»
»
»
Buldogue Serrano

GUIA DE RAÇAS
Buldogue Serrano

Neste guia você vai encontrar:

Amigável, equilibrado e trabalhador

CBKC - Grupo 11

Um cachorro pronto para qualquer desafio!

Informações Gerais

O Buldogue Serrano é um cão de origem brasileira, nascido no Sul do país para realizar trabalhos pesados, como lidar com gado. Sua força é tamanha, que ele é capaz de derrubar um boi facilmente. Bom, isso era o que diziam os primeiros criadores da raça.

Ele também é um excelente cão de companhia, pronto para enfrentar qualquer tipo de desafio. Seu parente mais próximo é o Buldogue Campeiro, que foi criado para praticamente as mesmas funções. A diferença entre eles é que o Serrano é mais leve, enquanto o outro cão é mais pesado.

Condição física

O Buldogue Serrano é, por natureza, um cão que pratica exercícios desde o seu surgimento. Por isso, ele necessita de uma rotina adequada de atividades que consigam suprir a sua necessidade física.

O ideal é criá-lo em um lugar bem amplo, para que ele tenha bastante espaço para poder se exercitar. Além disso, é um cão de guarda rural de grande porte, então naturalmente precisa de um espaço grande para viver.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Buldogue Serrano

Média de Altura

Média de altura do Buldogue Serrano

Média de Peso

Média de peso do Buldogue Serrano

Nível de Fofura

Nível de fofura do Buldogue Serrano

Características

Energia

Inteligência

Facilidade de
adestramento

Como cão
de guarda

Adapta-se ao
calor

Adapta-se ao
frio

Adapta-se bem à
vida em apartamento

Necessidade de
atividade físicas

Relacionamento com
a família

Relacionamento com
crianças

Relacionamento com
estranhos

Precisa de
bastante espaço

Queda de pelos

Late muito

É fácil de treinar

Rações para Buldogue Serrano

Destaques e curiosidades

Saber a história das raças de cachorro brasileiras é um pouco mais complicado, pois muitas delas não têm registros oficiais fora do país. Mas aqui, conosco, você consegue descobrir coisas interessantes e fatos históricos sobre o Buldogue Serrano. Confira!

Por ter sido criado para lidar com gado e animais grandes, como porcos, o Buldogue Serrano foi muito usado para levar bois para o abatedouro. Algum tempo depois, essa prática foi considerada ilegal pela Vigilância Sanitária, assim os cães perderam essa função aos poucos.

Com essas mudanças que foram propostas ao trabalho que a raça exercia, ela quase entrou em extinção na década de 1970. Ralf Schein Bender, cinófilo, foi o responsável por começar um trabalho de resgate do Buldogue Serrano e Campeiro.

Mesmo sendo um cão de origem brasileira, é raro encontrá-lo em regiões além do Sul do país. Quando o cachorro era bastante usado na movimentação de gados, ele era muito comum também no Mato Grosso do Sul.

Buldogue Serrano guia raças

História do Buldogue Serrano

Origem

A história do Buldogue Serrano se mistura com a do Campeiro. Acredita-se que eles surgiram com a vinda de imigrantes da Europa no século 19. Alemães, poloneses e italianos contribuíram trazendo suas raças nacionais e misturando-as aqui no Brasil.

Ancestrais

As raças trazidas pelos europeus e que podem ter participado da criação do Buldogue Serrano eram: Bullenbeisser, Buldogue Maltês e o antigo Buldogue Inglês. O Buldogue Espanhol e Alamo também podem ter participado da formação do cão, pois viviam na América Espanhola na época e atravessavam a fronteira facilmente.

Migração

Não se sabe ao certo quando os cães começaram a migrar para outros países, mas é muito comum encontrar a raça na Argentina e no Uruguai.

Reconhecimento

Em 2001, a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) registrou a raça Buldogue Campeiro. Mas como ele e o Serrano sempre foram distintos por causa do peso, foi solicitado o reconhecimento também do mais leve. Isso aconteceu em 2009, quando finalmente aconteceu o registro do cachorro.

Buldogue Serrano  veterinário guia raças

Características físicas

O Buldogue Serrano tem características propícias para os trabalhos que realizava com gados. Ele tem um porte grande e musculoso, com tudo bem distribuído no corpo. São os músculos que dão ao cão a aparência de ter bastante agilidade — e ele tem!

Sua cabeça é larga e proporcional ao corpo. Já os olhos são ovais e pequenos, assim como as orelhas, que têm um tamanho reduzido e são pendentes. Nas bochechas, há um arco que deixa o focinho e a boca bem definidos.

Conheça rações para Buldogue Serrano

Personalidade

Apesar do seu tamanho e de sua cara de bravo, o Buldogue Serrano tem comportamento muito tranquilo. Ele é extremamente meigo e chega a ser bastante dócil, principalmente com seus tutores.

O cão é bastante corajoso e atento ao que está acontecendo. Quando ele se sentir ameaçado ou for desafiado, não vai fugir do desafio. Mesmo assim, basta seu tutor falar uma vez e ele obedece rapidamente, pois é bastante submisso a quem ama.

Convivência

Com esse companheiro de quatro patas em casa, alegria e cumplicidade não vão faltar. Ele é leal e não vai querer causar confusões desnecessárias no lar. Basta impor limites ao cão desde filhote, e a obediência estará presente sempre.

Como dito anteriormente, ele só será um pouco agressivo caso seja provocado. No mais, não há com o que se preocupar na convivência com ele dentro de casa. Costuma ser bem tranquilo.

Socialização

É importante incluir os treinos de socialização na rotina do Buldogue Serrano desde filhote. Por mais que ele seja tranquilo com a família, acostumá-lo com outros pets, principalmente, é fundamental.

Essa raça não tem problemas com crianças, o único cuidado a ser tomado é com o tamanho do cão, que pode machucá-las. Por isso, as interações devem ser supervisionadas. Com estranhos, o pet se comporta muito bem, depois da fase de se conhecerem, ele se torna amigável.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Os pelos do Buldogue Serrano são bem curtinhos, com uma textura lisa, que não é macia, nem áspera em excesso. Para cuidar deles é bem simples, basta uma escovação semanal para remoção dos fios mortos.

Escovação dos Pelos do Buldogue Serrano

Higiene

O banho pode ser dado mensalmente para que o cão fique totalmente limpo. Mas essa não é uma raça que exige muitas limpezas. Fique atento às sujeiras nos olhos e orelhas. Além disso, limpe sempre com um pano úmido qualquer tipo de secreção.

Aparar as unhas do peludo regularmente é muito importante para o bem-estar dele. Caso fiquem grandes, elas podem causar dor e desconforto ao pet. Além disso, ele pode acabar danificando os móveis ao arranhá-las.

Escove os dentes do seu peludo regularmente, para manter a higiene bucal dele. É dessa forma que você evita o tártaro, os problemas na gengiva ou qualquer outra doença na boca do cãozinho.

Cuidados com a saúde do Buldogue Serrano

Em geral, o Buldogue Serrano costuma ter uma vida saudável. Ainda assim, mantenha as consultas de rotina para fazer exames. É preciso sempre ter atenção às doenças comuns aos cães, como displasia coxofemoral, de cotovelo e problemas na pele.

Cuidados Buldogue Serrano

Higiene e Limpeza para Buldogue Serrano

Alimentação

A alimentação do Buldogue Serrano deve ser feita com rações indicadas para o tamanho, o porte e o peso dele. Além disso, o veterinário deve adequar a dieta à rotina de exercícios do peludo, para que ele tenha todos os nutrientes que precisa.

Escolha rações que correspondam à idade do seu Buldogue. Em cada fase da vida, ele precisa de vitaminas específicas. Não esqueça de deixar água limpa e fresca sempre disponível para o peludo, pois o cão tem que se hidratar muito bem.

Acompanhamento

Como dito anteriormente, as consultas com o veterinário fazem toda a diferença na vida do seu cachorro. É com a ajuda do profissional que seu cão terá todo o suporte para crescer forte e saudável, com a dieta correta e o cuidado com a saúde.

As vacinas também devem fazer parte da vida do seu Buldogue Serrano. Elas ajudam a evitar doenças no peludo e também na família. Isso porque algumas patologias podem ser transmissíveis para os humanos. Então, mantenha a caderneta de vacinação sempre atualizada.

Filhotes

Quando um Buldogue Serrano filhote chega ao novo lar, ele precisa se sentir confortável e bem recebido. Por isso, é importante adequar a rotina da casa e separar o cantinho especial dele, com todos os acessórios.

Já nessa fase, inclua uma rotina leve de exercícios e socialização. As consultas com o veterinário do filhote de Buldogue Serrano devem se iniciar quanto antes. Assim, ele ficará sempre confortável com o procedimento.

Dicas de adestramento

O Buldogue Serrano é um cão muito inteligente, então não há dificuldades para treiná-lo. Imponha limites desde o começo dos treinos e não dê moleza a ele. Ele não tende a ser teimoso, o que facilita na relação com o tutor durante as atividades.

A raça foi criada para tomar conta de animais grandes. Por isso, caso queira, você pode incluir exercícios um pouco mais pesados. Treinos de guarda, caça e corrida podem agradar bastante o peludo.

Tudo para Buldogue Serrano está na Petz!

Agora que você conhece todas as informações sobre a raça brasileira Buldogue Serrano, aproveite o Pet Shop on-line da Petz! Aqui, temos tudo o que seu cãozinho precisa, com muita qualidade. Aproveite nossos preços e adquira já!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Buldogue Serrano

Ração Royal Canin Club Performance Cães Adultos
Ração Royal Canin Club Performance Cães Adultos
Comprar
Petisco KelDog Cães Adultos Tekinhos - 500g
Petisco KelDog Cães Adultos Tekinhos - 500g
Comprar
Shampoo Virbac Sebolytic Spherulites para Cães 250ml
Shampoo Virbac Sebolytic Spherulites para Cães 250ml
Comprar
Brinquedo Kong Classic Cães Vermelho
Brinquedo Kong Classic Cães Vermelho
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças