»
»
»
Braco italiano

GUIA DE RAÇAS
Braco italiano

Neste guia você vai encontrar:

Gentil, companheiro e aventureiro

CBKC - Grupo 7

Esse é um pet para a família toda se divertir por horas!

Informações Gerais

Uma das raças de cachorro de aponte mais antigas do mundo, o Braco italiano veio da Europa para conquistar o mundo todo. Esses cãezinhos de orelhas balançantes e linda pelagem são extremamente calmos e gentis, verdadeiros exemplos do equilíbrio entre instinto e treino.

Também chamado de Pointer Italiano, esse bichinho se dá muito bem tanto com tutores solo quanto com grandes famílias, adorando a companhia dessas pessoas especiais. Quer conhecer um pouco sobre esse amigão e se apaixonar ainda mais? Então, é só continuar a leitura!

Condição física

Apesar de ser um cachorro bastante calmo, o Braco italiano exige uma rotina de exercícios para gastar energia e se manter em forma. Ele adora caminhadas e corridas, além de brincadeiras que envolvam qualquer tipo de “caçada”.

Por isso, é importante que a rotina da família seja ativa ao adotar um amiguinho dessa raça, pois ele precisa desse estímulo para ter uma boa qualidade de vida. Além disso, como é um pet que precisa de espaço, o melhor ambiente seria uma casa com um quintal significativo.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Braco italiano

Média de Altura

Média de altura do Braco italiano

Média de Peso

Média de peso do Braco italiano

Nível de Fofura

Nível de fofura do Braco italiano

Características

Vive bem em
apartamento

Late muito

É afetuoso

Gosta de crianças

Gosta de estranhos

Gosta de outros pets

Precisa de exercícios

É sensivel

Solta pelo

É brincalhão

É fácil de treinar

É friorento

É calorento

Fica bem sozinho

É inteligente

Rações para Braco italiano

Destaques e curiosidades

Quando falamos do cachorro Braco Italiano, há muita história a ser contada. Por isso, é de se esperar que existam várias curiosidades em torno deles, não é mesmo? Veja algumas a seguir!

Esse é uma raça de cachorro tão antiga que se acredita que foi a partir dela que surgiram outras raças de cães do tipo Braco, como o Braco Húngaro de Pelo Duro e o Braco de Bourbonnais.

Essa raça de cachorro era criada por famílias nobres na Itália, como a família Médici e a família Gonzaga. Isso aconteceu principalmente durante o período da Renascença, e os filhotes passaram a ser procurados por outros nobres também.

Sendo um pet tão consagrado na Itália, é natural que ele apareça em peças de arte, como no alto-relevo Nymphe de Fontainebleau, produzido pelo artista Benvenuto Cellini. Hoje em dia, a peça encontra-se no Museu do Louvre, na França.

Braco italiano guia raças

História do Braco italiano

Origem

Não se sabe ao certo qual é a origem do Braco italiano, afinal é uma raça bastante antiga. Acredita-se que ela veio do norte da Itália, com indícios da existência dela desde os séculos 4 e 5 a.C.

Ancestrais

Acredita-se que as raças que originaram esse cachorro italiano foram duas bastante antigas: o Sabujo italiano de pelo duro e o Mastim asiático, que hoje é considerada extinta.

Migração

O pet começou a se espalhar pelo mundo por causa da nobreza italiana já na Idade Média, o que culminou no pico de popularidade da raça no período da Renascença. Mesmo assim, houve risco de extinção desses bichinhos no começo do século 20.

Reconhecimento

O Braco Italiano era reconhecido como duas raças anteriormente: o Pointer de Piemonte e o Pointer de Lombardia. No entanto, na década de 20, foi decidido uni-las a fim de preservar as características genéticas do pet. Dessa forma, a raça italiana foi reconhecida em 1956 pela FCI e em 2001 pela AKC.

Braco italiano  veterinário guia raças

Características físicas

Uma das características que mais chamam a atenção no Braco italiano é ser um cachorro de orelhas caídas e bastante longas. Além disso, a pelagem do pet é curiosa, pois é adornada com diversas manchinhas que podem variar de cor, passando por branco, branco com laranja, e branco com amendoado.

O porte do cão é médio, apesar de ele parecer um cachorro grande devido ao corpo robusto. Esse traço se repete por todo o amigo de quatro patas, que também tem os membros traseiros e dianteiros do pet bem fortes.

Conheça rações para Braco italiano

Personalidade

Quando se fala que essa foi uma raça criada para caçar, é muito comum imaginar um cão violento. No entanto, isso não se aplica ao Braco italiano, que é um pet calmo e bastante amigável. Ele adora ficar ao lado da família, e uma das coisas que mais ama é ser atencioso com os pedidos dos tutores.

Contudo, a personalidade do cão permanece forte e bastante sensível. Dessa forma, é preciso ter cuidado com a maneira como uma pessoa se dirige ao pet, pois ele pode ficar amuado.

Convivência

Se tem uma coisa que esses bichinhos amam, é viver em família! Se você procura um grande companheiro, a raça é ideal. Porém, isso é um ponto de atenção, pois o pet está propenso a sofrer com a ansiedade de separação.

Por isso, é importante passar bastante tempo com o seu amigo e gradualmente acostumá-lo a ficar sozinho por certos períodos. Passeios e atividades constantes também podem ajudar a construir um estilo de vida mais saudável, pois o pet não fica com energia acumulada.

Socialização

Os Bracos italianos costumam se dar muito bem com tutores, crianças e estranhos. No entanto, como todo cachorro, é muito importante fazer o trabalho de socialização desde cedo, para as interações não criarem estresse para nenhuma das partes envolvidas.

Além disso, devido ao instinto de cachorro caçador, essa socialização é fundamental para esses bichinhos interagirem com animais menores. Assim, eles podem conviver em conjunto sem problemas, com supervisão.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Esse amigo de quatro patas tem pelos bastante curtos, que não caem com muita frequência. Por isso, ele não dá muito trabalho quando se trata de cuidados com a pelagem. Para mantê-lo bem-arrumado e retirar os pelos mortos, uma escovação semanal com uma luva ou uma escova para pets é suficiente.

Escovação dos Pelos do Braco italiano

Higiene

Os banhos do Braco italiano podem acontecer periodicamente e/ou de acordo com a necessidade do pet, por ele ser muito ativo. Um ponto importante são as orelhas da raça, que devem ser bem protegidas e limpas constantemente, para evitar otites e outras doenças.

Manter as unhas do amigo de quatro patas bem aparadas e cortadas é fundamental. Por isso, utilize as ferramentas corretas e mantenha-as sempre em uma altura em que as patinhas do cachorro não façam barulho contra o chão quando ele anda.

A escovação dentária da raça deve ser constante a fim de manter a saúde bucal dela sempre em dia. Para essa tarefa, cremes dentais e escovas (ou equivalentes) devem ser utilizados.

Cuidados com a saúde do Braco italiano

Não existem problemas de saúde específicos da raça, mas há questões que merecem mais atenção. Entre elas, estão doenças bucais, problemas no ouvido e entrópio nos olhos.

Cuidados Braco italiano

Higiene e Limpeza para Braco italiano

Alimentação

A dieta do Braco italiano deve ser pensada para um cão ativo, considerando o porte e a idade em que o pet está. Também prefira sempre alimentos de qualidade Premium ou Super Premium e atente-se à necessidade nutricional do seu bichinho.

Além disso, é preciso cuidar da alimentação desses bichinhos, porque alguns deles têm propensão à obesidade. Dessa forma, consulte um médico-veterinário e exponha a rotina do pet para o profissional indicar a dieta ideal.

Acompanhamento

A saúde do cão vem sempre em primeiro lugar, e a maneira correta de mantê-la é fazer visitas regulares ao médico-veterinário. Assim, o seu bichinho é examinado regularmente e, no caso do aparecimento de doenças, elas podem ser tratadas desde cedo.

Outra maneira super importante de evitar doenças é levar o seu pet para tomar todas as vacinas. Mantendo a caderneta de vacinação do cachorro atualizada, você minimiza o risco de doenças para o pet e para a sua família.

Filhotes

Toda vez que um novo filhotinho chega ao lar, é uma felicidade única. Para ter um momento de pura alegria para todos, é importante preparar a família para cuidar do pequenino, de forma a mantê-lo seguro e acostumá-lo com sua nova casa.

Por isso, adapte todos os ambientes e crie também um local exclusivo para o pet. Como é um filhote, ele pode ter bastante energia, então esteja preparado para brincadeiras! Desde cedo, desenvolva hábitos positivos e saudáveis para o pet.

Dicas de adestramento

Esse é um pet muito inteligente, que adora deixar os tutores felizes. Por isso, adestrá-lo não é uma tarefa difícil! No entanto, é muito importante ser gentil e sempre usar reforços positivos, para o pet cooperar e isso tornar o processo de aprendizado feliz.

Essa é uma raça caçadora, então todas as atividades e truques que despertem esse instinto do pet são uma boa aposta! Como é um amigo de quatro patas que adora correr, brincadeiras que contem com esse exercício também são extremamente positivas.

Os cuidados com o seu Braco italiano estão na Petz!

Tudo que você precisa para oferecer a melhor qualidade de vida para o seu Braco italiano você encontra aqui no Pet Shop on-line da Petz! É um catálogo completo com uma extensa variedade de produtos a preços e condições especiais, não perca!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Braco italiano

Solução Auricular Vetnil Aurivet Clean
Solução Auricular Vetnil Aurivet Clean
Comprar
Colchão Zooz Pets Filmblack Snoopy para Cães Preto
Colchão Zooz Pets Filmblack Snoopy para Cães Preto
Comprar
Escova Dental Good Care Mundo Animal
Escova Dental Good Care Mundo Animal
Comprar
Limpador de Orelhas Pet Clean para Cães e Gatos
Limpador de Orelhas Pet Clean para Cães e Gatos
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças