»
»
»
Golden Retriever

GUIA DE RAÇAS
Golden Retriever

Neste guia você vai encontrar:

O companheiro ideal para diversão

CBKC - Grupo 08

São cães de grande porte, amáveis e muito brincalhões

O cachorro Golden Retriever possui um grande porte, é muito forte e peludo e seus olhos escuros transmitem a doçura de seu temperamento. Suas orelhinhas caídas e a semelhança de sua boca a um sorriso são características irresistíveis para quem ama pet.

A raça é extremamente amável, muito companheira dos tutores e fica ainda mais alegre na presença de crianças. Se bem treinada, pode ser uma excelente companhia para gatos e outros animais.

Certamente uma das principais características do Golden, que o torna um dos cães mais populares, é a sua alta sociabilidade e anseio por afeto. Pode-se dizer que foram feitos para a família e, por isso, precisam ficar junto a seu “bando humano”, dentro de casa, e pouco tempo sozinhos no quintal.

Condição física

Os cães da raça Golden são muito ativos e robustos, sendo excelentes para atividades como cão-guia para cegos, ajudante de deficientes motores e guardião. Recomenda-se que pratiquem de 40 a 60 minutos de exercícios físicos diários, sejam caminhadas, corridas, brincadeiras ao ar livre ou jogos de buscar.

A raça tem um instinto de trabalho e, por isso, precisa ter algo dinâmico para fazer. Sendo assim, outra possibilidade é treiná-los para obediência, colocá-los em aulas de agilidade ou realizar outras atividades físicas. Tudo isso é altamente estimulante para o físico e a mente desses peludos.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Golden Retriever

Média de Altura

Média de altura do Golden Retriever

Média de Peso

Média de peso do Golden Retriever

Nível de Fofura

Nível de fofura do Golden Retriever

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Destaques e curiosidades

Se já possui ou sonha em ter um Golden Retriever, um dos pets mais simpáticos entre os de grande porte, é importante ter em mente que ele dificilmente será um cão de guarda e, sim, um companheiro. Provavelmente ele abanará o rabo e abrirá seu característico sorriso ao ver um estranho.

Apesar de serem cães grandes e muitas vezes desajeitados por isso, os Golden são tão delicados, que poderiam carregar ovos crus na boca sem quebrá-los. Outra característica marcante é a sua paixão por água! Inclusive, sua pelagem possui uma sub camada impermeável a água, em diversos tons de dourado.

O Golden Retriever do ex-presidente norte-americano Gerald Ford era um desses aquáticos. Liberty foi um presente à filha do político e passava os dias acompanhando-os pela Casa Branca e se divertindo na piscina de Camp David, a casa de campo presidencial. Posteriormente, o presidente Ronald Reagan também foi tutor de um Golden.

A personalidade do cãozinho é tão popular que até mesmo no cinema ele esteve presente. O longa-metragem Bud — O Cão Amigo retrata um Golden que sabe jogar basquete e começa uma amizade com um menino solitário. Já o segundo filme da série foi estrelado por um filhote do cachorrinho original.

Golden Retriever guia raças

A História do Golden Retriever

Origem

Tudo indica que a raça tenha origem entre 1868 e 1871, da união entre um Retriever de pelo achatado com uma Tweed Water Spaniel, raça atualmente desaparecida.

Descendência

Acredita-se também que surgiu do cruzamento com o Terra-Nova e o Setter Islandês. Os Golden foram desenvolvidos na Escócia, com um senhor burguês conhecido como Tweedmouth.

Habilidades

Ele buscava um pet que o auxiliasse na caça de aves aquáticas, tivesse um olfato apurado, fosse atento e leal ao seu tutor e alegrasse a casa.

Reconhecimento

Em 1911 o Kennel Club, na Inglaterra, oficializou o Golden Retriever como raça distinta e em 1920 registrou seu nome assim. Em 1932 foi reconhecida pelo American Kennel Club.

Os descendentes dos Golden Retriever

Apesar da semelhança com o Labrador, o cachorro Golden Retriever, como dito anteriormente, têm como raças relacionadas a extinta Tweed Water Spaniel, Terra-Nova, Retriever Wavy e Setter Islandês.

A partir deles, os criadores foram fazendo cruzamentos de acordo com as necessidades. O temperamento doce e amigável veio da raça Tweed Water Spaniel, o instinto de caça da Setter Irlandês, a cor da pelagem de um Retriever Wavy e muitas das características físicas são próximas à Terra-Nova.

Golden Retriever veterinário guia raças

Características físicas

Os Golden possuem uma estrutura musculosa e robusta, seus joelhos são bem angulares, os jarretes são bem retos, e as patinhas são arredondadas. A cabeça é larga, o focinho é largo e profundo, suas mandíbulas são fortes, seus olhos são escuros, bem afastados e transmitem um olhar doce, e suas orelhinhas são triangulares, de comprimento médio e caídas.

Além disso, a espécie possui o rabinho inserido e portado no nível do dorso, sem curvatura na ponta. A pelagem pode ser lisa ou ondulada e bem franjada.

Conheça rações para Golden Retriever

Personalidade

Eles são excelentes cães de companhia, calmos, doces, equilibrados, afetuosos, gentis e muito pacientes. Entretanto, também precisam gastar suas energias de algum modo. É recomendada a prática de natação e brincadeiras agitadas entre o tutor e o peludo.

Convivência

A raça é altamente inteligente e, por isso, com pouco esforço torna-se altamente capacitada para tarefas delicadas, como de auxílio a pessoas portadoras de deficiências, ou para conviver com crianças pequenas.

Socialização

Goldens geralmente gostam de todos que entram em contato com ele e isso fica evidente em seus gestos. Seus saltos chegam a ser divertidos! Felizmente, se iniciar os treinamentos com o Golden Retriever filhote, ele rapidamente saberá como controlar essas emoções e ser ainda mais delicado.

Vale ressaltar a importância de passar instruções desde cedo ao seu cãozinho de forma doce. Apesar de dificilmente serem cães de guarda, é essencial que o Golden adulto saiba controlar seus animados instintos para não assustarem outros animais e crianças e para que a socialização seja cada vez melhor.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Para evitar o embaraço dos pelos do Golden, é recomendado que faça diariamente uma escovação. Caso não consiga seguir essa rotina, escove seu cãozinho ao menos uma vez por semana.

O processo pede o uso de ferramentas correspondentes a pelagem do pet. Para pelos longos, a melhor opção é a utilizar escova de cerdas pequenas a médias e espaçadas. Escovas de aço e rasqueadeiras são ótimas para retirar nós e pelos embaraçados.

É importante que habitue o Golden Retriever desde filhote ao processo de escovação. Para isso, faça bastante carinho e nunca relacione a um “castigo” ou a um ato ruim, dessa forma tudo será mais simples e agradável.

Escovação dos Pelos do Golden Retriever

Higiene

Os Golden não precisam de cuidados especiais como corte de pelos, somente a escovação que explicamos acima. Além disso, os Golden amam água e para evitar que o cloro ou sal façam mal à sua pele, lembre-se de, em seguida, dar um banho de água doce, removendo todas as impurezas.

Manter os ouvidos protegidos e secos durante esses momentos de aventura também é parte essencial da higiene de cachorro.

Apesar de muito resistentes, os dentes dos pets exigem muito cuidado e atenção. Um problema comum é o tártaro, que pode ser evitado se o tutor fizer escovação frequente utilizando sempre escovas e pastas de dente veterinárias, que proporcionarão mais saúde para a boca do peludo.

É aconselhado que dê banho em seu Golden ao menos uma vez por mês para mantê-lo limpinho, cheiroso e com os pelos lindos. Utilize somente shampoos específicos para cães, afinal, os produtos para humanos são fabricados com substâncias e um nível de pH que podem ser prejudiciais ao seu bichinho de estimação.

Cuidados com a saúde do Golden Retriever

Para ficar ainda mais por dentro de tudo sobre Golden Retriever, é importante saber que todas as raças possuem predisposição a certas doenças devido a suas características morfológicas. No caso do Golden, catarata, atrofia progressiva da retina, displasia do cotovelo e displasia da anca são problemas comuns.

Mas, com um bom acompanhamento veterinário e seguindo os cuidados necessários, seu pet continuará bem saudável e disposto como sempre.

Escovação dos Pelos do Golden Retriever

Alimentação

Golden Retrievers são cães grandes e bem enérgicos, além de super peludos. Sendo assim, para manter a sua disposição e saúde em dia, a alimentação tem papel essencial, mas deve ser escolhida cautelosamente, de acordo com as necessidades e características do seu cachorro.

Nunca devemos oferecer alimentos comuns, que nós costumamos comer, e sim ração. Nela estão todos os nutrientes, vitaminas e sais minerais cruciais para o organismo do seu amigão, além de serem formuladas especialmente de acordo com seu porte, idade e até mesmo para cães que estão com algum tipo de probleminha de saúde.

No Pet Shop da Petz você encontra ração para Golden Retriever filhote, adulto e sênior das marcas mais reconhecidas no mercado pet. Converse com um veterinário para saber qual a melhor opção para seu companheiro e adquira aqui mesmo!

Acompanhamento

É extremamente importante que leve seu cãozinho a consultas veterinárias periódicas para certificar-se de que sua saúde está boa. Caso seu pet esteja com alguma enfermidade, a mudança na alimentação faz parte do tratamento.

Além disso, só o veterinário poderá apontar com mais propriedade a melhor opção de ração para Golden Retriever, de acordo com as características morfológicas e hábitos do peludo.

É sempre bom presentear cãezinhos com algum petisco, não é mesmo? Afinal, é um momento de muita alegria e uma forma de demonstrarmos nosso carinho ou que o pet seguiu algum comando da melhor forma. E, é claro que a Petz possui as opções mais deliciosas, confira!

Filhotes

Filhotes

Apesar de muito brincalhões, os Golden são muito inteligentes! Eles ocupam a 4ª posição no ranking de inteligência canina, composta por 79 raças, feito pelo norte americano Dr. Stanley Coren e por juízes americanos, especialistas em provas de obediência.

O treinamento deve ser iniciado quando ainda são filhotes para facilitar o aprendizado. Como são cães que adoram água, é importante ensiná-los a só entrar em piscinas e lagos após o comando. Outra dica é familiarizá-lo a sons e barulhos de rua para que os passeios ou situações mais agitadas sejam tranquilas para ele.

Você pode contratar um adestrador, mas é essencial que acompanhe o processo de perto para criar uma aliança com o peludo. Lembre-se de respeitar o espaço e temperamento do pet! Esse pode ser um processo demorado, mas que certamente terá um excelente resultado.

Dicas de adestramento

Apesar de muito brincalhões, os Golden são muito inteligentes! Eles ocupam a 4ª posição no ranking de inteligência canina, composta por 79 raças, feito pelo norte americano Dr. Stanley Coren e por juízes americanos, especialistas em provas de obediência.

O treinamento deve ser iniciado quando ainda são filhotes para facilitar o aprendizado. Como são cães que adoram água, é importante ensiná-los a só entrar em piscinas e lagos após o comando. Outra dica é familiarizá-lo a sons e barulhos de rua para que os passeios ou situações mais agitadas sejam tranquilas para ele.

Você pode contratar um adestrador, mas é essencial que acompanhe o processo de perto para criar uma aliança com o peludo. Lembre-se de respeitar o espaço e temperamento do pet! Esse pode ser um processo demorado, mas que certamente terá um excelente resultado.

Enxoval para a raça

Para receber esse lindo pet em sua casa, é necessária uma preparação para que ele fique bem à vontade e tenha suas necessidade supridas. Primeiro, adquira um comedouro e um bebedouro para suas refeições. Para ajudar na limpeza, a Petz oferece também ótimas opções de jogos americanos!

Os tapetinhos higiênicos também são muito importantes para manter sua casa limpinha. Aqui você encontra opções com atrativos para que seu Golden entenda onde deve fazer suas necessidades fisiológicas. Eles ajudam inclusive a amenizar o odor e a troca é super simples.

Assim como nós, os cães também prezam por conforto durante as horas de sono. A Petz oferece opções incríveis de caminhas e colchões até mesmo para raças grandes, como a Golden Retriever. Proporcione ao seu pet mais bem-estar e disposição e evite dores em seu corpo!

Não poderíamos esquecer dos brinquedinhos, não é? Os Golden são muito brincalhões e enérgicos, por isso artigos interativos, resistentes e fofinhos são muito importantes. Venha conferir!

Produtos mais comprados para o Golden Retriever

tapete higiênico supersecão petz
Super Secão
Comprar
Bravecto petz
Bravecto
Comprar
Royal Canin petz
Royal Canin
Comprar
Pedigree Dentastix Petz
Petisco Pedigree
Comprar

Raças relacionadas

Pesquisa - Qual o seu pet?

Nome:
E-mail:
Cachorro
Gato
Outros