre treine seu filho de quatro patas com reforços positivos e respeite o tempo e disposição dele.

Como os bons caçadores que são, os melhores truques para ensinar esses bichinhos são aqueles que exigem agilidade e foco. Por isso, brincadeiras como pegar a bolinha são ideais para esses amigões!

Cuide do seu Cesky Fousek ao lado da Petz!

Agora que você já sabe tudo sobre o Cesky Fousek, precisa oferecer o que há de melhor para ele! Para isso, conte com o Pet Shop on-line da Petz, que tem um catálogo completo para você adquirir o que precisar!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Cesky Fousek

Ração Biofresh para Cães Castrados de Raças Médias
Ração Biofresh para Cães Castrados de Raças Médias
Comprar
Almofadão Urban Puppy para Cães Gomo Sarja Lisa Marinho
Almofadão Urban Puppy para Cães Gomo Sarja Lisa Marinho
Comprar
Peitoral Ajustável Zee.Dog Air Mesh Gotham para Cães
Peitoral Ajustável Zee.Dog Air Mesh Gotham para Cães
Comprar
Bolinha LCM Cravinho - Cores Sortidas
Bolinha LCM Cravinho - Cores Sortidas
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças