»
»
»
Dandie Dinmont Terrier

GUIA DE RAÇAS
Dandie Dinmont Terrier

Neste guia você vai encontrar:

Carinhoso, destemido e fiel

CBKC - Grupo 3

Nenhum desafio é grande demais para esse pequeno cachorrinho!

Informações Gerais

Uma das raças mais raras da atualidade, a Dandie Dinmont Terrier chama a atenção não apenas por conta da aparência diferenciada, mas também pela curiosa história que carrega. Mesmo não sendo extremamente populares, esses pets são muito amados pelos tutores.

Ainda assim, por ser considerada uma raça em risco de extinção, pode ser difícil encontrar um desses bichinhos por aí. Se você quer conhecer mais sobre esses adoráveis amiguinhos, continue a leitura! O guia da Petz conta tudo que você precisa saber sobre eles.

Condição física

Como o próprio nome já sugere, essa raça pertence ao grupo de cachorros chamado terrier, criados para a caça de pequenos animais. Dessa maneira, o Dandie é um pet alerta, que está sempre correndo de algum lugar para o outro.

Mesmo assim, ele não é um amiguinho que exige muito exercício físico. Uma caminhada leve de 30 minutos por duas vezes ao dia já é suficiente para deixar o pet satisfeito. Outra maneira eficiente de entreter esses cachorrinhos é se engajar em brincadeiras em que ele corra atrás de algo.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Dandie Dinmont Terrier

Média de Altura

Média de altura do Dandie Dinmont Terrier

Média de Peso

Média de peso do Dandie Dinmont Terrier

Nível de Fofura

Nível de fofura do Dandie Dinmont Terrier

Características

Vive bem em
apartamento

Late muito

É afetuoso

Gosta de crianças

Gosta de estranhos

Gosta de outro pets

Precisa de exercícios

É sensível

Solta pelo

É brincalhão

É fácil de treinar

É friorento

É calorento

Fica bem sozinho

É inteligente

Rações para Dandie Dinmont Terrier

Destaques e curiosidades

A gente já deu a dica lá em cima, mas esse cãozinho tem algumas curiosidades bem legais! Por isso, separamos algumas para você conhecer e ficar ainda mais apaixonado por esse pet.

Essa é a única raça de cães nomeada em referência a um personagem da literatura. Dandie Dinmont era um fazendeiro que tinha seis desses cachorros no livro “Guy Mannering”, escrito por Walter Scott.

Ainda do mesmo livro que deu o nome à raça, veio também uma maneira carinhosa de se referir às cores que esses bichinhos apresentam: “Pepper” (“pimenta”, em inglês) para aqueles que têm a pelagem mais acinzentada, e “Mustard” (“mostarda”, em inglês) quando os pelos vêm em tons amarelados.

Muitas pessoas conhecem o fato de que a Rainha Vitória adorava os amiguinhos de quatro patas. O querido Dandie Dinmont Terrier não ficou de fora: a realeza britânica também teve um desses bichinhos!

Dandie Dinmont Terrier guia raças

História do Dandie Dinmont Terrier

Origem

Pouco se sabe sobre a origem desses bichinhos, mas muito se especula. A única informação certa é que a raça foi desenvolvida no século XVIII, de quando também é datada a primeira descrição desses bichinhos na literatura.

Ancestrais

Diz-se que, hoje em dia, não há um Dandie Dinmont Terrier que não seja descendente de um cachorro chamado Old Ginger, que seria filho de Old Pepper, um dos cachorros descritos no livro que deu origem ao nome da raça.

Migração

Por muito tempo, os Dandies eram cachorros exclusivos da Grã-Bretanha e não se sabe ao certo quando e como eles se espalharam pelo mundo. O primeiro registro de um desses bichinhos nos Estados Unidos se deu no ano de 1886.

Reconhecimento

Desde 1886, a raça é reconhecida pelo AKC, o kennel club americano. Além disso, ela tem reconhecimento pela FCI desde 1955 e pelo UKC, do Reino Unido, desde 1918.

Dandie Dinmont Terrier  veterinário guia raças

Características físicas

Certamente, uma característica marcante de um Dandie é ser um “cachorro rebaixado”. Esse pet tem as pernas bem curtinhas, porém fortes, e um corpo alongado, com o peito bastante robusto, enquanto as orelhas são compridas e caídas.

A pelagem desse cachorrinho também é um ponto que chama atenção, visto que é bem grande e sedosa. Esses bichinhos têm quase que um topete, bem fofinho, na cabeça. As cores vão do pimenta (entre preto e cinza-azulado) ao mostarda (tons castanhos e creme).

Conheça rações para Dandie Dinmont Terrier

Personalidade

Se está procurando um cachorro amigável, que vai ficar ao seu lado em todos os momentos, você vai amar um Dandie! Esses bichinhos são extremamente carinhosos e vão adorar passar bastante tempo ao redor das pessoas que ama.

No entanto, por conta da natureza desse pet, ele pode ser um cachorro teimoso e não gostar de respeitar ordens. Ele também é muito confiante, e nenhum desafio é grande demais para esses pequenos caçadores.

Convivência

Como mencionamos acima, esse bichinho é bastante apegado aos tutores e não lida muito bem com os momentos em que fica sozinho. Ele vai querer estar sempre por perto, dando bastante carinho e atenção para os membros da família.

Portanto, é preciso sempre considerar as necessidades do pet na hora de adotá-lo. Se for necessário deixá-lo sozinho por longos períodos, o ideal é procurar opções como creches pet, que podem cuidar do peludo e mantê-lo entretido.

Socialização

Apesar de ser muito atencioso e carinhoso com tutores, um Dandie Dinmont Terrier não é tão chegado em estranhos. Não é comum eles terem um comportamento agressivo, mas podem ser tímidos e não querer muita aproximação.

Por isso, o trabalho de socialização com esses bichinhos deve começar desde quando eles são filhotes, para acostumá-los a conviver com pessoas e pets desconhecidos. Isso também ajuda a aliviar bastante o estresse que o cachorro pode passar.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Por conta do tipo de pelo que esse cachorrinho tem, o hábito da escovação é fundamental, pelo menos duas vezes por semana. Assim, é possível livrar o pet de pelos mortos, evitar nós e emaranhados. Mesmo assim, a tosa é recomendada de uma a duas vezes ao ano, para pelos novos crescerem livremente.

Escovação dos Pelos do Dandie Dinmont Terrier

Higiene

Para manter a boa higiene do seu pet, dar banho no cachorro regularmente é imprescindível, mas sem exagerar, para não causar irritações na pele do pet. Uma dica para ajudar na escovação dos pelos após o banho é utilizar um condicionador pet.

Ficar com as unhas sem cortar pode ser um grande incômodo para os pets e até mesmo causar machucados. Por isso, sempre mantenha as unhas do seu amigo de quatro patas devidamente aparadas, de forma que não façam barulho contra o chão enquanto ele anda.

A higiene bucal do seu amigão é muito importante para a saúde dele. Portanto, não deixe de ter uma escova de dente e creme dental pet em casa para escovar os dentes dele regularmente.

Cuidados com a saúde do Dandie Dinmont Terrier

A raça não tem problemas de saúde específicos, mas está mais propensa a desenvolver algumas doenças que outras. Algumas condições para se atentar são: linfoma, glaucoma, sarna, problemas na coluna e epilepsia.

Cuidados Dandie Dinmont Terrier

Higiene e Limpeza para Dandie Dinmont Terrier

Alimentação

Um dos principais cuidados com o seu Dandie é oferecer uma alimentação adequada e saudável a ele. Para isso, faça uma visita ao médico-veterinário para o profissional indicar a melhor dieta para o pet, de acordo com o peso, a idade e as condições de saúde do peludo.

Lembre-se de dar preferência às rações de qualidade Premium e Super Premium, que trazem ingredientes selecionados e maior nutrição para o bichinho. A obesidade canina pode ser um problema grave para a raça, portanto sempre tome cuidado com os hábitos alimentares do pet.

Acompanhamento

Apesar de todos os nossos cuidados, problemas de saúde inesperados podem acometer os nossos bichinhos. A melhor forma de prevenir isso é o acompanhamento constante do pet em um médico-veterinário de confiança.

Assim, o profissional pode fazer os exames adequados, bem como diagnosticar e tratar o cachorro, se for necessário. Outro cuidado para prevenir doenças é a vacinação, que deve estar sempre em dia.

Filhotes

Filhotes de cachorro são curiosos e exploradores. Por isso, antes da chegada de um pequeno Dandie Dinmont Terrier à sua casa, é importante que ela esteja segura e preparada para receber um amiguinho como esse.

Além disso, vários aspectos da rotina da família vão precisar mudar para acomodar os cuidados com o filhote. Portanto, todos têm de estar preparados para essa nova e superfofa adição!

Dicas de adestramento

Essa é uma raça que pode ser um pouco resistente durante os treinamentos e não ser muito responsiva a comandos. Por isso, é preciso fazer um adestramento paciente, respeitando o tempo do pet e usando muitos reforços positivos.

Esse é um cachorro caçador por natureza, por isso ele adora correr atrás de coisas! Dessa maneira, brincadeiras que envolvem isso, como pegar a bolinha, são ideais para esses pequenos grandes peludos.

Tenha tudo que o seu Dandie Dinmont Terrier precisa com a Petz!

Se você já está pensando em adotar um Dandie Dinmont Terrier, aproveite e já encha o seu carrinho aqui, no Pet Shop on-line da Petz. Temos um catálogo repleto de tudo o que você precisa para cuidar do seu amiguinho!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Dandie Dinmont Terrier

Ração Biofresh para Cães Adultos Castrados de Raças Pequenas e Mini
Ração Biofresh para Cães Adultos Castrados de Raças Pequenas e Mini
Comprar
Limpador de Orelhas Pet Clean para Cães e Gatos
Limpador de Orelhas Pet Clean para Cães e Gatos
Comprar
Brinquedo LCM Cães Bola Borracha Maciça 80mm
Brinquedo LCM Cães Bola Borracha Maciça 80mm
Comprar
Peitoral Zee.Dog Air Mesh Prisma para Cães
Peitoral Zee.Dog Air Mesh Prisma para Cães
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças