»
»
»
Pastor do Caucaso

GUIA DE RAÇAS
Pastor do Caucaso

Neste guia você vai encontrar:

Destemido, alerta e autoconfiante!

CBKC - Grupo 2

Um excelente e gentil cão de guarda!

O Pastor do Cáucaso tem origem russa e está acostumado a viver em baixas temperaturas. É uma raça bem antiga e popular na Rússia. Eles possuíam várias funções de guarda, como proteger o gado e as propriedades de invasores.

O cachorro Pastor do Cáucaso é muito corajoso e vai querer ser sempre ser o protetor fiel do tutor. Apesar de seu humor mais sério, ele será muito gentil e carinhoso com a sua família.

Condição física

A raça Pastor de Cáucaso é bastante grande, fazendo parte dos cães de porte gigante. Seu corpo volumoso e robusto é bem rígido e forte, porém apesar do tamanho esses pet não possuem o melhor desempenho físico.

Não são cachorros de bastante energia, mas, mesmo assim, precisam se exercitar um pouco diariamente. Caminhadas leves com os tutores serão grandes aliadas para o bem-estar do Pastor do Cáucaso. Por serem grandes, podem ter dificuldades para viver em apartamentos. Quintais cercados são mais a cara deles.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Pastor do Caucaso

Média de Altura

Média de altura do Pastor do Caucaso

Média de Peso

Média de peso do Pastor do Caucaso

Nível de Fofura

Nível de fofura do Pastor do Caucaso

Características

Para tutores de
primeira viagem

Energia

Inteligência

Facilidade de
adestramento

Como cão de guarda

Adapta-se ao frio

Adapta-se a
apartamento

Necessidade de
atividades físicas

Fica bem sozinho

Relacionamento com
a Familia

Relacionamento com
crianças

Relacionamento com
estranhos

Relacionamento com
outros cães

Rações para Pastor do Caucaso

Destaques e curiosidades

“Ovtcharka”: esse é o nome do Pastor do Cáucaso em russo. Essa palavra significa “sheepdog” ou “cão pastor”. Hoje em dia, ele não tem mais a mesma função de proteger rebanhos e propriedades com todo seu tamanho. Mas ainda parece um grande protetor, só que, agora, dos tutores.

A popularidade da raça Pastor do Cáucaso em seu país de origem, Rússia, sempre foi indiscutível. Tanta fama assim fez esse cão se tornar o preferido de algumas lideranças russas, como Josef Stalin.

O Pastor do Cáucaso gigante sempre impressionou com seu tamanho e habilidades. Era comum, antigamente, que o cão participasse de competições caninas na Rússia.

Durante o período em que a Alemanha era dividida, os Pastores do Cáucaso chegaram ao país. Eles foram usados como cães de patrulha do grande Muro de Berlim, do lado oriental.

Pastor do Caucaso guia raças

História do Pastor do Caucaso

Origem

Nascido nas montanhas do Cáucaso, essa é uma das raças mais antigas conhecidas. O exército de Czar Armênio Tigran II (a.C.) já usam cachorros parecidos com os Cáucasos. Na União Soviética, os testes de seleção da raça começaram em 1920, definindo características específicas para os cães.

Ancestrais

O Pastor Cáucaso descende dos cães Mastim do Tibete, que também eram usados para proteger rebanhos. Além deles, cachorros antigos do Cáucaso também fazem parte da descendência do Pastor.

Migração

Como dito anteriormente, os cães Pastores do Cáucaso chegaram à Alemanha Oriental para servir como cachorro de patrulha. Isso aconteceu na década de 1960. Depois da queda do muro, esses pets ficaram “desempregados”. Muitas famílias alemãs adotaram os doguinhos para que não ficassem sem lar.

Registros e qualificações

O Pastor do Cáucaso está registrado no Serviço de Ações da Fundação, desde o ano de 1996. Ele também é qualificado para competir em eventos desde 2008. Além disso, a raça recebeu a designação do grupo de trabalho.

Pastor do Caucaso  veterinário guia raças

Características físicas

O Pastor do Cáucaso é um cachorro bem grande, forte e resistente. Os machos tendem a ser maiores que as fêmeas. A média de tamanho deles é de 65 cm, um porte grande gigante. O corpo deles é bem largo e robusto.

A cabeça tem o tamanho bem grande, com forma de cunha. A testa é larga em contradição dos olhos que são pequenos. O focinho segue uma linha paralela às linhas do crânio, mas ele é menor. A mordida é bastante forte e tem formato de tesoura.

Conheça rações para Pastor do Caucaso

Personalidade

O temperamento do Pastor do Cáucaso é um pouco complicado e exige paciência dos tutores. Não é recomendado para marinheiros de primeira viagem, ou seja, é necessário ter uma certa experiência com cães para lidar com ele. A raça precisa de um líder forte e de treinamentos para obedecer os familiares.

Mas não se assuste. Ele é muito gentil e dedicado com as pessoas que ama, além de ser carinhoso também. O Pastor do Cáucaso vai querer ser um excelente cão de guarda para seus tutores e não pensa duas vezes para protegê-los.

Convivência

Para poder viver bem, o Pastor do Cáucaso precisa de espaço para se sentir livre. Ele não se adapta bem em locais pequenos, como apartamentos. Além disso, é importante não esquecer de praticar exercícios com ele diariamente. O físico robusto dele exige isso.

Uma habilidade natural dessa raça é se adaptar às temperaturas frias, principalmente, por causa de suas origens. Então, não vai ligar se seus tutores escolherem locais mais gelados para morar. No entanto, se for mais quente, é preciso cuidar do bem-estar do cão.

Socialização

Esse cachorro precisa ser socializado desde filhote, para que não fique agressivo. Isso vale para o comportamento dele com outros pets, estranhos e crianças. Ao ficar próximo de outros cães, o Pastor do Cáucaso tem tendências dominantes.

Por isso, para quem tem outros bichinhos em casa, é importante acostumá-los a conviver. O Pastor do Cáucaso costuma estranhar pessoas que não conhece e pode ser agressivo. Com as crianças, o cuidado deve ser com o tamanho do cão, pois ele pode machucar durante as brincadeiras.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Essa raça possui três tipos de pelagem: curta, com pelo denso, sem jubas e franjas; média, pelo longo, também sem franja; longa, pelos longos, espessos, com jubas e franjas. Essas variações são para adaptações nos lugares em que vivem.

Os cães que têm pelagem mais longa precisam ser escovados todos os dias, para evitar nós. Caso o cachorro tenha a pelagem mais curta, a escovação pode ser semanal.

Escovação dos Pelos do Pastor do Caucaso

Higiene

Os Pastores do Cáucaso não precisam ter uma frequência de banhos definidas. É importante dar banho nele quando notar muita sujeira, mas, caso não consiga fazer isso, leve-o a um especialista. Os ouvidos do cão precisam de mais atenção para não acumular cera ou outras coisas que possam causar infecção.

Ao praticar atividades físicas, o Boerboel costuma ter suas unhas desgastadas naturalmente. Entretanto, se isso não acontecer, é importante apará-las, sempre com muito cuidado. Se achar necessário, o tutor pode solicitar serviços profissionais, como o da Petz!

A escovação regular ajuda a evitar problemas na saúde bucal do Pastor do Cáucaso, como tártaro. Converse com o veterinário para saber a melhor forma de escovar os dentes do cachorro e quais produtos usar.

Cuidados com a saúde do Pastor do Caucaso

A saúde do Pastor do Cáucaso é, geralmente, estável, mas eles podem ter doenças comuns aos cães. Obesidade, displasia, hipotireoidismo são algumas das enfermidades comuns que chegam a ser descobertas com o acompanhamento do veterinário.

Cuidados Pastor do Caucaso

Higiene e Limpeza para Pastor do Caucaso

Alimentação

Os cães de porte gigante, como o Pastor do Cáucaso, precisam de alimentação reforçada. A quantidade de ração deve ser definida junto ao especialista, pois ela varia de acordo com o peso, porte e nível de atividade física do cão.

Rações Super Premium são mais balanceadas e oferecem todos os nutrientes que os cachorros precisam. Elas podem ser uma ótima opção para o dia a dia. Caso queira oferecer petiscos e biscoitos para o seu cão, consulte o veterinário para definir as porções.

Acompanhamento

Levar seu Pastor do Cáucaso ao veterinário irá ajudá-lo a ter uma alimentação correta, a cuidar da saúde e a crescer saudável. Então, faz muita diferença para o bem-estar do pet realizar o acompanhamento, principalmente, desde filhote.

Outro cuidado que só traz benefícios é manter a caderneta de vacinação do cachorro atualizada. As vacinas são importantes para controlar e evitar doenças nos bichinhos e até nos tutore

Filhotes

Muito fofinho, o Pastor do Cáucaso filhote vai querer muito carinho e amor no novo lar. Os tutores devem preparar o ambiente para a chegada dele, com comedouro, bebedouro, cama, etc. A rotina da casa também deve estar preparada para receber o cãozinho.

A alimentação deve mudar conforme o cão for crescendo, seguindo as recomendações do veterinário. Esses cuidados são fundamentais nos primeiros 12 meses para que o cachorro cresça forte com todas as vitaminas que precisa.

Dicas de adestramento

Essa raça é muito ativa e independente, com um temperamento, às vezes, intolerante. É necessário ter paciência para treiná-lo e conseguir os resultados desejados no treinamento.

Aproveite espaços grandes para praticar os exercícios com ele, afinal, eles gostam de estar ao ar livre. Tentar deixá-los em casa, sem um treinamento prévio, pode fazer com que fiquem nervosos. Por isso, procure atividades que estimulem a obediência. Além disso, exercícios com familiares serão mais proveitosos.

Cuide do seu gigante Pastor do Cáucaso com ajuda da Petz!

Não vai ser difícil encontrar produtos perfeitos para seu Pastor do Cáucaso. No Pet Shop on-line da Petz, tem tudo o que ele precisa. Aproveite as condições imperdíveis e os preços arrasadores para adquirir muitos itens para seu bichinho de estimação.

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Pastor do Caucaso

Shampoo Pet Society para Cães Hydra Groomers Extra Soft 1L
Shampoo Pet Society para Cães Hydra Groomers Extra Soft 1L
Comprar
Brinquedo Zeedog Eledump para Cães
Brinquedo Zeedog Eledump para Cães
Comprar
Ração Golden Filhote Sabor Frango e Arroz para Cães
Ração Golden Filhote Sabor Frango e Arroz para Cães
Comprar
Ração Golden para Cães Adultos Seleção Natural Abóbora
Ração Golden para Cães Adultos Seleção Natural Abóbora
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças