»
»
»
Cão da Groenlândia

GUIA DE RAÇAS
Cão da Groenlândia

Neste guia você vai encontrar:

Enérgico, brincalhão e amigável

CBKC - Grupo 5

Um amigão de temperaturas extremas que é extremamente fofo!

Informações Gerais

Uma raça que traz orgulho para todo um território, o Cão da Groenlândia é uma das marcas registradas dessa região. Todo esse amor pelo pet foi traduzido em diversas medidas para assegurar que ele continue prosperando, ao lado dos tutores que encontram nele um grande companheiro.

Não é só isso: esses bichinhos são excelentes trabalhadores e conseguem carregar trenós com destreza e agilidade únicas. Por isso, eles têm um estoque de energia bem grande, que pode se transformar em horas de muitas brincadeiras! Conheça melhor a raça a seguir e se apaixone!

Condição física

A história e a própria origem desses pets, também chamados de Gronlandshund, demonstram como eles são ativos e energéticos. Por isso, é ideal reservar pelo menos uma hora do dia para praticar atividades com eles, como caminhadas e exercícios diversos.

Mesmo assim, não espere que o seu “pequeno grande cão da neve” se canse tão rapidamente. Por isso, mesmo em casa, ele precisa de bastante espaço para brincar. Recomenda-se criar um desses companheiros em ambientes amplos, com um jardim de tamanho grande.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Cão da Groenlândia

Média de Altura

Média de altura do Cão da Groenlândia

Média de Peso

Média de peso do Cão da Groenlândia

Nível de Fofura

Nível de fofura do Cão da Groenlândia

Características

Vive bem em
apartamento

Late muito

É afetuoso

Gosta de gatos

Gosta de cães

Gosta de estranhos

Gosta de crianças

É brincalhão

É inteligente

Solta muito pelo

Fica bem sozinho

É fácil de treinar

É fácil de cuidar

É sensivel

É territorialista

Rações para Cão da Groenlândia

Destaques e curiosidades

Você sabia que esse cachorro da Groenlândia tem diversas curiosidades impressionantes ao redor da própria história? Pois é! Algumas delas são incríveis. Confira a seguir!

Além das civilizações esquimós nativas da Groenlândia, os primeiros humanos a adotarem a raça foram os Vikings. Acredita-se que os cachorros eram usados como uma espécie de moeda de troca entre os humanos.

Para preservar a genética desses peludos, é proibida a visita de cães de outras raças a certas partes da Groenlândia. Além disso, nessas áreas, todos os pets devem ser microchipados.

Com a automação dos trenós, a população nativa está deixando de precisar dos serviços do Cão da Groenlândia, o que está tornando a raça cada vez mais rara. O aquecimento global e encarecimento de insumos, como a ração, também são agravantes da situação.

Cão da Groenlândia guia raças

História do Cão da Groenlândia

Origem

Não se conhece a origem desse amigão ao certo. Apenas se estima que essa seja uma das raças mais antigas do mundo e uma das mais bem-preservadas desde o surgimento, que pode datar de 9.000 anos atrás.

Ancestrais

Sendo uma raça de cachorro antiga demais, pouco se sabe sobre os ancestrais desse pet. No entanto, eles foram os únicos cães da sociedade Inuit por muito tempo e diz-se que apenas os melhores exemplares eram escolhidos para perpetuar a raça.

Migração

Até hoje, esses bichinhos são considerados uma das raças mais isoladas do mundo inteiro. Existem pouquíssimos cães desses espalhados pelo globo, e eles estão diminuindo em número até mesmo na região de origem.

Reconhecimento

Atualmente, não são todas as associações que reconhecem a raça. Entretanto, clubes como o FCI reconhecem o pet desde 1967, bem como o KC e o DKK.

Cão da Groenlândia  veterinário guia raças

Características físicas

Ao ver esse amigo de quatro patas, você pode confundi-lo com os seus outros primos puxadores de trenó. Isso porque ele também é um cachorro de porte grande, com corpo bastante forte e aparência oponente.

Além disso, como vivem em temperaturas extremas, eles têm a pelagem bem densa, que pode aparecer em diversas cores. Outras características proeminentes no cachorro são o crânio mais largo entre as orelhas, o tronco compacto e os membros retos e musculosos.

Conheça rações para Cão da Groenlândia

Personalidade

Energia, energia e energia! Essa é uma forma sucinta de descrever esses cachorros brincalhões. Quando se trata de brincadeira, caminhada ou qualquer outro exercício que exija bastante desses grandões, você pode contar com eles!

São bastante amigáveis e, juntando todas essas características, vemos um cachorro superafetuoso, que adora interagir com pessoas a todo momento. No entanto, isso também significa que o pet pode ter alguns comportamentos destrutivos caso não tenha uma forma de gastar a energia acumulada.

Convivência

O Cão da Groenlândia é um pet independente, mas ainda assim exige a atenção do tutor por adorar a companhia de humanos. O ponto positivo é que ele não se apega apenas a uma pessoa, então fica igualmente feliz em receber carinho e até mesmo algumas ordens de qualquer membro da família.

Contudo, esse amigo de quatro patas pode ter uma personalidade bem forte e apresentar sinais de teimosia de vez em quando. Por isso, é importante ter cuidado e paciência ao adestrá-lo, utilizando reforços positivos.

Socialização

Antes de ser um cão de trenó, a raça era utilizada para caças. Então, a socialização desse cachorro é muito importante, pois o instinto deles pode tornar o pet agressivo em algumas situações.

No entanto, essa não é uma característica predominante, pois eles são peludos muito amigáveis que amam pessoas, conhecidas ou não. É preciso tomar cuidado com as interações com crianças, porque esses são cachorros fortes, que podem ter brincadeiras mais bruscas.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Apesar de serem cachorros peludos, esses amigões não precisam de muitos cuidados com a pelagem. Nesse sentido, é importante notar que eles têm uma camada de pelo e outra camada de subpelo, que ajudam ele a suportar temperaturas bem frias.

Por isso, uma escovação pesada e duas leves por semana são suficientes para retirar os pelos mortos e evitar nós e embaraços. É um cão que solta pelo em uma quantidade normal, então as escovações devem minimizar esse problema se for incômodo.

Escovação dos Pelos do Cão da Groenlândia

Higiene

Quando se trata da higiene da raça, ela não precisa de tantos banhos quanto outros cachorros. A não ser que tenha um cão muito ativo e aventureiro, que se suja bastante e corre o risco de contrair parasitas, os banhos podem ser a cada 3 meses.

Contudo, é importante que esses banhos sejam dados por um profissional de banho e tosa para alcançar todas as áreas necessárias. Lavar o subpelo desses pets pode ser um desafio, portanto um especialista é a pessoa mais indicada para esse trabalho.

Deixar as unhas do Cão da Groenlândia bem cortadas e aparadas é fundamental para o bem-estar e a saúde do bichinho. Por isso, nunca deixe as unhas crescerem a ponto de fazerem barulho contra o chão enquanto o cachorro caminha.

O cuidado com a higiene bucal não é importante só para nós, humanos! Por isso, tenha um kit com escova dental e creme dental pet em casa para fazer a escovação diária dos dentinhos do seu amigo de quatro patas.

Cuidados com a saúde do Cão da Groenlândia

Quando se trata dessa raça, não existem doenças específicas que podem acometê-la. No entanto, algumas doenças comuns em cães desse tipo podem aparecer no pet, como displasia e torção gástrica.

Cuidados Cão da Groenlândia

Higiene e Limpeza para Cão da Groenlândia

Alimentação

Um dos fatores principais que ditam a saúde do seu amigo de quatro patas é a dieta. Por isso, a melhor maneira de oferecer uma alimentação adequada ao pet é buscar a ajuda de um médico-veterinário, que pode indicar detalhes importantes, como a quantidade de ração e os petiscos ideais.

Além disso, quando for escolher a comidinha do cachorro, sempre dê preferência àquelas com qualidade Premium e Super Premium. Elas têm diferenciais únicos, que variam desde a qualidade dos ingredientes até a palatabilidade do alimento.

Acompanhamento

Além de recomendar a dieta mais adequada para o seu pet, um médico-veterinário é a única pessoa capacitada para fazer check-ups de saúde no peludo. Por isso, nunca deixe de fazer visitas regulares ao profissional.

Assim, você garante os melhores cuidados com a saúde do seu amigo de quatro patas. Inclusive, outro fator de suma importância que evita doenças tanto para o cachorro quanto para a sua família é manter a caderneta de vacinação do pet em dia.

Filhotes

O Cão da Groenlândia filhote, assim como quando adulto, é bastante enérgico. Por isso, a família toda deve estar preparada para a chegada desse novo membro da família, especialmente quanto aos novos hábitos a serem implementados à rotina.

Outro ponto é que a casa também deve estar protegida para o pequeno pet não correr nenhum risco. Por isso, tenha a certeza de que o ambiente está seguro para o amiguinho recém-chegado.

Dicas de adestramento

Quando se trata de treinamento, essa raça de cão pode ser um pouco teimosa e não muito responsiva. Por isso, é importante escolher bem o profissional para o adestramento ser calmo, no tempo do pet.

Não existe tempo ruim para esses cãezinhos, por isso aproveite para testar vários exercícios e truques com ele. Especialmente quando se trata de uma atividade que gaste a energia dele, esse peludo fica feliz em participar!

O que você precisa para o seu Cão da Groenlândia está na Petz!

Com certeza, você já se apaixonou pelo Cão da Groenlândia e quer mimá-lo com o que há de melhor! Aqui no Pet Shop on-line da Petz, você encontra um catálogo completo com produtos veterinários a preços e condições imperdíveis. Aproveite!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Cão da Groenlândia

Comedouro Alto e Lento Pet Games Dog Fit Verde Água
Comedouro Alto e Lento Pet Games Dog Fit Verde Água
Comprar
Escova Rasqueadeira com Botão Ferplast Para Cães e Gatos
Escova Rasqueadeira com Botão Ferplast Para Cães e Gatos
Comprar
Peitoral Urban Puppy para Cães Colete Aerado Preto
Peitoral Urban Puppy para Cães Colete Aerado Preto
Comprar
Fluido Desembaraçador Pet Society Cães e Gatos Mega
Fluido Desembaraçador Pet Society Cães e Gatos Mega
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças