»
»
»
Fila Brasileiro

GUIA DE RAÇAS
Fila Brasileiro

Neste guia você vai encontrar:

Patrimônio nacional

CBKC - Grupo 02

Gigante de tamanho e coração, o Fila Brasileiro tem tudo que o nosso povo ama

Imagina carregar consigo a honra de ter sido a primeira raça de cachorro brasileira reconhecida internacionalmente. Esse é o mérito do Fila Brasileiro, um pet robusto e extremamente fiel aos seus tutores, que te surpreende desde o primeiro dia juntos.

Para contar tudo sobre ele, preparamos este Guia incrível. Aqui, você irá descobrir curiosidades, ficar por dentro da história, ver tudo sobre a personalidade e quais são os cuidados com a saúde que você deve ter. Aproveite!

Condição física

É possível avistar um Fila Brasileiro de longe. Grande, alto e pesado, o cachorro chama atenção por onde passa. Porém, para conseguir manter o pet em forma, é preciso ter disposição física, já que as caminhadas são essenciais para ele.

Além das atividades, é necessário ter atenção e controle com a alimentação do animal. Oferecer muita ração ou petiscos em excesso pode contribuir para o sobrepeso. Por isso, em caso de dúvidas quanto a dieta do pet, converse com um especialista.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Fila Brasileiro

Média de Altura

Média de altura do Fila Brasileiro

Média de Peso

Média de peso do Fila Brasileiro

Nível de Fofura

Nível de fofura do Fila Brasileiro

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Fila Brasileiro

Destaques e curiosidades

O Fila Brasileiro é uma das poucas raças do país que foram reconhecidas internacionalmente. Diante disso, preparamos alguns destaques e curiosidades sobre essa raça de cachorro muito querida por milhares de brasileiros.

Um guardião é aquele que defende corajosamente algo ou alguém. O Fila Brasileiro segue essa descrição à risca, tendo como principal talento o seu espírito de protetor de um local ou dos seus tutores.

Alguns países, principalmente na Europa, proíbem raças de cachorros que eles julgam perigosas. O Fila Brasileiro, por exemplo, não pode ser criado no Reino Unido, mesmo que adestrado desde filhote.

A raça se tornou uma celebridade nacional quando apareceu ao lado da Rainha dos Baixinhos, a apresentadora infantil Xuxa. O personagem do programa e de diversos clipes era um cachorro Fila Brasileiro.

Fila Brasileiro guia raças

A história do Fila Brasileiro

Origem

O Fila Brasileiro é daquelas raças de cachorro que o nome já entrega a sua origem. Presente na história do Brasil desde a colonização, o animal, à época, era utilizado pelos seus tutores para proteger a comitiva dos bandeirantes de ataques.

Pioneiro

A raça foi a primeira do país a ser reconhecida pela Federação Cinológica Internacional (FCI). Esse pioneirismo, misturado com a sua personalidade, fez com que o Fila Brasileiro se tornasse uma das raças mais tradicionais do país.

Teorias

Apesar de saber que é uma raça brasileira, a origem exata do Fila ainda é incerta. Ao todo, existem quatro linhas teóricas sobre o surgimento da raça, que falam sobre as misturas de outras raças para o surgimento. Porém, nenhuma foi comprovada.

Reconhecimento

A saga pelo reconhecimento da raça começou em 1946, com o antigo Brasil Kennel Clube. Em 1976, houve um segundo padrão e, finalmente, em 1983, definiram a terceira versão do padrão de raça, que entrou em vigor em 1984 e permanece até hoje.

Os antepassados do Fila Brasileiro

Como não é possível afirmar qual a versão real da origem do Fila brasileiro, as teorias já comentadas apontam para a fusão de diversas raças que originaram no cachorro que conhecemos atualmente. Uma delas, afirma que ele nasceu da mistura entre Dogues, Mastins e Cães de São Humberto.

Outra, que houve um cruzamento entre Mastins, Cães de São Humberto e Antigos Buldogues Ingleses. Uma terceira, fala da mistura do Fila Terceirense com o Mastim Inglês. E, uma última, diz sobre a união de cães indígenas, cães selvagens, cães de ruas e cães imigrantes – alguns já mencionados acima.

Fila Brasileiro veterinário guia raças

Características físicas

O Fila Brasileiro é uma raça tipicamente molossoide, ou seja, possui um porte robusto, grande e forte. As orelhas são longas e caídas, o focinho é sempre preto e os olhos são sempre pretos. O rabo é longo e a postura é sempre de um cão de guarda.

As cores dos cachorros da raça podem ser tigradas, douradas, baios ou pretos. Com todas as cores, é comum a presença de marcações brancas nas patas, peito e ponta das caudas. Machos medem de 65 a 75 cm e fêmeas de 60 a 70 cm da altura da cernelha.

Conheça rações para Fila Brasileiro

Personalidade

Se o Fila Brasileiro é um cachorro gigante, suas atitudes apontam para um pet ainda maior. De personalidade forte, ele demonstra ser amigável e fiel aos tutores e, ao mesmo tempo, valente e defensor com estranhos que ele julga como perigoso.

Algumas das principais características da sua personalidade, estão na calma que ele sempre demonstra, a segurança em si próprio e seu instinto de protetor — atributos que tornaram ele um dos preferidos para proteger propriedades em todo o Brasil.

Convivência

Muitos futuros tutores questionam como é a convivência do cachorro Fila Brasileiro com outras pessoas, como crianças e até mesmo outros animais. No dia a dia, com outros animais, é importante ter cuidado e paciência para uma adaptação.

Já com crianças, o cachorro é extremamente tolerável. Inclusive, devido ao seu porte grande, é muito comum ver crianças que convivem com o animal há um bom tempo montarem em suas costas, como se ele fosse um cavalo.

Socialização

A socialização é um dos fatores que mais devem ser trabalhados com o seu Fila Brasileiro. Isso não significa que esse cachorro tenha o espírito agressivo, porém, ele é muito protetor e ao chegar estranhos próximos, ele pode entender como ameaça.

Por isso, é fundamental que os tutores iniciem o processo de adestramento desde o primeiro dia, mesmo que ele ainda seja filhote. Assim, a socialização do seu companheiro ficará muito mais fácil conforme cresce e se torna adulto.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Semelhante ao que ocorre com outros cachorros de porte grande e pelo curto, a escovação será uma tarefa fácil para os tutores do Fila Brasileiro. Realize apenas uma vez por semana para retirar os pelos mortos do pet.

Uma dica bem legal para o seu amigo são os banhos de sol. Com eles, o pelo do seu amigão ficará mais nutrido e saudável — porém, opte por momentos em que o sol não está tão forte, como o período da manhã.

Escovação dos Pelos do Fila Brasileiro

Higiene

O Fila Brasileiro não irá dar muito trabalho quando o assunto for higiene. Quanto aos banhos, o recomendável é dar apenas uma vez ao mês durante períodos mais quentes e uma vez a cada dois meses em períodos mais frios.

Durante o banho, procure utilizar apenas produtos específicos para cachorros. De preferência, utilize shampoos de acordo com o estilo de pelo do animal, assim o processo de banho ficará ainda mais completo.

Para que o seu companheiro não desenvolva problemas nos dentes, como tártaro, é importante realizar a escovação de forma frequente. Para ajudar, escolha aquelas rações que contribuem para uma limpeza bucal.

As unhas do seu cãozinho precisam sempre ser verificadas. Não é indicado que você deixe crescer muito e também não podem ser cortadas demais. O ideal é que as unhas fiquem em um tamanho que não machuquem o pet.

Cuidados com a saúde do Fila Brasileiro

O Fila Brasileiro é um cachorro extremamente saudável. O principal problema de saúde que ele pode desenvolver ao longo da vida é a obesidade, portanto, sempre esteja atento em relação à forma física do seu companheiro.

Além disso, ele também pode desenvolver um probleminha muito comum em cachorros, a otite. Essa infecção, que afeta a audição do cachorro, pode surgir devido à idade avançada ou falta de higiene.

Cuidados Fila Brasileiro

Higiene e Limpeza para Fila Brasileiro

Alimentação

Cuidar da alimentação do seu Fila Brasileiro irá proporcionar uma melhor qualidade de vida para ele. Por isso, é muito importante contar com rações específicas para o porte e a idade do seu companheiro.

Para ajudá-lo em relação à quantidade das porções servidas e quantas vezes ao dia você poderá alimentar o seu pet, converse com um médico-veterinário de sua confiança.

Acompanhamento

Além de auxiliar nas refeições, o especialista é muito importante durante toda a vida do seu companheiro. Ele será o responsável por diagnosticar possíveis problemas com a saúde do Fila Brasileiro e irá recomendar o melhor tratamento.

Portanto, caso você perceba algum comportamento diferente com o pet, leve-o imediatamente para uma consulta com o médico-veterinário de confiança. Além disso, realize exames periódicos como forma de prevenção.

Filhotes

Filhotes

Fêmeas da raça Fila Brasileiro costumam ter muitos filhotes. Em um único parto, é possível nascer de 10 a 12 pequenos — caso a sua cadela esteja grávida, prepare-se para ter a casa cheia.

Agora, se está nos seus planos apenas adotar um filhote de Fila Brasileiro, nossa dica principal é se preocupar com a educação do animal desde o começo. É legal também sempre manter os pequenos entretidos, isso ajudará no desenvolvimento.

Dicas de adestramento

Por ser extremamente fiel aos donos, o Fila Brasileiro é uma raça fácil de adestrar. No entanto, assim como acontece com o Cane Corso, muitas vezes, esse pet parece querer desafiar o tutor ao ser teimoso. É importante não permitir que isso aconteça.

Para ajudar no adestramento, a melhor dica é a prática de truques e comandos simples. Como recompensa, sirva petiscos, brinquedos e muitos agrados — ele sempre irá adorar a presença e a atenção do tutor.

Encontre produtos para seu Fila Brasileiro aqui na Petz

Agora que você já sabe tudo sobre o Fila Brasileiro, chegou a hora de se preparar para receber o seu em casa. Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você encontra os melhores acessórios para o seu cachorro. Aproveite!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O fila-brasileiro

Shampoo e Condicionador World Raças Para Cães Rottweiller e Fila
Shampoo e Condicionador World Raças Para Cães Rottweiller e Fila
Comprar
Ração Premier Fórmula para Cães Adultos de Raças Grandes Sabor Frango
Ração Premier Fórmula para Cães Adultos de Raças Grandes Sabor Frango
Comprar
Ração Cibau Maxi Breeds para Cães Adultos de Raças Grandes e Gigantes - 15kg
Ração Cibau Maxi Breeds para Cães Adultos de Raças Grandes e Gigantes - 15kg
Comprar
Ração Guabi Natural para Cães Adultos de Raças Grandes sabor Salmão & Cevada
Ração Guabi Natural para Cães Adultos de Raças Grandes sabor Salmão & Cevada
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças