»
»
»
Chesapeake Bay Retriever

GUIA DE RAÇAS
Chesapeake Bay Retriever

Neste guia você vai encontrar:

Inteligente, resistente e companheiro

CBKC - Grupo 8

Um exímio nadador!

Informações Gerais

Há muitos motivos pelos quais nos apaixonamos por cachorros. Alguns cães impressionam pela força e imponência, enquanto outros se destacam pela elegância e inteligência. O Chesapeake Bay Retriever se diferencia por ser um excelente nadador, por exemplo, mas também é uma ótima companhia!

Com certeza, essa é uma das raças de cachorro mais aventureiras que há. Afinal, ela foi criada para a caça de aves aquáticas, adora correr pela natureza e se molhar. Se quiser saber mais sobre o peludo, não deixe de ler este guia até o final!

Condição física

O Chesapeake Bay Retriever é um cãozinho com bastante condicionamento físico e energia para gastar. Levando em conta o histórico de caçador, é fácil entender por que o bichinho gosta de espaços amplos ao ar livre.

O pet adora correr e brincar com os tutores. Por isso, ele é ideal para famílias que moram em casas com grandes quintas. Além disso, o Chessie é um excelente nadador. Então, se tiver piscina em casa, fique atento: pode ser que o peludo resolva dar um mergulho a qualquer momento!

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Chesapeake Bay Retriever

Média de Altura

Média de altura do Chesapeake Bay Retriever

Média de Peso

Média de peso do Chesapeake Bay Retriever

Nível de Fofura

Nível de fofura do Chesapeake Bay Retriever

Características

Requer atenção

Vive bem em
apartamento

É afetuoso

Gosta de gatos

Gosta de cães

Gosta de crianças

Precisa de exercícios

É saudável

É inteligente

É brincalhão

É sociável

Solta pelo

É fácil de treinar

Gosta de estranhos

É friorento

Rações para Chesapeake Bay Retriever

Destaques e curiosidades

O Chesapeake Bay Retriever é um excelente cãozinho para ter por perto. Afinal, ele é bastante amigável e tem habilidades incríveis. Sendo assim, não deixe de saber mais sobre o pet nos tópicos a seguir. Temos certeza de que você vai se encantar pelo peludo antes de chegar à metade deste guia!

Como foi dito anteriormente, o Chesapeake Bay Retriever é um grande nadador. Porém, essa característica não se deve apenas ao gosto por água e às habilidades de nado da raça. O pelo crespo e a estrutura corporal rígida do pet permitem que ele suporte baixas temperaturas de águas congeladas durante o nado.

Não se sabe exatamente de onde veio o Chesapeake Bay Retriever. Entretanto, acredita-se que o pet é descendente de dois cães que sobreviveram a um naufrágio que ocorreu na Baía de Chesapeake, em 1807.

Muito das habilidades aquáticas do Chesapeake Bay Retriever se deve ao fato de que o pet era usado na caça a patos. Por eles serem aves que vivem próximas à água, os Chessies precisavam “molhar as patas” para capturar os animais.

Chesapeake Bay Retriever guia raças

História do Chesapeake Bay Retriever

Origem

O Chessie é um cachorro estadunidense que surgiu na Baía de Chesapeake, entre Maryland e Virgínia. No começo, o peludo era utilizado como cão de caça, mas passou a ser criado como animal de companhia com os anos.

Ancestrais

Acredita-se que o pet seja ancestral de dois cães da raça Terra Nova que sobreviveram a um naufrágio na Baía de Chesapeake, em 1807. Esses animaizinhos teriam cruzado com outros cães da região, originando o Chesapeake Bay Retriever.

Migração

No começo, o peludo era conhecido como um grande cachorro de caça na região correspondente à Baía de Chesapeake, nos Estados Unidos. Com os anos, o bichinho passou a ser considerado um ótimo cão de companhia. Desde então, ele é cada vez mais difundido pelo mundo.

Reconhecimento

O Chesapeake Bay Retriever foi oficialmente reconhecido pelo American Kennel Club (AKC) em 1885. Já a Federação Cinológica Internacional (FCI) registrou o peludo apenas no dia 15 de setembro de 1964.

Chesapeake Bay Retriever  veterinário guia raças

Características físicas

O Chessie é um cachorro de porte grande. A estrutura física dele é bem rígida e adaptada para baixas temperaturas. O tórax, por exemplo, é bem forte. Isso porque, durante a caça, o cãozinho precisava quebrar camadas de gelo em águas congeladas.

Outro fator que contribui para a resistência do pet ao frio é a pelagem, que produz oleosidade natural para aquecer o bichinho ao máximo. Em geral, a camada dupla e grossa de pelos ocorre em tons de marrom, lembrando palha e até mesmo grama morta.

Conheça rações para Chesapeake Bay Retriever

Personalidade

Definitivamente, o Chesapeake Bay Retriever é um ótimo cãozinho para ter por perto. Afinal de contas, o peludo é extremamente leal, divertido, enérgico e alegre. Sempre preocupado com o bem-estar de quem ama, o pet também pode ser um ótimo cão de guarda.

Além disso, o bichinho é bastante inteligente. Entretanto, ele pode ser bem determinado a fazer o que bem entender, o que faz ele se passar por “teimoso” em alguns momentos.

Convivência

O Chessie é um animalzinho que precisa de exercícios constantes. Isso significa que, se você tem uma casa com um quintal amplo e arborizado, o pet será feliz e terá muito espaço para brincar. Do contrário, é necessário realizar atividades físicas com o peludo diariamente, seja em parques, seja em praças.

Além disso, esse não é um cachorro que demanda cuidados extremos. O Chesapeake Bay Retriever é um grande companheiro, por isso espere que ele passe boa parte do tempo ao seu lado.

Socialização

Diferentemente de outros retrievers, o Chessie não se socializa tão facilmente com estranhos e outros animais de estimação. Porém, isso não quer dizer que o bichinho tenha perfil agressivo, mas espere ouvir alguns latidos ao receber visitas.

Além disso, algumas atitudes de crianças pequenas podem incomodar o peludo, como puxões ou apertos. Sendo assim, o ideal é iniciar a socialização do bichinho desde os primeiros meses de vida.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

O Chesapeake Bay Retriever tem uma camada dupla de pelos: a interna é macia e a externa, áspera e dura. Sendo assim, basta escová-los uma vez por semana para mantê-los no melhor estado possível.

Escovação dos Pelos do Chesapeake Bay Retriever

Higiene

Por conta da pelagem, o Chessie repele bem a sujeira dos ambientes externos, por isso não precisa de banhos frequentes. A higienização deve ocorrer a cada 15 ou 30 dias, sempre de acordo com o estilo de vida do pet.

As unhas desse cãozinho devem ser aparadas constantemente, assim como as de qualquer outro. Tais cuidados são fundamentais para evitar rachaduras e infecções. Leve o peludo a um veterinário para o especialista cortar as unhas do peludo com segurança.

Você deve escovar os dentes do seu pet diariamente. Para isso, utilize escova e pasta adequadas para animais de estimação. Caso tenha dúvidas sobre a higiene dentária do seu cachorro, consulte um veterinário de confiança.

Cuidados com a saúde do Chesapeake Bay Retriever

Em geral, este pet é saudável e não costuma apresentar muitos problemas de saúde ao longo da vida. Uma doença que costuma acometer a raça é a displasia de anca. Portanto, mantenha os exames rotineiros do peludo em dia para o veterinário identificar qualquer disfunção com antecedência.

Cuidados Chesapeake Bay Retriever

Higiene e Limpeza para Chesapeake Bay Retriever

Alimentação

Como foi dito anteriormente, é importante oferecer uma alimentação balanceada para seu pet estar sempre bem disposto. A opção ideal costuma ser uma ração que corresponda a porte, idade e condições específicas do metabolismo do bichinho.

Para saber qual é o alimento mais adequado para seu Chesapeake Bay Retriever, converse com o veterinário do cãozinho. Além disso, você pode oferecer alguns petiscos entre as refeições, como biscoitos caninos ou certas frutas. Converse com o especialista para conhecer as guloseimas indicadas.

Acompanhamento

Manter o acompanhamento veterinário em dia é um cuidado essencial com seu pet. Afinal, com check-ups de rotina, o profissional pode identificar doenças com antecedência, tratando-as antes que se agravem e causem sérios transtornos ao pet.

Conversar com o veterinário também pode ser muito útil para definir a alimentação mais adequada para o bichinho, certos cuidados higiênicos e mais. Sendo assim, não deixe de colocar as consultas do peludo na agenda!

Filhotes

Assim como qualquer outra raça, os filhotes de Chesapeake Bay Retriever necessitam de atenção constante. Isso porque os pequenos ainda estão descobrindo o mundo à volta, aprendendo a discernir o certo do errado. Para isso, eles precisam da sua orientação.

Então, prepare-se para a chegada das bolinhas de pelos. Adquira itens essenciais, como brinquedos, comedouros, caminhas, e organize o ambiente de forma que ele fique seguro e confortável. Não se esqueça de levar os bichinhos ao veterinário para tomarem as primeiras doses de vacinas e vermífugos.

Dicas de adestramento

O Chesapeake Bay Retriever é um cão inteligente, mas obstinado. Portanto, o treinamento dele pode ser um tanto quanto complicado. Tenha pulso firme, paciência e os incentivos certos para o bichinho obedecer aos seus comandos. Comece a treiná-lo desde filhote para obter melhores resultados.

Esta não é uma raça que costuma fazer muitos truques. Entretanto, é possível ensinar comandos básicos ao peludo. Além disso, o pet se dá muito bem com atividades aquáticas e esportivas no geral.

Garanta tudo que seu Chesapeake Bay Retriever precisa aqui na Petz!

De fato, o Chesapeake Bay Retriever é um pet cheio de personalidade. Esperamos que tenha gostado de aprender mais sobre o peludo. Se precisar de itens para os cuidados com o cãozinho, não deixe de conferir as condições e preços imperdíveis do Pet Shop on-line da Petz!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Chesapeake Bay Retriever

Osso Petiscão para Cães Palito 1kg
Osso Petiscão para Cães Palito 1kg
Comprar
Casa Iglu Furacão Pet Preta para Cães
Casa Iglu Furacão Pet Preta para Cães
Comprar
Brinquedo Kong para Cães Wrapz Bone Colorido
Brinquedo Kong para Cães Wrapz Bone Colorido
Comprar
Porta Saquinhos Higiênicos Zee.Dog Preto para Cães
Porta Saquinhos Higiênicos Zee.Dog Preto para Cães
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças