»
»
»
Flat-coated Retriever

GUIA DE RAÇAS
Flat-coated Retriever

Neste guia você vai encontrar:

Ativo e bem-humorado

CBKC - Grupo 8

Esse pet amigável vai conquistar sua família com uma energia sem igual!

Informações Gerais

Não tem nada melhor do que chegar em casa e ser recebido com festa pelo nosso amigo de quatro patas, não é mesmo? Quem possui um Flat-coated Retriever como animal de estimação sabe muito bem como é ter todo esse carinho sempre à disposição.

Companheiro e notavelmente animado, esse peludo é um verdadeiro cachorro de família. O pet convive muito bem com crianças e se apega facilmente ao tutor. Certamente, é o cão ideal para quem busca lealdade em um bichinho. Saiba mais sobre a raça no guia completo da Petz!

Condição física

De porte médio, o Flat-coated é considerado um cão esportivo e com bastante energia para gastar. Por isso, ele precisa uma rotina de atividades físicas todos os dias para seu bem-estar físico e mental.

Essas atividades podem ser desde longas caminhadas diárias até sessões de brincadeiras com o tutor. A prática de esportes caninos também é muito bem-vinda. Por isso, vale a pena investir em modalidades como agilidade, corrida e natação.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Flat-coated Retriever

Média de Altura

Média de altura do Flat-coated Retriever

Média de Peso

Média de peso do Flat-coated Retriever

Nível de Fofura

Nível de fofura do Flat-coated Retriever

Características

Adaptabilidade

Nível de afeição

Adestramento

Cão de alerta

Cão de guarda

Cuidados

Outros cães

Clima frio

Clima quente

espaço necessário

Cuidados

Outros cães

Clima frio

Clima quente

Energia

Exercícios

Crianças

Rações para Flat-coated Retriever

Destaques e curiosidades

Como toda raça, o cachorro Flat-coated Retriever reserva diversas curiosidades. São fatos históricos, características especiais e muito mais. Para você poder conhecer um pouco mais sobre o peludinho, separamos alguns exemplos. Confira!

No Reino Unido, seu país de origem, a raça já foi considerada a mais popular entre os Retrievers, chegando a ser mais conhecida que o Golden e o Labrador. Durante um bom tempo, o Flat-coated também foi muito utilizado como pet pela nobreza britânica.

Apesar do Flat-coated Retriever preto ser o mais comum e bastante conhecido, a raça tem outras cores de pelagem. O padrão oficial definido pela Federação Cinológica Internacional também inclui o tom fígado. Além disso, há peludinhos da cor amarela!

Esse cão é um esportista nato. Muitos se destacam em competições de faro e agilidade do American Kennel Club, uma das mais importantes entidades de cinologia do mundo. Não à toa, a raça é chamada de multitalentosa por entusiastas e especialistas.

Flat-coated Retriever guia raças

História do Flat-coated Retriever

Origem

Segundo registros históricos, estima-se que a raça surgiu em meados do século XIX, com o trabalho de cruzamentos por criadores da Grã-Bretanha. Durante a Primeira Guerra, a raça correu riscos de desaparecer, mas entusiastas a preservaram e, hoje, ela pode ser encontrada em diversos países.

Primos

De acordo com o AKC, o cão Flat-coated Retriever surgiu da mesma família que o Labrador Retriever. Há outros cães que fizeram parte do processo de obtenção da raça, entre eles o St. Johns Water Dog. Fazem parte da mesma linhagem Setters, Pastores e raças aquáticas.

Trabalhos

Durante décadas, nosso amigo Retriever foi utilizado como cão de caça. Porém, suas habilidades como cachorro de companhia familiar sempre foram valorizadas, já que ele não dispensa ficar ao lado do tutor em atividades do dia a dia. O pet também adora estar em contato com a água e se adapta bem aos esportes caninos.

Padrões

A raça foi reconhecida pelo AKC em 1915. Esse reconhecimento é importante, pois oficializa os padrões de características físicas do animal. Já a FCI aceitou o cãozinho em sua base definitiva no ano de 1954, incluindo-o no Grupo 8, dedicado aos Retrievers, cães de caça e peludos que gostam de água.

Flat-coated Retriever  veterinário guia raças

Características físicas

A aparência geral da raça Flat-coated Retriever lembra muito a dos demais Retrievers. Os padrões oficiais descrevem um cão brilhante, ativo, de porte médio e com expressão inteligente. Além disso, ele é de movimentação rápida e intensa.

Costuma ter a cabeça longa e bem modelada, com olhos de tamanho médio e cor avelã ou castanho escuro. As orelhas são pequenas e caídas para os lados. Possui o corpo bem balanceado e a cauda reta, que está sempre em movimento, principalmente, em momentos de alegria.

Conheça rações para Flat-coated Retriever

Personalidade

O Flat-coated tem personalidade amável e confiante. Por esses motivos, é o cão ideal para famílias, já que se integra bem ao grupo e se adapta bem ao ambiente doméstico. No entanto, a lealdade não deve ser confundida com proteção ou guarda.

Cabe destacar que esse cão tem um amadurecimento lento. Ao contrário de outras raças, ele demora anos para deixar de ter comportamentos comuns entre cães mais jovens. Muitos criadores o descrevem como um grande bebezão, mesmo ao atingir a fase adulta.

Convivência

Várias pessoas ficam em dúvida sobre o espaço necessário para o Flat-coated. Contudo, ele pode ser criado mesmo em ambientes pequenos, desde que tenha uma rotina fixa de exercícios físicos e liberdade para brincar de forma saudável.

O peludo é ótimo com crianças, mas essa interação deve ser sempre supervisionada por um adulto, assim como acontece com qualquer pet. A convivência dele com outros animais de estimação pode ser tranquila após o trabalho de socialização.

Socialização

A socialização da raça deve começar ainda durante a fase filhote. Dessa forma, ele se acostuma mais rapidamente ao processo de aprendizagem. Vale ressaltar que se trata de um cão inteligente, mas sensível. Portanto, as lições devem ser dadas com carinho, sem nenhum tipo de severidade.

Outro traço comum, relacionado a sensibilidade, é o apego à família. Por isso, ele pode ter comportamentos indesejáveis se for deixado sozinho por longos períodos de tempo.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

A pelagem do Flat-coated é densa e de textura fina. Os pelos costumam ficar mais cheios com a chegada da fase adulta. De todo modo, a queda de fios acontece regularmente, com uma frequência um pouco maior que da maioria dos cães.

Por essa razão, é recomendável realizar uma escovação semanal. De acordo com os cuidados da raça definidos pelo AKC, os pentes de metal são ideais para remover pelinhos soltos e impurezas pelo corpo, além de deixar o pet ainda mais bonitinho.

Escovação dos Pelos do Flat-coated Retriever

Higiene

Os banhos também podem ser dados semanalmente. Para esse cuidado, lembre-se de escolher shampoos, condicionadores e outros produtos de higiene e beleza apropriados ao tipo de pelagem da raça.

Por ser um cão ativo, as unhas do Coated Retriever são desgastadas naturalmente com as atividades físicas. Entretanto, se isso não acontecer, lembre-se de apará-las utilizando o alicate apropriado ou solicitando o serviço a um pet shop especializado, como o da Petz.

Os dentinhos do seu querido cachorro também precisam de cuidado especial. Por isso, escove-os frequentemente e siga outras orientações odontológicas definidas junto ao médico-veterinário.

Cuidados com a saúde do Flat-coated Retriever

No geral, esse cãozinho é bastante saudável. De todo modo, é importante cuidar da saúde preventiva do Flat-coated Retriever com avaliações periódicas. Os criadores da raça indicam a realização de exames de quadril e patela regularmente.

Avaliações oftalmológicas também são recomendáveis. Cuidados como a limpeza das orelhinhas são importantes para evitar infecções e outras complicações. Assim, seu pet terá uma vida mais saudável e alegre!

Cuidados Flat-coated Retriever

Higiene e Limpeza para Flat-coated Retriever

Alimentação

A melhor forma de oferecer uma alimentação adequada ao seu amigo é consultando o médico-veterinário. O especialista vai definir uma dieta específica para o peludo, bem como a melhor opção de ração para cachorro.

Não se esqueça que a rotina alimentar varia de acordo com a faixa etária do animal. Portanto, na hora de comprar a comidinha do seu companheiro, atente-se às classificações indicativas.

Acompanhamento

O acompanhamento de saúde pelo médico-veterinário deve ser adotado ainda na fase filhote do Flat-coated Retriever. Dessa forma, o animal se acostuma desde cedo com as visitas ao especialista.

Os check-ups de rotina servem para identificar e prevenir possíveis problemas de saúde no pet. Também não se esqueça de manter a vacinação do peludinho sempre atualizada, bem como garantir a vermifugação dele e os hábitos saudáveis.

Filhotes

Ao adotar um Flat-coated Retriever filhote, lembre-se de adaptar o espaço em que ele vai ficar contra acidentes e fuga. Além disso, o ambiente precisa ser atrativo ao pet, com uma caminha confortável, comedouro, bebedouro e outros acessórios.

Também é importante fazer adaptações em sua rotina, principalmente, ao longo dos primeiros meses de vida do animal. Outra recomendação comum é integrar o cachorro ao trabalho de socialização e adestramento ainda quando filhote.

Dicas de adestramento

No quesito de treinabilidade, o American Kennel Club descreve o Flat-coated como um cão que deseja sempre agradar ao tutor. Essa característica, somada ao temperamento amigável, ajuda bastante no adestramento do peludo.

Não há truques específicos para a raça. No entanto, é recomendável que o adestramento envolva sempre a parceria do pet com o tutor, além da prática de esportes caninos que trabalhem tanto a parte física, quanto a mental do cachorro.

A Petz tem tudo para seu Flat-coated Retriever de estimação!

Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você encontra não só o guia completo do Flat-coated Retriever como diversos produtos para a raça. Conheça o nosso catálogo e garanta as melhores novidades a preços imperdíveis!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Flat-coated Retriever

Biscoito Golden Cookie para Cães Adultos 400g
Biscoito Golden Cookie para Cães Adultos 400g
Comprar
Brinquedo Furacão Pet Frisbee Pop Vermelho para Cães
Brinquedo Furacão Pet Frisbee Pop Vermelho para Cães
Comprar
Escova Pet Teezer Detangling Azul e Laranja para Cães e Gatos
Escova Pet Teezer Detangling Azul e Laranja para Cães e Gatos
Comprar
Dogvilla Ferplast Casa Para Cães
Dogvilla Ferplast Casa Para Cães
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças