»
»
»
Shar Pei

GUIA DE RAÇAS
Shar Pei

Neste guia você vai encontrar:

Raridade é o seu sobrenome

CBKC - Grupo 02

Com diversas dobras na pele, esse cãozinho é pura simpatia e tranquilidade

É muito comum, ao pensar em um cão da raça Shar Pei, imaginar um cachorro triste, devido à sua fisionomia. Porém, de triste ele não tem nada, uma vez que é um cãozinho calmo, silencioso e extremamente independente — uma personalidade procurada por muitos tutores.

Agora, outra característica singular desse pet está na sua pele. Totalmente enrugada, ela dá ao cãozinho da raça originalidade — e aos tutores, muito trabalho com os cuidados. Com a língua azul, outra marca registrada do Shar Pei, contar com esse pet é uma alegria para poucos tutores no mundo.

Condição física

Um cãozinho da raça Shar Pei é muito procurado por tutores que moram em apartamento e buscam um pet de porte médio. Calmo e leal, não é do tipo que vai incomodar a vizinhança com latidos ou correria pela casa.

Mas isso não significa que o tutor não deva dar atenção diária. Além dos cuidados com a higiene, é fundamental realizar passeios com o Shar Pei para que ele não sofra, com o passar do tempo, com obesidade.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Shar Pei

Média de Altura

Média de altura do Shar Pei

Média de Peso

Média de peso do Shar Pei

Nível de Fofura

Nível de fofura do Shar Pei

Características

Gosta de gatos?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É inteligente?

Gosta de brincar?

É amigavel?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

É energético?

Rações para Shar Pei

Destaques e curiosidades

para o trabalho, o cachorro Shar Pei era um exímio cão de guarda, de briga e um frequente participador das rinhas de cães de caça. No entanto, com o passar das décadas, e com algumas mudanças genéticas, hoje, esse cãozinho possui poucas características deste passado.

Há muito tempo, em 1966, o Shar Pei entrou para o livro do Guinness World Records como a raça mais rara do mundo. Em 1978, 12 anos depois, ele apareceu pela segunda vez no Guinness, novamente como o cachorro mais raro, muito por conta do histórico da sua origem na China.

Graças a internet, milhões de pessoas conheceram o Paddington, da raça de cachorro Shar Pei, que faz sucesso no Instagram pelos cliques da sua tutora, Annie Jacob. O cãozinho sempre aparece no feed com diversas fantasias, perucas e quatro gatos, fiéis companheiros desse pet fotogênico e tranquilão.

O Shar Pei não é o único cachorro de pele enrugada. Outras raças que possuem essa característica, são: Buldogue Francês, Pug, Mastim Napolitano, Dogue de Bordeaux, Buldogue Inglês, Mastife e Cão de Santo Humberto. Porém, diferentemente de todos os outros, os Shar Peis possuem dobrinhas por todo o corpo.

Shar Pei guia raças

A História do Shar Pei

Origem

De origem chinesa, além de rara, a raça Shar Pei é uma das mais antigas em todo o mundo. Muitos historiadores, após a descoberta de estátuas nas proximidades de Hong Kong semelhantes aos cachorros dessa raça, acreditam que o surgimento aconteceu durante a dinastia Han (entre 206 a.C. e 220 d.C.).

O nome

O nome fala muito sobre a principal característica do cachorro: a sua pele. Shar Pei significa “pele de areia”, que faz referência a textura áspera e arenosa da pele desse cãozinho. Pessoas com peles mais sensíveis, ao alisar o cachorro no sentido contrário, podem acabar sentido arranhões.

Extinção

Durante o governo de Mao Tsé-Tung, os Shar Peis e diversas outras raças originárias da China foram praticamente dizimadas. Isso aconteceu, pois o ex-presidente Chinês afirmou que a criação doméstica de animais era considerada uma prática burguesa e, portanto, deveriam ser eliminados.

Recomeço

Para salvar a raça, alguns criadores migraram para locais considerados capitalistas, como a região de Hong Kong. Na década de 70, houve um apelo de chineses refugiados para que o Shar Pei não desaparecesse. Na década seguinte, em 1988, a raça foi aceita pelo American Kennel Club (AKC).

Shar Pei guia raças

Características físicas

Não é das tarefas mais complicadas reconhecer um Shar Pei. Com muitas dobras, não só no rosto mas em todo o corpo, os pets possuem a sua pele como a principal característica física e também o seu grande charme.

Além da pele, o pet possui a cara larga e as narinas bem abertas. O focinho é longo e os lábios são extremamente carnudos. A língua, o céu da boca e as gengivas são no tom azulado, algo raro em cachorros. Suas orelhas são pequenas e possuem um formato triangular com as pontas arredondadas.

Conheça rações para Shar Pei

Personalidade

Muitos tutores de primeira viagem buscam cãezinhos com a intenção de alegrar a casa com toda a energia que cabe neles. Outros, preferem os mais calmos e tranquilos, que também são uma excelente companhia para todos os familiares. A personalidade do Shar Pei está mais ligada ao segundo tipo.

Dificilmente, você verá o seu Shar Pei latindo por qualquer motivo. Quando educado desde filhote, ele tende a ser amoroso, protetor e ótimo cão de guarda. Mas, também é um pet teimoso e extremamente independente, muitas vezes ignorando os pedidos do seu tutor.

Convivência

Assim como o Paddington, o cãozinho famoso no Instagram que convive muito bem com quatro gatos, outros Shar Peis tendem a ter a mesma característica. Mas, para que isso aconteça, é fundamental que os tutores incentivem a boa convivência com outros animais desde filhote.

Com crianças a relação será das melhores, porém, por ser maior que os pequenos e um pouco destrambelhado, é preciso atenção para que ele não use força a mais que o suficiente. Portanto, evite deixar o pet e as crianças a sós e supervisione as brincadeiras.

Socialização

Como já dissemos, é um pet extremamente protetor, não só com o tutor mas com todos que ele considerar da família. Portanto, se você costuma receber muitas pessoas em casa, fica a dica: procure adestrar o seu Shar Pei desde cedo para que ele não considere as visitas pessoas estranhas.

Assim, a relação do cãozinho com outras pessoas será semelhante ao que acontece com os familiares, de muito amor e carinho. Para ajudá-lo, continue na página para ver mais sobre o adestramento do Shar Pei.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Se você está pronto para ter um dos cachorros mais raros do mundo, certifique-se de que terá tempo para toda a atenção que ele necessita. Suas dobrinhas características exigem cuidados diários, com escovação e limpeza — não só no rosto, mas em todo o corpo.

Mesmo que lisos, os pelos do pet são duros e densos. Durante a limpeza, evite deixar as dobrinhas úmidas pois pode resultar em problemas de pele. Por fim, a queda de pelos não é característico nos cães da raça Shar Pei, portanto, caso esteja acontecendo com o seu companheiro, leve-o em um médico-veterinário.

Escovação dos Pelos do Shar Pei

Higiene

A higiene no seu cãozinho é fundamental para evitar infecções e alergias em suas dobrinhas. Por ser enrugada, pode ser que os tutores não percebam problemas nelas por isso mantenha-se atento. Procure banhá-lo uma vez por semana e garanta que o pet estará completamente seco após o banho.

Por conta da sua pele característica, o pet não é muito adepto ao calor. Por isso, cabe ao tutor mantê-lo sempre refrescado. Nos passeios, evite horários com muito sol, assim seu pet não terá problemas.

Assim como nós, nosso amigo de quatro patas também precisa de cuidados com as unhas de vez em quando. Quando muito grandes, as unhas podem acabar machucando o tutor ou impedindo os movimentos do pet, por conta do incômodo que pode causar, por exemplo.

É muito comum que cãezinhos de quase todas as raças tenham o tártaro como um dos principais problemas bucais. Por isso, procure sempre escovar os dentes do seu companheiro com produtos específicos para cachorros.

Cuidados com a saúde do Shar Pei

Ter a fama de ser uma das raças mais raras do mundo tem lá seus dilemas. Mesmo que seja uma raça saudável, esses cãezinhos podem apresentar algumas doenças genéticas, como a febre do Shar Pei, um problema hereditário que é passado dos pais para os filhotes e causa inflamações em partes do corpo.

Outro problema comum é na região dos olhos do pet. Acontece que, algumas vezes, eles podem ficar com a pálpebra invertida, voltando-se ao globo ocular — quando isso ocorre, a cirurgia é o mais indicado. Além disso, a displasia de quadril e a luxação patelar são problemas que acometem os pets dessa raça.

Escovação dos Pelos do Shar Pei

Higiene e Limpeza para Shar Pei

Alimentação

A alimentação é fundamental para garantir o bem-estar do cãozinho. Por isso, contar com alimentos específicos para a raça, porte e idade irá contribuir — e muito — para um pleno desenvolvimento saudável e nutrido do seu companheiro.

Mas não é só oferecer a melhor ração para Shar Pei que irá garantir uma alimentação saudável. Cabe ao tutor controlar as porções diárias servidas ao cãozinho para que ele não sofra com excesso de peso. Caso tenham dúvidas, o indicado é conversar com um médico-veterinário para que ele informe a quantidade.

Acompanhamento

Não é apenas com a alimentação que os especialistas irão ajudar você com o seu lindo Shar Pei. Os médicos-veterinários também são importantes para que o pet tenha um acompanhamento maior durante toda a vida.

Essa participação ativa irá ajudar a prevenir possíveis doenças que acometem filhotes e adultos. Mas lembre-se, é fundamental contar com um profissional de sua confiança, pois ele será o responsável pela saúde do animal.

Filhotes

Filhotes

Está nos planos da família contar com um filhote de Shar Pei? Você não vai se arrepender. Com todas essas características sobre o temperamento e o estilo de vida, fica difícil não escolher um pequeno desses para morar com você.

Porém, desde filhote, é importante tomar muitos cuidados para que o pet se desenvolva de forma correta. Além de escolher a ração de acordo com a idade e optar sempre por produtos específicos para cachorros, leve o cãozinho para tomar todas as vacinas necessárias após a chegada no novo lar.

Dicas de adestramento

Apesar de inteligente, a raça Shar Pei tem a fama de ser teimosa. No ranking de inteligência canina feito pelo especialista norte-americano, Stanley Coren, o cãozinho aparece na 51º posição entre 79 raças. Por isso, para que o pet se adapte aos treinamentos, é necessário paciência por parte do tutor.

Mesmo os truques mais simples, como os de obediência — sentar, deitar e rolar — serão fundamentais no começo da educação. Para ajudar, procure servir um petisco como recompensa. Não sirva em excesso e divida em vários pedaços. E, por fim, inicie o adestramento com ele ainda filhote, após a chegada do pet em casa.

Encontre produtos para Shar Pei aqui na Petz

Agora que você sabe tudo sobre Shar Pei, chegou o momento de preparar a casa para a chegada do novo integrante da família, não é mesmo? Ou, se você já tem um cãozinho desse em casa e pretende mudar os hábitos dele, essa é a hora de colocar tudo que você aprendeu sobre a raça em prática.

Independentemente da sua necessidade e a do seu companheiro, nós contamos com todos os itens essenciais para o dia a dia do seu cãozinho aqui, em nosso Pet Shop on-line. Confira as melhores rações, os produtos de higiene e beleza animal, brinquedos e tantos outros produtos incríveis com preços especiais. Aproveite!

Produtos mais comprados para o Shar Pei

Ração ProPlan Sensitive Skin para Cães Adultos Sabor Salmão e Arroz
Ração ProPlan Sensitive Skin para Cães Adultos Sabor Salmão e Arroz
Comprar
Ração Cibau Lamb Medium & Maxi Sensitive para Cães Adultos de Raças Médias e Grandes - 12kg
Ração Cibau Lamb Medium & Maxi Sensitive para Cães Adultos de Raças Médias e Grandes - 12kg
Comprar
Shampoo Agener União Dermogen 200ml
Shampoo Agener União Dermogen 200ml
Comprar
Allermyl Shampoo Virbac Glico
Allermyl Shampoo Virbac Glico
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças