»
»
»
Border Terrier

GUIA DE RAÇAS
Border Terrier

Neste guia você vai encontrar:

Determinado, inteligente e corajoso

CBKC - Grupo 3

Pequenos grandes aventureiros!

Informações Gerais

O Border Terrier é um dos cães mais antigos da Grã-Bretanha. Inteligente e explorador, esse pet surpreende pela determinação. Sempre muito bem-humorado, o peludo conquista fãs com facilidade.

Por mais que tenha sido criado, em um primeiro momento, como cão de caça, o Border Terrier se tornou um ótimo mascote. Por isso, é muito provável que você se apaixone por esse bichinho. A seguir, confira mais informações sobre a raça!

Condição física

O Border Terrier é um cachorro de pequeno porte, mas bastante ativo. Os instintos de caçador fazem o bichinho ser bem enérgico. Por isso, ele aprecia correr e praticar atividades ao ar livre, dando-se muito bem em casas com quintais amplos.

Entretanto, o cãozinho também pode se adaptar à vida dentro de apartamentos, desde que o tutor leve-o para passear ou brincar no parque com certa frequência. Quanto mais fisicamente estimulado for, mais contente e livre de estresse o bichinho fica.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Border Terrier

Média de Altura

Média de altura do Border Terrier

Média de Peso

Média de peso do Border Terrier

Nível de Fofura

Nível de fofura do Border Terrier

Características

Adapta-se bem à
apartamento

Bom para
iniciantes

Nível de sensibilidade

Tolera fricar sozinho

Inteligência

Tolera clima frio

Tolera clima quente

Afetuoso com
a família

Adequado para
crianças

Dog Friendly

Amigável com
estranhos

Nível de energia

Intensidade

Necessidades de
exercécio

Fácil de treinar

Rações para Border Terrier

Destaques e curiosidades

O Border Terrier é um animalzinho extremamente divertido e superesperto que tem amor de sobra para oferecer. Para descobrir mais sobre essa raça de cachorro britânica, continue lendo esse texto. Temos certeza de que você ainda vai se surpreender bastante com o pet!

Antigamente, o Border Terrier era criado como medida preventiva contra raposas, ou seja, era um cão de caça. Justamente por isso, o peludo era estimulado a encontrar o próprio alimento sozinho, uma vez que os criadores não davam comida aos cães da raça.

Essa pode ser uma das raças mais velhas da família dos Terrier da Grã-Bretanha. Isso porque o pet aparece em muitas pinturas e outras obras de arte que retratavam grandes caçadas dos séculos XVIII e XIX. Os registros mais antigos datam do ano de 1754.

O nome desse pet diz muito sobre ele: em inglês, “border” significa “fronteira”. Portanto, Border Terrier pode ser traduzido para “Terrier da fronteira”, e o nome do bichinho não poderia ser outro. Afinal, esse cachorro surgiu em uma região localizada na divisa entre a Inglaterra e a Escócia.

Border Terrier
 guia raças

História do Border Terrier

Origem

Esse cachorro surgiu no século XVIII, na Grã-Bretanha, mais especificamente em uma região denominada Cheviot Hills (fronteira entre Escócia e Inglaterra). Trata-se de uma região rural, onde os fazendeiros sofriam bastante com ataques de raposas. O Border Terrier era criado para caçar esses animais.

Ancestrais

Os antepassados dessa raça de Terrier eram conhecidos como Reedwater Terrier, Ullswater Terrier, e Coquetdale Terrier. Todos os nomes fazem referência às regiões rurais onde os animais eram criados. Fisicamente, o Border Terrier de hoje não mudou muito em relação aos ancestrais.

Migração

Durante muito tempo, o Border Terrier só tinha popularidade na terra natal, ou seja, a Grã-Bretanha. Ao ser exposto em feiras na região de Northumberland, na Inglaterra, o pet começou a chamar atenção da burguesia. Depois disso, ele passou a ser reconhecido em outros países.

Reconhecimento

O British Kennel Club registrou o pet em 1920. Entretanto, a FCI (Federação Cinológica Internacional) reconheceu o Border Terrier com raça oficial apenas em 26/06/1963.

Border Terrier
  veterinário guia raças

Características físicas

Esse cachorro é pequeno, mas tem musculatura forte e pode ser bem rápido, afinal era utilizado na caça e precisava acompanhar o ritmo de cavalos. As pernas são uma das características do Border Terrier que diferencia a raça dos parentes, já que são mais longas que o usual.

Além disso, o pet tem uma “cabeça de lontra”, ou seja, crânio amplo com bastante distanciamento entre os olhos e as orelhas. Este é um cachorro de pelos curtos, mas bem duros e ásperos. Normalmente, as cores da pelagem são: vermelho, cinzento, castanho e trigo.

Conheça rações para Border Terrier

Personalidade

Esse cãozinho é bem enérgico e aventureiro devido ao instinto de caça herdado dos tempos de outrora. Assim, eles também são bastante determinados e corajosos, sendo exímios exploradores de ambientes externos.

Além disso, ele é muito inteligente e afetuoso, mas não a ponto de ser classificado como carente. Por isso, se está procurando por um companheiro leal, animado e inteligente, considere incluir o Border Terrier em sua vida!

Convivência

A convivência com um Border Terrier pode ser bem agitada. Se você mora em casas com jardins, por exemplo, espere alguns buracos cavados na terra. Afinal, o cãozinho era criado para encontrar raposas que viviam em tocas no subsolo. Esse pet também é um grande mordedor, então é melhor deixar os chinelos fora de vista!

A princípio, essas características podem assustar um tutor de primeira viagem. Entretanto, com bastante paciência, é possível disciplinar o peludo para que isso não afete a relação de vocês. De resto, o Border Terrier não demanda cuidados especiais extremamente significativos.

Socialização

Esse animalzinho não costuma demonstrar comportamento agressivo e geralmente se dá bem com estranhos. Porém, ele está sempre alerta, por isso pode receber visitas com alguns latidos. Além disso, ele é muito amigável com crianças.

O Border Terrier também pode aceitar facilmente outros bichinhos de estimação na família, como cães e gatos. Entretanto, devido aos instintos de caçador, é comum se deparar com o pet perseguindo animais desconhecidos de pequeno porte, como aves e roedores.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

A raça Border Terrier apresenta pelos curtos, porém bem ásperos e duros. Assim, nós na pelagem são menos frequentes e basta escovar o pet a cada uma ou duas semanas.

Escovação dos Pelos do Border Terrier

Higiene

Os pelos do Border Terrier são bastante impermeáveis. Com isso, o bichinho repele sujeira com muita facilidade, dispensando a necessidade de banhos excessivos. Inclusive, se o pet estiver sujo, é possível resolver o problema com uma toalha ou lenços umedecidos próprios para cães.

As unhas do seu animalzinho devem estar sempre limpas e aparadas. Do contrário, elas podem rachar e causar dor. Além disso, o ferimento pode infeccionar e causar complicações mais graves à saúde do pet.

Os dentes devem ser escovados regularmente para evitar o acúmulo de tártaro e outras bactérias, afinal a saúde bucal do seu pet é bem delicada. Por isso, assegure-se de realizar a higienização diariamente, se for possível.

Cuidados com a saúde do Border Terrier

Essa é uma raça que não costuma apresentar problemas de saúde muito significativos com frequência. Evite apenas exagerar na comida, pois o bichinho pode apresentar certa predisposição à obesidade.

Cuidados Border Terrier

Higiene e Limpeza para Border Terrier

Alimentação

Para seu peludo se desenvolver da melhor forma possível, é importante oferecer uma dieta equilibrada. Portanto, opte por uma ração que supra as necessidades nutricionais do seu bichinho. Essa escolha deve ser feita com base na idade e no porte do animal.

Aliás, é importante manter o comedouro do bichinho higienizado, evitando o acúmulo de restos que podem juntar fungos e bactérias. Por fim, deixe água limpa e fresca sempre à disposição do pequeno.

Acompanhamento

Você deve manter o acompanhamento veterinário do seu pet sempre em dia. A partir de check-ups gerais, o profissional pode identificar qualquer tipo de disfunção no organismo do pet e iniciar o tratamento apropriado com antecedência.

Além disso, o veterinário pode aplicar as doses necessárias de vacinas e vermífugos essenciais para o bem-estar do peludo. Isso sem contar as várias instruções que o especialista pode dar sobre os cuidados com o pet, como a indicação da ração ideal e outras informações.

Filhotes

Um filhote de Border Terrier pode demandar bastante tempo e atenção. Por isso, é importante adequar sua rotina para a chegada do pet. Aliás, você deve preparar a casa com todos os acessórios essenciais para o pequeno, como comedouro, bebedouro, brinquedos e mais.

Outro ponto importante é adquirir uma ração adequada para a idade e o porte do peludo. Afinal, o bichinho está em fase de crescimento e precisa de nutrientes específicos para se desenvolver. Por fim, certifique-se de que as vacinas do seu amiguinho sejam aplicadas nas datas corretas!

Dicas de adestramento

O Border Terrier é um cachorro com total capacidade de aprender truques e responder aos comandos dos tutores. Porém, se ele estiver determinado a ignorar o treinamento, pode ser difícil contornar a situação — mas não impossível. Afinal, os pets podem ser bem independentes quando querem.

Treinamentos intensos podem ser mais complicados para um Border Terrier. Porém, com muita força de vontade, paciência e reforço positivo, é possível fazer o pet executar algumas ações básicas. Assim, o cãozinho pode ser ensinado a andar na rua com guia e a fazer as necessidades no local correto, por exemplo.

Seu Border Terrier será muito bem tratado com os artigos disponíveis aqui, na Petz!

Esperamos que você tenha gostado de aprender mais sobre o Border Terrier. Se quiser conferir curiosidades sobre outros cãezinhos, consulte os guias de raça disponíveis aqui no Pet Shop on-line da Petz. Aproveite sua visita e abasteça o estoque de ração e adquira outros itens essenciais para seu mascote!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Border Terrier

Guia Ferplast Nylon Linear para Cães
Guia Ferplast Nylon Linear para Cães
Comprar
Casa Pet Injet Dog House Evolution Azul para Cães
Casa Pet Injet Dog House Evolution Azul para Cães
Comprar
Escada Baw & Miaw Grafite para Cães e Gatos
Escada Baw & Miaw Grafite para Cães e Gatos
Comprar
Tapete Higiênico One Pads para Cães com 30 Unidades
Tapete Higiênico One Pads para Cães com 30 Unidades
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças