»
»
»
Bichon Bolonhês

GUIA DE RAÇAS
Bichon Bolonhês

Neste guia você vai encontrar:

Companheiro, meigo e curioso

CBKC - Grupo 9

Uma bolinha de pelos extremamente amável!

Informações Gerais

O Bichon Bolonhês é uma raça de cachorro que surgiu na Itália, mais especificamente na região da Bolonha. Pequeno, peludo e muito, muito fofo, esse lindo pet leva alegria a todos os lugares por onde passa. Sempre ao lado das pessoas que ama, esse bichinho é um grande companheiro.

De porte pequeno, mas com um grande coração, o Bichon Bolonhês também é conhecido como Bichon bolognese. Essa raça tem potencial para conquistar os corações de amantes de cachorros com muita facilidade. Portanto, se quiser saber mais sobre o bichinho, leia este guia inteiro!

Condição física

O Bolonhês é um cachorro tranquilo e se adapta bem à vida em apartamentos. Isso não quer dizer, porém, que o cãozinho desgoste ou dispense atividades físicas. Por mais que não seja tão ativo, o pet é muito apegado, e praticar exercícios com os tutores fortalece o vínculo com quem ama.

Assim, são recomendadas atividades leves e brincadeiras descontraídas. Além disso, caminhadas diárias ao ar livre podem ser bastante benéficas para a saúde do animalzinho. Desde que esteja com você, o Bichon Bolonhês vai realizar qualquer atividade com bastante entusiasmo.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Bichon Bolonhês

Média de Altura

Média de altura do Bichon Bolonhês

Média de Peso

Média de peso do Bichon Bolonhês

Nível de Fofura

Nível de fofura do Bichon Bolonhês

Características

Adapta-se bem à
apartamento

Bom para
iniciantes

Nível de sensibilidade

Tolera climar frio

Tolera climar quente

Afetuoso com
a família

Adequado para
crianças

Dog Friendly

Amigável com
estranhos

Fácil de cuidar

Saúde geral

Fácil de treinar

Inteligência

Nível de energia

Rações para Bichon Bolonhês

Destaques e curiosidades

Já deu para perceber que o Bichon Bolonhês é um cachorrinho encantador, não é mesmo? De fato, esse peludo tem muito a apresentar. Então, para continuar se surpreendendo com outras curiosidades sobre essa pequena bolinha de pelos, não deixe de conferir as informações a seguir!

Você sabia que o bolognese estampou tapeçarias feitas por artesãos flamengos durante o século XVII? Além disso, existe uma pintura do Duque Frederico Gonzaga, da Itália, em que o aristocrata aparece acariciando o próprio Bichon Bolonhês. O quadro foi pintado pelo artista veneziano chamado Ticiano.

Essa raça de cachorro Bolonhês foi muito popular entre indivíduos da classe alta europeia durante o Renascimento. Eram criados como cães de companhia e oferecidos como presentes a membros da nobreza. Assim, passaram a ser símbolo de poder e a estampar várias obras, como as mencionadas.

O Bolonhês faz parte de um grupo maior de cães com características físicas similares: a classe dos Bichons. Em francês, o termo “Bichon” significa “cães de pequeno porte com pelo comprido”. Dentre os ilustres membros dessa família, podemos destacar o Bichon maltês, Bichon frisé e Bichon havanês.

Bichon Bolonhês
 guia raças

História do Bichon Bolonhês

Origem

O Bichon Bolonhês é um cachorro italiano, originário da região da Bolonha. A raça era conhecida entre os romanos, por volta dos séculos XI e XII, mas se popularizou entre a nobreza do país durante o período renascentista.

Ancestrais

O Bichon Bolonhês tem antepassados em comum com outro cãozinho bem conhecido por amantes de pets: o maltês. Esses ancestrais foram mencionados pelo filósofo grego Aristóteles, sendo chamados de canes melitenses (cão de Malta) em latim.

Migração

Esse pequeno cachorro de pelo branco quase foi extinto. Entretanto, um italiano que era grande apreciador da raça, chamado Gian Franco Giannelli, preservou uma linhagem e restaurou a popularidade do peludo— que prevalece até hoje. Em 1990, Liz Stannerd levou alguns exemplares do pet para a Inglaterra.

Reconhecimento

O Bichon Bolonhês foi reconhecido como uma raça oficial pela FCI (Federação Cinológica Internacional) no ano de 1956. Porém, a publicação do padrão válido só ocorreu em 13/11/2015.

Bichon Bolonhês
  veterinário guia raças

Características físicas

Essa raça de cachorro apresenta porte pequeno, pernas curtas e pelo bem longo. Isso dá a eles uma aparência muito fofa e amigável, que é acentuada pelos olhos grandes e brilhantes.

A cor da pelagem é branca, sem manchas. Além disso, os pelos do pet são bem macios e espessos, muito parecidos com algodão. Sendo assim, o Bichon Bolonhês é um verdadeiro floquinho de neve ambulante!

Conheça rações para Bichon Bolonhês

Personalidade

Esse cachorro Bolonhês é extremamente sensível e apegado aos membros da família. O bichinho gosta de passar bastante tempo ao lado dos tutores e é um tanto quanto carente por atenção.

Além disso, esse pet é bem dócil e costuma fazer amizades facilmente. Se for mimado demais, ele pode desenvolver um perfil obstinado e até teimoso. Entretanto, de modo geral, é uma excelente companhia para o dia a dia de qualquer um!

Convivência

A convivência com o Bichon Bolonhês pode ser extremamente satisfatória. Afinal de contas, o bichinho faz parte de um grupo formado por ótimos cães de companhia, experts em demonstrar afeto aos tutores.

Entretanto, vale dizer que esse cãozinho não costuma se dar bem sozinho. Assim, o ideal é evitar deixá-lo desacompanhado por longos períodos. Ademais, é uma raça bem tranquila e relativamente comportada.

Socialização

Em um primeiro momento, o Bichon Bolonhês pode apresentar certa timidez perante estranhos. Porém, após algum tempo de convivência, o peludo deixa o receio de lado e se mostra aberto a fazer novas amizades.

Outro fator a ser considerado é que os cães dessa raça costumam se dar bem com crianças, idosos e também com outros animais. Sendo assim, de maneira geral, pode-se dizer que os pets não costumam ter problemas com outros membros da família desde que se sintam confortáveis.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

A escovação dos pelos do Bichon Bolonhês deve ocorrer frequentemente, principalmente se a pelagem do pet for mantida na forma completa. Nesse caso, o ideal é escovar o bichinho diariamente para evitar pelos embaraçados.

Escovação dos Pelos do Bichon Bolonhês

Higiene

Os pelos do Bolonhês são bem espessos e repelem sujeira com facilidade. Por esse motivo, o pet não precisa tomar banhos com tanta frequência. Desde que as orelhas do bichinho estejam sempre bem limpinhas, você pode lavar o pet a cada 15 ou 30 dias, em média.

As unhas do seu cãozinho devem estar sempre aparadas. Do contrário, elas podem rachar e causar ferimentos nas patas do pet. Isso acaba incomodando e pode até mesmo agravar infecções e outros tipos de problemas dermatológicos.

É muito importante manter a higiene bucal do seu amigo de quatro patas em dia. Afinal de contas, o acúmulo de tártaros pode ser bem prejudicial para a saúde do peludo. Por isso, escove os dentes do pet sempre que possível!

Cuidados com a saúde do Bichon Bolonhês

Em geral, o Bichon Bolonhês não apresenta predisposição a problemas de saúde. Algumas disfunções comuns entre os animais dessa raça são: luxação de patela e anomalias oculares. Com uma boa alimentação e exercícios físicos moderados, o pet pode viver tranquilamente.

Cuidados Bichon Bolonhês

Higiene e Limpeza para Bichon Bolonhês

Alimentação

Para o seu bichinho de estimação se desenvolver alegre e saudável, você deve oferecer uma alimentação que atenda às necessidades do organismo do pet. Isto é, você deve selecionar uma ração que contenha os nutrientes ideais para porte, idade e condições gerais do cãozinho.

Por não ser um cão muito ativo, é importante que o Bichon Bolonhês não coma em excesso. Afinal, isso pode acabar agravando problemas relacionados ao sobrepeso. Lembre-se de investir sempre na ração como alimento base, oferecendo petiscos somente como recompensas e entre as refeições.

Acompanhamento

Por mais que esse membro da família dos Bichons não esteja propenso a apresentar problemas de saúde, é importante fazer visitas periódicas ao veterinário. Dessa forma, você pode prevenir qualquer tipo de contratempo relacionado ao bem-estar do bichinho.

Um profissional qualificado ainda pode avaliar as condições físicas do pet com check-ups gerais, além de aplicar as vacinas e vermífugos necessários. Aliás, o médico-veterinário pode determinar o tipo de ração ideal para seu bichinho e também a frequência ideal de atividades físicas.

Filhotes

Cuidar de filhotes demanda bastante tempo e atenção. Afinal, estamos falando de uma fase da vida em que os pets estão descobrindo o mundo e, para isso, dependem bastante da nossa ajuda. Assim, ao introduzir um filhote de Bichon Bolonhês em sua vida, seja paciente e auxilie o pet naquilo que for preciso.

Ensine o bichinho a diferenciar o certo do errado desde cedo, sempre incentivando o pequeno ao máximo com reforços positivos. Não deixe de garantir todos os itens necessários para os cuidados com o peludo, como comedouro, bebedouro, caminha, brinquedos e mais!

Dicas de adestramento

O Bichon Bolonhês é um cãozinho muito inteligente e pode ser adestrado, ainda que não seja a tarefa mais simples de todas. Em algumas ocasiões, é possível que os pets demonstrem certa teimosia e recusa em obedecer comandos. Porém, com muito amor e carinho, os bichinhos podem ser educados!

Com os incentivos certos e muita paciência, você pode ensinar truques básicos como sentar, deitar e dar a pata ao seu Bichon Bolonhês. Quanto mais tempo passa com seu pet, mais você aprende sobre ele. Portanto, dedique-se ao máximo para treinar o bichinho e os resultados podem ser bem positivos!

Na Petz, você encontra tudo que precisa para cuidar do Bichon Bolonhês!

De fato, o Bichon Bolonhês consegue conquistar admiradores com muita facilidade. Quanto mais tempo você passa com esse pet, mais você se surpreende com o jeito meigo e brincalhão. Para cuidar do pequeno da forma que ele merece, não deixe de dar uma olhada no catálogo do Pet Shop on-line da Petz!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Bichon Bolonhês

Cama Lisa Petz Ocre
Cama Lisa Petz Ocre
Comprar
Cesto de Bicicleta Pet&Go para Cães Enzo
Cesto de Bicicleta Pet&Go para Cães Enzo
Comprar
Bolo de Aniversário Padaria Pet para Cães Sabor Cenoura 70g
Bolo de Aniversário Padaria Pet para Cães Sabor Cenoura 70g
Comprar
Casaco Bonito pra Cachorro Maxi Chiclete para Cães
Casaco Bonito pra Cachorro Maxi Chiclete para Cães
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças