»
»
»
Bull Terrier

GUIA DE RAÇAS
Bull Terrier

Neste guia você vai encontrar:

Um cachorro amável e cheio de energia

CBKC - Grupo 03

O Bull Terrier é um ótimo parceiro e está sempre disposto!

Muita gente conhece o Bull Terrier pela sua aparência marcante. Sempre com uma expressão determinada, ele pode parecer bastante sério, no entanto, é um cachorro que se apega facilmente à família. Com porte médio e sempre à procura de diversão, a raça tem conquistado cada vez mais tutores.

Contudo, é importante saber que se trata de um cachorro obstinado, que necessita de muita disciplina. Com o adestramento adequado, logo ele se tornará super amigável. A adaptação é ainda mais rápida quando ele é inserido em uma rotina mais agitada e estimulante.

Condição física

Os cães da raça Bull Terrier são fortes e estão sempre à procura de novos desafios. Porém, eles também têm seus momentos de calma, principalmente quando há um equilíbrio entre o gasto de energia e os descansos, com hábitos diários de exercícios e brincadeiras.

Todo esse condicionamento físico requer ocupação constante. Por isso, esse cachorro está sempre procurando alguma coisa para fazer, desde filhote. Isso significa que o tutor deve utilizar jogos e atividades inovadoras constantemente, que vão fazer da experiência com o novo amigo de quatro patas ainda melhor!

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Bull Terrier

Média de Altura

Média de altura do Bull Terrier

Média de Peso

Média de peso do Bull Terrier

Nível de Fofura

Nível de fofura do Bull Terrier

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Bull Terrier

Destaques e curiosidades

Assim como com qualquer cachorrinho, se você pensa em encontrar um Bull Terrier para adoção, fique atento às alterações que podem acontecer na sua rotina. Até porque, logo no início, será preciso cuidar do adestramento do bichinho. Mas não se preocupe, uma das características mais marcantes dele é a facilidade em aprender novos comandos!

Os cães dessa raça são muito corajosos e brincalhões, independentemente da idade. Além disso, são inteligentes e curiosos, o que torna o adestramento mais prático. Mesmo sendo tão agitados, eles possuem um temperamento equilibrado e rapidamente aprendem a obedecer o tutor.

A amizade entre esses cachorros e os humanos sempre rendeu grandes histórias. Em uma pequena cidade do Alaska, por exemplo, a cadela, Patsy Ann, ficou conhecida por sempre anunciar a chegada de barcos no porto local, ela acabou criando laços com a comunidade e ganhou uma estátua no mesmo ponto onde esperava as embarcações.

Alguns Bull Terriers ficaram conhecidos por participações em animações do cinema, como no caso do cachorro Scud, um dos vilões do filme Toy Story, da Disney. No curta metragem Frankenweenie, de Tim Burton, ele aparece como o cãozinho Sparky, que volta à vida após uma experiência científica do antigo dono, depois de passar anos no “mundo dos mortos”.

Bull Terrier guia raças

A História do Bull Terrier

Origem

Os primeiros registros do Bull Terrier Inglês remontam ao ano de 1862, quando a raça foi mostrada pela primeira vez em sua forma atual, na cidade de Birmingham. Os cruzamentos que resultaram na criação da espécie foram realizados pelo irlandês James Hinks.

Ofícios

Segundo informações deixadas por Hinks, esses cachorrinhos eram ótimos companheiros dos cavalheiros da época. Esse hábito logo rendeu à raça o nome de “White Cavalier” — Cavaleiro Branco, em tradução livre. Eles também foram bastante utilizados como cães de luta mas, felizmente, esse tipo de prática foi abolida com o passar do tempo.

Descendentes

As brigas entre Buldogues e touros eram muito comuns no começo do século XIX e os criadores buscavam o cruzamento de espécies com aspectos mais fortes. Os primeiros exemplares surgiram após cruzarem outros cães do grupo Terrier com o Buldogue, mas não devem ser confundidos com o Bull Terrier miniatura.

Reconhecimento

Nellie II foi primeiro cachorrinho dessa raça a ser registrado pelo American Kennel Club, um dos maiores agrupamentos de catalogação de raças puras do mundo, em 1885. Mais tarde, o Bull Terrier Club foi fundado nos Estados Unidos.

Bull Terrier guia raças

Características físicas

Facilmente reconhecidos pela aparência, eles são muito fortes e possuem o corpo musculoso e balanceado. Porém, nenhuma outra característica se destaca tanto quanto o focinho comprido e a cabeça oval. Geralmente, as orelhinhas ficam apontadas para cima, principalmente quando já são adultos.

A cauda também é marcante, com tamanho curto, e costumam ficar na horizontal. O Bull Terrier branco é mais comum e reconhecido, mas também é possível encontrá-los com pelagem colorida sobrepondo os pelos mais claros, nas cores preto, tigrado, vermelho, fulvo e tricolores.

Conheça rações para Bull Terrier

Personalidade

Muita gente acha que esses cãezinhos são desobedientes e podem ser muito teimosos com seus tutores, mas é muito comum encontrar um Bull Terrier de temperamento equilibrado, já que eles possuem muita facilidade em aprender novos comandos. Entretanto, é muito importante que esse treinamento comece ainda quando são filhotes.

Convivência

Com tanta energia, esse cachorro vai adorar viver em uma casa com áreas livres e espaçosas. Mesmo assim, eles ainda podem se adaptar facilmente em apartamentos, desde que seus tutores mantenham o compromisso diário de levá-los para passeios e brincadeiras. É sempre importante levar em consideração que se trata de uma raça ativa!

Por serem muito fortes, talvez eles não sejam a melhor companhia para crianças pequenas. Ainda assim, são ótimos companheiros para as crianças maiores e interagem muito bem com os adultos. É bom lembrar que, um Bull Terrier adulto não se adapta a longos períodos sozinho em casa.

Socialização

Trata-se de um cão que pode ser amigável com estranhos, mas, devido sua força física, é bom tomar muito cuidado durante as brincadeiras, ele pode se exaltar e acabar machucando alguma visita, mesmo sem ter a intenção.

Por essas e outras razões, a melhor forma de trabalhar a disciplina do seu amigo é levá-lo para o adestramento desde cedo. Além de ser uma ótima experiência para o comportamento, também contribui para uma vida mais saudável e feliz.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Os pelos do Bull Terrier são curtinhos e planos. Cheia de brilho, a pelagem é densa e áspera ao toque. O subpelo desses bichinhos são macios e aumentam durante o inverno.

Eles perdem pelo de forma moderada, portanto, escove semanalmente o corpinho dele para que não haja acúmulo de pelinhos mortos. Para essa tarefa, utilize uma luva de borracha ou uma escova específica para esse tipo de pelagem.

Escovação dos Pelos do Bull Terrier

Higiene

Por serem tão ativos, esses cãezinhos não veem problema nenhum em se sujarem, por isso, é muito importante ficar de olho nos hábitos de higiene para mantê-los sempre em dia. Por outro lado, a pele e os pelinhos deles são mais sensíveis demandando cuidados especiais.

Procure dar dois banhos ao mês em seu Bull Terrier. Utilize sempre água morninha e não exagere na quantidade de shampoo e outros produtos. Quando aplicados em excesso, podem causar dermatites, que são irritações na pele. Após o enxágue, seque muito bem seu amigo, para que ele não tenha probleminhas de saúde.

Mantenha as unhas sempre bem cortadas e limpinhas. Mas preste sempre muita atenção durante os cortes, e só apare caso elas não estejam se desgastanto com a movimentação habitual das patinhas. Lembre-se de utilizar apenas materiais apropriados para essa tarefa.

Como todo pet, esse cachorrinho necessita de cuidados com a saúde bucal, então escove seus dentes pelo menos duas ou três vezes por semana. Assim, você evita o acúmulo de tártaro e bactérias perigosas.

Cuidados com a saúde do Bull Terrier

Os cães Bull Terrier são muito resistentes, por isso, dificilmente ficam doentes. Contudo, é sempre melhor prevenir do que remediar. Então, leve seu cãozinho para o veterinário regularmente. O especialista vai fazer uma avaliação precisa do animal e indicar o que deve ser feito em caso de alguma doença.

Outro fator muito importante é o cuidado com o clima. Os Bull Terriers não se adaptam muito bem às temperaturas mais baixas. Em dias e noites mais frias e úmidas, mantenha-o aquecido. Além de ser confortável, isso evita algum tipo de complicação por mudanças na temperatura ambiente.

Escovação dos Pelos do Bull Terrier

Higiene e Limpeza para Bull Terrier

Alimentação

Cuidar da alimentação do seu cachorrinho é essencial. Antes de escolher a melhor ração para Bull Terrier, consulte um veterinário. Com a comidinha ideal, você garante todos os nutrientes necessários para as refeições do seu melhor amigo.

Acompanhamento

Ter com quem contar quando nossos amigos de quatro patas ficam doentinhos é muito importante. Porém, é melhor ainda saber que eles estão com a saúde em dia, por isso, não deixe de fazer o acompanhamento veterinário regularmente.

Filhotes

Filhotes

Todo filhotinho precisa de cuidados diferenciados, até porque, é nessa fase da vida que eles são mais sensíveis e estão em constante crescimento. Portanto, antes mesmo de receber seu novo amiguinho, verifique se a saúde dele está em perfeito estado, com vacinação e vermifugação em dia.

NO filhote de Bull Terrier também vai necessitar de um período de adaptação com o novo lar. Organize a sua casa para que o bichinho não corra nenhum risco de acidentes em escadas, batentes e obstáculos.

Dicas de adestramento

Os Bull Terriers vão adorar passar pelo processo de adestramento. Além de estarem sempre interessados em novas experiências, eles são espertos e gostam de aprender coisas diferentes!

Procure utilizar técnicas de desafio mental, além de brincadeiras de agilidade. Elas são mais do que necessárias, pois além de ajudarem no entendimento de truques, também aumentam a proximidade com o tutor!

Encontre produtos para Bull Terrier aqui na Petz

Agora que você já sabe tudo sobre Bull Terrier, aproveite para conhecer acessórios que fazem toda a diferença na rotina do seu novo cãozinho!

Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você encontra os melhores produtos com um preço mais do que especial. Além disso, dá para pedir tudo pelo site e receber diretamente em casa. Não perca!

Produtos mais comprados para o Bull Terrier

Ração Golden Duo para Cães Adultos Sabor Frango e Carne - 15kg
Ração Golden Duo para Cães Adultos Sabor Frango e Carne - 15kg
Comprar
Ração Premier Filhotes Raças Médias para Cães Sabor Frango - 20kg
Ração Premier Filhotes Raças Médias para Cães Sabor Frango - 20kg
Comprar
Ração Golden Fórmula Senior para Cães Adultos Sabor Frango e Arroz - 15kg
Ração Golden Fórmula Senior para Cães Adultos Sabor Frango e Arroz - 15kg
Comprar
Ração Golden Fórmula Light para Cães Adultos - 15kg
Ração Golden Fórmula Light para Cães Adultos - 15kg
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças