»
»
»
Pequinês

GUIA DE RAÇAS
Pequinês

Neste guia você vai encontrar:

Um cãozinho esperto e ótimo companheiro!

CBKC - Grupo 09

Esse cachorro de pequeno porte tem tudo para conquistar a sua família.

Não há quem resista à fofura do Pequinês. Considerada uma das menores raças de cachorro do mundo, tem a aparência de um leãozinho e conquista cada vez mais os novos tutores, que buscam por um amigo de quatro patas versátil e leal.

Famoso por sua estatura, ele atrai os olhares de quem quer ter um cãozinho em um lar com pouco espaço. Esse pet se adapta muito bem a apartamentos e casas sem quintal. Saiba mais sobre a raça em nosso guia e esteja preparado ao encontrar um cachorro Pequinês para adoção!

Condição física

Trata-se de um cão que não curte tanto brincadeiras, muito pelo seu baixo nível de energia. Isso também faz dele um animal pouco adepto a exercícios, com atividades diárias mais tranquilas e com ritmo menos acelerado.

Nos esportes caninos, ele atua sempre no próprio ritmo. Portanto, a prática deve ser adaptada às condições de cada cachorrinho da raça. E mesmo com esse nível menor de energia e baixa demanda de atividades, é importante manter sempre uma rotina de exercícios adequados, definidos por um médico-veterinário.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Pequinês

Média de Altura

Média de altura do Pequinês

Média de Peso

Média de peso do Pequinês

Nível de Fofura

Nível de fofura do Pequinês

Características

É animado?

Gosta de brincar?

Gosta de cães?

É sociável?

Gosta de gatos?

Instinto de proteção?

É calorento?

É friorento?

Precisa exercitar?

Requer atenção?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É higienico?

Rações para Pequinês

Destaques e curiosidades

Toda raça de cachorro possui características e histórias próprias, e com o Pequinês não poderia ser diferente. Confira algumas das curiosidades marcantes sobre esse cãozinho e fique ainda mais encantado com toda a fofura da espécie!

Na cultura popular chinesa, a história da raça possui várias lendas. Uma delas dita a paixão entre um leão e uma borboleta. Para ajudar os dois animais, Buda permitiu que o tamanho do leão diminuísse, e ele se tornou um belo Pequinês.

Por ser tão pequeno e encantador, o cachorro dessa raça sempre serviu como bicho de estimação oficial da antiga família do Palácio Imperial Chinês. Além disso, a criação desses cães fora dos muros do império era duramente penalizada.

Após conquistar a China e outros países, os Pequineses também ficaram muito famosos no Brasil, principalmente durante as décadas de 1970 e 1980. Mas, por conta do alto número de cruzamentos, a raça começou a perder os traços originais.

Pequinês guia raças

A história do Pequinês

Origem

Estima-se que o cão Pequinês exista desde o século 8, quando passou a ser criado pela nobreza da Dinastia Tang. Muitos especialistas afirmam a possibilidade da raça ser resultado de cruzamento com cachorros de porte maior. A definição da raça foi feita pelos próprios cortesãos imperiais.

Migração

Após séculos como cachorro oficial do governo, o Pequinês pôde sair dos muros da Cidade Proibida. Durante a Guerra do Ópio, na década de 1860, tropas britânicas encontraram cães da raça ao invadir o Palácio. Alguns exemplares foram levados para o Reino Unido, como presente para a rainha Vitória.

Registros

No final da década de 1890, o Pequinês desembarcou nos Estados Unidos. Assim como na Europa, o cão encantou muita gente e logo ficou famoso. A raça foi registrada no American Kennel Club em 1906 e, poucos anos após a oficialização, foi criado um clube de criadores e entusiastas da raça no país.

Popularização

Alguns eventos fizeram com que a raça ficasse cada vez mais conhecida, como primeira exibição da espécie em 1894, na Inglaterra. Além disso, a família Roosevelt chegou a ter um Pequinês na Casa Branca. O pet foi um presente da Imperatriz Tseu-Hi ao presidente americano, no início do século 20.

Pequinês veterinário guia raças

Características físicas

Não é à toa que o Pequinês é conhecido como cão de colo. De porte pequeno, a raça conta com um corpinho relativamente baixo e curto. A cabeça é razoavelmente larga, com focinho evidente e olhos redondos, escuros e brilhantes. Já as orelhinhas são destacadas pelo formato de coração e estão sempre caídas.

A cauda desse cachorro é alta e ligeiramente curvada sobre o dorso. Assim como as outras partes do corpo, os pelos longos se sobressaem. A coloração é muito diversa, com dez pigmentações padronizadas e diferentes tipos de marcações.

Conheça rações para Pequinês

Personalidade

O pequinês tem personalidade pautada pela coragem e lealdade, sem ser um cão tímido ou agressivo. Esse tipo de comportamento faz com que ele seja independente e obstinado. É um cão que pode se achar de guarda, enfrentando animais maiores ou se colocando em situações perigosas, o que, claramente, não é uma boa ideia.

Portanto, não deixe de definir um programa de adestramento assim que adotá-lo. Já que ele pode ser teimoso e até mesmo difícil de disciplinar. Por outro lado, é bom destacar que ele adora a companhia do tutor e da família, por isso, prepare-se para ter um grande parceiro!

Convivência

A convivência com o Pequinês tem tudo para ser muito tranquila! Um bom exemplo é o fato dele latir bem menos que outros cãezinhos, a não ser que perceba algum perigo e tente proteger seu dono. Afinal, estamos falando de um pequeno bastante destemido!

Outro ponto muito favorável é que o pequinês possui temperamento calmo. Ele dificilmente vai destruir objetos pela casa, a não ser que fique estressado. Para que o animal tenha sempre um comportamento saudável, é bom manter uma rotina com atividades físicas, mas tudo sob medida, já que ele não tem muita energia.

Socialização

Trata-se de um cão que adora crianças. Contudo, é fundamental que a interação entre ele e os pequenos seja supervisionada, assim como acontece com outros bichos de estimação. O cachorro dessa raça costuma ser indiferente aos estranhos.

Além disso, a relação com outros cachorros deve ser acompanhada pelo tutor e costuma ser bem tranquila conforme a socialização do pet com outros animais quando filhote.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

A raça conta com uma pelagem moderadamente longa e camada superior rústica, enquanto o subpelo é mais macio.

Com essas características, o Pequinês tem cuidados essenciais em relação aos pelos. Eles costumam cair sazonalmente, por isso, é fundamental fazer escovações de duas a três vezes por semana, para a retirada de fios mortos da pelagem.

Escovação dos Pelos do Pequinês

Higiene

Os banhos podem ser dados pelo menos uma vez por mês ou a cada 15 dias. Para que os pelos fiquem sempre bem limpinhos, não se esqueça de utilizar um shampoo apropriado para esse tipo de pelagem. O mesmo vale para produtos como condicionadores e o desembaraçadores!

Uma rotina com escovações regulares faz toda a diferença no combate a problemas como o tártaro e a placa bacteriana. Converse com o médico-veterinário do animal para saber como preveni-lo da melhor maneira, utilizando produtos certos para esse cuidado.

As unhas em tamanho grande causam muito desconforto aos cachorros. No caso do Pequinês, elas devem ser aparadas regularmente, se não estiverem se desgastando de forma natural conforme as atividades físicas. Para essa tarefa, use equipamentos adequados e a técnica correta para não machucar o animal.

Cuidados com a saúde do Pequinês

Tanto o Pequinês macho como fêmea possui a face curta e é fundamental ficar de olho para que o animal não desenvolva a chamada síndrome braquicefálica, que dificulta a respiração. Sintomas como ronco, apneia, salivação e vômitos devem ser informados a um médico-veterinário e tratados o mais rápido possível.

Outra condição difícil para o pet é o calor, já que os cães dessa raça preferem climas frios. O ideal é que ele seja criado em um local de temperatura adequada, uma alternativa é manter o animal em ambientes com ar condicionado ou ventilação apropriada, seguindo orientações de um veterinário.

Cuidados Pequinês

Higiene e Limpeza para Pequinês

Alimentação

Como todo pet, o cachorro dessa raça precisa de ter sua ração recomendada por um médico-veterinário. A ajuda do especialista na definição da dieta, bem como a quantidade de grãos a ser oferecida, faz toda a diferença para que o animal cresça de forma saudável e feliz.

Portanto, lembre-se sempre de escolher uma ração para Pequinês de qualidade, com a classificação adequada para o porte e a faixa etária do peludo.

Acompanhamento

Não espere que seu amigo de quatro patas apresente algum sintoma de problemas na saúde para procurar atendimento médico. Os acompanhamentos regulares são indispensáveis e também valem para os Pequineses. Dessa forma, mantenha uma frequência adequada de check-ups com o especialista.

Filhotes

Filhotes

Acostumar-se a um novo lar nem sempre é uma tarefa tão simples, concorda? Por isso, é muito importante atentar-se aos cuidados que um filhote de Pequinês demanda ao seu tutor. Assim, o pequenino vai se adaptar facilmente ao novo espaço, rotina e familiares!

Antes de receber o peludinho, adeque o ambiente do animal com acessórios para acessibilidade, proteção contra acidentes domésticos e outros probleminhas. Além disso, não se esqueça de manter a carteira de vacinação dele sempre em dia, assim como os processos de vermifugação.

Dicas de adestramento

Como já deve ter notado, a obstinação do Pequinês pode tornar o adestramento uma missão um pouco difícil. Contudo, esse processo de aprendizagem é essencial para que ele tenha uma vida mais tranquila e uma criação responsável. Uma ideia é procurar um adestrador, que pode ensinar truques e ações adaptadas para a raça.

Lembre-se que esse cachorro está sempre em alerta. Isso pode contribuir bastante para as lições que demandam atenção do animal. A prática de esportes caninos também é excelente para o aprendizado, desde que as condições do bichinho sejam respeitadas. Assim, você terá um pet educado e sempre saudável!

Na Petz, você encontra produtos imperdíveis para o Pequinês!

Agora que você já sabe tudo sobre o Pequinês, com certeza, está afim de encontrar um amiguinho dessa raça para virar o seu grande companheiro. Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você pode montar o enxoval perfeito para o seu amigo gastando bem pouco. Aproveite já nossas ofertas!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O pequines

Brinquedo Chalesco Para Cães Bola Multicor
Brinquedo Chalesco Para Cães Bola Multicor
Comprar
Biscoito Premier Cookie para Cães Adultos de Raças Pequenas 250g
Biscoito Premier Cookie para Cães Adultos de Raças Pequenas 250g
Comprar
Ração Premier Duo Ambientes Internos para Cães Adultos de Raças Pequenas Sabor Cordeiro e Peru
Ração Premier Duo Ambientes Internos para Cães Adultos de Raças Pequenas Sabor Cordeiro e Peru
Comprar
Ração Golden Fórmula Mini Bits Para Cães Adultos Pequeno Porte Sabor Carne e Arroz
Ração Golden Fórmula Mini Bits Para Cães Adultos Pequeno Porte Sabor Carne e Arroz
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças