»
»
»
Malamute do Alasca

GUIA DE RAÇAS
Malamute do Alasca

Neste guia você vai encontrar:

Um cachorro trabalhador, leão e afetuoso

CBKC - Grupo 5

O cãozinho de porte médio é bem forte e inteligente

Quem conhece o Malamute do Alasca se apaixona logo de cara. Afinal, o pet apresenta um porte altivo e grande estatura, sendo bastante chamativo para os tutores. Tende a ser apegado à sua família humana, mas é maduro e gosta de dominar o lar. Por isso é tão importante que o tutor esteja por perto para controlá-lo.

A raça Malamute do Alasca é considerada uma das mais antigas quando se trata de cães de trenó, e carrega a herança dos seus antepassados. É possível notá-la nas passadas nobres e fortes que impressionam quem vê esse fofo cãozinho. Mesmo com toda essa postura, é um pet que adora momentos de lazer.

Condição física

Bastante agitado, o Malamute do Alasca impressiona por sua resistência e força. Esse é um pet que necessita de grandes espaços para poder se exercitar e saciar sua necessidade de exercícios físicos diariamente.

O cachorro do Alasca possui muita energia e precisa gastá-la com uma boa dose de atividades. Por isso, o mais indicado é levá-lo para caminhar, correr e até mesmo nadar por algum período todos os dias.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Malamute do Alasca

Média de Altura

Média de altura do Malamute do Alasca

Média de Peso

Média de peso do Malamute do Alasca

Nível de Fofura

Nível de fofura do Malamute do Alasca

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Malamute do Alasca

Destaques e curiosidades

Como uma das raças mais antigas de cães de trenó, há hipóteses de que o Malamute Alasca seja descendente de cachorros lobos que foram domesticados por caçadores na América do Norte há mais de 4 mil anos.

O pet surgiu com foco no trabalho em matilhas, para transportes de cargas pesadas, em baixa velocidade e por longas distâncias. Seu nome é derivado da tribo nômade Mahlemiut, presente no noroeste do Alasca.

Em 1984, na comemoração do centenário da AKC, o Serviço Postal dos EUA imprimiu selos comemorativos com a foto de quatro raças diferentes, entre eles os cães Malamute do Alasca. A raça apareceu em cerca de 14 países.

Herbert Hoover, que ocupou a Casa Branca em 1933, adotou um exemplar do Malamute do Alasca como pet de estimação. Além dele, o ator e comediante americano Robin Williams tinha um amigo da raça chamado Sam.

Malamute do Alasca guia raças

História do Malamute do Alasca

Origem

Nativo do Alasca, o Malamute é um cãozinho criado principalmente para auxiliar no transporte de trenó no Ártico. Por essas características, é bastante semelhante a outros pets, como Husky Siberiano da Ásia, Samoieda da Rússia e cães esquimós da Groenlândia e Labrador.

Reconhecimento

A linhagem original do Malamute do Alasca foi reconhecida em 1935 pela American Kennel Club, juntamente com outros pets populares, como Lhasa Apso e o Cardigan Welsh Corgi. Já no final dos anos 1940 e 1950, a AKC abriu um livro de estudos com outras linhagens da raça.

Ajudantes

Devido à sua grande popularidade e competência para transporte de cargas pesadas, alguns exemplares do cachorro Malamute do Alasca foram escolhidos para acompanhar e ajudar o Almirante Richard Byrd em sua expedição pela Antártida, em 1933.

Guerra Mundial

Após a Segunda Guerra Mundial acabar, em setembro de 1945, os números de linhagem de cães Malamute do Alasca despencaram. Dessa forma, durante o período de recuperação havia poucos pets registrados.

Malamute do Alasca veterinário guia raças

Características físicas

Um cãozinho poderoso e ativo, assim o Malamute do Alasca é conhecido entre os apreciadores da raça. Afinal, esse cachorro possui um corpo forte e musculoso com uma postura que impressiona e chama a atenção na hora de realizar atividades físicas.

O exemplar da raça também apresenta um peito mais profundo e pernas que se movimentam em linha reta. Dessa forma, não estão muito afastadas nem próximas. Além disso, está sempre com a cabeça erguida e olhos atentos, cheios de interesse e curiosidade sobre o que acontece ao red

Conheça rações para Malamute do Alasca

Personalidade

Quem escolhe adotar um Malamute do Alasca precisa saber que o pet tem personalidade forte e, caso tenha espaço, irá dominar sua casa. Por isso, mostre a ele quem é o tutor e que algumas regras são necessárias. No entanto, faça isso de forma amorosa e sem comando de voz severos.

Entre as exigências dos instintos naturais está o fato de que a raça necessita de exercícios físicos diariamente. Portanto, ele irá exigir dos tutores passeios e atividades ao ar livre praticadas regularmente.

Convivência

Como já citamos, para conviver com a raça os tutores precisam deixar algumas regras de comportamento bem claras. Isso porque esse pet tende a ser um pouco resistente ao adestramento. Dessa forma, o mais indicado é treinar o Malamute do Alasca filhote desde os primeiros meses de vida.

Esse não é um pet que late muito, por isso, não se preocupe se não escutá-lo durante o dia. Na verdade, a raça tende a se comunicar por “uivos”, como faziam seus antepassados lobos de caça. Por último, saiba que a ela não tolera a solidão e espaços pequenos.

Socialização

O Malamute do Alasca é bastante afetuoso, no entanto, não é pet de um tutor só. Isso é, tende a ser próximo de toda a sua família humana e adora demonstrações de afeto. Ele retribui todo o carinho e cuidado com muita lealdade e dedicação para impressionar os tutores.

Além disso, saiba que, se adestrado corretamente, o pet não irá apresentar problemas na socialização com crianças e outros animais de estimação. Eles costumam ser bastante pacientes com os pequenos e, inclusive, adoram receber a atenção deles.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Com pelos formados por uma proteção espessa e rústica, a pelagem do Malamute do Alasca é de dar inveja em qualquer cãozinho. Essa parte de proteção possui o comprimento de acordo com o subpelo. Que, aliás, é denso e oleoso, com o tamanho variando entre 2,5 cm e 5 cm.

No geral, sua pelagem é curta e com cores que variam de cinza claro a tonalidades como preto e vermelho. Por ser tão delicado, o pelo de um cão Malamute do Alasca necessita de escovação diária com escova de cerdas macias ou pentes próprios para eles.

Escovação dos Pelos do Malamute do Alasca

Higiene

Na hora de garantir o bem-estar completo do cãozinho Malamute do Alasca, o cuidado com a higiene é o primeiro passo. Assim, o mais indicado é levá-lo ao pet shop com certa frequência, para que especialistas possam aparar os pelos quando necessário e oferecer banhos entre seis e oito semanas.

Para uma higienização mais a fundo, os tutores também precisam utilizar produtos, como shampoos e condicionadores com fórmula especial para a raça. No entanto, vale ressaltar que o uso do condicionador deve ser moderado, principalmente em pelagens mais secas.

Mesmo com tanto cuidado voltado para a pelagem do Malamute do Alasca de estimação, os tutores também precisam estar atentos a outras precauções. As unhas, por exemplo, precisam estar sempre bem aparadas para evitar incômodos e machucados no pet.

Também é extremamente importante que os tutores dediquem algum tempo à higiene bucal do pet. Para isso, utilize escovas e pastas de dente especiais para cãezinhos. Você vai precisar limpar a boquinha do cãozinho com certa frequência, por isso, crie uma rotina.

Cuidados com a saúde do Malamute do Alasca

Mesmo com uma rotina saudável e com exercícios frequentes, os tutores precisam estar sempre atentos ao comportamento do cãozinho. Isso porque o Malamute do Alasca não possui disposição a muitas doenças, porém, qualquer sintoma anormal na personalidade dele deve ser examinado pelo médico-veterinário.

Além disso, por ser uma raça que ama atividades físicas, é extremamente importante que os tutores estejam atentos ao local onde o cãozinho costuma brincar. Evite que ele fique exposto a áreas propícias à presença de pragas e parasitas.

Cuidados Malamute do Alasca

Higiene e Limpeza para Malamute do Alasca

Alimentação

Todo tutor deseja ver seu amiguinho de quatro patas sempre feliz e esbanjando saúde. Para isso, o primeiro passo é oferecer uma dieta completa e balanceada ao pet. Portanto, consulte o médico-veterinário regularmente e ofereça aos cães Malamute do Alasca uma alimentação adequada.

Acompanhamento

Outra excelente forma de garantir o bem-estar e a vitalidade do pet é levá-lo para consultas com o médico-veterinário regularmente. Portanto, vá ao consultório para realizar exames de rotina e certificar-se de que está tudo em dia com a saúde do seu Malamute do Alasca.

Dessa forma, também fica mais fácil manter a cartela de vacina regularizada. Sem falar na administração regular de vermífugos e anti parasitários para mantê-lo livre dos incômodos visitantes.

Filhotes

Filhotes

Ao adotar um filhote de Malamute do Alasca os novos tutores precisam começar o adestramento o quanto antes. Afinal, o pet pode ser um pouco resistente no futuro. Então, aproveite a pouca idade dele para mostrar que algumas regras precisam ser seguidas.

Com um crescimento mais rápido quando comparado a outros pets, os Malamutes são bastante inteligentes e não costumam apresentar problemas para obedecer ao tutor. Além disso, para a segurança do próprio pet, evite que ele pule ou corra por lugares perigosos nos primeiros anos de vida.

Dicas de adestramento

Você pode aproveitar que a raça é inteligente e bastante apegada ao tutor para adestrar seu pet desde filhote. Deixe que ele pegue certa confiança em você e use isso a seu favor. Além disso, ensine truques ao ar livre enquanto o pet pratica seus exercícios diários e se diverte.

Os tutores devem aproveitar a personalidade forte do Malamute do Alasca para ensiná-lo tarefas básicas, como sentar, dar a patinha e até mesmo rolar. Para isso, utilize brinquedos e acessórios que o estimule a responder seus comandos de voz. Por fim, saiba que ele também irá adorar um agrado pela tarefa comprida.

Adquira produtos para Malamute do Alasca na Petz!

Agora que você já conhece todas as características do Malamute do Alasca, já sabe do que ele gosta e como pode agradá-lo. Então, aproveite as condições especiais do Pet Shop on-line da Petz e encontre ração, roupinhas e outros produtos essenciais para a raça.

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Malamute do Alasca

Ração Golden Cães Filhotes Raças Grandes Sabor Frango e Arroz - 15kg
Ração Golden Cães Filhotes Raças Grandes Sabor Frango e Arroz - 15kg
Comprar
Ração Cibau Medium & Maxi Sensitive Fish para Cães Adultos de Raças Médias e Grandes - 12kg
Ração Cibau Medium & Maxi Sensitive Fish para Cães Adultos de Raças Médias e Grandes - 12kg
Comprar
Shampoo Avert Noxxi Control para Cães e Gatos - 200ml
Shampoo Avert Noxxi Control para Cães e Gatos - 200ml
Comprar
Rasqueadeira Chalesco Para Cães e Gatos Prática
Rasqueadeira Chalesco Para Cães e Gatos Prática
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças