»
»
»
Pastor de Shetland

GUIA DE RAÇAS
Pastor de Shetland

Neste guia você vai encontrar:

Rápido, inteligente e brincalhão!

CBKC - Grupo 1

Forte e ativo, adora agradar seu tutor!

Conhecido, também, como Sheltie, o Pastor de Shetland é um cão de pastoreio. Ainda hoje, acredita-se que essa raça tinha a função de afastar os pássaros das ovelhas. Isso porque eles costumam perseguir pombos e outros tipos de aves atualmente.

O cachorro Pastor de Shetland tem uma personalidade muito doce e gentil, principalmente, com seu tutor. Ele irá fazer de tudo para agradar os integrantes de sua família. Isso será expresso por meio de seu alto latido, mas não espere que ele tenha a mesma simpatia com pessoas estranhas.

Condição física

Os cães da raça Pastor de Shetland são compactos, mas muito ágeis. Esses cachorros gostam de se manter ativos, praticando atividades. Um ambiente grande é melhor para poderem gastar toda a energia que possuem.

Mas isso não quer dizer que Pastor de Shetland e apartamento ou casas sem quintal não dão certo. Eles precisam se exercitar diariamente, então, levá-lo para uma corrida com coleira em um local amplo já o ajudam bastante.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Pastor de Shetland

Média de Altura

Média de altura do Pastor de Shetland

Média de Peso

Média de peso do Pastor de Shetland

Nível de Fofura

Nível de fofura do Pastor de Shetland

Características

Energia

Gosto por
brincadeiras

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Amizade com
estranhos

Amizade com animais

Proteção

Tolerância ao calor

Tolerância ao calor

Necessidade de
exercício

Apego ao dono

Facilidade de
treinamento

Guarda

Fácil de treinar?

Cuidados com a
Higiene do cão

Rações para Pastor de Shetland

Destaques e curiosidades

O Pastor de Shetland é destaque entre os cães por ter uma inteligência muito grande. Aliado a um bom treinamento, isso fará dele um cão com alto desempenho para competições.

O Sheltie está entre as 10 raças de cachorro mais inteligentes do mundo. Ocupa a 6ª posição no ranking. Além disso, tem muita disposição atlética e é muito curioso.

Como dito anteriormente, é possível que os Shelties fossem treinados para afastar as aves das ovelhas. Por isso, ele mantém o instinto de pastoreio ainda hoje e gosta de correr atrás de pássaros e gatos.

O Pastor de Shetland agrada muito quem quer um cão leal, dócil e que consegue viver bem em ambientes pequenos. Além disso, o tamanho deles — nem muito grande, nem muito pequeno — ajuda nisso. Talvez, seja essa a causa de ser uma das raças mais populares do mundo todo.

Pastor de Shetland guia raças

História do Pastor de Shetland

Origem

Nascido na Ilha de Shetland, na Escócia, os cães Pastores de Shetland foram criados para pastorear rebanhos menores de ovelhas e pôneis. Nos tempos de frio, esses cães costumavam ficar dentro de casa com os tutores. Assim, passaram a fazer parte, também, das famílias da época.

Ancestrais

Os Shelties têm como ancestrais os Collies e os Border Collies, que possuem um tamanho um pouco maior. Acredita-se que essas duas raças tenham sido cruzadas com cães de pastoreio da Ilha e tenham originado o Pastor de Shetland. Isso pode ter acontecido por volta do ano de 1700.

Migração

Os ingleses costumavam frequentar a Ilha de Shetland para manobrar os navios. Em uma dessas manobras, eles levaram os Shelties para a Inglaterra, por volta de 1800. No novo país, eles ficaram conhecidos, inicialmente, como Collies em miniatura.

Reconhecimento

O Pastor de Shetland foi reconhecido pelo English Kennel Club no ano de 1909. Até 1914, ele era tido como Collie também. Já pelo American Kennel Club, o Sheltie ganhou seu reconhecimento em 1911.

Pastor de Shetland  veterinário guia raças

Características físicas

Com média de tamanho de 40 cm, o Sheltie não é grande nem pequeno, sendo um pouco menor que o Collie. A cabeça do cãozinho é em formato de cunha, coberta por pelos lisos e compridos. As orelhas e os olhos são bem posicionados dando uma expressão atenta ao rosto do cachorro.

O seu corpo tem uma leve curvatura na região lombar, a cauda costuma ser baixa, com bastante pelagem áspera e bem robusta que também se estende até as patas. O Pastor de Shetland tem cores variadas, como preto com branco ou preto com castanho.

Conheça rações para Pastor de Shetland

Personalidade

Gentil, doce, afetuoso, inteligente: todos esses adjetivos podem ser dados ao Pastor de Shetland. Eles adoram participar das atividades da casa e estarem alinhados com seus tutores. Por ser ativo e brilhante, é um ótimo cão de companhia, pois está sempre alerta para o que seu amigo precisar.

Gostam muito de brincar e vão fazer de tudo para agradar os tutores durante as brincadeiras. Os latidos, traço comum da raça, descendem da sua origem de cão de guarda. Geralmente, vão latir quando se sentirem ameaçados, perceberem perigo a seus tutores e, também, quando estiverem muito felizes.

Convivência

Morar com um Sheltie é saber deixá-lo ocupado a maior parte do tempo, pois, é uma necessidade dele. Eles precisam praticar atividades ou exercícios todos os dias, pelo menos por 20 minutos, para se sentirem satisfeitos. Isso não exige grandes espaços, sendo praticável, também, em locais menores.

Eles não gostam de ficar deitados e nem curtem muita solidão. Podem até passar um pequeno tempo do dia sem os tutores, mas isso não pode se prolongar para não deixá-los tristes. Assim, irão latir ainda mais e tendem a ficar desobedientes.

Socialização

O maior problema da socialização por causa do temperamento do Pastor de Shetland é com estranhos. Por serem cães de guarda, naturalmente são bastante reservados com quem é de fora, podendo até morder os calcanhares das pessoas.

Por isso, é importante acostumá-los com estranhos e, até mesmo, com outros pets desde filhotes. Além disso, costumam ser cães bem familiares e se dão muito bem com crianças, por isso são bastante escolhidos para fazer parte das famílias.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Lidar com os pelos do Sheltie exige trabalho. São duas camadas: o subpelo é curto e denso, a pelagem externa é longa e áspera. É importante escovar a pelagem a cada dois dias. Durante a época de troca dos pelos, outono e primavera, a escovação deve ser feita com mais frequência.

Escove atentamente a região da cauda, orelha, cotovelo e pernas, que são as regiões em que mais nós são formados. Use pente ou as mãos para desembaraçar melhor. A pelagem dele não deve ser raspada, pois é feita, especialmente, para protegê-lo contra o calor e o frio extremo.

Escovação dos Pelos do Pastor de Shetland

Higiene

Apesar de serem grandes, os pelos do Pastor de Shetland não sujam com muita frequência. Dessa forma, eles não precisam de um calendário diferenciado de banhos. A frequência pode ser de até uma vez por mês, dependendo da sujeira no peludo.

As unhas do Pastor de Shetland têm tamanho normal e devem ser aparadas regularmente. Se ficarem muito grandes, podem machucar os tutores, causar incômodo nos cães e danificar os móveis, caso eles arranhem.

Os dentes precisam ser escovados com frequência, usando produtos próprios para a higiene de pets. Converse com o veterinário para saber como escovar direitinho, sem machucar seu Sheltie.

Cuidados com a saúde do Pastor de Shetland

A saúde do Pastor de Shetland, em geral, é boa. A dermatomiosite, uma doença que pode provocar problemas na pele, é a mais comum na raça. Ela é hereditária e pode afetar, também, os músculos.

No mais, eles podem ter hipotiroidismo, displasia de quadril e herdar algum tipo de anomalia nos olhos. Por isso, fazer exames desde filhotes é importante para cuidar da saúde do seu pet.

Cuidados Pastor de Shetland

Higiene e Limpeza para Pastor de Shetland

Alimentação

Os Shelties comem menos que os cães parecidos com sua raça, mas isso não quer dizer que não precisam de uma alimentação completa. Ofereça a eles rações de alta qualidade, em porções adequadas. Para isso, converse com o veterinário para saber as quantidades corretas.

A alimentação para Pastor de Shetland deve ser adequada de acordo com a idade dele. Conforme for crescendo, o tipo de ração e a quantidade podem mudar. O que não pode faltar a ele é o consumo de água frequentemente, para manter a boa hidratação.

Acompanhamento

O acompanhamento do Pastor de Shetland é importante em todas as fases da vida dele. Seja para adequar a alimentação, cuidar da saúde, etc. Apenas o especialista pode ajudar e indicar os melhores cuidados para seu amigão de quatro patas.

Outro cuidado fundamental é com as vacinas. Manter a vacinação do seu pet atualizada impede que ele fique com vários tipos de doenças. Inclusive, protege sua família também.

Filhotes

A chegada de um Pastor Shetland filhote no lar precisa ser bem preparada. Ele tem que se sentir aconchegado e confortável. A rotina da casa também deve estar pronta para se adaptar à chegada do novo integrante da família.

Os treinamentos para ensinar o filhote de Pastor Shetland podem começar desde cedo junto às aulas de socialização. Assim, ele crescerá mais obediente e mais sociável ainda.

Dicas de adestramento

A inteligência é uma das características mais marcantes do Sheltie. Usar isso a favor durante o adestramento irá ajudar bastante. Eles já são muito obedientes e estão sempre dispostos a agradar os tutores. Por isso, o treinamento vai ser mais fácil e trará bons resultados.

Proporcione atividades que exercitem a parte física e mental ao Pastor de Shetland. Como ele gosta de correr atrás de aves, objetos, etc., treinos que envolvam perseguições serão bem proveitosos.

Tudo o que você precisa para o Pastor de Shetland está na Petz!

Se você tem ou deseja ter o excelente um cão de companhia como o Pastor de Shetland, vai encontrar tudo para ele de maneira fácil. Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, há uma variedade enorme de produtos para o seu bichinho de estimação. Confira e aproveite!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Pastor de Shetland

Shampoo Cloresten Agener União
Shampoo Cloresten Agener União
Comprar
Brinquedo Chalesco Para Cães Bola Multicor
Brinquedo Chalesco Para Cães Bola Multicor
Comprar
Ração Úmida N&D Ancestral para Cães Adultos Sabor Cordeiro 140g
Ração Úmida N&D Ancestral para Cães Adultos Sabor Cordeiro 140g
Comprar
Biscoito Premier Cookie para Cães Filhotes 250g
Biscoito Premier Cookie para Cães Filhotes 250g
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças