»
»
»
Terrier Checo

GUIA DE RAÇAS
Terrier Checo

Neste guia você vai encontrar:

Pequeno, barbudo e muito gentil!

CBKC - Grupo 3

Este cãozinho é uma elegante companhia para toda hora!

Informações Gerais

O Terrier Checo ou Cesky Terrier é uma raça de cachorro da República Tcheca, originalmente criada para a caça. Este pequeno peludo chama bastante atenção por ter a pelagem do focinho lisa e comprida, o que lembra uma bela barba e um espesso bigode

O pet foi criado a partir do cruzamento de duas outras raças: o Sealyham Terrier e o Scottish Terrier. Hoje, o cãozinho é conhecido por ser um grande companheiro, superafável e gentil. Para saber mais sobre a raça, não deixe de ler este guia até o final. Temos certeza de que o Terrier Checo irá te encantar!

Condição física

Apesar de ter sido concebido para a caça, o Terrier Checo foi adaptando-se como cão de companhia ao longo dos anos. Sendo assim, o bichinho desenvolveu um temperamento disposto, mas não enérgico em excesso. Isso quer dizer que ele não necessita de uma quantidade grande de exercícios.

Atividades comuns, como caminhadas diárias e brincadeiras, são suficientes para manter o condicionamento físico do pet. Além disso, vale ressaltar que o Cesky Terrier não precisa viver em locais amplos e ao ar livre. Afinal, o peludo adapta-se muito bem à vida em apartamentos e locais menos espaçosos.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Terrier Checo

Média de Altura

Média de altura do Terrier Checo

Média de Peso

Média de peso do Terrier Checo

Nível de Fofura

Nível de fofura do Terrier Checo

Características

Adapta-se
à apartamento

Bom para
iniciantes

Nível de sensibilidade

Tolera ficar
sozinho

Tolera clima frio

Tolera clima quente

Nível de energia

Intensidade

Necessidades de
exercício

Potencial para
brincadeira

Afetuoso com
a família

Adequado para
crianças

Dog Friendly

Amigável com
estranhos

Fácil de cuidar

Rações para Terrier Checo

Destaques e curiosidades

O Terrier Checo, também conhecido como Bohemian Terrier, é um pet que impressiona não só pela aparência, mas também pela compostura. Afinal, este cãozinho é um amigo fiel, que estará sempre ao lado de quem ama. Descubra mais características e curiosidades sobre a raça a seguir!

Por mais que o Terrier Checo seja um cão extremamente agradável, vale dizer que encontrar esse peludo por aí pode ser uma missão complicada. Isso porque o pet é bem raro. No continente americano, por exemplo, são estimados apenas 600 cachorros dessa raça.

Quando um cachorro peludo tão especial quanto o Cesky Terrier surge em nosso país, nada mais justo que enaltecê-lo, não é mesmo? É justamente o que a República Tcheca fez ao adotar o pet como um dos símbolos nacionais. Inclusive, o bichinho estampou alguns selos postais do país.

Uma característica física bem marcante do Terrier Checo são os pelos longos e encaracolados do focinho. Normalmente, os tutores desse pet não costumam tosar essa região. Assim, os bichinhos ganham barba, bigode e sobrancelhas bem densos e chamativos. De fato, este cão é muito estiloso!

Terrier Checo
 guia raças

História do Terrier Checo

Origem

O Cesky Terrier surgiu na República Tcheca, em 1949, a partir da ideia de um criador chamado Frantisek Horák de Klánovice. O principal objetivo era gerar um cão com as habilidades de caça do Terrier, mas que fosse mais simples de treinar e cuidar.

Ancestrais

O Terrier Checo é o resultado do cruzamento entre um Sealyham Terrier macho e uma Terrier Escocêsa fêmea: um pet com características físicas bem semelhantes às de seus antepassados, mas com comportamento mais equilibrado e tranquilo.

Migração

Segundo consta em alguns registros, essa raça foi importada pelos Estados Unidos, pela primeira vez, no final dos anos 1980. Entretanto, como dito anteriormente, o Terrier Checo não é muito comum na América hoje em dia.

Reconhecimento

O Bohemian Terrier foi reconhecido pela Federação Cinológica Internacional (FCI) em 1963. Já o AKC (American Kennel Club) admitiu a raça nos registros apenas no ano de 2011.

Terrier Checo
  veterinário guia raças

Características físicas

As características do Terrier Checo são bem similares às de seus dois ancestrais diretos. Em geral, os pets dessa raça costumam ter entre 27 e 29 cm de altura. Apesar de o pequeno porte, são bem resistentes. As pernas são curtas, mas as patas são bem grandes e fortes.

Na pelagem, predominam tons de cinza-azulado e marrom claro. Os pelos são longos e ondulados, com destaque para a barba do focinho. Estes peludos costumam pesar entre 6 e 10 quilos.

Conheça rações para Terrier Checo

Personalidade

Diferente dos outros cães da raça Terrier, o Cesky costuma apresentar um comportamento mais tranquilo. Entretanto, por mais que não seja agressivo, pode ser um ótimo cão de guarda, uma vez que é bem apegado aos tutores. Por isso, esteja preparado para alguns latidos.

Por apresentar um gênio menos obstinado, é comportado e pode ser treinado com mais facilidade. Vale destacar ainda que, apesar de não ser extremamente agitado, gosta de se divertir e praticar exercícios de forma moderada e descontraída.

Convivência

Conviver com um Terrier Checo é um prazer do qual poucos têm a oportunidade de desfrutar. Isso porque, apesar de ser um animal extremamente afetuoso, o bichinho não é muito comum, principalmente na América.

Entretanto, os que tiveram sorte de se deparar com o Cesky Terrier certamente aproveitaram bastante a ilustre companhia dele. Além disso, o peludo não demanda tantos cuidados especiais. Desde que você ofereça muito amor, carinho e atenda às necessidades básicas do pet, não terá grandes dificuldades em cuidar do bichinho.

Socialização

Em geral, o Terrier Checo é bem amigável. Como mencionamos, esse cãozinho costuma desenvolver uma forte conexão com a família direta, sendo, inclusive, uma boa companhia para crianças.

Entretanto, o pet pode agir de maneira desconfiada na presença de desconhecidos. Sendo assim, se receber amigos ou parentes em casa, pode ser que o peludo os receba com alguns latidos de alerta. No mais, é importante dizer que o Cesky Terrier pode acabar perseguindo animais desconhecidos por conta do instinto de caçador.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Para evitar nós no pelo e problemas na pele do Terrier Checo, você deverá escovar o bichinho, no mínimo, duas vezes por semana. Portanto, certifique-se de adquirir uma escova adequada para o tipo de pelagem do bichinho.

Escovação dos Pelos do Terrier Checo

Higiene

O pelo do Cesky Terrier não costuma repelir partículas de sujeira com muita eficiência. Por isso, tosas e banhos periódicos são essenciais. A pelagem deve ser aparada em intervalos de seis a oito semanas. Já os banhos devem ser dados a cada 15 ou 30 dias. Consulte um veterinário para saber a frequência exata.

Aparar as unhas do seu cãozinho é um cuidado básico que precisa ser realizado frequentemente. Do contrário, as garras podem acabar rachando e causando incômodo. Para evitar machucar o seu bichinho, peça a ajuda de um especialista para cortar as unhas do pet.

A higiene bucal do Terrier Checo deverá ser feita diariamente ou, no máximo, combinada com a escovação dos pelos. Com isso, você evita o acúmulo de agentes patogênicos nos dentes do peludo.

Cuidados com a saúde do Terrier Checo

Em geral, o Bohemian Terrier é um animalzinho bem saudável e que dispensa cuidados extraordinários. Porém, atente-se para o acúmulo de pelos no ouvido do pet, pois, se não forem bem aparados, podem causar transtornos ao peludo. Apenas um profissional qualificado deve realizar esse tipo de procedimento.

Cuidados Terrier Checo

Higiene e Limpeza para Terrier Checo

Alimentação

Para garantir que esse cachorro checo tenha todos os nutrientes necessários para desenvolver-se, você precisa oferecer uma ração adequada. Isso quer dizer que o alimento escolhido precisa atender ao porte, ao tipo de pelagem e a outras particularidades do seu mascote.

Sendo assim, converse com um especialista em nutrição animal para oferecer a comida apropriada. O veterinário poderá tirar todas as dúvidas que possam surgir sobre a alimentação do peludo.

Acompanhamento

Apesar de ser um pet saudável, consultas periódicas com o veterinário são fundamentais para o bem-estar do Terrier Checo. A partir de check-ups gerais, o profissional poderá detectar qualquer tipo de problema e iniciar o respectivo tratamento com antecedência.

Além disso, o veterinário poderá aplicar as vacinas e os antiparasitários necessários. Dessa forma, você previne visitantes desagradáveis e doenças comuns entre os cães, como a raiva, por exemplo.

Filhotes

Um fato interessante sobre os filhotes de Terrier Checo é que eles nascem com o pelo bem escuro, praticamente preto. Com o tempo, a pelagem vai clareando e assumindo os tons de cinza comuns da raça.

Dito isso, saiba que cuidar de um filhote de cachorro não é nem um pouco simples. Afinal, os pets demandam bastante atenção nos primeiros dias de vida. Isso porque tudo é extremamente novo para eles. Assim, você precisa ter muito tempo livre e paciência de sobra para oferecer ao animalzinho.

Dicas de adestramento

Mesmo sendo mais obediente que os parentes, o Terrier Checo pode ser temperamental em alguns casos. Sendo assim, não estranhe se o bichinho demorar um pouco para aprender certos truques. O importante é não duvidar da capacidade desse pet inteligente e incentivá-lo o máximo possível.

Quando é devidamente ensinado, o Cesky Terrier pode se dar muito bem em circuitos de agilidade. Para isso, é essencial utilizar métodos de treinamento positivo, sempre recompensando o pet pelos movimentos bem executados.

Encontre tudo que o Terrier Checo precisa aqui, na Petz!

O Terrier Checo é um cãozinho incrível, não é mesmo? Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre essa raça cheia de personalidade. Agora, por que não aproveita sua visita ao Pet Shop on-line da Petz para garantir tudo o que seu amigo de quatro patas precisa? Fique à vontade para explorar nosso catálogo completo!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Terrier Checo

Guia Ferplast Daytona Fantasy Preto Militar para Cães
Guia Ferplast Daytona Fantasy Preto Militar para Cães
Comprar
Brinquedo Napi Mordedor Corda com Alça para Cães - Cores Sortidas
Brinquedo Napi Mordedor Corda com Alça para Cães - Cores Sortidas
Comprar
Cama Alasca Petz Azul
Cama Alasca Petz Azul
Comprar
Canil Portátil Mini Bragança Ouro Velho
Canil Portátil Mini Bragança Ouro Velho
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças