»
»
»
Braco Húngaro de Pelo Duro

GUIA DE RAÇAS
Braco Húngaro de Pelo Duro

Neste guia você vai encontrar:

Inteligente, obstinado e ótimo farejador

CBKC - Grupo 7

Um cãozinho bastante focado!

Informações Gerais

Alguns peludos podem manter uma postura firme na hora de desempenhar certas funções e, ainda assim, demonstrar muito afeto aos tutores no dia a dia. Esse é o caso, por exemplo, do Braco Húngaro de Pelo Duro, um cãozinho muito obediente, concentrado e, é claro, extremamente carinhoso.

Esse belo cachorro impressiona pelo porte físico, pela determinação e pela capacidade de seguir comandos. Antigamente utilizado para a caça, hoje, o Braco de Pelo Duro é considerado um excelente pet familiar. Saiba mais sobre o peludo neste guia completo!

Condição física

O Braco Húngaro é um cãozinho bastante atlético. Isso porque a origem dele tem muito a ver com a caça, atividade que envolvia bastante agilidade e resistência. Por esse motivo, o pet deve ser exercitado com frequência, de preferência em locais amplos ao ar livre.

Assim, pode-se dizer que o bichinho se adapta com muito mais facilidade a casas com grandes quintas, onde possa correr e brincar livremente. Além disso, tutores que gostam de praticar atividades físicas, como corridas ou ciclismo, ganham um ótimo companheiro de treino.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Braco Húngaro de Pelo Duro

Média de Altura

Média de altura do Braco Húngaro de Pelo Duro

Média de Peso

Média de peso do Braco Húngaro de Pelo Duro

Nível de Fofura

Nível de fofura do Braco Húngaro de Pelo Duro

Características

Requer atenção

Vive bem em
apartamento

É afetuoso

Gosta de gatos

Gosta de cães

Gosta de crianças

Precisa de exercícios

É saudável

É inteligente

É brincalhão

É sociável

Solta pelo

É fácil de treinar

Gosta de estranhos

É friorento

Rações para Braco Húngaro de Pelo Duro

Destaques e curiosidades

A relação com o Braco Húngaro de Pelo Duro pode ser marcada por muita fidelidade e momentos divertidos. Sendo assim, ter um amigo de quatro patas como esse é uma honra enorme! A seguir, confira mais informações e curiosidades sobre esse pet carismático.

Existe outro cãozinho muito parecido com o Braco Húngaro de Pelo Duro: um primo, o Braco Húngaro de Pelo Curto. Como os nomes indicam, a grande diferença entre eles está na pelagem: enquanto o primeiro tem pelos crespos, o do segundo é bem liso e curtinho.

O Braco Húngaro de Pelo Duro é conhecido por muitos outros nomes. No idioma do país de origem, por exemplo, ele é chamado de Drotzörü Magyar Vizsla. Há quem ainda o conheça por Wirehaired Vizsla, que significa “Vizsla de Pelo Duro”, em tradução livre.

Como dissemos antes, a origem desse pet está estritamente ligada à caça. Sendo assim, não é de se espantar a incrível capacidade do peludo de rastrear outros animais com o olfato extremamente apurado. Além disso, ele sempre aponta a direção das presas, como bons descendentes dos Pointers.

Braco Húngaro de Pelo Duro guia raças

História do Braco Húngaro de Pelo Duro

Origem

A história do peludo, como o próprio nome indica, teve início na Hungria, mais especificamente durante a década de 1930. Os cãezinhos da raça eram criados para auxiliar membros da aristocracia durante a caça e a falcoaria.

Ancestrais

Os primeiros criadores desse pet queriam um cão de caça que tivesse uma pelagem dura e resistente. Por isso, cruzaram o Vizsla de Pelo Curto com o Pointer Alemão de Pelo Duro.

À beira da extinção

Como a Segunda Guerra Mundial foi um conflito muito intenso que trouxe vários problemas à Europa, muitas raças de cachorros ficaram à beira da extinção ou deixaram de existir depois desse período. O Wirehaired Vizsla foi uma delas, mas felizmente alguns exemplares foram preservados e deram continuidade à linhagem.

Reconhecimento

O Braco Húngaro de Pelo Duro foi reconhecido pela FCI (Federação de Cinológica Internacional) no ano de 1963. Já o AKC (American Kennel Club) registrou a raça apenas em 2014.

Braco Húngaro de Pelo Duro  veterinário guia raças

Características físicas

O Wirehaired Vizsla é um cachorro de porte médio a grande. As patas do pet são alongadas e fortes, tornando-o um corredor veloz e ágil. Além disso, a musculatura é bastante rígida, o que possibilita ao cãozinho enfrentar terrenos acidentados.

A pelagem do Braco Húngaro de Pelo Duro é crespa, densa e seca. Esse fator contribui para ele suportar baixas temperaturas e até áreas molhadas com mais facilidade. Geralmente, as cores da pelagem traz tons de marrom-avermelhado.

Conheça rações para Braco Húngaro de Pelo Duro

Personalidade

Em geral, o Wirehaired Vizsla é um cãozinho bem alegre e preocupado em agradar aos tutores. Por isso, ama passar bastante tempo ao lado da família, principalmente se brincadeiras e atividades físicas estiverem na programação. Inteligente e seguro, o pet costuma receber comandos sem grandes problemas.

Por ser extremamente amável, gentil e tranquilo na maior parte do tempo, o peludo costuma até mesmo servir como cachorro de terapia. Assim, fica bem claro que os Bracos de Pelo Duro são ótimas companhias!

Convivência

Se tiver a sorte de conviver com um Braco Húngaro de Pelo Duro, você vai ver que o cãozinho se porta muito bem. Desde que receba amor na medida certa e pratique exercícios com frequência, o pet não dá muito trabalho.

Por isso, ele é ótimo para famílias grandes que gostam de passar bastante tempo unidas. O peludo se adapta à rotina das pessoas à volta com muita facilidade e se mostra presente em todos os momentos necessários.

Socialização

Os cães dessa raça fazem amigos com bastante facilidade, então visitas são sempre bem-vindas. Em casos de pessoas desconhecidas, o reconhecimento costuma acontecer após poucos minutos de interação. Além disso, eles adoram passar muito tempo com crianças.

Outro detalhe é que o Braco Húngaro de Pelo Duro costuma se dar bem com outros cachorros. Porém, considerando o instinto de caçador, o convívio com gatos e outros animais de pequeno porte pode ser um pouco mais conturbado, porque os peludos podem perseguir os bichinhos.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Por terem uma pelagem firme e resistente, os Wirehaired Vizslas não precisam ser escovados com tanta frequência. Basta cuidar dos pelos dos bichinhos uma ou duas vezes por semana, utilizando uma escova com cerdas bem firmes.

Escovação dos Pelos do Braco Húngaro de Pelo Duro

Higiene

Por ter o pelo bem duro e crespo, o pet repele sujeira com bastante facilidade. Sendo assim, não há necessidade de dar banhos em excesso, e a higienização pode ser feita mensalmente ou em casos excepcionais.

As unhas do seu bichinho de estimação devem sempre estar limpas e bem aparadas. Do contrário, elas podem rachar e infeccionar. Além do incômodo, isso pode trazer problemas sérios à saúde do bichinho. Para cortar as unhas do cachorro, peça ajuda a um profissional.

A higiene bucal é parte fundamental dos cuidados diários do seu pet. Afinal, tártaros também são muito comuns em cachorros e tão prejudiciais a eles quanto a nós. Portanto, faça a escovação dos dentes do seu pet desde os primeiros meses de vida dele.

Cuidados com a saúde do Braco Húngaro de Pelo Duro

Geralmente, os cães dessa raça são bem saudáveis. Alguns problemas comuns podem ser: pedras nos rins e na bexiga, displasia de cotovelo e quadril, estenose subaórtica, glaucoma, atrofia retinal progressiva e catarata. Assim, recomendam-se exames rotineiros para verificar a condição do quadril e dos olhos.

Cuidados Braco Húngaro de Pelo Duro

Higiene e Limpeza para Braco Húngaro de Pelo Duro

Alimentação

Assim como qualquer outro pet, o Braco Húngaro de Pelo Duro precisa de nutrientes específicos para se desenvolver forte e saudável. Porém, as vitaminas e minerais necessários mudam ao longo da vida do cachorro. Por isso, considere a idade do pet na hora de escolher o alimento ideal.

Outro cuidado importante é seguir as recomendações veterinárias durante a compra da ração do pet. Afinal, existem alimentos próprios para condições como: obesidade, castração, problemas urinários e outros. Apenas um especialista pode avaliar seu bichinho e dizer o tipo de comida mais adequada.

Acompanhamento

Como foi dito anteriormente, os Wirehaired Vizslas costumam ser animais saudáveis. Entretanto, dependendo das condições em que vivem, eles podem desenvolver certos problemas de saúde.

Por isso, é crucial manter o acompanhamento veterinário. A partir de check-ups gerais, é possível identificar qualquer disfunção com antecedência e iniciar o tratamento apropriado. Além disso, o médico-veterinário pode aplicar as doses de vacinas e os vermífugos necessários.

Filhotes

Independentemente da espécie, filhotes sempre demandam muita atenção e paciência. Afinal de contas, os bichinhos estão aprendendo como funciona o mundo à volta e precisam de suporte o tempo todo. Isso permite que os pequenos cresçam da melhor forma possível.

Assim, antes de trazer os pequenos para dentro de casa, prepare um ambiente seguro e confortável. Não se esqueça de garantir os itens necessários para o dia a dia dos bichinhos, como comedouro, bebedouro e brinquedos. Por fim, certifique-se de levar os peludos para tomar as primeiras doses das vacinas necessárias.

Dicas de adestramento

O Braco Húngaro de Pelo Duro tem bastante predisposição a aprender novas lições. Entretanto, é importante que o treinamento não seja rigoroso e que você evite broncas, porque os bichinhos aprendem melhor com sessões de adestramento divertidas, curtas e leves.

Sendo muito inteligentes, os cães dessa raça podem realizar vários tipos de truques, dos mais básicos aos mais complexos. Além disso, eles podem se dar muito bem com a prática de esportes caninos e outras atividades físicas.

A Petz não deixa faltar nada na vida do seu Braco Húngaro de Pelo Duro!

Esperamos que você tenha se encantado pelo Braco Húngaro de Pelo Duro com a mesma facilidade que nós. Também não se esqueça de que, para proporcionar saúde e bem-estar máximos ao seu bichinho, é importante adquirir artigos de alta qualidade. Para isso, o Pet Shop online da Petz está sempre à disposição.

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Braco Húngaro de Pelo Duro

Brinquedo Lilopety Mini Frisbee Flexível Vermelho para Cães
Brinquedo Lilopety Mini Frisbee Flexível Vermelho para Cães
Comprar
Coleira Ferplast Ergofluo C Para Cães Amarelo
Coleira Ferplast Ergofluo C Para Cães Amarelo
Comprar
Bebedouro Portátil Plast Pet Bege para Cães
Bebedouro Portátil Plast Pet Bege para Cães
Comprar
Snack Barkkies Soft Sticks para Cães 100g
Snack Barkkies Soft Sticks para Cães 100g
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças