>
»
»
»
Maltês

GUIA DE RAÇAS
MALTÊS

Neste guia você vai encontrar:

Um peludinho super companheiro

CBKC - Grupo 09

Esse cão de porte pequeno adora um colinho e é super amigável

O Maltês é facilmente reconhecido pelo seu pequeno porte e por conta da pelagem branca super macia. Mas esses não são os únicos atributos que fazem da raça uma das preferidas por vários tutores em todo o mundo .

Trata-se de um cão inteligente, esperto, dócil e brincalhão. Com muita gentileza e aparência delicada, ele pode enganar muita gente. Isso porque, é um peludinho cheio de energia e, não à toa, é comumente utilizado para outras funções além de companhia. Ele se destaca como pet de terapia e concorre em competições de agility, tracking e obediência.

Condição física

Já deu para notar que estamos falando de um cãozinho que adora se movimentar. Embora seja tão enérgico, ele também pode apresentar problemas de obesidade por conta de seu metabolismo lento. Portanto, não há nada melhor do que adotar uma rotina com exercícios físicos.

Por outro lado, lembre-se de que não é um cachorro de característica forte e super resistente. As atividades devem ser dosadas e equilibradas. O ideal é caminhar com ele diariamente em percursos com mais de um quilômetro de extensão durante uma hora. De todo modo, se você pensa em ter um amiguinho desses, prepare-se para dar muita atenção e carinho!

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Maltês

Média de Altura

Média de altura do Maltês

Média de Peso

Média de peso do Maltês

Nível de Fofura

Nível de fofura do Maltês

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

Amigável?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Maltês

Destaques e curiosidades

Você sabia que a raça de cachorro Maltês é considerada uma das mais antigas? Descubra mais curiosidades e informações marcantes sobre esses fofinhos. Assim, você fica pronto para quando receber um filhotinho como novo integrante da família.

Esses cães sempre foram muito populares, tanto que é possível encontrá-los em obras de diferentes movimentos artísticos. Entre os principais pintores a retratá-los estão o espanhol, Francisco Goya, e o britânico, Sir Joshua Reynolds.

Durante muito tempo, tanto os egípcios como os europeus acreditaram que este cachorro tinha poderes mágicos, como a capacidade de curar pessoas doentes. Por isso, era comum o hábito de colocá-lo nas camas ao lado dos enfermos.

Queridinho das celebridades Você já deve ter visto um desses peludos no colo de alguma celebridade. Até porque, trata-se de uma das raças favoritas de famosos, como as atrizes Halle Berry com o casal Willy e Polly, e Bruna Marquezine com sua Maltês micro chamada Luna.

Maltês guia raças

A História do Maltês

Origem

Não se sabe ao certo a origem do cachorros Malteses, mesmo que no fim das contas eles tenham recebido o nome em referência a Ilha de Malta, no Mar Mediterrâneo. Existem registros desses animais em escrituras de Aristóteles (384-322 a.C.), na Grécia, e tantas outras informações deixadas por Egípcios

Ancestrais

Ao que tudo indica, esse cão foi bastante utilizado como moeda de troca entre marinheiros e comunidades portuárias da região do Mediterrâneo. Estima-se que seus ancestrais eram utilizados para a caça de animais menores como ratos e camundongos em depósitos nos armazéns de portos de cidade litorâneas assim com em porões de navios antigos.

Migração

Também chamado de Bichon Maltês, ele passou por vários cruzamentos, principalmente no Reino Unido. Ao longo dos séculos, eles foram diminuindo de tamanho e ganharam novos traços estéticos, como na coloração da pelagem, até chegar à tonalidade branca. A raça só chegou aos Estados Unidos no fim dos anos de 1800.

Reconhecimento

Esses cães foram introduzidos ao Westminster Kennel Club, na Inglaterra, por volta de 1870. Já o American Kennel Club reconheceu a raça em 1888, quando ela passou a fazer parte das exposições e campeonatos com mais intensidade. A partir dos anos de 1950, a popularidade do Maltês cresceu bastante e conquistou muitas famílias mundo afora.

Maltês veterinário guia raças

Características físicas

Mesmo com o tamanho pequeno, o corpinho do Maltês é alongado. A cabeça é ligeiramente mais longa que o focinho. Os olhos, de coloração ocre escuro, e a expressão, são bem vivos e atentos.

A raça não apresenta variação de cores. A pelagem mais comum é totalmente branca, mas é possível encontrar exemplares com tons de marfim e nuances mais escuras nas orelhas e patas. Os pelos costumam ser mais longos em volta da cabeça, mas também são destacados ao longo do corpo.

Conheça rações para Maltês

Personalidade

Talvez já tenha ficado bem claro que o Maltês adora se divertir e não dispensa o carinho do tutor. Quem pensa em ter um bichinho desses em casa deve ter em mente que se trata de um pet que está sempre procurando por atenção.

Mas nem tudo são flores. Lembre-se de que se trata de um cachorrinho inteligente. Muitas vezes, ele pode ser teimoso e determinado. Por outro lado, ele pode aprender facilmente a respeitar a hierarquia da casa, principalmente se o adestramento começar ainda durante a infância.

Convivência

A confiança desses bichinhos nos humanos é impressionante. Não se assuste se seu Maltês pedir o afago de algum desconhecido. Essa característica cordial e super gentil é um dos traços mais marcantes da raça.

O comportamento do Maltês também é ótimo para o convívio com outros animais e crianças. Um ponto super legal a ser levado em consideração, é que, mesmo que se trate de um cão originalmente agitado, ele também pode se adaptar a rotina de seu tutor. Por isso, a raça tem sido adotada como companhia de idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Socialização

A socialização do Maltês não demanda tantas preocupações. Porém, assim como com outros pets, é preciso proporcionar um período de adaptação do animal ao novo lar e fazer as alterações necessárias na rotina, para que ele não fique sem companhia durante longos períodos.

Lembre-se de que se trata de um bichinho muito apegado à família adotiva. Portanto, o tutor deve trabalhar desde cedo a chamada “ansiedade da separação”, que é quando o animal sente muita falta dos donos quando fica sozinho. O ideal é fazer com que ele se adapte a situações do tipo quando ainda filhote.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Manter a pelagem do Maltês sempre tão fofinha requer vários cuidados. A escovação deve ser feita diariamente. Utilize uma escova de pinos ou um pente de aço inoxidável, assim não há risco de que os pelinhos fiquem emaranhados.

Quando essas precauções não são tomadas, os pelos podem ficar muito embaraçados e as próximas escovações provocarem muita dor. Com isso, a pelagem terá que ser cortada bem curtinha. Portanto, o melhor é manter os cuidados sempre em dia.

Escovação dos Pelos do Maltês

Higiene

As maiores preocupações em relação aos banhos do Maltês estão relacionadas à saúde dos pelos. Quando a coloração branca começa a ficar acinzentada, é hora de dar um banhinho no peludo!

Penteie seu cãozinho e remova os possíveis pelos emaranhados. Selecione um shampoo e um condicionador indicados especialmente para a raça. Lembre-se de enxaguar a pelagem com cuidado e secar muito bem o animal.

Os dentes devem ser escovados com frequência. Para que eles fiquem bem protegidos do risco de tártaro, mau hálito e outras bactérias bucais, aplique somente o creme dental voltado especificamente para cães.

As unhas devem ser aparadas, caso elas não se desgastem naturalmente com as atividades físicas. O corte deve ser feito com muito cuidado, utilizando os equipamentos adequados. Para os tutores de primeira viagem, o ideal é deixar a missão a cargo de profissionais habilitados.

Cuidados com a saúde do Maltês

De modo geral, esses cachorros tendem a ser muito saudáveis. Contudo, determinadas doenças são típicas da raça. Alguns podem apresentar complicações cardíacas, com sintomas de cansaço excessivo. Nesses casos, o indicado é sempre procurar o médico-veterinário.

Outro probleminha comum é a tendência ao sobrepeso. Portanto, o cãozinho deve manter bons hábitos alimentares, com refeições balanceadas, aliadas às atividades físicas e brincadeiras diárias.

Cuidados Maltês

Higiene e Limpeza para Maltês

Alimentação

Como já explicamos, os cachorros dessa raça podem desenvolver problemas em relação ao sobrepeso. Por isso, além das atividades físicas diárias, é essencial que o tutor siga uma dieta recomendada pelo médico-veterinário. Além de indicar uma ração específica para a raça, de acordo com o peso e a idade, o especialista pode selecionar outros ingredientes para complementar as refeições.

Acompanhamento

As consultas com o veterinário devem fazer parte da rotina do seu bichinho. Não deixe de levá-lo para acompanhamentos regulares. Assim, você evita que ele desenvolva problemas de saúde e fique protegido contra outras complicações. Além disso, você pode pedir dicas ao profissional em relação à hábitos mais saudáveis e uma vida bem mais feliz.

Filhotes

Filhotes

Como todo cãozinho, o filhote de Maltês precisa de vários cuidados importantes. Antes de adotar o seu, verifique se ele foi devidamente vacinado e vermifugado. Lembre-se também, de que o novo lar do peludinho deve estar adaptado, com proteções contra acidentes domésticos, um cantinho próprio e confortável, além de uma rotina adequada às suas atividades diárias.

Espere até que seu filhote tenha no mínimo oito meses de idade para fazer exercícios mais pesados, como caminhadas mais longas. Você também pode separar um espaço em seu quintal, ou até mesmo dentro de casa, para a realização das exercícios antes dessa fase.

Dicas de adestramento

O adestramento durante a infância faz toda a diferença para que o Maltês se desenvolva de forma saudável. Aproveite a fase em que ele ainda é um filhote e implemente técnicas mais simples. Assim, você adapta o bichinho aos poucos às regras de um novo ambiente.

Por se tratar de uma raça que adora manter contato com os tutores, procure utilizar truques mais interativos e nunca deixe os carinhos de lado. A cada nova lição aprendida, demonstre o quanto está contente com o progresso do seu companheiro, oferecendo um petisquinho saboroso!

Encontre produtos para Maltês aqui na Petz

Agora que você já sabe tudo sobre Maltês, já pode adotar o seu e proporcionar o melhor para ele. Além disso, é possível adquirir produtos incríveis que fazem a diferença no dia a dia do cãozinho!

Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você tem uma variedade enorme de alimentos, remedinhos, acessórios e brinquedos para cachorros à sua disposição. O melhor de tudo é que você paga pouco e adquire produtos sensacionais. Aproveite!

Produtos mais comprados para os Maltês

Ração Royal Canin Maltês - Cães Adultos
Ração Royal Canin Maltês - Cães Adultos/h5>Comprar
Ração Royal Canin Maltês - Cães Filhotes
Ração Royal Canin Maltês - Cães Filhotes
Comprar
Ração Premier Raças Específicas Maltês para Cães Filhotes
Ração Premier Raças Específicas Maltês para Cães Filhotes
Comprar
Shampoo para Cachorro Shih Tzu e Maltês World Raças
Shampoo para Cachorro Shih Tzu e Maltês World Raças
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças