
GUIA DE RAÇAS Fila Brasileiro
Patrimônio nacional
Neste guia você vai encontrar
CBKC GRUPO 02
Gigante de tamanho e coração, o Fila Brasileiro tem tudo que o nosso povo ama
Imagina carregar consigo a honra de ter sido a primeira raça de cachorro brasileira reconhecida internacionalmente. Esse é o mérito do Fila Brasileiro, um pet robusto e extremamente fiel aos seus tutores, que te surpreende desde o primeiro dia juntos.
Para contar tudo sobre ele, preparamos este Guia incrível. Aqui, você irá descobrir curiosidades, ficar por dentro da história, ver tudo sobre a personalidade e quais são os cuidados com a saúde que você deve ter. Aproveite!
Expectativa de vida
Média de Altura
Média de Peso
Nível de fofura
Condição Física
É possível avistar um Fila Brasileiro de longe. Grande, alto e pesado, o cachorro chama atenção por onde passa. Porém, para conseguir manter o pet em forma, é preciso ter disposição física, já que as caminhadas são essenciais para ele.
Além das atividades, é necessário ter atenção e controle com a alimentação do animal. Oferecer muita ração ou petiscos em excesso pode contribuir para o sobrepeso. Por isso, em caso de dúvidas quanto a dieta do pet, converse com um especialista.
Características
É adaptável?
3/5
Requer atenção?
4/5
Apartamento?
1/5
Late muito?
2/5
Gosta de gatos?
1/5
Gosta de crianças?
2/5
Gosta de cães?
1/5
Precisa exercitar?
4/5
É espaçoso?
5/5
Fácil tosar?
1/5
Problemas saúde?
2/5
É inteligente?
3/5
Gosta de brincar?
3/5
Cai muito pelo?
3/5
É sociável?
3/5
É amigavel?
1/5
É territorialista?
5/5
Fácil de treinar?
2/5
É cão de guarda?
5/5
É friorento?
1/5
É calorento?
1/5
Rações para Fila Brasileiro
Destaques e Curiosidades
O Fila Brasileiro é uma das poucas raças do país que foram reconhecidas internacionalmente. Diante disso, preparamos alguns destaques e curiosidades sobre essa raça de cachorro muito querida por milhares de brasileiros.
-
Um guardião é aquele que defende corajosamente algo ou alguém. O Fila Brasileiro segue essa descrição à risca, tendo como principal talento o seu espírito de protetor de um local ou dos seus tutores.
-
Alguns países, principalmente na Europa, proíbem raças de cachorros que eles julgam perigosas. O Fila Brasileiro, por exemplo, não pode ser criado no Reino Unido, mesmo que adestrado desde filhote.
-
A raça se tornou uma celebridade nacional quando apareceu ao lado da Rainha dos Baixinhos, a apresentadora infantil Xuxa. O personagem do programa e de diversos clipes era um cachorro Fila Brasileiro.
História do Fila Brasileiro
Origem
O Fila Brasileiro é daquelas raças de cachorro que o nome já entrega a sua origem. Presente na história do Brasil desde a colonização, o animal, à época, era utilizado pelos seus tutores para proteger a comitiva dos bandeirantes de ataques.
Pioneiro
A raça foi a primeira do país a ser reconhecida pela Federação Cinológica Internacional (FCI). Esse pioneirismo, misturado com a sua personalidade, fez com que o Fila Brasileiro se tornasse uma das raças mais tradicionais do país.
Teorias
Apesar de saber que é uma raça brasileira, a origem exata do Fila ainda é incerta. Ao todo, existem quatro linhas teóricas sobre o surgimento da raça, que falam sobre as misturas de outras raças para o surgimento. Porém, nenhuma foi comprovada.
Reconhecimento
A saga pelo reconhecimento da raça começou em 1946, com o antigo Brasil Kennel Clube. Em 1976, houve um segundo padrão e, finalmente, em 1983, definiram a terceira versão do padrão de raça, que entrou em vigor em 1984 e permanece até hoje.
Os antepassados do Fila Brasileiro
Como não é possível afirmar qual a versão real da origem do Fila brasileiro, as teorias já comentadas apontam para a fusão de diversas raças que originaram no cachorro que conhecemos atualmente. Uma delas, afirma que ele nasceu da mistura entre Dogues, Mastins e Cães de São Humberto.
Outra, que houve um cruzamento entre Mastins, Cães de São Humberto e Antigos Buldogues Ingleses. Uma terceira, fala da mistura do Fila Terceirense com o Mastim Inglês. E, uma última, diz sobre a união de cães indígenas, cães selvagens, cães de ruas e cães imigrantes – alguns já mencionados acima.
Características físicas
O Fila Brasileiro é uma raça tipicamente molossoide, ou seja, possui um porte robusto, grande e forte. As orelhas são longas e caídas, o focinho é sempre preto e os olhos são sempre pretos. O rabo é longo e a postura é sempre de um cão de guarda.
As cores dos cachorros da raça podem ser tigradas, douradas, baios ou pretos. Com todas as cores, é comum a presença de marcações brancas nas patas, peito e ponta das caudas. Machos medem de 65 a 75 cm e fêmeas de 60 a 70 cm da altura da cernelha.
Personalidade
Se o Fila Brasileiro é um cachorro gigante, suas atitudes apontam para um pet ainda maior. De personalidade forte, ele demonstra ser amigável e fiel aos tutores e, ao mesmo tempo, valente e defensor com estranhos que ele julga como perigoso.
Algumas das principais características da sua personalidade, estão na calma que ele sempre demonstra, a segurança em si próprio e seu instinto de protetor — atributos que tornaram ele um dos preferidos para proteger propriedades em todo o Brasil.
Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.
Convivência
Muitos futuros tutores questionam como é a convivência do cachorro Fila Brasileiro com outras pessoas, como crianças e até mesmo outros animais. No dia a dia, com outros animais, é importante ter cuidado e paciência para uma adaptação.
Já com crianças, o cachorro é extremamente tolerável. Inclusive, devido ao seu porte grande, é muito comum ver crianças que convivem com o animal há um bom tempo montarem em suas costas, como se ele fosse um cavalo.
Socialização
A socialização é um dos fatores que mais devem ser trabalhados com o seu Fila Brasileiro. Isso não significa que esse cachorro tenha o espírito agressivo, porém, ele é muito protetor e ao chegar estranhos próximos, ele pode entender como ameaça.
Por isso, é fundamental que os tutores iniciem o processo de adestramento desde o primeiro dia, mesmo que ele ainda seja filhote. Assim, a socialização do seu companheiro ficará muito mais fácil conforme cresce e se torna adulto.
Saúde e Bem-estar
Escovação dos pelos
Semelhante ao que ocorre com outros cachorros de porte grande e pelo curto, a escovação será uma tarefa fácil para os tutores do Fila Brasileiro. Realize apenas uma vez por semana para retirar os pelos mortos do pet.
Uma dica bem legal para o seu amigo são os banhos de sol. Com eles, o pelo do seu amigão ficará mais nutrido e saudável — porém, opte por momentos em que o sol não está tão forte, como o período da manhã.
Higiene
O Fila Brasileiro não irá dar muito trabalho quando o assunto for higiene. Quanto aos banhos, o recomendável é dar apenas uma vez ao mês durante períodos mais quentes e uma vez a cada dois meses em períodos mais frios.
Durante o banho, procure utilizar apenas produtos específicos para cachorros. De preferência, utilize shampoos de acordo com o estilo de pelo do animal, assim o processo de banho ficará ainda mais completo.
-
Para que o seu companheiro não desenvolva problemas nos dentes, como tártaro, é importante realizar a escovação de forma frequente. Para ajudar, escolha aquelas rações que contribuem para uma limpeza bucal.
-
As unhas do seu cãozinho precisam sempre ser verificadas. Não é indicado que você deixe crescer muito e também não podem ser cortadas demais. O ideal é que as unhas fiquem em um tamanho que não machuquem o pet.
Cuidados com a saúde do Fila Brasileiro
O Fila Brasileiro é um cachorro extremamente saudável. O principal problema de saúde que ele pode desenvolver ao longo da vida é a obesidade, portanto, sempre esteja atento em relação à forma física do seu companheiro.
Além disso, ele também pode desenvolver um probleminha muito comum em cachorros, a otite. Essa infecção, que afeta a audição do cachorro, pode surgir devido à idade avançada ou falta de higiene.
Higiene e Limpeza para Fila Brasileiro
Alimentação
Cuidar da alimentação do seu Fila Brasileiro irá proporcionar uma melhor qualidade de vida para ele. Por isso, é muito importante contar com rações específicas para o porte e a idade do seu companheiro.
Para ajudá-lo em relação à quantidade das porções servidas e quantas vezes ao dia você poderá alimentar o seu pet, converse com um médico-veterinário de sua confiança.
Acompanhamento
Além de auxiliar nas refeições, o especialista é muito importante durante toda a vida do seu companheiro. Ele será o responsável por diagnosticar possíveis problemas com a saúde do Fila Brasileiro e irá recomendar o melhor tratamento.
Portanto, caso você perceba algum comportamento diferente com o pet, leve-o imediatamente para uma consulta com o médico-veterinário de confiança. Além disso, realize exames periódicos como forma de prevenção.
Filhotes
Fêmeas da raça Fila Brasileiro costumam ter muitos filhotes. Em um único parto, é possível nascer de 10 a 12 pequenos — caso a sua cadela esteja grávida, prepare-se para ter a casa cheia.
Agora, se está nos seus planos apenas adotar um filhote de Fila Brasileiro, nossa dica principal é se preocupar com a educação do animal desde o começo. É legal também sempre manter os pequenos entretidos, isso ajudará no desenvolvimento.
Dicas de adestramento
Dicas de adestramento
Por ser extremamente fiel aos donos, o Fila Brasileiro é uma raça fácil de adestrar. No entanto, assim como acontece com o Cane Corso, muitas vezes, esse pet parece querer desafiar o tutor ao ser teimoso. É importante não permitir que isso aconteça.
Para ajudar no adestramento, a melhor dica é a prática de truques e comandos simples. Como recompensa, sirva petiscos, brinquedos e muitos agrados — ele sempre irá adorar a presença e a atenção do tutor.
Encontre produtos para seu Fila Brasileiro aqui na Petz
Agora que você já sabe tudo sobre o Fila Brasileiro, chegou a hora de se preparar para receber o seu em casa. Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você encontra os melhores acessórios para o seu cachorro. Aproveite!