
GUIA DE RAÇAS Cane Corso
Um gigante guardião
Neste guia você vai encontrar
CBK Grupo 02
Amigável e extremamente fiel, o Cane Corso irá te surpreender desde o início.
No Brasil, é nítida a preferência dos tutores por cachorros de raças menores. Como prova disso, entre as 10 mais populares no país, apenas duas raças grandes figuram na lista: Labrador e Golden Retriever. Com isso, outros nomes, como é o caso do Cane Corso, acabam sendo menos populares.
Porém, apesar de não ser uma celebridade, ele não deixa de figurar entre as raças mais incríveis do mundo. Quem conhece, sabe que por trás de toda aquela fisionomia fechada e porte robusto, há um pet dócil, guardião e sempre fiel ao seu tutor. Quer saber mais sobre a raça? Veja tudo a seguir!
Expectativa de vida
Média de Altura
Média de Peso
Nível de fofura
Condição Física
Criar um Cane Corso exige muita disposição física do tutor. Isso porque, para manter o porte atlético, é necessário realizar longas caminhadas diárias — algo em torno de 40 minutos por dia. É importante que ele sempre esteja com coleira.
Os cachorros da raça não são apropriados para moradores de apartamento, uma vez que necessitam de espaços grandes e, de preferência, com grama ou terra. Ou seja, locais com grandes espaços abertos são os mais indicados para a criação e o desenvolvimento deles
Características
É adaptável?
4/5
Requer atenção?
1/5
Apartamento?
5/5
Late muito?
3/5
Gosta de gatos?
5/5
Gosta de crianças?
5/5
Gosta de cães?
3/5
Precisa exercitar?
3/5
É espaçoso?
5/5
Fácil tosar?
1/5
Problemas saúde?
4/5
É inteligente?
5/5
Gosta de brincar?
5/5
Cai muito pelo?
1/5
É sociável?
4/5
É amigavel?
1/5
É territorialista?
5/5
Fácil de treinar?
3/5
É cão de guarda?
5/5
É friorento?
5/5
É calorento?
3/5
Rações para Rações para Cane Corso
Destaques e Curiosidades
Um cachorro pouco popular, como é o caso do Cane Corso, pode te surpreender com destaques e curiosidades ao longo de toda a sua história. Para que você fique por dentro de tudo, separamos os principais. Confira!
-
De origem italiana, o cão era um forte aliado do Império Romano. Diferente de muitas raças de cachorros, que atuaram nas grandes guerras, o Cane Corso era muito usado para expressar a força do Império.
-
Além do nome que popularizou, Cane Corso, a raça já foi chamada por diversos outros nomes, são eles: Cane Corso Italiano, Cane di Macellaio, Branchiero siciliano e Mastiff Italiano.
-
A raça de cachorro Cane Corso necessita de atividades físicas para se manter em forma. Médicos-veterinários recomendam algo em média de 2 km por dia de caminhada, que pode ser dividia em dois períodos (manhã e noite).
História do Cane Corso
Origem
A origem da raça fica evidenciada ao descobrir o seu nome completo: Cane Corso italiano. Originário dos tempos do Império Romano, surgiu com a proposta de ser excelente cão de guarda e ótimo caçador, como seu antepassado Canix Pugnax (Molosso Romano).
Império Romano
Por ser robusto e muito forte, a raça de cachorro Cane Corso era muito utilizada pelos soldados do Império Romano em guerras territoriais e até mesmo para combater possíveis invasões, levando à risca a fama de cão guardião que ele tinha já há centenas de anos.
As consequências
A presença de cachorros da raça em batalhas e guerras do Império Romano fez com que, com o passar dos anos, o número de cachorros fosse diminuindo gradativamente, até quase entrar em extinção na Itália. O que salvou a raça foi o amor de diversos tutores de outros países.
Reconhecimento
O “sumiço” da raça fez com que o seu reconhecimento fosse demorado. O Cane Corso foi reconhecido pelo ENCI (Ente Nazionale della Cinofilia Italiana) apenas em 1994 e se tornou a 14ª raça italiana. Dois anos depois, foi a vez da FCI (Federação Cinológica Internacional).
A ancestralidade do Cane Corso
Um dos cães que deram origem à raça Cane Corso foi o Canix Pugnax, cão muito utilizado pelo Império Romano. À época, o Pugnax era um dos cachorros mais temidos e sua criação era voltada para caça, guarda e até mesmo em guerras ou para conter revoltas populares.
Entre outras raças com traços presentes no Cane Corso, estão: Mastim Inglês, Dogue Alemão, Dobermann, entre outros cães robustos de porte grande ou gigante com aspectos físicos da categoria Molosso.
Características Físicas
O porte robusto e vigoroso do cachorro Cane Corso é uma de suas principais características físicas. Sempre grande e pesado, esse cão costuma crescer até os dois primeiros anos de vida, ultrapassando um metro de altura e sempre com músculos esbeltos e poderosos.
A cabeça do cachorro é larga e evidencia sua ancestralidade molossoide. A região facial é grande e bem desenvolvida, com trufa preta, focinho forte, curto e quadrado, maxilares largos e espessos; olhos de tamanho médio com a cor da íris de acordo com a cor da pele e as orelhas triangulares, nunca cortadas.
Personalidade
Os cachorros da raça Cane Corso são daqueles que encantam logo no primeiro encontro. Além de todo o espírito guardião e vigilante, a personalidade é de um animal extremamente tranquilo e amigável.
Todas essas características são perceptíveis aos tutores dos pets. Muito fiel, esse cão é daqueles que retribuem todo o carinho que é lhe dado. Por isso, procure sempre estar presente e ser atencioso com seu companheiro.
Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.
Convivência
Quem olha o Cane Corso pela primeira vez se impressiona pelo tamanho e pode até imaginar um cachorro agressivo. No entanto, convivendo com o pet, rapidamente ficará nítido como ele é tranquilo e amigável com quem ama.
O mesmo vale para crianças. O Cane Corso só tem tamanho e os pequenos de casa irão se divertir diariamente com esse grandalhão — se elas demonstrarem carinho. Caso fiquem com medo e se afastem, ele fará igual.
Socialização
É muito importante que o cachorro seja socializado desde a sua chegada ao novo lar. Assim, além de proteger e ser fiel ao tutor da família, ele não será agressivo com a chegada de visitas, uma característica comum em raças protetoras.
Já com animais de outras raças, não é recomendado deixá-los sozinho se não houver um treinamento desde pequeno. Por ser um tanto dominantes, pode demonstrar ciúmes com a presença de outros pets.
Saúde e Bem-estar
Escovação dos pelos
O revestimento dos pelos do Cane Corso é curto, duro e ele possui um pequeno subpelo. Com isso, os cuidados na escovação são mínimos e não exigem tanta atenção por parte dos tutores.
O mais indicado é que a escovação seja feita semanalmente com uma escova específica para esse tipo de pelagem, assim, você distribui a oleosidade natural da pele e remove os fios soltos.
Higiene
Com os banhos também não será necessária muita dedicação. Procure banhá-lo a cada 90 dias ou caso ele esteja muito sujo. Para esse procedimento, utilize produtos específicos para cachorros, como shampoos suaves e condicionadores para dar brilho à pelagem do animal.
-
É muito comum que os cachorros tenham problemas como o tártaro. Para evitar que isso aconteça com o seu pet, escove os dentes do Cane Corso de duas a três vezes por semana, assim, você evita que bactérias se desenvolvam e o seu amigão tenha problemas de mau hálito.
-
É importante cortar a unha do Cane Corso até duas vezes por mês. Esse procedimento, de manter elas sempre curtas, irá evitar que o seu companheiro se machuque ou que as unhas se prendam em alguns locais.
Cuidados com a saúde do Cane Corso
Em geral, o Cane Corso é uma raça extremamente saudável. Apesar disso, alguns probleminhas de saúde podem surgir e, neste momento, é importante se atentar para levar o pet ao médico-veterinário.
Entre os poucos problemas que podem surgir, está a displasia de quadril, que pode ser notada caso o pet esteja com dificuldades ao andar. Ou, a displasia de cotovelo, que também pode ser notado durante a locomoção.
Higiene e Limpeza para Cane Corso
Alimentação
A alimentação é sempre um dos momentos mais importantes para que o cachorro se desenvolva de forma saudável. Dito isso, é fundamental que o tutor escolha para o seu companheiro, alimentos específicos de acordo com a raça, idade e porte do animal.
Além das rações ideais, é fundamental saber a quantidade a servir diariamente e quantas vezes ao dia é preciso alimentar o pet. O responsável por ajudar nessa função é o médico-veterinário, que irá recomendar de acordo com a disposição física e o tamanho do seu pet.
Acompanhamento
Por mais que tenhamos todos os cuidados necessários com os nossos cãezinhos, alguns probleminhas que venham surgir podem ser perceptíveis apenas para os especialistas. Por isso, é muito importante que o seu Cane Corso tenha um médico-veterinário para fazer todo o acompanhamento de saúde.
Procure levá-lo às consultas periodicamente e, caso perceba qualquer reação diferente, leve-o rapidamente ao veterinário para que ele consiga diagnosticar e receitar o tratamento do seu cachorro o mais rápido possível.
Filhotes
Se está nos seus planos adotar um Cane Corso filhote, prepare-se para muitas mudanças no ambiente. O cãozinho, desde pequeno, é muito agitado e exige muita atenção por parte dos tutores.
Além disso, durante o primeiro ano de vida, a aparência do cachorro passa por algumas mudanças. Dos primeiros dias de vida até 18 meses, você irá notar muitas diferenças no pet, mas é normal.
Dicas de adestramento
Dicas de adestramento
O Cane Corso é uma raça extremamente fácil de ser treinada. Muito obediente e fiel ao tutor, educá-lo não será uma tarefa difícil de ser feita se iniciada com o animal ainda filhote.
Para ajudar no adestramento do animal, procure um especialista no assunto. Caso queira fazer por conta própria, aposte em truques, como jogar objetos para o cachorro pegar ou comandos mais simples, como sentar e dar a pata — sempre com recompensas.
Encontre produtos para Cane Corso aqui na Petz
Depois de saber tudo sobre o Cane Corso, você já está pronto para receber o seu cão da raça em casa ou até mesmo readaptar o estilo de vida ao lado do seu companheiro. Para ajudá-lo com acessórios e todos os produtos essenciais, aproveite o Pet Shop on-line da Petz e compre agora mesmo. Não perca!