»
»
»
Cairn Terrier

GUIA DE RAÇAS
Cairn Terrier

Neste guia você vai encontrar:

Um cãozinho ativo e cheio de personalidade

CBKC - Grupo 03

Prepare-se para conhecer um pet alegre e com vivacidade fora do comum!

Informações Gerais

Os terriers são conhecidos por serem independentes, alertas e resistentes. Agora, que tal juntar esses traços em um peludo de personalidade marcante e super animado? Sem dúvidas, não há representante melhor do que o Cairn Terrier.

Muito popular por sua ternura e companheirismo, o cãozinho conquista tanto os tutores de primeira viagem como os mais experientes. Mas, afinal, por que o pet faz tanto sucesso? A seguir, você confere um guia completo sobre a raça. Acompanhe!

Condição física

De pequeno porte, nosso amigo de quatro patas é conhecido por seu fôlego sem igual. Isso porque raça tem grande necessidade de exercícios físicos, além de não dispensar uma brincadeira.

Toda essa predisposição às atividades físicas vem do histórico do animal, muito usado como cão de caça e guarda. Um peludinho da raça também tem como característica a fácil adaptação à diferentes ambientes. Com isso, pode morar tanto em um apartamento da cidade grande, como uma fazenda ou sítio. Não é o máximo?

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Cairn Terrier

Média de Altura

Média de altura do Cairn Terrier

Média de Peso

Média de peso do Cairn Terrier

Nível de Fofura

Nível de fofura do Cairn Terrier

Características

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

Se dá bem com calor?

Se dá bem com frio?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Cai muito pelo?

Problemas saúde?

É inteligente?

Bom para
apartamento?

Territorialista?

Gosta de brincar?

É sociável?

É amigável?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

Nível de afeição?

Adaptabilidade

Rações para Cairn Terrier

Destaques e curiosidades

Já reparou que todo cachorro possui fatos interessantes sobre sua personalidade, comportamentos únicos e popularidade? Com o cão Cairn Terrier não poderia ser diferente. Por isso, separamos algumas informações curiosas sobre esse bichinho. Confira!

À procura de um bom ator? O cãozinho dessa raça é uma verdadeira estrela e já apareceu em diferentes tipos de séries e filme. Um exemplo é o personagem Totó de O Mágico de Oz. Já para quem adora suspense, dá pra ver o peludo no seriado Mr. Robot.

A aparição em O Mágico de Oz, ainda no ano de 1939, impulsionou a popularidade desse peludo. Mas vale ressaltar que já existiam clubes de criadores e entusiastas da raça em vários países, como o Cairn Terrier Club do Reino Unido, fundado em 1910.

Uma das características que mais fascinam quem tem (ou gostaria de ter) um cão dessa raça é sua inteligência e curiosidade. Não à toa, o Cairn Terrier figura entre os 35 cães mais inteligentes de acordo com um estudo feito por especialistas em comportamento canino.

Cairn Terrier guia raças

História do Cairn Terrier

Origem

Considerada uma das mais populares e antigas da Grã-Bretanha, a raça de cachorro Cairn Terrier é natural da Escócia. Há relatos de que o animal era usado na caça de lebres, lontras e raposas desde a Idade Média. Além disso, o cão servia para espantar presas nas regiões de pequenos montes rochosos do país.

Linhagens

Contudo, existem muitas diferenças entre o cão “primitivo” da raça e aquele que conhecemos hoje. Isso porque o animal passou por diferentes tipos de cruzamento, que renderam à espécie duas linhagens: o Dandie Dinmont e o Terrier Skye. Nosso amigo Cairn faz parte da segunda classificação.

Migração

Mas, afinal, como esses peludinhos se espalharam por todo o mundo? A migração da raça da Europa para os Estados Unidos aconteceu em 1913. Segundo informações da época, os primeiros animais a deixar o Reino Unido em direção à América foram importados pelo Sr. Henry F. Price e Sra Byron Rodgers.

Padrão

Com o passar do tempo foram surgindo diferentes raças a partir das linhagens que citamos. Portanto, não estranhe ao ver peludos parecidos com o Cairn, como o Terrier Escocês e o West Highland White Terrier. De todo modo, nosso colega ganhou uma padronização própria, sendo reconhecido pelo American Kennel Club em 1913.

Cairn Terrier  veterinário guia raças

Características físicas

Quem vê um cão da raça Cairn Terrier pela primeira vez tem motivos para se apaixonar. Até porque esse bichinho de pequeno porte tem traços muito fofinhos e amigáveis. O mais legal é que o peludo tem movimentos livres, pernas curtinhas e uma postura ativa.

Outras características marcantes são a cabeça bem delineada, com orelhas pequenas e eretas. A pelagem costuma ser densa, resistente e pode ter diferentes cores, incluindo preto, vermelho, rajado e prata. Uma graça, não é mesmo?

Conheça rações para Cairn Terrier

Personalidade

Como dissemos, a energia e a inteligência são traços comuns no comportamento do Cairn Terrier. No geral, ele também é bastante apegado à família adotiva e se adapta bem à maioria dos ambientes.

Porém, é importante que o tutor fique atento a alguns hábitos do cachorro, como sua forte tendência ao latido excessivo, bem como a mania de cavar. Certamente, não é o cão ideal para quem busca um bichinho de colo, sendo indicado para rotinas mais ativas.

Convivência

Decidiu adotar um peludinho dessa raça como novo integrante da família? Confira, então, algumas informações sobre a convivência com o Cairn. Por ser um cão pequeno, ele não precisa de tanto espaço, contudo, é fundamental que ele possa se exercitar e brincar de maneira confortável em diferentes momentos do dia.

A raça se dá bem com crianças e se envolve facilmente nas brincadeiras com os pequenos. Por isso, a supervisão de um adulto é sempre necessária. Além disso, o pet não pode ser deixado muito tempo só, já que a solidão pode acarretar em comportamentos destrutivos.

Socialização

Mesmo muito independente, o cão dessa raça é do tipo que segue o tutor pelos cômodos da casa, além de ajudá-lo a receber as visitas. Esse apego também o torna um tanto sensível, o que faz com que ele fique chateado ao ser repreendido.

De todo modo, prepare-se para ter um cão muito confiante e astuto em casa. Não que isso o habilite a trabalhar como o cão de guarda da família, claro. No entanto, esse traço é marcante: os Cairns esquecem do próprio tamanho e da noção de perigo em determinadas situações!

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

A pelagem da raça Cairn Terrier de cachorro é bem fácil manter, principalmente se comparada com outros peludinhos de mesmo porte e grupo. Segundo a AKC, o ideal é pentear os pelos dele semanalmente.

Para esse hábito, adote itens apropriados para o tipo de pelagem do animal, como os pentes e escovas de cerdas macias. As luvas para retirada de fios mortos também são bastante indicadas!

Escovação dos Pelos do Cairn Terrier

Higiene

Os cuidados com a higiene fazem toda a diferença no bem-estar de qualquer cãozinho. Para os Cairns, o ideal é realizar um banho periódico a cada três meses ou mais, quando indicado pelo veterinário. Vale ressaltar que banhos em excesso podem prejudicar o animal.

As tosas higiênicas também são recomendadas para esse bichinho em determinadas situações. Uma boa dica é procurar por serviços especializados para a espécie, como o oferecido nas unidades da Petz.

Por ser um cão agitado, que está sempre realizando atividades físicas, as unhas do Cairn Terrier são desgastadas naturalmente. Caso isso não aconteça, lembre-se de apará-las cuidadosamente, com equipamentos apropriados ou por profissionais especializados.

A escovação dos dentes é imprescindível. Isso porque a prática evita o surgimento de problemas como o tártaro e o mau hálito. O mais indicado é realizar o cuidado uma ou duas vezes por semana, ou em frequência determinada pelo veterinário.

Cuidados com a saúde do Cairn Terrier

Alguns hábitos de higiene e bem-estar podem fazer toda a diferença na saúde de qualquer cachorro. São precauções como verificar as orelhinhas do animal e mantê-las sempre bem limpinhas, bem como verificar o acúmulo de secreções nos olhos.

Porém, os cuidados não param por aí. Por mais que os Cairns sejam geralmente saudáveis, os clubes de criadores da raça recomendam a realização de exames cardíacos, oftalmológicos e de aplasia ou displasia do rim.

Cuidados Cairn Terrier

Higiene e Limpeza para Cairn Terrier

Alimentação

Os cães adoram a hora do lanche. Mas, além de agradar o paladar do peludo, a ração de uso diário deve proporcionar bons níveis nutricionais, com vitaminas e minerais importantes. Uma boa dica é consultar o médico-veterinário sobre qual o melhor alimento a ser incluído na dieta do animal.

Acompanhamento

Por falar em consultas com o veterinário, não se esqueça de manter uma rotina de check-ups periódicos do animal por um especialista. As avaliações de saúde são essenciais para que possíveis doenças sejam diagnosticadas precocemente, assim como facilitam os tratamentos necessários.

Outro ponto importante em relação aos acompanhamentos é incluí-los na vida do pet ainda na fase filhote do Cairn Terrier. Assim, o peludinho se acostuma desde cedo com as idas ao especialista.

Filhotes

Ao adotar um Cairn Terrier filhote, não se esqueça de adaptar bem a sua rotina às necessidades de atenção ao bebê de quatro patas. O mesmo vale para o ambiente onde ele vai ficar, que deve estar protegido de possíveis acidentes domésticos.

Fora todos esses cuidados, certifique-se de que o mais novo integrante da família está devidamente vacinado e vermifugado. A cartilha de vacinação do fofinho precisa estar sempre atualizada!

Dicas de adestramento

De acordo com especialistas em comportamento dessa raça, é importante que o Cairn passe por sessões de adestramento e obediência desde cedo. As aulas de socialização também são importantes para evitar atitudes destrutivas por parte do peludinho.

Lembre-se de que se trata de um cão esperto e bastante curioso, portanto, utilize esses traços a seu favor durante os treinamentos com o animal. A participação do tutor faz muita diferença no adestramento, afinal, ele adora a presença da família!

A Petz tem tudo que seu Cairn Terrier precisa!

Curtiu saber tudo sobre o Cairn Terrier? O melhor é que além de conferir um guia completo da raça, aqui no Pet Shop on-line da Petz, é possível adquirir diversos produtos para o peludo. Aproveite as nossas ofertas!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Cairn Terrier

Ração Golden Fórmula Mini Bits Para Cães Adultos Pequeno Porte Sabor Carne e Arroz
Ração Golden Fórmula Mini Bits Para Cães Adultos Pequeno Porte Sabor Carne e Arroz
Comprar
Brinquedo Chalesco Para Cães Bola Multicor
Brinquedo Chalesco Para Cães Bola Multicor
Comprar
Biscoito Golden Cookie para Cães Adultos de Raças Pequenas 400g
Biscoito Golden Cookie para Cães Adultos de Raças Pequenas 400g
Comprar
Cama Triângulo Petz para Cães Azul
Cama Triângulo Petz para Cães Azul
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças