»
»
»
Borzoi

GUIA DE RAÇAS
Borzoi

Neste guia você vai encontrar:

Um cachorro amigável e velocista nato

CBKC - Grupo 10

Este cão de porte grande tem tudo para ser seu melhor amigo!

A beleza do Borzoi é inconfundível. A raça é conhecida por sua aparência elegante, com uma pelagem longa e sedosa. Além disso, o peludo é um velocista nato. Não à toa, ele conquista facilmente tutores que adoram velocidade e companheirismo.

O melhor de tudo é que, além dessas qualidades, ele é um cão de personalidade descontraída. Ativo e inteligente, o cão Borzoi não dispensa a companhia do tutor e de outros integrantes da família. Identificou-se? Então, acompanhe o guia completo sobre a raça!

Condição física

Mesmo aficionado por uma corrida, o cachorro Borzoi não é totalmente enérgico, pois, a raça também tem seus momentos de descanso. Por isso, é um cão que pode tanto praticar exercícios frequentes, quanto passar um bom tempo no sofá com seu tutor.

De todo modo, é um pet que se destaca em esportes caninos, como tarefas de agilidade. O Borzoi é bastante esperto, carinhoso e interessado em aprender, mesmo que tenha certo grau de independência, com um toque de obstinação.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Borzoi

Média de Altura

Média de altura do Borzoi

Média de Peso

Média de peso do Borzoi

Nível de Fofura

Nível de fofura do Borzoi

Características

Adaptabilidade

Nivel de Afeição

Bom para
apartamento

Tendência a latir

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Necessidade de
exercício

Necessidade de
espaço

Tosa

Problema de saúde

Inteligência

Gosto por
brincadeiras

Queda de Pelo

Necessidade
social

Amigável com
estranhos

Territorialista

Facilidades de
Treinamento

Cão de Guarda

Tolerância ao Frio

Tolerância ao Calor

Rações para Borzoi

Destaques e curiosidades

Dos palácios da nobreza russa às famílias comuns em diferentes lugares do mundo, a raça de cachorro Borzoi tem uma longa trajetória. A história dela envolve acontecimentos históricos e fatos curiosos. Conheça algumas informações notáveis sobre o pet.

Ao observar obras de Art Déco, não é difícil encontrar peças que trazem nosso querido Borzoi como personagem. O cãozinho foi representado em capas de revistas de moda, decoração e lifestyle, principalmente, entre as décadas de 1920 e 1930.

Nosso amigo de quatro patas sempre foi muito querido por integrantes da monarquia russa. Há séculos, a ,raça Borzoi passou a ser comumente usada como cão de companhia da nobreza, além de ajudar na caça de lobos, raposas e lebres.

A raça tem uma visão quase 100 vezes mais potente que a nossa. O Borzoi enxerga de maneira bastante ampla e abrange 207º, contra 118º do ser humano. Contudo, essa característica só está totalmente completa aos três anos do cachorro.

Borzoi guia raças

História do Borzoi

Origem

Como dissemos, o Borzoi é natural da Rússia, lugar em que leva o nome de Russkaya Psovaya Borzaya. O cão faz parte da cultura tradicional local há mais de nove séculos, sendo o cachorro oficial de grandes líderes e poetas, entre eles Ivan, O Terrível e Pedro, O Grande.

Ancestrais

Apesar de imprecisa, a origem genealógica dos Borzois tem algumas teorias e indícios. Muitos estudiosos desse cão apontam o uso de raças como Galgos Árabes com cães de pelagem grossa do país no processo de cruzamento do animal.

Migração

Diversos fatos explicam a necessidade de criação do Borzoi em outros países da Europa e nos EUA. Durante a Revolução Russa, por exemplo, foi preciso realizar a migração de cães da raça. O cachorro chegou nos Estados Unidos em 1936, quando já havia espécimes na Inglaterra.

Reconhecimento

A primeira definição de padrões da raça data de 1650. Ao longo do tempo, o peludo passou por outros processos de cruzamento e implementação de padrões. Contudo, foi em 1891 que o cão teve seu registro efetuado no American Kennel Club.

Borzoi veterinário guia raças

Características físicas

De porte grande e robusto, nosso amigo corredor tem um corpo ligeiramente alongado, sendo mais acentuado nas fêmeas. A musculatura é bem desenvolvida, especialmente, sobre as coxas.

A cabeça costuma ser um pouco longa e estreita, assim como o focinho, que é bem característico da raça. As orelhinhas são pequenas e deitadas. Já os olhos são grandes e de cor escura. Não tem como não se encantar com tanta beleza, não é mesmo?

Conheça rações para Borzoi

Personalidade

Equilíbrio e tranquilidade são traços comuns do comportamento do Borzoi. Não à toa, os tutores se encantam rapidamente pela raça. De atitude dócil, ela pode ser tanto séria, quanto super brincalhona, o que faz dela uma boa companheira para todas as horas.

Contudo, vale ressaltar que o lado despojado do animal faz contraponto à obstinação e à independência. O cãozinho da raça pode apresentar suas próprias ideias e ser teimoso em determinados momentos. Por isso, o adestramento é sempre essencial!

Convivência

Como já citamos, a personalidade do cão dessa raça abre espaço para uma convivência harmoniosa. Porém, antes de criar o Borzoi, é importante levar alguns fatores em consideração. Por ser de grande porte, ele precisa de bastante espaço, por exemplo.

Ele é um cão que lida bem com crianças, mas a interação deve ser feita com cuidado. Afinal, o pet tem tamanho grande e pode machucar os pequenos com determinadas brincadeiras. Além disso, o cachorro possui tendência moderada de latidos.

Socialização

O processo de socialização do Borzoi deve ser iniciado ainda quando pequeno. Portanto, é fundamental que o tutor implemente lições de adestramento para que o cãozinho saiba conviver desde cedo com crianças e outros animais de estimação.

Além disso, vale ressaltar que o Borzoi não pode ficar muito tempo sozinho. O cachorro é bastante apegado ao tutor e precisa tê-lo sempre por perto. Outro ponto importante é que o bichinho precisa de espaço para viver, de preferência, casas com quintais e áreas abertas.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

A pelagem do Borzoi é sedosa e macia. Os pelinhos são ondulados ou com cachos curtos. A cor do pelo é bastante variada, por isso, é possível encontrar pets da raça com tonalidade única ou manchinhas coloridas pelo corpo.

Como qualquer animal de pelos longos, o Borzoi costuma ter perdas frequentes de fios. Em certas épocas do ano, a queda se intensifica. Então, a escovação deve ser realizada regularmente para evitar o acúmulo de fios mortos. Para manter esse hábito, utilize pente ou escovinha adequada para o tipo de pelagem do bichinho.

Escovação dos Pelos do Borzoi

Higiene

Na hora de garantir o bem-estar completo do seu querido Borzoi, o cuidado com a higiene é o primeiro passo. Os banhos devem ser dados regularmente, para manter o animal sempre limpinho e com a pelagem saudável. Utilize shampoos e condicionadores apropriados para o tipo de pelo do pet.

Outra opção é recorrer aos serviços de banho e tosa. Com a ajuda profissional, o tutor garante uma higienização especializada, com produtos e técnicas que não incomodam o cachorro. Nas unidades da Petz, você encontra essa alternativa!

Geralmente, os Borzois costumam ter as unhas aparadas naturalmente, com a realização de atividades físicas e brincadeiras do dia a dia. Contudo, às vezes, pode ser necessário cortá-las. O hábito deve ser feito com muito cuidado ou por meio de serviços de pet shop, como nos centros da Petz.

Outro cuidado importante é que o animal tenha seus dentinhos higienizados regularmente. A prática evita o acúmulo de tártaro, placa bacteriana e outros problemas. Consulte o médico-veterinário do animal para saber quais são os produtos adequados e a frequência ideal de escovações.

Cuidados com a saúde do Borzoi

Mesmo com uma rotina frequente de exercícios físicos, é extremamente importante que o tutor tome certos cuidados com a saúde do Borzoi. Segundo clubes de cinofilia da raça, é recomendável que o animal passe por avaliações oftalmológicas, cardíacas e de tireoide.

Cuidados Borzoi

Higiene e Limpeza para Vira-lata

Alimentação

Como qualquer cãozinho, o Borzoi demanda vários cuidados com a alimentação. Por isso, o tutor deve levar o animal para uma avaliação com o veterinário antes de adotar uma ração específica. A ajuda do especialista garante que o peludo consuma níveis nutricionais adequados para seu porte e sua faixa etária.

Quando filhote, o Borzoi tende a comer mais que quando é adulto. Por isso, em cada fase da vida, o pet precisa de uma dieta adequada. O tutor também deve ficar atento e não deixar o cãozinho correr logo após as refeições, para não ficar com inchaços abdominais.

Acompanhamento

O acompanhamento do médico-veterinário vai muito além da definição da dieta apropriada. Como dissemos, existem certos exames recomendados para o Borzoi. Porém, é importante que o animal passe por outros check-ups de rotina para prevenir problemas de saúde.

Mantenha regularidade nos acompanhamentos de seu pet e siga à risca todas as indicações de cuidados dadas pelo veterinário. Com certeza, a saúde do peludo estará sempre em dia com essas precauções.

Filhotes

Filhotes

Antes de adotar um Borzoi filhote, não se esqueça de adaptar sua rotina aos cuidados com o novo integrante da família. Além disso, o ambiente do cãozinho deve estar devidamente equipado com comedouro, bebedouro, caminha e proteções contra acidentes domésticos.

O tutor também deve estar atento a outras precauções com o bichinho. A saúde do pet deve estar em dia, com o acompanhamento do veterinário. O mesmo vale para a carteirinha de vacinação, que precisa apresentar todas as dosagens alinhadas às necessidades do peludinho.

Dicas de adestramento

Como destacamos ao longo do guia, o Borzoi é inteligente, ativo e gosta de aprender. Por outro lado, ele pode ser independente e um tanto teimoso. Portanto, aulas de socialização e treinamento de filhotes são essenciais.

Recomenda-se expor o filhotinho às experiências positivas com diferentes pessoas, lugares e situações. Paciência e equilíbrio são fundamentais nesse processo. Além do mais, o pet adora que as atividades sejam realizadas junto de seu tutor!

Garanta tudo que seu Borzoi precisa aqui na Petz!

Agora que você já conhece tudo sobre a raça Borzoi, fica bem mais fácil escolher o seu filhotinho para adoção. Outra facilidade incrível é preparar o enxoval do peludo, aqui, no Pet Shop on-line da Petz. Aproveite nossa variedade e preços imperdíveis!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Borzoi

Educador Sanitário Sanol Dog Stop Dog
Educador Sanitário Sanol Dog Stop Dog
Comprar
Ração Premier Fórmula Senior para Cães Adultos de Raças Grandes Sabor Cordeiro - 15kg
Ração Golden Duo para Cães Adultos Sabor Salmão com Ervas e Cordeiro com Arroz - 15kg
Comprar
Ração Golden Cães Filhotes Raças Grandes Sabor Frango e Arroz - 15kg
Ração Golden Cães Filhotes Raças Grandes Sabor Frango e Arroz - 15kg
Comprar
Biscoito Golden Cookie para Cães Adultos 400g
Biscoito Golden Cookie para Cães Adultos 400g
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças