»
»
»
Boerboel

GUIA DE RAÇAS
Boerboel

Neste guia você vai encontrar:

Confiante, calmo e muito inteligente!

Grupo 11

Original da África do Sul, esse belo cão de grande porte vai conquistar sua família!

Quem curte peludos de grande porte tem tudo para ficar encantado com o Boerboel. Aliás, a raça é conhecida não só pelo seu tamanho, como pela confiança sem igual que ela transmite ao tutor, seu instinto protetor e vontade contínua de aprender coisas novas.

Todos esses traços deram ao cachorro cada vez mais popularidade. Quer saber mais sobre o peludo? A seguir você acompanha um guia completo sobre as características, cuidados importantes e tantas outras informações importantes da raça. Acompanhe!

Condição física

Que esse é um cachorro forte e grandão, isso é bem fácil de perceber. Por isso, muitos podem achar que se trata de um cão extremamente enérgico e até mesmo agressivo. No entanto, ele é moderadamente ativo e bastante calmo.

O cachorro Boerboel adora praticar atividades físicas, como longos passeios e brincadeiras ao lado do tutor. Além disso, pode participar de esportes caninos com agilidade e resistência, sempre alinhados às condições físicas do animal.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Boerboel

Média de Altura

Média de altura do Boerboel

Média de Peso

Média de peso do Boerboel

Nível de Fofura

Nível de fofura do Boerboel

Características

Nível de energia

Exercício

Humor

Efetividade

Adestramento

Cão de alerta

Cão de guarda

Cuidados

Outros cães

Clima frio

Clima quente

Espaço necessário

Crianças

Necessidade social

Rações para Boerboel

Destaques e curiosidades

Toda raça canina apresenta fatos interessantes e curiosos, e com o Boerboel não poderia ser diferente. A seguir, você confere alguns destaques que fazem do nosso amigo peludo um pet ainda mais querido. Acompanhe!

Uma das características marcantes desse cachorro é seu porte atlético e altura. De acordo com os padrões oficiais da raça Boerboel, as fêmeas podem chegar aos 65 cm entre a pata e a cernelha, enquanto os machos podem atingir até 70 cm!

De origem holandesa, a palavra “boer” significa fazendeiro. Ao que tudo indica, a raça recebeu esse nome pois servia como guarda e proteção de fazendas e casa em áreas longínquas na África do Sul durante a colonização do país pela Holanda.

Segundo informações do AKC, o Boerboel, em movimento, pode ser o mais ágil de todos os cães do tipo mastim. Contudo, por mais que se encaixe nessa categoria, o peludo não é reconhecido pela Federação Cinológica Internacional, como outros mastins.

Boerboel guia raças

História do Boerboel

Origem

Como adiantamos, essa raça tem origem na África do Sul. Seu desenvolvimento na região está ligado à chegada de colonizadores holandeses, que traziam consigo cães de diferentes raças para atuar como animais de guarda nas áreas rurais.

Cruzamentos

Estima-se que cachorros de espécies variadas façam parte do processo de obtenção do Boerboel. O que se sabe é que colonos utilizaram Mastins e outros cães europeus. O resultado foi a criação de um peludo forte, protetor e ativo!

Padronização

Apesar do seu histórico bastante antigo, o animal demorou um bom tempo para ter seus padrões oficializados pelas entidades reguladoras. O American Kennel Club admitiu a raça em 2015, e a Federação Cinológica Internacional ainda não incluiu o pet em sua base.

Clubes

Assim como acontece com outras raças de cachorro, nosso amigo de quatro patas ganhou admiradores não só na África como em todo o mundo. Boa parte deles está vinculada às associações de criadores e entusiastas, como o American Boerboel Club.

Boerboel  veterinário guia raças

Características físicas

Seguindo as descrições da Confederação Brasileira de Cinofilia, o cachorro dessa raça tem traços fortes, corpo musculoso e é bem balanceado. Geralmente as costas são largas, e as pernas e braços são definidos, enquanto a cauda é inserida e alta.

A cabeça dele é grande, e o focinho, de tamanho médio. Os olhos do cão Boerboel são pequenos, com pálpebras bem pigmentadas. As orelhinhas possuem formato triangular, ficam no alto da cabeça e costumam permanecer caídas.

Conheça rações para Boerboel

Personalidade

Prepare-se para conhecer um cão dedicado a proteger as pessoas que ele ama, bem como o lugar em que vive. Pois é, o Boerboel tem personalidade territorial e protetora. Por isso, devem estar sempre na companhia dos tutores e ser incluído como integrante da família.

Com base nos padrões oficiais de clubes de criadores da raça e associações como a AKC, trata-se de um pet calmo e incrivelmente leal. Esses traços são combinados a um instinto sempre presente de firmeza e inteligência.

Convivência

Pensa em adotar um peludo desses? Antes, é importante levar em consideração que especialistas não o indicam para tutores de primeira viagem. Isso se dá pela necessidade de socialização do animal, para evitar problemas de indisciplina e agressividade.

Contudo, ao passar por esse processo de adaptação, logo ele se mostra um pet de convivência agradável. O peludo se dá bem com crianças, mas essa interação deve ser sempre supervisionada por um adulto. Por conta do instinto de guarda, ele tende a estranhar a presença de estranhos.

Socialização

Como adiantamos, a socialização do Boerboel é imprescindível. Os especialistas recomendam, inclusive, o treinamento de obediência a longo prazo desde a fase filhote do animal.

Isso porque os filhotes da raça costumam apresentar comportamento descontraído e dócil durante a fase de crescimento. No entanto, se não tiver o treinamento adequado, esses traços podem dar lugar à desobediência, agressividade e outros probleminhas de convivência.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Esse cachorro tem uma pelagem curta e densa. Por isso, a queda dos pelinhos tem quantidade moderada. A escovação deve ser semanal, com uma escova com cerdas macias ou luva de borracha apropriada.

Assim, o tutor evita o acúmulo de fios soltos pelo corpo do pet e mantém a pelagem mais saudável. Aliás, os pelinhos dele encantam qualquer tutor. É possível encontrar o Boerboel preto, castanho, creme, pardo e em diversas outras cores, com marcações em diferentes tonalidades.

Escovação dos Pelos do Boerboel

Higiene

Nosso amigo de quatro patas necessita de banhos apenas ocasionalmente. Uma recomendação é definir a rotina desse tipo de cuidado junto ao médico-veterinário, bem como receber do especialista indicações de shampoos e condicionadores.

Vale ressaltar que o tutor deve se atentar aos cuidados com as orelhinhas do animal. Portanto, verifique-as frequentemente e, se necessário, limpe o acúmulo de impurezas nessa região.

Ao praticar atividades físicas, o Boerboel costuma ter suas unhas desgastadas naturalmente. Entretanto, se isso não acontecer, é importante apará-las, sempre com muito cuidado. Se achar necessário, o tutor pode solicitar serviços profissionais, como o da Petz!

Lembre-se de manter os dentinhos do seu cachorro de estimação sempre devidamente higienizados. As escovações evitam o surgimento de problemas perigosos, como o tártaro e a placa bacteriana. O animal também deve realizar check-ups odontológicos regularmente.

Cuidados com a saúde do Boerboel

Geralmente, essa é uma raça bastante saudável. Contudo, como qualquer outro peludo, ele pode ter predisposição a alguns problemas de saúde. Por isso, criadores e especialistas de saúde do Boerboel recomendam a realização de exames específicos periódicos.

São avaliações para diagnóstico de doenças cardíacas, displasia do cotovelo e do quadril, além de distúrbios que afetam as pálpebras. Cabe deixar claro que se trata apenas da predisposição, portanto, as complicações podem ou não acometer o pet.

Cuidados Boerboel

Higiene e Limpeza para Boerboel

Alimentação

Alguns cães da raça tendem a ficar acima do peso se não tiverem uma alimentação apropriada, além da realização de atividades físicas. Para que isso não aconteça com o seu pet, oriente-se sobre a dieta mais adequada com o médico-veterinário. O especialista pode inclusive determinar qual a melhor ração para cachorro, com base nas necessidades nutricionais do peludo.

Acompanhamento

Os check-ups de rotina com o veterinário devem fazer parte de todas as fases do animal. Esse cuidado ajuda a manter o pet sempre saudável e protegido, com o diagnóstico de possíveis probleminhas de saúde e orientações para o bem-estar dele.

Portanto, leve seu querido Boerboel às consultas frequentemente. De preferência, comece esse hábito desde a fase filhote. Assim, ele terá um desenvolvimento mais saudável e logo vai se acostumar a essa rotina de acompanhamentos de saúde.

Filhotes

A adoção de um filhote de Boerboel demanda precauções importantes por parte do tutor. São cuidados como adaptar a casa e a rotina da família para a chegada do peludinho, para que o mais novo membro da família se acostume ao novo lar.

Durante essa fase da vida, o Boerboel filhote também precisa de vacinas e vermifugação. Sendo assim, conte com a ajuda de um veterinário para manter esses cuidados de saúde em dia. Certamente, o pet vai ter um crescimento bem mais feliz com todo o carinho da família!

Dicas de adestramento

A raça é descrita por especialistas como um animal que está sempre ansioso para aprender coisas novas, o que facilita o adestramento. De todo modo, vale ressaltar que se trata de um cão com instinto de proteção e desconfiança, traços que podem ser trabalhados.

O cachorro Boerboel se adapta bem às técnicas de adestramento e esportes caninos. Uma boa dica para os tutores é optar por processos de adestramento e socialização profissionais, que oferecem resultados mais rápidos e eficazes.

Encontre tudo para seu Boerboel aqui na Petz!

Curtiu ficar por dentro de tudo sobre o Boerboel? No Pet Shop on-line da Petz, você tem todas as novidades que seu melhor amigo precisa. São opções variadas de rações, acessórios, medicamentos e muito mais. Aproveite!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Boerboel

Biscoito Golden Cookie para Cães Adultos 400g
Biscoito Golden Cookie para Cães Adultos 400g
Comprar
Osso Xis Dog com Nó E para Cães
Osso Xis Dog com Nó E para Cães
Comprar
Kit Antipulgas Ceva Cães Acima de 40kg Fiprolex Drop Spot Leve 3 Pague 2
Kit Antipulgas Ceva Cães Acima de 40kg Fiprolex Drop Spot Leve 3 Pague 2
Comprar
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças