»
»
»
Mastiff

GUIA DE RAÇAS
Mastiff

Neste guia você vai encontrar:

Corajoso, leal e guardião

CBKC - Grupo 02

Sabe usar todo seu tamanho na hora certa!

Informações Gerais

Todo tamanho do Mastiff impressiona, mas, por trás de toda grandeza, está um cachorro dócil, que precisa de muita atenção e carinho. Se os tutores precisarem de alguém para protegê-los, esses cães não hesitarão em ajudá-los.

Toda a tranquilidade que eles esbanjam pode desaparecer em segundos se notarem uma briga em casa ou até mesmo que alguém que amam corre perigo. O Mastife, ou Mastim inglês, sabe usar seu grande tamanho nos momentos em que precisa ser respeitado!

Condição física

O cachorro Mastiff é realmente muito grande. Se ficar de pé, pode ter o tamanho de uma pessoa adulta. Mas isso não significa que ele não possa viver em apartamentos.

Por não necessitarem muito de exercícios físicos diários, eles podem morar tranquilamente dentro de casa. Passeios e pequenas caminhadas são o suficiente para exercitar o Mastiff sem que ele se sinta cansado.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Mastiff

Média de Altura

Média de altura do Mastiff

Média de Peso

Média de peso do Mastiff

Nível de Fofura

Nível de fofura do Mastiff

Características

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

Se dá bem com calor?

Se dá bem com frio?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Cai muito pelo?

Problemas saúde?

É inteligente?

Bom para
apartamento?

Territorialista?

Gosta de brincar?

É sociável?

É amigável?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

Nível de afeição?

Adaptabilidade

Rações para Mastiff

Destaques e curiosidades

A raça de cachorro Mastiff é muito antiga, por isso suas principais curiosidades são históricas. Então, vamos aproveitar e conhecer algumas informações que ganharam destaque na vida dos Mastiffs!

Alguns monumentos egípcios datados de 3000 a.C já mostram Mastiffs. Na literatura, eles foram citados em 1121 a.C. As duas datas deixam claro que essa raça é bem antiga.

Ao invadir o território da Grã-Bretanha em 55 a.C, o imperador César descreveu em seus relatos de invasão a presença de Mastiffs no local. Na época, ele disse ter visto Mastins ingleses.

Por ser um cachorro de tamanho gigante, o Mastiff era comparado na antiguidade com gladiadores, touros, ursos, tigres e leões. Impressionante, não é mesmo?

Mastiff guia raças

História do Mastiff

Origem

Apesar do cão com as características que conhecemos hoje ter sido “encontrado” na Grã-Bretanha, a origem do Mastiff gigante é em outro território. Na antiguidade já se via relatos da raça nas civilizações antigas, como Egito, Grécia e Roma.

Ancestrais

É bem provável que os Mastiffs tenham surgido dos Dogues Assírios e do Tibete. Isso explicaria a existência da raça nos territórios da antiguidade. Por outro lado, para explicar a raça na Inglaterra, seu nascimento viria do Molosso grego. É muito difícil saber ao certo os ancestrais de raças antigas como os Mastiffs.

Migração

Os Mastiffs chegaram à América em 1602, depois de se estabelecerem na Inglaterra medieval. Depois da Segunda Guerra Mundial, eles tiveram de ser exportados novamente à Europa, pois com a falta de alimentos na guerra, a raça quase foi extinta. Filhotes vindos do Canadá ajudaram no crescimento deles no território novamente.

Reconhecimento

Por ser uma das raças mais antigas, o reconhecimento dos Mastiffs também é bem antigo. Eles foram conhecidos pelo American Kennel Club em 1885 e o Mastiff Club of America foi fundado em 1929.

Mastiff  veterinário guia raças

Características físicas

O Mastiff cachorro é considerado de porte gigante, podendo ter até 70 cm de altura, e é muito poderoso e musculoso. Seu corpo é bem distribuído, com membros fortes. Em geral, as fêmeas são um pouco menores que os machos. Sua pelagem é curta e densa, sendo mais áspera no ombro e pescoço.

O rosto tem uma expressão séria, o focinho é curto, os olhos são bem separados e, em geral, de cor preta. As orelhas são proporcionais ao tamanho da cabeça — nem grandes, nem pequenas — e, assim como o resto, pretas.

Conheça rações para Mastiff

Personalidade

Apesar de ser um excelente cão protetor, ele não é nervoso e sabe ser muito calmo. É paciente e bondoso, geralmente fica em seu cantinho observando o movimento dos tutores. Isso porque está a postos para agir e separar uma briga ou defender quem ama.

Timidez com certeza não faz parte da personalidade do Mastiffs. Caso precise, irão latir e assustar quem for com o barulho alto. Em geral, porém, guardam seu latido. Por fim, a única coisa que realmente os incomoda é mudança. Por isso, escolha bem seu lar, pois pode ser que ele não se adapte à casa nova.

Convivência

Morar com um Mastiff vai ser melhor ainda se os tutores gostarem de ficar em casa, pois se identificarão com seus cães. Eles gostam de deitar nos sofás e camas. Por isso, é ideal providenciar um cantinho bem confortável para ele.

Outra coisa importante é ter um lenço à disposição, afinal esses cães costumam babar muito. Além disso, roncam alto quando dormem profundamente. Por isso, se você quer silêncio total, tenha em mãos um bom fone de ouvido para não se incomodar com seu peludo.

Socialização

O Mastiff gosta de crianças, mas não é indicado para ficar próximos a bebês por conta do seu tamanho gigante. Socializá-lo desde cedo com outros pets é importante para que ele se acostume e não estranhe a presença de outros animais em seu território.

Da mesma forma, é importante apresentá-lo a muitas pessoas novas e lugares diferentes. Em geral, eles são indiferentes com pessoas estranhas, mas caso ache que é uma ameaça para o tutor, podem assustar. Por isso, o treinamento desde filhote faz diferença.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

A pelagem curta do Mastiff não exige longas escovações. Escovar o cão uma vez por semana é o suficiente para remover os pelos mortos. Duas vezes por ano acontece a troca da pelagem. Nesse período, a escovação pode ser mais frequente.

Escovação dos Pelos do Mastiff

Higiene

Os banhos nessa raça não precisam ser tão frequentes, dependendo da quantidade de sujeira do seu cão, claro. Os tutores podem usar panos molhados semanalmente para manter a higiene. É importante limpar as rugas do rosto e as orelhas com frequência para evitar bactérias.

As unhas precisam ser cortadas uma ou duas vezes por mês. É importante cortá-las para que os cães não se machuquem ou causem arranhões nos tutores. Se não conseguir fazer em casa, leve o pet a um profissional.

A escovação pode ser feita duas vezes por semana ou até mesmo diariamente. Apenas ela garante que seu pet ficará livre de mau hálito e bactérias no interior da boquinha.

Cuidados com a saúde do Mastiff

Os problemas de saúde do Mastiff costumam ser mais genéticos, como displasia de quadril, alterações oftalmológicas e cardíacas. Também é importante verificar sempre a saúde da pele e as patinhas. Por isso, mantenha uma rotina de idas do peludo ao médico-veterinário.

Outro problema que pode acometer a essa raça é a constipação intestinal, ou seja, dificuldade para defecar. Os cães costumam apresentar sinais quando isso acontece. Fique atento também ao sobrepeso, já que os Mastiffs não praticam muitos exercícios.

Cuidados Mastiff

Higiene e Limpeza para Mastiff

Alimentação

A alimentação do Mastiff deve ser acompanhada de perto, bem regrada e balanceada. Isso justamente por ele ser um pouco sedentário. Escolha rações para cachorro Super Premium feitas especialmente para o porte físico do seu companheiro.

Em cada fase da vida canina, os pets eles precisam de alimentos que atendam especificamente às suas necessidades nutricionais. Por isso, converse com o veterinário para encontrar a ração ideal para seu Mastiff.

Acompanhamento

Leve seu pet regularmente ao veterinário para definir a dieta, cuidar da saúde, fazer exames e muito mais. O acompanhamento é essencial para que seu Mastiff cresça forte e saudável.

As vacinas precisam ser dadas nas datas certas, por isso confira sempre a carteirinha de vacinação. Assim, você evita várias doenças em seu bichinho de estimação.

Filhotes

Um filhote de Mastiff costuma ser mais enérgico que os adultos. Prepare o lar para recebê-lo e oferecer o carinho e atenção que ele precisa. Fique atento e não deixe ele dar saltos longos e nem caminhar por muito tempo. Essas atividades fortes podem prejudicar o desenvolvimento sadio dos ossos.

Os treinamentos precisam começar desde cedo, pois o Mastiff filhote gosta de morder tudo que encontra pela frente. Conforme for crescendo, aposte em treinamentos em tom de brincadeiras. Assim, será mais fácil para ensinar esses peludos!

Dicas de adestramento

Como dito anteriormente, é importante iniciar o adestramento desde filhote. Eles são inteligentes e aprendem rápido. Mas, para que seja proveitoso, escolha atividades interativas e divertidas para que ele não se sinta entediado e desista do treinamento.

Procure não fazer exercícios repetitivos, tente variar para que seja produtivo. Elogie bastante, olhe nos olhos deles. Não grite e nem brigue, pois eles se aborrecem facilmente. Petiscos também podem ser oferecidos como recompensas para agradá-los.

Na Petz, você encontra tudo para seu Mastiff !

Com todas as informações sobre o Mastiff fica mais fácil cuidar do seu cão. Melhor ainda é poder encontrar tudo que ele precisa aqui no Pet Shop on-line da Petz. Aproveite as condições imperdíveis e os preços incríveis para adquirir os produtos. Confira!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Mastiff

Petisco Petiscão Osso Roll Shrink Grande 1 Unidade
Petisco Petiscão Osso Roll Shrink Grande 1 Unidade
Comprar
Ração Biofresh para Cães Adultos de Raças Grandes e Gigantes
Ração Biofresh para Cães Adultos de Raças Grandes e Gigantes
Comprar
Shampoo Douxo Seb para Cães e Gatos 200ml
Shampoo Douxo Seb para Cães e Gatos 200ml
Comprar
Luva Removedora de Pelos Chalesco Clean Glove para Cães
Luva Removedora de Pelos Chalesco Clean Glove para Cães
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças