»
»
»
Cirneco do Etna

GUIA DE RAÇAS
Cirneco do Etna

Neste guia você vai encontrar:

Calmo, atento e afetuoso

CBKC - Grupo 5

Um cãozinho com uma grande história para contar

Informações Gerais

Com informações curiosas por trás de uma origem misteriosa, o amável Cirneco do Etna é um grande amigo para a família, mesmo que historicamente tenha sido usado como um grande caçador. É um pet que aceita qualquer desafio e está pronto para acompanhar os tutores em todos os chãos.

Não é só a bravura que torna esse bichinho encantador: a postura e a beleza dele conquistam diversos tutores ao redor do mundo! Conheça mais sobre essa linda raça de cachorro a seguir e se apaixone por esse lindo amiguinho.

Condição física

Também chamado de galgo siciliano, esse cãozinho é moderadamente ativo e adora fazer atividades ao ar livre com a família. No entanto, quando falamos de exercícios, não é preciso exagerar: duas caminhadas por dia são suficientes para manter o amigo de quatro patas feliz e saudável.

Por isso mesmo, é um cachorro que consegue se adaptar bem a casas ou apartamentos, desde que sejam espaçosos. Contudo, é preciso que o local tenha um bom enriquecimento ambiental para sempre fazer o bichinho exercitar a mente.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Cirneco do Etna

Média de Altura

Média de altura do Cirneco do Etna

Média de Peso

Média de peso do Cirneco do Etna

Nível de Fofura

Nível de fofura do Cirneco do Etna

Características

Vive bem em
apartamento

Late muito

É afetuoso

Gosta de crianças

Gosta de estranhos

Gosta de outros pets

Precisa de exercícios

É sensível

Solta pelo

É brincalhão

É fácil de treinar

É friorento

É calorento

Fica bem sozinho

É inteligente

Rações para Cirneco do Etna

Destaques e curiosidades

Você vai se surpreender com as histórias que essa raça de cachorro italiana tem para contar. Quer descobrir as curiosidades envolvendo esse bichinho? Então, veja a seguir o que nós separamos!

Essa é uma raça de cachorro bem antiga, com representações que datam de 500 a.C. Algumas moedas foram encontradas em Segesta, na Sicília, com gravuras de um cachorrinho que parece muito com o Cirneco do Etna.

Lendas antigas dizem que uma legião desses cães foi escolhida como guardiã do templo de Adranos, o deus do fogo. Eles teriam poderes divinos contra ladrões e pagãos que chegassem perto do local.

A especialidade desse pet é ser um cachorro de caça: caçava coelhos excepcionalmente bem. Para isso, ele usava três ferramentas: a visão, a audição e um parceiro furão.

Cirneco do Etna guia raças

História do Cirneco do Etna

Origem

Esse cachorro é italiano, mais especificamente da região da Sicília. O nome do pet se refere a dois locais: “Cirneco” vem do grego “Kyrenaikos”, traduzido para “de Cirene”, uma antiga colônia grega onde hoje é a Líbia; “do Etna” faz referência ao vulcão Etna, localizado na Sicília.

Ancestrais

Como é uma raça bem antiga, não se conhece muito sobre os ancestrais do Cirneco. Acredita-se que ele descende dos cães de caça que eram criados no Vale do Nilo e transportados para a Sicília.

Migração

Esse era um cão exclusivo da Itália até meados dos anos 1930, quando um veterinário chamado Maurizio Migneco escreveu um artigo sobre a raça. Por causa desse artigo, uma aristocrata do país, a baronesa Agata Paternó Castello, dedicou o restante da vida a reviver a raça.

Reconhecimento

Por causa do trabalho do veterinário e da aristocrata, o pet foi finalmente reconhecido pelo Kennel Club da Itália em 1939. Depois, o reconhecimento pela FCI veio em 1956 e pela AKC em 2015.

Cirneco do Etna  veterinário guia raças

Características físicas

Quando vemos um Cirneco do Etna, percebemos que é um cachorro elegante, com corpo robusto e pernas finas. Ele lembra bastante um Pharaoh Hound, mas é menor. Quando falamos do rosto, o focinho do pet é bem comprido e pontudo, os olhos são pequenos e as orelhas, eretas e altas.

Já quanto à pelagem desse amigo de quatro patas, ele tem pelos bem curtos, que vêm em colorações acastanhadas e ficam bem rentes à pele dele, que é fina. Por vezes, o pet pode ter uma mancha branca abaixo do pescoço, perto do peito.

Conheça rações para Cirneco do Etna

Personalidade

O famoso Cirneco dell’Etna é um cachorro bastante calmo, que ama estar ao lado dos tutores. Ele gosta de interações gentis e, mesmo sendo um exímio cão de caça, não tem nenhuma tendência mais violenta ou agressiva.

Dessa forma, é um amigão carinhoso e cuidadoso com os tutores, mas pode ter um temperamento forte e ser sensível em alguns momentos. A independência também é um traço de destaque quando falamos da personalidade do pet.

Convivência

Ter um desses cachorros ao redor é felicidade na certa! Esses bichinhos adoram brincar e passar tempo em família, estando sempre preparados para qualquer brincadeira em que forem envolvidos.

Eles não são extremamente enérgicos, mas é importante fazerem pelo menos duas caminhadas por dia para liberar as energias de maneira saudável. A boa notícia é que qualquer terreno é propício para esses pequenos grandes caçadores!

Socialização

O Cirneco do Etna é um cachorrinho que adora pessoas e se dá muito bem com elas, inclusive crianças. Mesmo assim, é importante fazer o trabalho de socialização para acostumar o pet com essas interações desde cedo.

Esse trabalho é especialmente necessário se há convívio com outros animais menores, pois o instinto de caça do cachorro pode prevalecer. O adestramento comportamental é sempre fundamental.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Como mencionamos anteriormente, a pelagem desse pet é bastante rente à pele. Por isso, ela não costuma dar muito trabalho e não precisa de cuidados excessivos. Uma leve escovada por semana dá conta de livrar o cão de pelos mortos.

Escovação dos Pelos do Cirneco do Etna

Higiene

Assim como a pelagem, a higiene desse amigo de quatro patas não exige muito. Os banhos podem ter uma frequência mínima, mas é importante ter atenção especial às orelhinhas do pet, que devem estar sempre limpas.

Cortar as unhas de um cachorro é muito importante para o conforto e o bem-estar do amigão. Por isso, sempre tenha as ferramentas corretas para fazer o corte e a manutenção das unhas conforme for necessário.

Tenha uma boa escova de dentes pet e creme dental pet para fazer a higiene dental no seu cãozinho. Esse cuidado é fundamental e ocorrer, pelo menos, uma vez por dia.

Cuidados com a saúde do Cirneco do Etna

Quando se trata de raças de cachorro, o Cirneco é bastante saudável e raramente tem problemas de saúde. Um ponto de atenção seria apenas as orelhas do pet, que podem inflamar com mais facilidade.

Cuidados Cirneco do Etna

Higiene e Limpeza para Cirneco do Etna

Alimentação

Para garantir que o seu amiguinho tenha a melhor saúde possível, é importante escolher uma rotina alimentar ideal para ele. Para isso, você deve consultar um médico-veterinário e seguir a dieta recomendada por ele para o pet.

Além disso, sempre prefira rações de qualidade Premium e Super Premium, que promovem uma melhor absorção de nutrientes. Se quiser fazer qualquer mudança à dieta, consulte um profissional antes.

Acompanhamento

Mesmo sendo muito saudáveis, esses cães exóticos também precisam de um acompanhamento regular no médico-veterinário. Só assim é possível estudar o quadro de saúde do pet e assegurar que nenhuma doença o acometa.

Além disso, apenas um profissional pode indicar o tratamento correto para quaisquer problemas que aparecerem. Para trazer ainda mais segurança para o pet e a família, mantenha a caderneta de vacinação do seu amigão atualizada.

Filhotes

Se você está planejando trazer um filhote de Cirneco do Etna para ser o novo membro da sua família, é preciso ter alguns cuidados prévios. Primeiramente, é necessário que todos os tutores estejam cientes das mudanças de rotina que um novo cachorrinho pode trazer.

Além disso, a casa deve estar protegida de modo que nenhum local ou objeto ofereça risco à saúde do pet. Por fim, para tornar essa experiência a mais fácil possível para o cachorro, separe um cantinho exclusivo para ele.

Dicas de adestramento

Essa é uma raça inteligente, mas pode ser teimosa e não seguir comandos de vez em quando. Por isso, sempre conte com a ajuda de um profissional e de reforços positivos.

Como um bom caçador, esse cachorrinho adora desafios de destreza e velocidade. Por isso, atividades como brincar de bolinha ou com frisbees são boas opções de treinamento para o pet.

A Petz tem tudo que o seu Cirneco do Etna precisa!

Apaixonou-se pelo Cirneco do Etna e quer ter um desses amiguinhos ao seu lado? Aproveite e navegue pelo catálogo do Pet Shop on-line da Petz para conhecer todas as opções de produtos que temos para o seu filho de quatro patas!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Cirneco do Etna

Ração Royal Canin Medium - Cães Adultos
Ração Royal Canin Medium - Cães Adultos
Comprar
Limpador de Orelhas Pet Clean para Cães e Gatos
Limpador de Orelhas Pet Clean para Cães e Gatos
Comprar
Cobertor Bonito pra Cachorro Soft Liso Rosa para Cães
Cobertor Bonito pra Cachorro Soft Liso Rosa para Cães
Comprar
Peitoral Hercules Ferplast para Cães Vermelho
Peitoral Hercules Ferplast para Cães Vermelho
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças