»
»
»
Coton de Tulear

GUIA DE RAÇAS
Coton de Tulear

Neste guia você vai encontrar:

Muito sociável e alegre!

CBKC - Grupo 9

Equilibrado e brilhante para seus tutores!

Informações Gerais

Imagine uma bolinha branca, parecida com algodão, correndo pela casa. Esse é o Coton de Tulear, um cãozinho que adora brincadeiras. E esses momentos serão ainda mais agradáveis se os tutores estiverem junto, pois esse cachorro é muito fiel aos seus familiares e quer sempre demonstrar carinho.

O nome do cachorro Coton Tulear vem da junção de “cotón”, que significa algodão em francês, e Tulear, uma região de Madagascar. Esse país da África foi o local em que o cãozinho surgiu e permaneceu exclusivamente por alguns anos. Em todo esse tempo, demonstrou sua fidelidade aos seus tutores, que é a sua maior característica.

Condição física

A raça Coton é de companhia e esses cães, em especial, estão preparados para brincar com seus tutores. A regularidade de exercícios que precisam é moderada. Então, caminhadas ao ar livre e pequenas corridas em espaços abertos já serão o bastante.

Correr atrás de uma bolinha com ele não tem erro. Vai ser uma das atividades mais proveitosas para fazer com o cachorro Coton. Mesmo precisando de exercícios em níveis moderados e adorando correr e brincar, eles podem viver em espaços pequenos, como apartamentos, sem problemas, desde que durmam próximos dos tutores.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Coton de Tulear

Média de Altura

Média de altura do Coton de Tulear

Média de Peso

Média de peso do Coton de Tulear

Nível de Fofura

Nível de fofura do Coton de Tulear

Características

Para tutores
de primeira viagem

Energia

Inteligência

Facilidade de
adestramento

Como cão
de guarda

Adapta-se ao
calor?

Adapta-se ao
frio?

Adapta-se bem
a vida em
apartamento?

Necessidade de
atividades físicas

Fica bem sozinho

Relacionamento com
a família

Relacionamento com
crianças

Relacionamento com
estranhos

Tendência a latir

Gosta de brincar?

Tendência a
obesidade

Rações para Coton de Tulear

Destaques e curiosidades

O cão Coton de Tulear conquista os tutores rapidamente por ser doce, gentil e bastante apegado aos familiares. Mesmo depois de adultos, ele não perde a alegria e a energia de quando era filhote. Com toda certeza, ele será a alegria do lar!

A raça de cachorro Coton Tulear é muito querida entre alguns astros de Hollywood. Catherine Zeta-Jones, Jane Fonda e Barbra Streisand são tutores desses cães fofinhos.

Em seu país de origem, Madagascar, o Coton de Tulear é símbolo de selos postais. Apesar de não ter mais a mesma fama no local, ele ainda é bastante lembrado, como nesses pequenos gestos.

Por serem muito gentis, alegres e brincalhões, os Cotons trazem alegria aos seus lares. Com isso, na França, acabaram sendo chamados e conhecidos como cães “antiestresse do século XXI”.

Coton de Tulear guia raças

História do Coton de Tulear

Origem

A raça é muito antiga, por isso não se sabe ao certo como surgiu. O primeiro lugar em que foram encontrados foi em Tulear, no país Madagascar. Uma lenda diz que cães Cotons estavam em um navio que naufragou. Eles nadaram até o local, se misturando com cachorros locais. Outra lenda sugere que esses cães chegaram à ilha levados por comerciantes que passavam pelo local. Por muito tempo, houve leis que proibiam a saída de cachorros dessa raça do país. Além disso, eles eram de propriedade exclusiva dos aristocratas, conhecidos como o Cão Real de Madagascar.

Ancestrais

O Coton Tulear tem características físicas que revelam que ele é da família dos Bichons. Outro ancestral dessa raça é o cão Maltês, que pode ter sido misturado ao Bichon Frisé para formar os Cotons.

Migração

Por muitos anos, o Coton de Tulear ficou desconhecido do resto do mundo, sendo famoso apenas em Madagascar. Na década de 60, um visitante francês acabou levando alguns desses cães para a França. No mesmo período, eles também chegaram à América do Norte.

Registros

O registro do Coton de Tulear no American Kennel Club é bem recente, feito em 2014. Já o reconhecimento pela Federation Cynologique Internationale aconteceu em 1970.

Coton de Tulear  veterinário guia raças

Características físicas

O cão Coton de Tulear é de pequeno porte, chegando a altura de 28 a 32 cm, com uma pelagem inconfundível, parecida com algodão. Tem os olhos bastante escuros que dão uma expressão ativa, alegre e inteligente ao cachorro.

Sua cabecinha é curta e arredondada, as orelhas são penduradas e ficam na altura da bochecha. O corpo é ligeiramente mais longo do que alto e o lombo é um pouco arqueado, no qual a cauda fica em repouso. Esse rabinho é longo e mais fino na ponta. As patinhas são pequenas e os dedinhos bem apertados.

Conheça rações para Coton de Tulear

Personalidade

Essa raça é bastante tranquila, principalmente, dentro de casa. O Coton é um fiel companheiro do tutor, vai ficar onde ele está. Tem a personalidade doce, gentil e vai ser muito afetuoso com quem ama. É ideal para quem quer um cão de companhia, pois ele é exatamente isso, um grande companheiro!

O Coton de Tulear é muito adaptável, por isso tem uma grande tendência a se moldar à personalidade dos tutores, ficando bem parecido com eles. Ser bem observador e inteligente o ajudam nessa tarefa.

Convivência

Viver com um Coton é ter um companheiro para a vida, por isso mesmo esses cães não gostam de ficar sozinhos, em especial, os machos. As fêmeas são mais independentes e podem ficar solitárias por mais tempo, sem reclamar.

Adapta-se facilmente às mudanças e aos lugares, então, não tem problemas com tutores que se mudam bastante. Além disso, vão querer interagir o tempo todo do jeito deles, por isso é preciso dar bastante atenção a esse cão muito dependente.

Socialização

O Coton, com certeza, não poderia ser um cão de guarda, pois faz amizade muito fácil. Basta iniciar uma brincadeira com ele que ganhará a confiança rapidamente. Não estranha ninguém e se dá muito bem com adultos, em especial, os idosos.

Ele também é assim com outros pets. Se tiver mais de um animal de estimação em casa, pode estar certo que o Coton não vai ter problemas, pois, ele adora brincar com outros cães. Além disso, gosta de se divertir bastante com crianças.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

A pelagem desse cão exige cuidados. Quando filhotes, a escovação precisa ser mais frequente, porque está em formação e acumula muitos pelos mortos e nós. Quando adulto, é ideal escovar diariamente ou três vezes por semana, dependendo do tamanho da pelagem.

É recomendado usar algum condicionador ou outro produto na hora de pentear os pelos para que eles não quebrem. Assim, a escovação também será mais confortável para o cão. Acostume-o a ser escovado desde filhote para não ser um processo estranho para o pet e trabalhoso.

Escovação dos Pelos do Coton de Tulear

Higiene

Os banhos podem ser dados semanalmente, com shampoos mais suaves, ou quinzenalmente com outros produtos. Os pelos do Coton de Tulear secam rapidamente. É importante aparar os pelos dos olhos e ouvidos e limpar essas partes com frequência para evitar infecções.

As unhas precisam ser aparadas a cada três semanas. Observe o crescimento para saber a hora certa de cortar. Se não souber fazer o corte, é melhor levar o pet a um especialista. E o melhor é que você encontra esse serviço em nossas lojas físicas!

Os dentes podem ser escovados com frequência semanal ou, até mesmo, mais vezes na semana. Defina os cuidados bucais com o médico-veterinário. E lembre-se, usar os produtos certos evita mau hálito e problemas na saúde bucal!

Cuidados com a saúde do Coton de Tulear

Apesar de ser bastante saudável e a raça estar ficando cada vez mais livre de doenças, o Coton de Tulear tem predisposição a problemas na tireoide. Exames no quadril, nos olhos e na patela são recomendados regularmente.

Cuidados Coton de Tulear

Higiene e Limpeza para Coton de Tulear

Alimentação

A alimentação do cachorro deve ser feita de acordo com o peso, o porte e a rotina de exercícios dele. Converse com o veterinário para definir a dieta ideal, com alimentos de qualidade, para evitar a obesidade.

Em cada fase da vida, é recomendado dar rações para cachorro específicas de acordo com a idade. Até os 12 meses, ainda é considerado filhote e precisa comer porções menores do que quando adulto, por isso não exagere na quantia. É importante, também, deixar água limpa e fresca à vontade para seu pet.

Acompanhamento

Levar seu pet ao veterinário quando ele precisa é ideal, mas fazer consultas regularmente pode ser ainda melhor para ele. É dessa forma que você pode prevenir doenças ou detectar algo que precise ser tratado, logo no início.

As vacinas também são de extrema importância para o bem-estar no dia a dia dos cães. Elas ajudam a evitar diversas doenças nos pets. Por isso, mantenha a caderneta de vacinação do seu Coton de Tulear sempre atualizada!

Filhotes

O Coton de Tulear filhote chegará ganhando o coração dos tutores no lar. Ele vai querer demonstrar seu amor pelos seus novos familiares todo o tempo. E é importante dar carinho e atenção sempre que ele pedir, para não se sentir sozinho.

Além disso, prepare um espaço especial para ele, com uma caminha e brinquedos. Assim, ele vai se sentir mais à vontade rapidamente. Como se adaptam a novos lugares com facilidade, não haverá muitos problemas para socializar com os moradores.

Dicas de adestramento

A raça Coton de Tulear é bastante inteligente e ativa, o que facilita o aprendizado. Isso pode ser aproveitado para o adestramento de obediência e de socialização desde filhotes. Os treinos precisam ser animados e sem práticas negativas que o deixe entediado e triste.

Eles adoram brinquedos de todos os tipos, então, aproveite e insira as peças favoritas deles nas atividades. Brincadeiras e treinamentos de busca, exercícios de agilidade e obediência tendem a obter melhores resultados. É possível agradá-los com petiscos e elogios durante as ações para se sentirem mais motivados.

Na Petz, você acha tudo para cuidar do seu Coton de Tulear!

Esse lindo pedacinho de algodão é muito fofo, não é mesmo? Aproveite a variedade de produtos disponíveis no Pet Shop on-line da Petz para cuidar do Coton de Tulear com muito amor. Seu cachorro vai ficar lindo e bem cuidado! !

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Coton de Tulear

Ração Úmida Dog Chow Sabor Carne para Cães Adultos - 100g
Ração Úmida Dog Chow Sabor Carne para Cães Adultos - 100g
Comprar
Ração Golden Fórmula Mini Bits para Cães Adultos de Pequeno Porte Sabor Frango e Arroz
Ração Golden Fórmula Mini Bits para Cães Adultos de Pequeno Porte Sabor Frango e Arroz
Comprar
Luva Removedora de Pelos Chalesco Clean Glove para Cães
Luva Removedora de Pelos Chalesco Clean Glove para Cães
Comprar
Perfume Chalesco para Cães e Gatos Four Paws Forte Preto
Perfume Chalesco para Cães e Gatos Four Paws Forte Preto
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças