»
»
»
Perdigueiro

GUIA DE RAÇAS
Perdigueiro

Neste guia você vai encontrar:

Um ótimo companheiro e cão de guarda

CBKC - Grupo 07

Extremamente dócil, seu tamanho pode enganar!

Informações Gerais

Quando olhamos um cão de caça imaginamos que ele não é nada mansinho e calmo. Porém, o cachorro Perdigueiro contraria todas as primeiras impressões de sua aparência.

Isso porque a raça de cachorro Perdigueiro é muito carinhosa e dócil com seus tutores, e até mesmo com quem não conhece. Mas não ache que por causa disso não são bons para caça! Quando são exigidas, suas habilidades naturais se mostram excelentes.

Condição física

O cachorro Perdigueiro é uma raça muito ativa, que exige e gosta de praticar exercícios diariamente. Por isso, os tutores devem preparar um ambiente grande para que os cães possam correr livremente. As caminhadas ao livre e natureza agradam muito essa raça.

O Perdigueiro é um cachorro que pode correr por longos períodos sem se cansar, devido à sua capacidade de caça. A verdade é que ele tem muita energia para gastar. Contudo, isso não quer dizer que ele não possa viver dentro de casa. Basta ter um espaço para que possa brincar e correr que tudo ficará bem.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Perdigueiro

Média de Altura

Média de altura do Perdigueiro

Média de Peso

Média de peso do Perdigueiro

Nível de Fofura

Nível de fofura do Perdigueiro

Características

Bom para
apartamento?

Se dá bem com calor?

Se dá bem com frio?

Gosta de ficar sozinho?

Gosta de brincar?

Gosta de crianças?

Amigável com
estranhos?

Amigável com cães?

Gosta de gatos?

Cai muito pelo?

Problemas saúde?

É inteligente?

Late muito?

Necessidade de
exercícios?

Fácil de adestrar?

Cão de guarda?

Energia?

É babão?

Cuidados com
a higiene?

Facilidade em
ganhar peso?

Adaptabilidade

Rações para Perdigueiro

Destaques e curiosidades

Sem dúvidas o que mais se destaca no Perdigueiro Português são suas habilidades para caça. É claro que atualmente ele não precisa mais caçar outros animais, mas ainda assim essa raça tem características que mostram a incrível inteligência do cãozinho. Vamos conhecê-las!

Estáticos, sem se mexer, apenas de olho em sua “presa”. Um cachorro da raça Perdigueiro consegue ficar parado por um longo tempo só olhando para o que deseja.

Além de se manterem imóveis, os cães Perdigueiros também conseguem ficar “em alerta”. Depois de fixarem o olhar em algo, suas orelhas ficam prontas para escutar, a cabeça fica inerte e a cauda fica paradinha. Tudo isso para conseguir observar bem o que almejam.

Como dito anteriormente, esses cães da raça Perdigueiro têm muita disposição. Isso é uma das características de caça deles, pois conseguem correr durante horas sem parar em busca de sua presa.

Perdigueiro guia raças

História do Perdigueiro

Origem

A raça Perdigueiro é originária da Península Ibérica, mais especificamente da região de Portugal. Os portugueses a criaram com proposito da caça, por isso, os cães eram expostos a vários climas e terrenos, e acabavam se adaptando com facilidade.

Ancestrais

Não se sabe ao certo quais são os ancestrais do Perdigueiro. Por causa de suas características físicas, pode-se dizer que eles vieram do Perdigueiro peninsular, uma raça comum na região Ibérica. Além disso, eles têm ligações com o famoso Braco italiano.

Migração

Com o forte comércio que existia entre Portugal e Inglaterra no século XVII, quando a raça se tornou mais popular, ela chegou ao país britânico. No novo território, o Perdigueiro se tornou ainda mais popular e auxiliou a originar outra raça: o Pointer inglês.

Reconhecimento

Apesar de ser uma raça antiga, os reconhecimentos desses cães são recentes. O registro na Foundation Stock Service é de 2005. Já a aprovação para competições da AKC (American Kennel Club) é de 2008.

Perdigueiro  veterinário guia raças

Características físicas

Perdigueiros são cães de tamanho médio. Os machos podem chegar a até 56 cm, e as fêmeas, até 52 cm. Muito forte e resistente, seu corpo se adapta facilmente a diferentes climas. Suas formas desenham uma elegante silhueta, que mostra a força de seus membros.

A expressão de seu rosto não é muito amigável, ao contrário de seu comportamento. As linhas são harmoniosas, os olhos são expressivos e vivos e sempre mais escuros que a pelagem. Mais expressivas são as orelhas, que são um pouco maior que o crânio. Elas que dão a aparência de alerta.

Conheça rações para Perdigueiro

Personalidade

Mesmo com todo ar sério e de imposição que causa à primeira vista, a personalidade do Perdigueiro é totalmente oposta a isso. Ele é muito apegado ao seus tutores e demonstra bastante carinho e devoção.

A curiosidade é natural nos Perdigueiros, por isso estão sempre entusiasmados, procurando algo. Apesar de agitados, sabem também ser calmos quando devem ser e guardam suas energias para as brincadeiras e passeios.

Convivência

Com seus tutores não há dúvidas de que o convívio é muito fácil. Na verdade, eles precisam estar próximos às pessoas que amam para se sentirem completos. E com pessoas estranhas eles não tendem a ter problemas, pois geralmente se adaptam rápido.

O único problema de convivência do Perdigueiro é com outros cães. O cachorro pode se estranhar com outros pets da mesma espécie. Já com outros bichinhos de estimação, em geral, ele se dá bem e não tem conflitos.

Socialização

Por se adaptar rapidamente a inúmeras situações, a socialização do Perdigueiro com outros cães tende a melhorar com o passar do tempo. Para isso, os tutores precisam demonstrar bastante afeto por ele, para que não se sintam excluídos ou tenham ciúme.

É fácil lidar com o temperamento do Perdigueiro porque, no geral, ele é um cão muito tranquilo, que não causará problemas em casa.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Por ter uma pelagem curta, que não exige tantos cuidados, uma escovação semanal já é o suficiente para o Perdigueiro. Isso irá ajudar a remover os pelos mortos que acabam ficando no cão.

É importante observar a época de troca dos pelos, que geralmente acontece no outono. Durante esse período, a escovação pode ser feita até três vezes por semana para ajudar a acelerar o processo.

Escovação dos Pelos do Perdigueiro

Higiene

Um banho sempre é bom, não é? Nos Perdigueiros também! Por isso, respeite a frequência de banhos ideais para ele. Caso tenha dúvidas, converse com o especialista para que ele indique corretamente.

Os pelos curtos ajudam a evitar o cheiro característico dos cães. Então, os banhos podem ser feitos com intervalos maiores, claro, dependendo da sujeira diária do seu Perdigueiro.

Unhas grandes podem machucar o pet e os tutores, além de danificarem os objetos durante as brincadeiras. Por isso, verifique o tamanho das unhas de seu Perdigueiro regularmente.

As unhas dos Perdigueiros costumam se desgastar sozinhas por conta das atividades que eles praticam. Se isso não acontecer, leve-o a um profissional para que o corte seja feito.

A escovação dos dentes do Perdigueiro deve ser feita duas vezes por semana. Assim, o acúmulo de tártaro é evitado e seu cãozinho fica com um hálito agradável.

Cuidados com a saúde do Perdigueiro

Cuidar da saúde do Perdigueiro não é complicado. As doenças que acometem a raça são comuns nos cães. Por serem de tamanho médio, eles podem desenvolver displasia. Problemas oftalmológicos, hormonais e cardíacos também estão entre as principais enfermidades.

Para tratar todas elas, o acompanhamento com o veterinário é fundamental. Assim, podem ser descobertas logo no início, e o tratamento pode começar desde cedo.

Cuidados Perdigueiro

Higiene e Limpeza para Perdigueiro

Alimentação

A alimentação do Perdigueiro precisa ser bastante rica. O ideal é oferecer ao cão alimentos Super Premium, equilibrados e completos. Para saber a quantidade das porções diárias, consulte um especialista para não dar ração a mais ou a menos.

Petiscos também podem ser oferecidos, porém respeitando a quantidade ideal, de acordo com as atividades físicas do seu cão. Assim, você evita que ele fique com sobrepeso ou com falta de nutrientes.

Acompanhamento

Depois de todas essas informações, fica claro que o acompanhamento com o especialista é fundamental para o bem-estar do cão. Os cuidados com o Perdigueiro são os mesmos de qualquer cachorro, mas ser acompanhado de perto por um especialista faz a diferença.

A saúde, alimentação, cuidados diários e de higiene podem ser indicados pelo veterinário. Seguindo as orientações passadas pelo profissional, seu pet tem uma vida mais tranquila.

Filhotes

Cuidar e receber um filhote de Perdigueiro em casa exige mudanças no ambiente. Esse é um momento especial para o pet e para os tutores. Por isso, precisa ser confortável para todos. Um cãozinho necessita de cuidados especiais e muito carinho.

Leve o Perdigueiro filhote para tomar todas as vacinas e já o acostume desde o início a ir ao veterinário. Cuidados básicos, como cortar as unhas, devem ser feitos desde cedo, também. Assim, o cachorro se adapta a fazer isso regularmente sem causar agitação.

Dicas de adestramento

Os Perdigueiros são muito inteligentes, por isso, os tutores não terão problemas no adestramento. Eles conseguem aprender facilmente o que lhes é ensinado, principalmente por serem fiéis aos que amam. O adestramento se tornará uma atividade divertida.

Proporcione momentos divertidos entre o Perdigueiro e você. Por ser muito afetuoso, esses cães vão adorar atividades em que todas possam participar. Além disso, não esqueça das características de caça deles. Encontrar objetos é uma das brincadeiras favoritas dos pets.

Encontre tudo para o Perdigueiro na Petz!

Depois de conhecer tudo sobre essa raça incrível que é o Perdigueiro, você pode encontrar o que ele precisa de forma prática. Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, fica fácil adquirir rações, acessórios e muito mais para seu cão. Aproveite os preços imperdíveis!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Perdigueiro

Shampoo Banho de Carinho Petz para Cães 500ml
Shampoo Banho de Carinho Petz para Cães 500ml
Comprar
Pet Glove Loção Pet Society Para Cães e Gatos 50g
Pet Glove Loção Pet Society Para Cães e Gatos 50g
Comprar
Petisco Doguitos Cortes Especiais para Cães Adultos e Filhotes Sabor Medalhões de Carne - 65g
Petisco Doguitos Cortes Especiais para Cães Adultos e Filhotes Sabor Medalhões de Carne - 65g
Comprar
Ração Premier Fórmula para Cães Adultos de Raças Médias Sabor Frango
Ração Premier Fórmula para Cães Adultos de Raças Médias Sabor Frango
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças