»
»
»
Saluki

GUIA DE RAÇAS
Saluki

Neste guia você vai encontrar:

Independente, inteligente e gentil

CBKC - Grupo 10

Os cães da raça Saluki são divertidos, gentis e ágeis!

Uma das raças mais antigas do mundo, o Saluki é de origem árabe e foi tido por muitos anos como excelente cão de caça. Com toda agilidade, força e resistência para caçar, essa raça é muito dócil e, consequentemente, muito fiel a seus tutores.

A raça Saluki era a preferida dos faraós, principalmente por ser esbelta e robusta. Apesar de sua aparência elegante, esses cães possuem muita força e resistência, por isso, eram ideais para a caça. Além disso, a lealdade é outra forte característica do cão.

Condição física

O cachorro Saluki chama a atenção por conta de seu tamanho e robustez. Magro e pernudo, o cão é muito equilibrado. Ele faz parte do grupo de cães lebréis ou hounds, caracterizados pela velocidade. Sua aparência dá a impressão de simetria, junto com as características de velocidade e resistência.

Os Salukis precisam praticar exercícios regularmente para manter a forma física e mental. Por isso, é ideal que tenham um grande espaço para correr, já que seu corpo é desenvolvido para essa prática e eles adoram fazer isso!

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Saluki

Média de Altura

Média de altura do Saluki

Média de Peso

Média de peso do Saluki

Nível de Fofura

Nível de fofura do Saluki

Características

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Cai muito pelo?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

É sociável?

É amigável?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

Rações para Saluki

Destaques e curiosidades

A origem árabe da raça de cachorro Saluki é um grande diferencial na história desse cãozinho! Aproveite para conferir alguns fatos e curiosidades marcantes ao longo do tempo sobre esses cães diferentões.

Desde sua origem, os Salukis eram tidos como os animais de estimação dos faraós. Esses cães eram até mumificados junto a seus tutores. Alexandre, o Grande, foi uma das figuras importantes da história a possuir um Saluki.

Segundo os povos antigos do Oriente Médio, os cães Salukis são “enviados por Deus”. Acredita-se que essa raça foi a primeira a ser domesticada pelo homem.

Os Salukis podem alcançar até 60 km/h correndo. Isso é possível por conta da curvatura em suas costelas, que proporciona um melhor movimento para correr. A velocidade incrível era ideal para derrubar gazelas. O diferencial é que essa raça não caça pelo cheiro, mas sim pela maravilhosa visão que possui.

Saluki guia raças

História do Saluki

Origem

A raça Saluki surgiu no Oriente Médio, Egito e Ásia, muito antes da construção das famosas e imponentes pirâmides. Como dito anteriormente, esses cães eram tão cultuados que chegavam a ser mumificados junto aos faraós. O nome “Saluki” pode ter vindo da antiga cidade de Saluk, no Iêmen.

Ancestrais

É difícil dizer precisamente qual a linhagem dos Salukis por conta da idade do aparecimento da raça. No entanto, alguns historiadores acreditam que eles sejam fruto do cruzamento de Galgos egípcios e asiáticos.

Reconhecimento

Por muitos anos, os Salukis eram proibidos de cruzar com outras raças. Por isso, os cães permaneceram inalterados por muito tempo. Eles foram reconhecidos oficialmente em 1927, pelo American Kennel Club.

Migração

Os cães Salukis começaram a aparecer na Europa por volta de 1840. Depois do fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918, a raça foi levada do Oriente Médio pelos oficiais britânicos. Assim, ela se consolidou na região e, depois, no mundo.

Saluki  veterinário guia raças

Características físicas

O Saluki cachorro pode chegar a ter entre 51 e 78 centímetros de altura, pesando entre 18 e 27 kg. Em geral, os machos tendem a ser maiores do que as fêmeas. Os cães dessa raça têm a expectativa de vida de 10 a 17 anos.

O crânio é longo e estreito, com uma expressão gentil e olhos profundos e claros. As orelhinhas são longas, cobertas de cabelos lisos. O pescoço é bem longo e musculoso, com um peito estreito. As costas são bastante largas e há um leve arqueamento sobre o lombo. É essa parte que auxilia no impulso para correr.

Conheça rações para Saluki

Personalidade

Para quem busca cães independentes, a raça Saluki é a ideal. Apesar dessa independência, esses cachorros são extremamente leais. Com um olhar gentil e caloroso, oferecem toda confiança, companheirismo e devoção para seus tutores.

Esses cães são bem reservados, principalmente com estranhos, mas não são agressivos ou nervosos. O comportamento do Saluki é muito digno, independente e inteligente.

Convivência

A principal característica para ter uma boa convivência com um Saluki é ter um grande espaço para que ele possa aproveitar. Por ser de grande porte e gostar de correr, ele necessita de um ambiente amplo para praticar suas atividades e brincar.

Para quem tem bebês, é importante tomar alguns cuidados. Isso porque os Salukis são muito agitados, mesmo sendo muito gentis com crianças. Todo tutor deve supervisionar as brincadeiras de seus cães para evitar qualquer tipo de acidente.

Socialização

Os Salukis podem ficar reservados com estranhos. Sem a socialização, porém, acabam se tornando tímidos. Apesar de serem considerados animais de caça, eles são muito gentis e não são agressivos.

Com outras raças de cães pode ser necessário um tempo de adaptação, pois os Salukis preferem socializar com cães de sua própria raça. Basta escolher outros tipos de cachorros que não tenham traços de personalidade marcantes para que a amizade aconteça.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Há dois tipos de pelos dos Salukis: emplumados ou lisos. Qualquer um dos dois que necessitará uma escovação semanal para não prejudicar a pelagem. Se isso não for feito, podem se formar nós, principalmente nas orelhinhas e dedos, que podem trazer feridas.

Os pelos com textura lisa podem estar na franja dos membros, na parte de trás das coxas e até mesmo na região da garganta. O Saluki filhote pode ter pequenas franjas nas coxas e nos ombros, já os emplumados não possuem as franjas.

Escovação dos Pelos do Saluki

Higiene

Os Salukis são muito limpos e não possuem os típicos odores caninos. Por isso, os banhos não precisam ser dados com tanta frequência. Mesmo assim, é importante manter a higiene do animal, principalmente se notar que, após brincar bastante, ele está sujinho.

Procure produtos adequados ao tipo de pelagem do animal para que ele se sinta bem após a higienização. Se necessário, recorra ao banho feito por um local especializado.

Como todos os cães, as unhas do Saluki devem receber atenção especial de seus tutores. Fique sempre atento ao crescimento delas e, se necessário, leve a um profissional para que seja feito o corte. Assim, seu mascote pode se divertir sem problemas e sem se machucar.

Os dentes dos Salukis são muito fortes, e para manter toda essa força, é importante cuidar da saúde bucal do seu companheiro. A higienização deve ser feita regularmente, segundo orientação de um médico-veterinário. Dessa forma, serão utilizados os produtos adequados para seu tipo de cão.

Cuidados com a saúde do Saluki

O principal cuidado com Saluki e sua saúde em geral é evitar a torção gástrica. Isso pode acontecer se o cachorro comer e, logo em seguida, correr ou praticar atividades intensas, o que é uma característica da raça.

Em geral, essa raça é muito saudável, tendo uma vida ativa e longa, livre de doenças genéticas comuns. Porém, é importante realizar exames periódicos no animal, principalmente cardiológicos. Arritmia e coração inchado são as enfermidades mais comuns em Salukis.

Cuidados Saluki

Higiene e Limpeza para Saluki

Alimentação

A alimentação dos cães Salukis não é complicada. Essa raça consegue viver bem com as rações comuns, orientadas por um especialista. Qualquer tipo de dieta deve estar adequada à idade do animal.

O apetite varia de cão para cão, por isso, é preciso supervisioná-lo para evitar aumento ou diminuição de peso. Lembre-se, também, de sempre oferecer itens específicos para a raça, porte, idade e condições de saúde do seu animalzinho.

Acompanhamento

Levar seu animal para ser acompanhado de perto por um médico-veterinário é fundamental para sua qualidade de vida. É bom para a saúde do Saluki, para o crescimento, alimentação... Enfim, só traz benefícios para seu pet!

Siga sempre tudo o que for indicado pelo veterinário, pois ele sabe o que é melhor para seu tipo de cachorro. Não deixe esse cuidado de lado, isso faz toda a diferença na vida do cãozinho!

Filhotes

Ao adotar um filhote de Saluki é preciso adaptar a rotina e o espaço para recebê-lo. Um pequeno cãozinho requer cuidados e atenção redobrados. Tudo deve estar pronto: comedouro, bebedouro, caminha e as proteções, para evitar acidentes em casa.

Garanta que todas as vacinas e vermifugações estejam em dia e leve seu cachorro para se vacinar sempre que estiver na data. Para cuidar de toda a saúde do seu pet, faça o acompanhamento com o veterinário.

Dicas de adestramento

Por serem independentes, é um pouco difícil adestrar os Salukis, mas não impossível. Se eles estiverem em um ambiente grande para poderem correr, ficarão muito obedientes ao longo do tempo.

Com um pouco de paciência, o adestramento acontecerá. Guloseimas e elogios são de grande ajuda. Treinamento com caixotes serve para os Salukis terem segurança. O treinamento de obediência ajuda no dia a dia e na convivência. Para estimular a inteligência, os exercícios de agilidade são ideais.

A Petz tem os melhores produtos para seu Saluki !

Depois de conhecer as informações sobre a raça Saluki, você pode escolher com tranquilidade os melhores produtos para seu cão. Visite o Pet Shop. on-line da Petz e adquira tudo o que precisa para garantir o bem-estar e a diversão do seu mascote. Não perca nossos ótimos preços!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Saluki

Shampoo Bayer Vetriderm Hipoalergênico Neutro 1 L
Shampoo Bayer Vetriderm Hipoalergênico Neutro 1 L
Comprar
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Comprar
Shampoo Douxo Seb para Cães e Gatos 200ml
Shampoo Douxo Seb para Cães e Gatos 200ml
Comprar
Ração Premier Fórmula para Cães Adultos de Raças Grandes Sabor Frango
Ração Premier Fórmula para Cães Adultos de Raças Grandes Sabor Frango
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças